Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
Racksi
Membro
Registado: segunda nov 01, 2004 7:21 pm

segunda nov 22, 2004 11:39 pm

Estive a ler o tópico sobre o corte ou não de orelhas e uma forista se não estou em erro, ao falar dos animais com orelhas sem ser cortadas, mencionou que estes podem ter orelhas caidas em forma de triângulo ( aceites pelo estalão) ou em forma de rosa ( não aceites pelo estalão).
Embora eu consiga distinguir bem as duas formas, tenho visto algumas fotos de boxer's pelos diversos sites que visito, e não identifico ou se calhar não sei identificar animais com as orelhas caidas em forma de rosa.
Quais os aspectos mais significativos?
Poderei ou não identificar se o meu cachorro as terá correctas, partindo do principio que ele ainda é novito?

Cumpt's,
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça nov 23, 2004 9:07 am

Uma explicação simples para essas definições em casos de orelhas não amputadas:

Orelhas em triângulo:
- Olhe o cachorro de frente e imagine uma linha plana a passar horizontalmente pelo topo da cabeça
- O alinhamento da insersão das orelhas com o crâneo não deverá ser superior a esta linha
- A orelha deverá ter uma "dobra" alinhada com esta referência, caindo naturalmente em ponta (em triângulo) para baixo, apontando o vértice (a extremidade da orelha) para baixo
- Olhando de frente, não se vê o interior do pavilhão

Orelhas em couve-flôr, em rosa, em vela e, em suma, fora do estalão: :D
- De insersão crâneana demasiadamente alta
- Com o animal em repouso, pode-se observar o interior do pavilhão ficando normalmente voltadas para a frente
- Com massagens e aplicação de talas pode-se procurar contrariar esta tendência, todavia o processo é demorado e um bocadinho traumatizante para o cachorro
- Deve ser feito antes dos 120 dias e requer orientação inicial experiente

Espero ter ajudado
Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Racksi
Membro
Registado: segunda nov 01, 2004 7:21 pm

terça nov 23, 2004 10:04 pm

Obrigado pela explicação, sem dúvida que agora percebo a diferença.
Este forum tem servido para eu alargar um pouco os meus conhecimentos ( básicos por sinal ) e em particular os seus comentários (sem qq tipo de desprimor para os outros) que considero de grande utilidade e por isso os leio com grande interesse.

Cumprimentos,
Rogério
Responder

Voltar para “Boxer”