Mas Nanci, até há uns tempos era assente que só um cachorro portador de genes "deficientes", sujeito aos factores potenciadores de HD é que desenvolvia a doença. Conheço pessoalmente criadores que não têm cuidados especiais com os cachorros com que ficam, sujeitando-os mesmo a exercícios que eu considero violentos para aproveitarem somente os cachorros que não desenvolvem HD para procriação. Segundo eles, podem assim dar garantias sobre os cachorros que vendem sem qualquer tipo de problema. Por isso não acredito muito na tal displasia adquirida, tal como o facto de a ração seca ser um factor potenciador pois assim todos os cachorros da mesma ninhada que crescessem nas mesmas condições teriam todos o mesmo grau, o que não é verdadeiro.CindelP Escreveu:Displasia adquirida: um cachorro nasce perfeitamente saudavel e "normal" e que devido a factores externos desenvolve HD. Factores esses que podem ir desde alimentação deficiente, com falta ou excesso de suplementos, exercicio inadequado, pisos escorregadios ....mjoaomarques Escreveu: Displasia adquirida?
...
Cruzar ou n Cruzar?Displasia no Ar!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 12:39 pm, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Maria João
-
- Membro Veterano
É exactamente isto que eu penso.SeaLords Escreveu:Pequeníssima chamada de atenção. Durante anos e anos os cães tinham uma outra prova de selecção, a mãe de todas as selecções: o trabalho. Cão com problemas não serve para trabalhar e rapidamente era encostado às boxes. Sem a prova do trabalho, mais a criação em redomas (ah, os mauzões dos pisos escorregadios, fechem-nos em caixas para eles não se mexerem muito) e foi ver os maus genótipos a trepar por aí acima.CindelP Escreveu: A verdade, seja adquirida ou hereditaria, é que durante anos e anos criou-se cães, ignorando este problema e os cães eram perfeitamente normais.
Maria João
Concordo perfeitamente! Um exemplo disso é a quase nula percentagem de HD nos malinois.SeaLords Escreveu:
Pequeníssima chamada de atenção. Durante anos e anos os cães tinham uma outra prova de selecção, a mãe de todas as selecções: o trabalho. Cão com problemas não serve para trabalhar e rapidamente era encostado às boxes. Sem a prova do trabalho, mais a criação em redomas (ah, os mauzões dos pisos escorregadios, fechem-nos em caixas para eles não se mexerem muito) e foi ver os maus genótipos a trepar por aí acima.
Por isso é que farto-me de dizer que a prova de trabalho (ou um leve TAN) era essencial. Se bem que há determinadas raças que é dificil elaborar qq tipo de TT ou de TAN
É tb por isso que digo "analisem o que têm em casa"! Uma pessoa que trabalhe os cães, que ande com eles quase todos os dias tem perfeita noção da capacidade (ou incapacidade do cão). Esta leitura "pessoal", juntamente com o despiste (seja forma tradicional seja penn-hip) permite-nos decidir se o cão é realmente uma mais-valia ou não.
Se basear apenas no "dia-a-dia" ou apenas no despiste pura e simplesmente (especialmente tivermos em causa que mts exames em Portugal são feitos sabe Deus como...) é que não.
Eu volto a dizer, não teria qq problema em usar HD C desde que a cadela(ou cao) tivesse movimentos bons. O contrario: HD A com movimentos horriveis é que encostava.
HD Ds e Es só mesmo em raras e determinadas excepções, mas sobre isso nem abro a boca

