Final infeliz...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 25, 2004 11:27 am

Gostava de partilhar convosco uma coisa que se passou com os meus cães no passado dia 4/11.

Eu tenho, ou tinha, 3 cães: 1 cadela S.Bernardo, 1 cão Dobermann e 1 cão Cocker. Quando a cadela está em cio eu tenho de os manter separados, os cães, porque apesar da diferença do tamanho o cocker fazia questão de provocar o dober... Acabava sempre tudo à pancada, tive de os separar por várias vezes, não pelo dober, como devem calcular, mas temendo pela saúde/vida do cocker... :( E não só, também para evitar cruzamentos indesejados!

No passado dia 4, estavamos nós fora de casa a trabalhar como é hábito, e eu não me apercebi de todo que ou se a cadela estava em cio... :| O que é certo é que desta vez a briga deu para o torto e o pior aconteceu... :cry: Cheguei a casa e deparei com o meu cocker morto no meio do quintal :cry: :cry: :cry:

O dober estava numa excitação terrível, andava à volta do cocker e gania com uma impaciência que só visto! Não sei a que se deveu essa impaciência, se podemos falar em "remorsos"?!? Espanto?!? Não entender o porquê do cão ali caído "inanimado"?!?

A morte, provavelmente, deveu-se ao chamado "golpe de coelho", ele tinha apenas umas feridas pequenas dos dentes do dober, como algumas vezes acontecia... :( e isso não foi a causa da morte. Eu vi quando eles se pegavam que o dober abanava fortemente a cabeça, como é "normal" nas brigas.

Infelizmente não estava ninguém em casa para evitar o pior, e eu sinto-me culpada do que aconteceu, especialmente porque o cocker era o meu "velhinho", já tinha 9 anos :cry: Não consigo de modo algum culpar o dober, gosto dele como sempre gostei e ele mantém-se o mesmo fôfo de sempre, só é pena achar

Desculpem o desabafo, mas eu achei que podia partilhar convosco este triste acontecimento para talvez poder prevenir futuros ou actuais donos de cães machos de estaturas diferentes, e fêmeas (em cio, ou não!).

Se andarem aqui pelo fórum vão poder ver um tópico parecido com este que se passou entre um yorkshire e um setter...

Obrigado por me "ouvirem" e boa sorte para os vossos canitos.

Xuga

P.S.- Cuidado com os cios e a diferença entre os tamanhos dos machos... ;)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta nov 25, 2004 12:21 pm

Bem, lamento a situação.

Os canitos quando estão aborrecidos, reagem por instinto e nunca medindo a força aplicada, daí por vezes pequenas brigas terminarem em autenticos banhos de sangue e mesmo mortes. :(

:)
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta nov 25, 2004 12:28 pm

É...
Esse é o outro lado da medalha de ter mais que um cão, como em qualquer matilha, hà sempre disputas, quer pela liderança quer pela fêmeas, ou até mesmo na brincadeira, possa haver estragos sérios e mortais,( isto claro, só acontece, quando á duas raças de tamanho e de forças diferentes) porque um doberman, tem mais força e é maior que um cocker.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta nov 25, 2004 12:33 pm

Pois...
É precisamente para evitar este tipo de problemas que se devem esterilizar as cadelas não destinadas à reprodução...
É que nem toda a gente tem condições de separar os animais quando a cadela entra em cio...
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta nov 25, 2004 12:40 pm

a minha daysie á poucos dias se não fosse a tempo esfanicava-me a minie (uma abandonada que tá lá em casa e foi estirilizada á uma semana) foi-se a ela mas só a aleijou numa pata e lascou a unha. Estava mesmo, mesmo a ferrar-lhe os dentes quando lhe peguei no cachaço.
Por via de dúvidas têm estado separadas quando estou fora.
A Daysie e o bubble já se pegaram os dois por mais do que uma vez, mas até hoje sem grandes consequências e sempre na minha presença.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta nov 25, 2004 12:55 pm

sfigueira Escreveu: Pois...
É precisamente para evitar este tipo de problemas que se devem esterilizar as cadelas não destinadas à reprodução...
É que nem toda a gente tem condições de separar os animais quando a cadela entra em cio...
Pois, mas aqui há duas coisas.
Primeiro eu não sei se alguma vez irei fazer criação com a minha cadela, ela também só tem 3 anos e eu ainda não sei o suficiente sobre criação para fazer... Não quero ser mais uma criadora de "vão de escada"!
Em 2º eu não me apercebi se era mesmo cio ou se foi uma disputa por comida ou outra coisa do género.
Sabe que o meu cocker por vezes irritava o dober pelo facto de ladrar horas a fio a olhar para algo que ninguém tinha percebido o que era (!) e provocava o dober a rosnar para lhe fazer frente... não sei bem qual o objectivo do cocker, mas ele lá devia ter as razões dele...

