Infelizmente, rafeira peq precisa de um novo lar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mar 20, 2002 12:34 pm

Olà a todos.

É com muita tristeza que ponho aqui este tópico para uma amiga minha, a Ana Rita, que tem de dar a sua rafeira, a Flecha. :cry:
Se o faço aqui é de forma a poder explicar bem a situação...

A Ana Rita recolheu a Flecha à cerca de 4 anos. Ela tinha cerca de 6 meses de idade. Tudo correu muito bem, começou a levá-la a aulas de obediência. Pouco tempo depois comprou a Maggie, uma Border Collie. Elas davam-se muito bem, até porque a Flecha é uma cadela extremamente dominante e a Maggie é extremamente submissa. Até que a Maggie teve crias...

Depois dos cachorros partirem para os novos donos, a Flecha começou a marcar ainda mais a sua posição enquanto cadela dominante, não dando tréguas à pobre Maggie. Está constantemente a observá-la, em cima dela, faz "esperas" à Maggie quando ela sai da sua caixa, corta-lhe constantemente o caminho... enfim, ignora todos os sinais de submissão que a outra lhe dà constantemente. A Maggie chega a passar horas a um canto da casa, com o focinho para a parede, e se se quer mexer, a Flecha interrompe-a.

A Flecha também começou a atirar-se à Maggie :cry: sendo cada vez mais violentas as brigas entre elas, e cada vez mais frequentes. A Maggie é bem mais forte que a Flecha, e bem maior, e quem sai pior é sempre a Flecha, que também não pára de se atirar. Enfim, deixou de haver sossego. Nunca se sabe quando vai haver brigas. Nunca são por causa de brinquedos, comida ou atenções. A Flecha atira-se constantemente a morder. Já não são as boas amigas de antigamente :(

Na ultima briga, houve sangue por todo o lado, chegando a formar poças, e a Flechinha teve de levar pontos. :( O maior medo da Ana Rita neste momento é que elas repitam esta briga quando ela não está em casa e que quando chegue a casa a Flecha esteja morta, por conta de perder tanto sangue.

Por isso, e por jà estarem todos muito mal dos nervos, a Flecha está para ser dada. É preciso ter calma em casa, coisa que jà não acontece. Mas a Ana não a dà a qualquer pessoa. Ela procura uma pessoa (ou casal) já reformada, com tempo para a Flecha, que mais parece um gato. a Flecha porta-se bem, não roi nada, não faz as suas necessidades em casa, e jà está treinada por isso obedece. No entanto, a pessoa(s) que ficar com ela não pode ter nem outros cães nem gatos, para não haver problemas. A Flecha também não pode andar à solta na rua, porque tem muita tendencia para fugir e se vé um cão grande, especialmente boxers, ataca. Quanto maiores eles são, mais depressa ela se atira. Convinha também que fosse alguem da zona de Lisboa, porque a Ana gosta muito da cadela, e goatava de lhe poder fazer umas visitas de vez em quando.

Se conhecerem alguem, por favor, falem com a Ana
email [email protected]
tlm 933281457
Última edição por ana_link em quarta mar 20, 2002 12:46 pm, editado 1 vez no total.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 20, 2002 12:44 pm

Olá Ana

Eu também tenho dois cães (pai e filho) que se dão pessimamente e optei por castrar o mais provocador deles que é o pai. Não resultou porque o pai já tinh 5 anos quando foi castrado e como eu costumo dizer "galho que nasce torto jamais se emdireita". acontece que aprendi a viver como mau temperamento dele e tenho-os separados e todos nós em casa temos que ter muita atenção para não deixar as portas abertas de forma a evitar confrontos.
receio pela flecha porque tenho perfeita consciência que a sua amiga não vai arranjar dona/o para uma cadela rafeira com 4/5 anos. Como pode pewrceber pelas mensagens até para se ter sorte ao nascer cão, tem que se ter raça que não é o caso da flecha. espero que a sua amiga não procure solução em canis, pois é isso que eu acho que vai acontecer.
Talvez eu seja irracional nos meus sentimentos para com os animais, mas comparo-os a filhos e apesar de não ter filhos ainda, sei que não deixaria um em beneficio de outro.
A sua amiga que pense bem e tente arranjar uma solução dentro de casa de forma a que as duas não se cruzem, e esterilize-as pois cadelas "inteiras" têm tendência para se darem mal.

Boa sorte para a Flecha.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mar 20, 2002 12:55 pm

Obrigado Sandra, pela resposta.

Infelizmente a Flecha não pode ser castrada, pois ela jà de si é muito dominante. Ela jà cruzou umas quantas vezes e não engravidou, possivelmente por ter um elevado numero de hormonas masculinas. A castração só viria piorar as coisas :cry: . A Flecha comporta-se em tudo como um macho, urinando para a parede e a levantar a pata!

O canil nunca será a solução. O maior problema é que a casa não é muito grande, para alem de ser velha. Isto seria para evitar que as cadelas passem o resto das suas vidas (que esperamos que sejam longas) saindo alternativamente das suas caixinhas. Elas eram tão amigas!! :cry: :cry: :cry:
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Responder

Voltar para “Cães”