mjmarques Escreveu:Mas Nanci, até há uns tempos era assente que só um cachorro portador de genes "deficientes", sujeito aos factores potenciadores de HD é que desenvolvia a doença. Conheço pessoalmente criadores que não têm cuidados especiais com os cachorros com que ficam, sujeitando-os mesmo a exercícios que eu considero violentos para aproveitarem somente os cachorros que não desenvolvem HD para procriação. quote]
Maria João,
Só dei a definição, não disse que acreditava
Pessoalmente vou pelas duas: acredito que tem uma predisposição genetica, que pode ou não se revelar perante determinados factores. Quanto maior for essa predisposição menos relevante se tornam os factores.
Mas tambem se pode fazer a leitura ao contrario: ambos os progenitores A e filhos com DSegundo eles, podem assim dar garantias sobre os cachorros que vendem sem qualquer tipo de problema. Por isso não acredito muito na tal displasia adquirida, tal como o facto de a ração seca ser um factor potenciador pois assim todos os cachorros da mesma ninhada que crescessem nas mesmas condições teriam todos o mesmo grau, o que não é verdadeiro.[/
E isto sem esquecer que há certas
Saudações,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
Pois mas estes A ou são aqueles cujos exames são mal feitos (palavras vossas) ou são os tais que cresceram em caixasCindelP Escreveu: Mas tambem se pode fazer a leitura ao contrario: ambos os progenitores A e filhos com D
Saudações,
Nanci

Maria João
Não me parece que seja assim tão facil. Já nem falo daqui de Pt, prq vão logo dizer, blablba exame feitos á la gardere, mas sei de muitos casos lá fora, de progenitores As que já deram filhos Ds. Mais, uma ninhada, com As e Bs. Repetição da ninhada, Bs e um D. (repito, isto não foi cá, foi num daqueles paises em que o pessoal diz que é tudo direito e certinho).mjoaomarques Escreveu:Pois mas estes A ou são aqueles cujos exames são mal feitos (palavras vossas) ou são os tais que cresceram em caixasCindelP Escreveu: Mas tambem se pode fazer a leitura ao contrario: ambos os progenitores A e filhos com D
Saudações,
Nanci![]()
Isabel
Mas aí entra a componente recessiva da doença, ou seja um cão pode ser perfeitamente saudável, sem qualquer sinal de displasia e com radiografia perfeitamente correcta mas ser portador da informação genética da doença e assim transmiti-la à sua descendência. Isto complica, quer a total irradicação da doença, quer a previsão de resultados de qualquer ninhada relativamente à displasia. Nunca há garantias a 100%Pedra Escreveu:Não me parece que seja assim tão facil. Já nem falo daqui de Pt, prq vão logo dizer, blablba exame feitos á la gardere, mas sei de muitos casos lá fora, de progenitores As que já deram filhos Ds. Mais, uma ninhada, com As e Bs. Repetição da ninhada, Bs e um D. (repito, isto não foi cá, foi num daqueles paises em que o pessoal diz que é tudo direito e certinho).mjoaomarques Escreveu:Pois mas estes A ou são aqueles cujos exames são mal feitos (palavras vossas) ou são os tais que cresceram em caixasCindelP Escreveu: Mas tambem se pode fazer a leitura ao contrario: ambos os progenitores A e filhos com D
Saudações,
Nanci![]()
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
A minha ideia sobre este assunto é muito semelhante á do Gonçalo e á da Nanci.
Pasme-se que conheço um cão de trabalho excelente, que só não faz beleza porque o dono não tem pachorra, e tem HD D ... não leva injecções nem toma medicamentos. Não tem dores, não manca, pelo contrário, é muito activo e sempre pronto. Tem uma excelente alimentação, e toma uns suplementos naturais, nada mais. E faz muito exercicio, trabalha a sério... Ambos os pais eram AA.
É sem dúvida importante fazer os exames á displasia e em certas raças tem mesmo que ser obrigatório, mas como a Nancy disse, mais depressa cruzava um C que fosse execelente em todos os outros aspectos do que um A que fosse uma m*** de cão. Em relação ao D também estou como a Nanci
não comento aqui.
Aliás, vê-se por cá muito AA que de bom só têm mesmo isso...
JMHO.
Pasme-se que conheço um cão de trabalho excelente, que só não faz beleza porque o dono não tem pachorra, e tem HD D ... não leva injecções nem toma medicamentos. Não tem dores, não manca, pelo contrário, é muito activo e sempre pronto. Tem uma excelente alimentação, e toma uns suplementos naturais, nada mais. E faz muito exercicio, trabalha a sério... Ambos os pais eram AA.
É sem dúvida importante fazer os exames á displasia e em certas raças tem mesmo que ser obrigatório, mas como a Nancy disse, mais depressa cruzava um C que fosse execelente em todos os outros aspectos do que um A que fosse uma m*** de cão. Em relação ao D também estou como a Nanci

