quarta nov 24, 2004 12:36 pm
Então o que lhe disseram foi o seguinte:
Existem os BOXERS... e existem os arraçados de BOXERS.
Um Boxer de focinho comprido (ainda não percebi bem o que chama a isto... mas será o focinho comprido como o de um labradoR?! Eles existem...) não é mais do que uma falta grave na raça. Infelizmente é o que mais aparece por ai.
O focinho demasiado comprido leva a que o cão perca o prognatismo caracteristico da raça e que fique com a dentição totalmente mal colocada.
Para citar o estalão:
"COMPRIMENTO DO FOCINHO: comprimento da cabeça; o comprimento do focinho em relação ao comprimento do craneo como 1 a 2 (medido da ponta do nariz até ao ângulo interior do olho e desde o ângulo interior do olho até ao occiput, respectivamente).
CABEÇA:
A cabeça do Boxer é a sua caracteristica principal. Deve estar em perfeita proporção com o corpo não devendo parecer nem muito leve nem muito pesada. O focinho deve ser cheio e poderoso. A beleza da cabeça, vista de frente, de lado ou por detrás deve ter o focinho em proporção correcta com o crâneo, isto é, a cabeça nunca pode parecer muito pequena. Formam-se naturalmente rugas no crâneo, quando as orelhas estão alerta, quer estejam ou não cortadas. Da base do nariz até ambos os lados as rugas devem ser bem marcadas, mas não excessivas. A máscara escura deve limitar-se ao focinho, diferenciando-se notóriamente da cor da cabeça para que a expressão não pareça sombria. "
O que se vê pelas ruas é uma "mutação" do estalão. Isto é, são criadores da treta, que fazem ninhada á toa, e que ficam com cães com focinhos quase como os de 1 Pointer... isto para além, de em tantos casos, a mascara do cão ser totalmente preta, sem ter branco a marcar.
Como disse, dois tipos não existem, existem é BOXERS e boxers...