Transporte de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Concorda com a utilização de atrelados

Sim, totalmente
1
4%
Não, de forma alguma
11
39%
Sim, desde que devidamente sinalizados
8
29%
Sim, desde que devidamente sinalizados
8
29%

Total de votos: 28
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 09, 2002 9:01 pm

Meu caro Kroz

Desculpe o tratamento íntimo (não o conheço pessoalmente), mas é com todo o respeito que o faço.
Valha-me Deus!!! Até me obriga a ser religioso. Fez um quadro tão negro, tão catastrófico, que estou a pensar seriamente se hei-de sair mais à rua com os meus cães, não vá cair-me uma grua em cima ou ser atropelado por um carro a duzentos à hora.
Ora vamos lá a ver. Que medidas de segurança preconiza então no transporte dos seus cães que o defenda de um choque provocado por um carro a duzentos à hora? Será que me consegue explicar direitinho?
É que uma coisa é a segurança passiva e o conduzir devagar, neste caso, é essencial. Por muito que isso custe aos "aceleras".
Pela forma como atacou a minha forma de transportar os cães (até se meteu com a almofada...) depreendo que também anda a duzentos à hora (?...). Claro que conduzindo a uma velocidade elevada não há almofada que resista. Os cães não são só projectados para a frente. Saem é pelo parabrisas.
A minha chamada de atenção também se deve ao facto de os limites de velocidade não se respeitarem minimamente em Portugal. E sabe porquê? Porque o nível de civismo do povo português é dos mais baixos a nível europeu.
Eu não sou moralista nem paternalista, que é uma coisa que me irrita. Mas tento, a todos os níveis, ser civilizado.
E uma das muitas formas de o pôr em prática é esta.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta out 09, 2002 11:57 pm

Quem anda a 200 são os outros. Com o cão no carro ando sempre devagar também.
Não estava a referir os 200 para mim com o cão, mas sim para demonstrar o que pode acontecer, pois não é dificil ver aceleras na estrada. Muitas vezes ia eu calminho da vida na ponte vasco da gama, e ai os 200km são pouco para alguns.

O quadro negro retrata bem a realidade, infelizmente.

Claro que com um embate a 200 é dificil o cao escapar de qualquer maneira que seja transportado, mas a caixa transportadora não deixa de ser a melhor solução.

Mesmo um embate a 100km faz o cão voar. Ou mesmo um embate a 50km. Nós não temos noção do que um simples embate a pequena velocidade pode fazer, mas vejo muitos crash tests, e muitos feitos a baixa velocidade, e literalmente, as pessoas sem cinto voam dentro dos carros (e fora).
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta out 10, 2002 2:38 am

Xabita

"Já não é nada mau um atrelado,podia ser pior.
Tirando aqueles que levam ums tiros,pois já não servem para a caça.
Um atrelado é quase uma mansão para os cães" - Só se for para o seu cão, e mais não quero dizer!

Anavaz

"Acho uma atrocidade ver por exemplo 4 ou 5 cães dentro de atrelados de caça, sujos, sem agua e pouca ventilação faça sol ou chuva. E já agora mais uma achega há grupos de caçadores malucos que chegam a fazer viagens de 400 km sem parar, depois claro outros tantos de regresso ou seja 800km dentro duma caixa. Comidinha e aguinha só quando chegar a casa." - Fique a Sra a saber que é perferivel que o atrelado vá razoavelmente preenchido, do que sobre espaço em demasia. É uma questão de lógica. Quanto há ventilação, pode definir como consegue perceber a quantidade da mesma? Quer vir um dia destes andar no atrelado dos meus cães e quantificar a mesma? Tem espaço para si...
Quanto aos grupos de caçadores, persegue-os então para comprovar que é como diz? E até lhes controla o horário e a quantidade das refeições, não?

Nokio

"Os atrelados não oferecem condições mínimas de segurança em caso de embate, seja ele lateral ou por trás. Eu prefiro sujar o meu carro e ficar com cheiro de cão a sujeitar os meus cães a estarem tão vulneráveis no transporte. Ao menos dentro do carro sempre têm a carroçaria que absorve melhor choque em caso de acidente" - Não podia estar mais de acordo consigo, mas julgo que falta acrescentar que o excesso de velocidade exponencia a probabilidade do acidente.

Shelly

"Como é possível os cães irem naqueles compartimento HORROROSOS, sem condições aos baldões pela rua fora!!!" - Se são horrorosos ou não, isso é irrelevante para a questão, pois não gosto de amarelo mas de certeza que a Shelly gosta...

Aragao

"Deixem só chamar a atenção para uma coisa. Creio que entre andar na mala do carro ou num atrelado é mais seguro para o cão estar no atrelado." - Não pense assim, a probabilidade de um atrelado ter um acidente é muito maior que a de um automóvel. Posso dizer-lhe que quando comprei o meu, passado um mês, tive um acidente com o mesmo que se deveu a um defeito de fabrico. graças a Deus que os cães não sofreram nada, apenas a instalação electrica do carro foi ao ar.

"No atrelado não terá esse problema e a ligação carro-atrelado deve absorver grande parte da energia, por tal o choque no atrelado deve ser bastante menor. " - A ligação em caso de embate, quase de certeza que parte, podendo entrar para o habitáculo.

Nel

"Mesmo esses, creio que não oferecem o suficiente conforto aos cães, especialmente em maus pisos, porque a suspenção deve ser dura " - Todos os atrelados que conheço, homologados, com peso inferior a 300kg e concebidos para o transporte de cães nem sequer têm suspenção.