Aliás, vê-se por cá muito AA que de bom só têm mesmo isso...
JMHO.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não acham razoável que entrem os dois factores ?
Fazendo um paralelo com os humanos - quando alguém vai fazer um check-up perguntam-lhe se têm certas doenças na família - cancro, asmas, doenças cardiacas, etc.- trata-se de tentar avaliar a predisposição hereditária.
Tal não significa que quem têm familiares afectados venha forçosamente a padecer da doença, apenas que existe um predisposição para isso.
Também não significa que quem não têm não venha a padecer dessa mesma doença.
Todos sabemos que ser fumador, obeso, sedentário, etc., contribui para desenvolver este tipo de doença mesmo em quem não tiver qualquer predisposição herreditária.
Porque não seria assim também nos cães ?
Eu acredito que entram as duas coisas - a hereditariedade e o factor ambiental.
E também acho que todo o cão (e já agora os humanos também) deve ter muito exercício - só lhe faz bem.
Agora excluir o factor ambiental e reduzir tudo apenas a hereditariedade parece-me daquelas respostas fáceis que dão muito jeito mas que a realidade, às vezes,desmente.
Fazendo um paralelo com os humanos - quando alguém vai fazer um check-up perguntam-lhe se têm certas doenças na família - cancro, asmas, doenças cardiacas, etc.- trata-se de tentar avaliar a predisposição hereditária.
Tal não significa que quem têm familiares afectados venha forçosamente a padecer da doença, apenas que existe um predisposição para isso.
Também não significa que quem não têm não venha a padecer dessa mesma doença.
Todos sabemos que ser fumador, obeso, sedentário, etc., contribui para desenvolver este tipo de doença mesmo em quem não tiver qualquer predisposição herreditária.
E também acho que todo o cão (e já agora os humanos também) deve ter muito exercício - só lhe faz bem.
Agora excluir o factor ambiental e reduzir tudo apenas a hereditariedade parece-me daquelas respostas fáceis que dão muito jeito mas que a realidade, às vezes,desmente.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Não era isso que eu pretendia transmitir.aisd Escreveu: Não acham razoável que entrem os dois factores ?
...
É lógico que dois factores entram e que os factores ambientais têm uma grande importância (daí a história da redoma falada pela SeaLords). Agora, se não existir informação genética que predisponha o animal à doença, não serão os factores ambientais por si só que causarão a displasia.
E por isso não concordo com o termo displasia "adquirida", adquirida é sempre, uma vez que a doença não é congénita.
Quanto à questão da reprodução, aceito perfeitamente a opção de um criador conhecedor do que tem de reproduzir um cão com grau C, porque a sua movimentação é boa, ou porque as restantes caracteristicas do cão valem a pena arriscar.
Agora não concordo é que depois de experiências dessas que eventualmente corram mal se justifique tudo com teorias de displasias adquiridas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Bem, eu não arriscaria a reproduzir uma cadela com displasia.
Só de pensar que os cachorrinhos iriam herdar e terem dores...não, definitivamente.
Agora fica a questão - de onde vem a displasia ?
É uma questão que, do mero ponto de vista académico, me interessa.
O que eu queria põr em evidência é que neste, como em muitos outros assuntos, não há respostas acima de dúvida.
Pessoalmente, acho que são estas dúvidas que fazem da criação canina uma área interessante e apelativa.
E é do meu feitio duvidar...enfim, lá acredito que a Terra gira à volta do Sol

Só de pensar que os cachorrinhos iriam herdar e terem dores...não, definitivamente.
Agora fica a questão - de onde vem a displasia ?
É uma questão que, do mero ponto de vista académico, me interessa.
O que eu queria põr em evidência é que neste, como em muitos outros assuntos, não há respostas acima de dúvida.
Pessoalmente, acho que são estas dúvidas que fazem da criação canina uma área interessante e apelativa.
E é do meu feitio duvidar...enfim, lá acredito que a Terra gira à volta do Sol

<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>