Mas continuo a dizer que não me consigo revoltar contra o dober, adoro-o como sempre adorei.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quinta nov 25, 2004 1:03 pm

Nem vale apena agora faze-lo.. pois de nada iria servir.. o mal está feito..
almira
Membro
Registado: domingo ago 15, 2004 2:28 pm

quinta nov 25, 2004 2:35 pm

Olá,

Perder um grande amigo causa sempre uma grande dor e se a morte não é natural surge sempre um sentimento de culpa. Mas agora, o que pode fazer? Já aconteceu, tem de seguir em frente. Claro que deve tratar bem o dober. Ele é um cão, não pensa como um humano e seguiu os seus instintos.
Podemos sempre aprender com as lições que a vida nos dá.
Força.

Um abraço

Aida
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta nov 25, 2004 2:43 pm

A forista Almira tem razão o Doberman, não tem culpa do sucedido, foi um acidente que aconteceu, entre dois macho, que porventura deveriam ser dominantes.
texuga
Membro Veterano

quinta nov 25, 2004 2:57 pm

Odemirense Escreveu: A forista Almira tem razão o Doberman, não tem culpa do sucedido, foi um acidente que aconteceu, entre dois macho, que porventura deveriam ser dominantes.
Exacto, e eu não o culpo de modo algum, mas a diferença, e é nesse sentido que eu pus aqui este post, é que cada um tem de ser dominante entre os seus semelhantes, neste caso um tem "corpo" para ser dominante e outro não :? E nó devemos pensar nisso ao "misturar" (não no sentido reprodutivo,claro) raças e sexos.
Mas continuo a dizerque a culpa não é de ninguém :( Foi apenas algo que correu mal. :cry:

Obrigado a todos
Xuga
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta nov 25, 2004 6:07 pm

texuga Escreveu: Não quero ser mais uma criadora de "vão de escada"!
Mais um motivo para pensar em esterilizar a cadela ;)
texuga Escreveu: Em 2º eu não me apercebi se era mesmo cio ou se foi uma disputa por comida ou outra coisa do género.
Mas se era cio agora já deu para perceber? ou não?

Se a disputa era por comida também errou, pois não se deve deixar a comida à disposição dos cães...
texuga Escreveu: Sabe que o meu cocker por vezes irritava o dober pelo facto de ladrar horas a fio a olhar para algo que ninguém tinha percebido o que era (!) e provocava o dober a rosnar para lhe fazer frente... não sei bem qual o objectivo do cocker, mas ele lá devia ter as razões dele...
O meu Rott ladra aos aviões, daqueles que só se consegue ver o rasto lá muito no alto...!!!!
Ele há cães com cada mania! Vá-se lá perceber! :o
texuga Escreveu: Mas continuo a dizer que não me consigo revoltar contra o dober, adoro-o como sempre adorei.
Eu sei como é...são irresistíveis!!! ;)
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quinta nov 25, 2004 7:46 pm

Lamento imenso o sucedido e posso avaliar um pouco a sua situação. :(

Recentemente assisti, impotente, a uma luta entre as minhas cadelas. Elas têm a mesma estatura e quase a mesma corpulência e não foi isso que impediu que a agressividade de uma fosse para além de tudo o que eu poderia imaginar ainda para mais, vinda de uma golden retriever.

São coisas normais entre cães e pouco podemos fazer para as evitar.

Pense só se o seu cão não poderá ter a mesma reacção perante uma situação idêntica, mas com um cão estranho. Posso-lhe garantir que é muito difícil para nós controlarmos uma situação dessas. Eu não consegui!

Aconselharam-na aqui a esterilizar a cadela.

Eu aconselho-a a castrar o cão.
texuga
Membro Veterano

sexta nov 26, 2004 12:30 pm

bark Escreveu:

Eu aconselho-a a castrar o cão.
:roll: Ele já tem 7 anos, e pelo que os vets dizem já sabe muito bem o que são cadelas e o que são cios portanto podia não resultar... Já são muitos anos atrás de "meninas"! :lol:

Mas de qualquer modo eu acho que ele já sofreu demais na vida, o meu cão só tem 3 patas devido a um acidente, foi roubado em bebé e esteve 9 meses desaparecido, já teve um quisto enorme e de crescimento fulminante tendo sido operado de urgência, enfim, um rol de coisas enorme, sempre tratadas por nós claro, e eu acho que tirarem-lhe as "bolinhas" o ía deixar muit tristinho :p 8)
Além do mais não estou a imaginar o meu "Nininho" (Moon=>Mooninho=>Nininho!!!!) sem tintins... ía ficar tão.... como direi... vazio! :roll: :p :oops:

Obrigado pelos conselhos, mas infelizmente, e como diz o forista melisaa, já não vale a pena esterlizar a cadela, o mal já está feito... Ele agora está sozinho portanto já não há guerras e se eu puder poupar a cadela a uma cirurgia, anestesias e afins, melhor ;)

Jokitas

Xuga
Responder

Voltar para “Cães”