Para finalizar, não há duvida que a melhor forma de transportamos os nossos cães é numa Transportadora, acontece que o nº de cães e o seu porte condiciona esta opção... para não falarmos no tipo de veiculo.

Espero ter ajudado

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 10, 2002 8:44 am

Caro Kroz

Já fiquei um pouco mais descansado. Lá no fundo, no fundo, até estamos do mesmo lado. Eu reforço a minha posição, que pelos vistos também é a sua: a velocidade moderada contribui decisivamente para a SEGURANÇA PASSIVA (das pessoas e dos cães) e foi isso que eu basicamente quis transmitir.
Eu até certo ponto compreendo a sua reacção, porque às tantas deve ter pensado que eu sou daqueles empatas que se colocam na fila esquerda a quarenta à hora com uma carrada de carros atrás; ou então daqueles que andam no "passeio dos tristes" de braço caído de fora (que tédio!) a vinte à hora com aquele ar alvar característico e com o cão de cabeça de fora. Se quer que lhe diga, abomino essas pessoas.

Um abraço
Nel
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quinta out 10, 2002 12:40 pm

Tenho duas cadelas a quem não posso chamar pequenas, e garanto-vos que nunca teria coragem para as colocar num atrelado longe de mim. Qdo saem comigo vão sempre no banco de trás. Quero experimentar coloca-las na bagageira sem a chapeleira, mas como são bastante rebeldes tenho a sensação de que vão sair de lá com mta facilidade. Um atrelado transmite-me a sensação de 'falta de higiene', 'falta de espaço', 'falta de conforto'...

Eu não quero nada para elas que não queira para mim... e pergunto-me se gostava de viajar fechada numa mala, sem poder aproveitar a paisagem, sem poder pedir um carinho a quem gosto, sem poder mudar de posição???... A resposta é NÃO!!!

Carla
KROZ
Membro Veterano

quinta out 10, 2002 1:56 pm

Fabarm, realmente para um caçador com muitos cães é dificil fugir à oplão do atrelado...

Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

quinta out 10, 2002 2:20 pm

biba,

Na minha opinião os cães em carros, carrinhas,jipes, pick-up's... devem seguir as mesmas regras das pessoas, objectos,... nunca andarem soltos.

Para tal só vejo duas soluções:
-As caixas transportadoras: mas presas
-Peitoral (para evitar estrangulamento em caso de acidente) no cinto de segurança

De ambas as formas dá-lhes alguma liberdade mas em caso de acidente nunca serão "projecteis".

Há uma excepção as "mini" vans tipo: clio, saxo, ibiza,... em que se for um cão grande a mala tem pouco mais espaço que uma caixa transportadora e estão legalmente separadas do espaço das pessoas.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta out 10, 2002 3:07 pm

Eu, lamento dizer, ainda não tenho cinto de segurança para a cachorra.
Mas vou tratar disso.
Penso que houve, em tempos, um tópico aqui, sobre esse assunto.
De qualquer maneira, o meu cão vai comigo, no banco detrás.
O Calvin ia e a Zorra tambem há-de ir.Mas nunca cheguei a fazer qualquer viagem com eles.
O máximo que fiz com o Calvin, foi Caxias-Guincho, pela autoestrada que, para mim, é mais segura que a estrada (pe, a marginal).
O Calvin não gostava de andar de carro.Ia sempre deitadinho, com ar de sacrifício.
A Zorra (com ela o máximo que já fiz foi ir ao vet) é cachorrinha e até agora tem ido ao meu colo (o meu marido guia).
Mas é óbvio que vou ter de tratar de um cinto para ela no banco detrás.
Cresceu imenso neste último mês.
FAbarm
Membro Veterano

quinta out 10, 2002 5:14 pm

Kroz

"Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?" - Os atrelados geralmente além do encaixe normal, têm um cadeado que também se liga ao automóvel, de forma a haver uma dupla segurança.
Quanto ao capotamento, desconheço qq mecanismo, mas se a velocidade for respeitada, a possibilidade de acontecer parece-me remota.

Tiago
KROZ
Membro Veterano

quinta out 10, 2002 6:23 pm

Existe um outro sistema de segurança usado nas caravanas. Creio que também se pode aplicar nos atrelados.

Quando referia o capotamento, era em caso de colisão.
FAbarm Escreveu: Kroz

"Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?" - Os atrelados geralmente além do encaixe normal, têm um cadeado que também se liga ao automóvel, de forma a haver uma dupla segurança.
Quanto ao capotamento, desconheço qq mecanismo, mas se a velocidade for respeitada, a possibilidade de acontecer parece-me remota.

Tiago
FAbarm
Membro Veterano

quinta out 10, 2002 7:20 pm

Podia descrevê-lo, pf?

Tiago
KROZ
Membro Veterano

quinta out 10, 2002 11:18 pm

É uma estrutura que substitui o engate do atrelado, sendo mais forte e mais seguro. Penso que a marca era ALKO, e só se deve encontrar em stands de caravanas.
FAbarm Escreveu: Podia descrevê-lo, pf?

Tiago
KROZ
Membro Veterano

quinta out 10, 2002 11:18 pm

É uma estrutura que substitui o engate do atrelado, sendo mais forte e mais seguro. Penso que a marca era ALKO, e só se deve encontrar em stands de caravanas.
FAbarm Escreveu: Podia descrevê-lo, pf?

Tiago
Responder

Voltar para “Cães”