Cruzar ou n Cruzar?Displasia no Ar!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

sexta nov 26, 2004 4:26 pm

aisd Escreveu: Embora eu não tenha percebido grande coisa, parece-me que a conclusão é : faça outro exame à displasia com alguém que entenda do assunto (talvez na faculdade de veterinária...).
E mais do que isso, o mais importante seria: se tem displasia não utilize como reprodutor (sem histórias de congénita e adquirida e mais não sei o quê)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta nov 26, 2004 7:50 pm

Esclareçam-me se estiver errada.

Há vários graus de displasia e, penso eu, os mais baixos não são impeditivos de reprodução.
Além de que, também penso eu, a displasia adquirida não é hereditária.

Repare-se que não sei muito disto.

Mas quando trouxe a Zorra o criador recomendou que ela não corresse em pavimentos escorregadios, nem brincasse muito em escadas para evitar a tal de displasia adquirida.

Isto é, se por acidente um cão tem displasia (talvez devido ao piso e a brincadeiras violentas) essa displasia é hereditária ?

E esse tipo de displasia inibe o cão de ser procriador ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sexta nov 26, 2004 9:11 pm

Bem, eu também não sou entendida, mas tentando ir pela lógica...se a displasia "está nos genes", então é congénita. Pode não se manifestar, mas se "estiver nos genes" e se manifestar, diz-se que é congénita. Também se diz que é hereditária por ser passível de ser transmitida à descendência.
A displasia adquirida pode ser congénita... ;). Isto é, pode ter sido adquirida devido a maus hábitos do cão (como o andar exageradamente em pisos desnivelados ou por falata de exercício, etc), mas se já "estiver nos genes" do cão mais facilmente se manifesta! Ou seja, pode-se dizer que o que é transmitido à descendência (o que é hereditário) não é a displasia, mas a tendência para a ter.
Se esta aparece sem existir o factor genético, é provável, mas então o canito lesionou-se mesmo...?

Bem, acho eu... :oops:

Por via de dúvidas -ou não...- mais vale mesmo não cruzar para a displasia evitar... ;)
pedrobaleia
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sábado nov 27, 2004 10:41 am

aisd
obrigado!!
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

segunda nov 29, 2004 2:37 am

amg Escreveu:
Vaso Escreveu: Pelo conhecimento que tenho acerca do assunto , existe o congenito , o hereditario e o adquirido...

Se o problema é congenito pode-se tornar heriditario, logo nao se deve cruzar. Se for um problema adquirido nao tem problema nenhum cruzar.
:?:

Nunca ouvi falar de displasia congénita. Que eu saiba nenhum cão nasce displásico...
Realmente tem razão nenhum cão nasce displasico... eheheheh
Eu quando disse " existe o congenito , o hereditario e o adquirido...
era para problemas na generalidade e nao fixadamente na displasia.

Obrigado pela chamada de atenção :)
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

segunda nov 29, 2004 2:38 am

amg Escreveu:
Vaso Escreveu: Pelo conhecimento que tenho acerca do assunto , existe o congenito , o hereditario e o adquirido...

Se o problema é congenito pode-se tornar heriditario, logo nao se deve cruzar. Se for um problema adquirido nao tem problema nenhum cruzar.
:?:

Nunca ouvi falar de displasia congénita. Que eu saiba nenhum cão nasce displásico...
Realmente tem razão nenhum cão nasce displasico... eheheheh
Eu quando disse " existe o congenito , o hereditario e o adquirido...
era para problemas na generalidade e nao fixadamente na displasia.

Obrigado pela chamada de atenção :)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda nov 29, 2004 10:27 am

amg Escreveu:
A displasia é uma doença hereditária, recessiva e multigenética e que ainda é sofre influência de factores externos tais como alimentares (excesso de quantidade ou de certos nutrientes), excesso de exercício, tipo de piso em que o cão se movimenta, etc.
Isto pelo menos é a convicção da generalidade da comunidade veterinária. Tudo o resto é, neste momento, ficção e só baralha.
Um cão displásico (ainda por cima com grau D) não deve ser cruzado indepentemente se detectaram a displasia aos 6 meses ou aos 2 anos.
Isso ainda está por provar... a displasia a ser isso tudo, então nem com garu b deveriamos cruzar... o mal das convicções das comunidades veterinárias é que muitas vezes são criadas a olhar para o umbigo e não para o resto da comunidade ciêntifica.

Sabe-se hoje em dia que o "potencial" hereditário não ultrapassa os 15%, sendo os factores causadores de displasia maioritáriamente ambientais; pisos escorregadios, alimentos secos (mesmo os premium), excesso de exercício e de peso, etc...

Por outro lado, nenhum exame radiológico é válido sem o esqueleto estar formado, pelo que numa raça grande esse exame deve ser feito entre os 18 meses e os dois anos. Confesso que não confio em diagnósticos precoces, nomeadamente no PennHip.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda nov 29, 2004 10:38 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 12:40 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda nov 29, 2004 11:06 am

SeaLords Escreveu:
Moca32 Escreveu: Sealords - Eu estou a milhas de ser alguem entendido nesta matéria, contudo dada a seriedade do caso, acho que o melhor seria uma segunda opinião e porque não uma segunda radiografia o pelo menos a análise da primeira por outro Vet.

A julgar pelo seu post, creio que tambem pensa assim, não é?
Eu cá fazia outro rX e mandava-o classificar a quem de direito. E se fosse D duvido que me arriscasse a usar a cadela para reprodução.
Pois, bem me parteceu. Isto nos Vets é como com Humanos, ou seja, em casos graves tomar uma decisão sem uma segunda opinião é um disparate. :)
amg
Membro

segunda nov 29, 2004 11:33 am

aisd Escreveu: Esclareçam-me se estiver errada.

Há vários graus de displasia e, penso eu, os mais baixos não são impeditivos de reprodução.
Além de que, também penso eu, a displasia adquirida não é hereditária.

Repare-se que não sei muito disto.

Mas quando trouxe a Zorra o criador recomendou que ela não corresse em pavimentos escorregadios, nem brincasse muito em escadas para evitar a tal de displasia adquirida.

Isto é, se por acidente um cão tem displasia (talvez devido ao piso e a brincadeiras violentas) essa displasia é hereditária ?

E esse tipo de displasia inibe o cão de ser procriador ?
Só existe um tipo de displasia
amg
Membro

segunda nov 29, 2004 11:54 am

casadiscaes Escreveu:
amg Escreveu:
A displasia é uma doença hereditária, recessiva e multigenética e que ainda é sofre influência de factores externos tais como alimentares (excesso de quantidade ou de certos nutrientes), excesso de exercício, tipo de piso em que o cão se movimenta, etc.
Isto pelo menos é a convicção da generalidade da comunidade veterinária. Tudo o resto é, neste momento, ficção e só baralha.
Um cão displásico (ainda por cima com grau D) não deve ser cruzado indepentemente se detectaram a displasia aos 6 meses ou aos 2 anos.
Isso ainda está por provar... a displasia a ser isso tudo, então nem com garu b deveriamos cruzar... o mal das convicções das comunidades veterinárias é que muitas vezes são criadas a olhar para o umbigo e não para o resto da comunidade ciêntifica.

Sabe-se hoje em dia que o "potencial" hereditário não ultrapassa os 15%, sendo os factores causadores de displasia maioritáriamente ambientais; pisos escorregadios, alimentos secos (mesmo os premium), excesso de exercício e de peso, etc...

Por outro lado, nenhum exame radiológico é válido sem o esqueleto estar formado, pelo que numa raça grande esse exame deve ser feito entre os 18 meses e os dois anos. Confesso que não confio em diagnósticos precoces, nomeadamente no PennHip.
Acredito que daqui a uns anos possamos vir a ter uma teoria completamente diferente da actual sobre as razões da displasia, mas ainda não temos. A vigente é que a displasia é uma doença hereditária.

Temos, pelo menos, duas hipóteses: ou acreditamos na opinião vigente, sustentada cientificamente (claro que se pode vir a mostar falsa) ou acreditamos em opiniões avulso, a maioria das vezes apenas sustentadas de forma empirica, e com base em experiências perfeitamente particulares (p.e. a de cada criador isolado que acha que as suas experiências são suficientemente significativas para criar a sua própria teoria) ou a de cientistas com novas teorias não aceites pela comunidade cientifica em geral (é verdade que é assim que a ciência avança, mas em cada uma destas teorias que acaba por vingar vão muitas mais para o lixo).

Cada qual acredita no que quer, ou no que lhe dá jeito...
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda nov 29, 2004 1:09 pm

...
Última edição por Golden_ em sexta fev 17, 2006 6:50 pm, editado 1 vez no total.
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

segunda nov 29, 2004 3:26 pm

E preciso saber tambem que não é qualquer veterinario que possa dar um diagnostico certo da Dcf, mas ha colegios, tais como a OFA nos EUA, que foi fundada para esse tipo de analises e tem habilitações para dar um diagnostico certo; na Europa, tambem ha um grupo de veterinarios reconhecidos pela FCI e que dão o diagnostico mais certo da Dcf.

A Dcf é reconhecida como doença genetica, mas com certeza ha outros factores que provocam a Dcf; pois, então como ja li, como explicam que os cães de assistencia com os retriever Labrador e Golden não tenham nenhum problema desses : porque praticam inbreeding, pelo menos foi a resposta que tive, agora não sei se com linhas assim fechadas, não ha outros problemas, pelos vistos não..

Até,
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda nov 29, 2004 9:29 pm

Displasia adquirida?
Maria Jo&atilde;o
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 29, 2004 10:45 pm

mjoaomarques Escreveu: Displasia adquirida?
Displasia adquirida: um cachorro nasce perfeitamente saudavel e "normal" e que devido a factores externos desenvolve HD. Factores esses que podem ir desde alimentação deficiente, com falta ou excesso de suplementos, exercicio inadequado, pisos escorregadios ....

Em relação ao tema em si, penso que se criou à volta de HD (displasia coxo.femoral) um grande preconceito e medo.
A verdade, seja adquirida ou hereditaria, é que durante anos e anos criou-se cães, ignorando este problema e os cães eram perfeitamente normais.
Começou-se a falar na HD e veio tudo ao ar. Encostaram-se cães com excelentes movimentos (e que passavam esses mm excelentes movimentos aos filhos) so enquanto apresentavam grau D enfim, criou-se praticamente uma religião à volta do tema!

My humble opinion? Façamos o despiste aos canitos que temos em casa, nem que seja para ficar bem nos anuncios. No entanto, tenhamos ao mesmo tempo um olho critico.
Cadela com displasia C com excelentes movimentos ? Arriscava sem problema (tendo em conta é claro, o macho)!
Cadela com grau A e com uns movimentos horriveis? Encostava e bem encostada.
Ou seja, tenham olho critico ( e clinico), analisem o que têm em casa e pensem antes de sucumbir a qualquer religião!

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”