Meu caro Kroz
Desculpe o tratamento íntimo (não o conheço pessoalmente), mas é com todo o respeito que o faço.
Valha-me Deus!!! Até me obriga a ser religioso. Fez um quadro tão negro, tão catastrófico, que estou a pensar seriamente se hei-de sair mais à rua com os meus cães, não vá cair-me uma grua em cima ou ser atropelado por um carro a duzentos à hora.
Ora vamos lá a ver. Que medidas de segurança preconiza então no transporte dos seus cães que o defenda de um choque provocado por um carro a duzentos à hora? Será que me consegue explicar direitinho?
É que uma coisa é a segurança passiva e o conduzir devagar, neste caso, é essencial. Por muito que isso custe aos "aceleras".
Pela forma como atacou a minha forma de transportar os cães (até se meteu com a almofada...) depreendo que também anda a duzentos à hora (?...). Claro que conduzindo a uma velocidade elevada não há almofada que resista. Os cães não são só projectados para a frente. Saem é pelo parabrisas.
A minha chamada de atenção também se deve ao facto de os limites de velocidade não se respeitarem minimamente em Portugal. E sabe porquê? Porque o nível de civismo do povo português é dos mais baixos a nível europeu.
Eu não sou moralista nem paternalista, que é uma coisa que me irrita. Mas tento, a todos os níveis, ser civilizado.
E uma das muitas formas de o pôr em prática é esta.
Transporte de cães
Moderador: mcerqueira
Quem anda a 200 são os outros. Com o cão no carro ando sempre devagar também.
Não estava a referir os 200 para mim com o cão, mas sim para demonstrar o que pode acontecer, pois não é dificil ver aceleras na estrada. Muitas vezes ia eu calminho da vida na ponte vasco da gama, e ai os 200km são pouco para alguns.
O quadro negro retrata bem a realidade, infelizmente.
Claro que com um embate a 200 é dificil o cao escapar de qualquer maneira que seja transportado, mas a caixa transportadora não deixa de ser a melhor solução.
Mesmo um embate a 100km faz o cão voar. Ou mesmo um embate a 50km. Nós não temos noção do que um simples embate a pequena velocidade pode fazer, mas vejo muitos crash tests, e muitos feitos a baixa velocidade, e literalmente, as pessoas sem cinto voam dentro dos carros (e fora).
Não estava a referir os 200 para mim com o cão, mas sim para demonstrar o que pode acontecer, pois não é dificil ver aceleras na estrada. Muitas vezes ia eu calminho da vida na ponte vasco da gama, e ai os 200km são pouco para alguns.
O quadro negro retrata bem a realidade, infelizmente.
Claro que com um embate a 200 é dificil o cao escapar de qualquer maneira que seja transportado, mas a caixa transportadora não deixa de ser a melhor solução.
Mesmo um embate a 100km faz o cão voar. Ou mesmo um embate a 50km. Nós não temos noção do que um simples embate a pequena velocidade pode fazer, mas vejo muitos crash tests, e muitos feitos a baixa velocidade, e literalmente, as pessoas sem cinto voam dentro dos carros (e fora).
Xabita
"Já não é nada mau um atrelado,podia ser pior.
Tirando aqueles que levam ums tiros,pois já não servem para a caça.
Um atrelado é quase uma mansão para os cães" - Só se for para o seu cão, e mais não quero dizer!
Anavaz
"Acho uma atrocidade ver por exemplo 4 ou 5 cães dentro de atrelados de caça, sujos, sem agua e pouca ventilação faça sol ou chuva. E já agora mais uma achega há grupos de caçadores malucos que chegam a fazer viagens de 400 km sem parar, depois claro outros tantos de regresso ou seja 800km dentro duma caixa. Comidinha e aguinha só quando chegar a casa." - Fique a Sra a saber que é perferivel que o atrelado vá razoavelmente preenchido, do que sobre espaço em demasia. É uma questão de lógica. Quanto há ventilação, pode definir como consegue perceber a quantidade da mesma? Quer vir um dia destes andar no atrelado dos meus cães e quantificar a mesma? Tem espaço para si...
Quanto aos grupos de caçadores, persegue-os então para comprovar que é como diz? E até lhes controla o horário e a quantidade das refeições, não?
Nokio
"Os atrelados não oferecem condições mínimas de segurança em caso de embate, seja ele lateral ou por trás. Eu prefiro sujar o meu carro e ficar com cheiro de cão a sujeitar os meus cães a estarem tão vulneráveis no transporte. Ao menos dentro do carro sempre têm a carroçaria que absorve melhor choque em caso de acidente" - Não podia estar mais de acordo consigo, mas julgo que falta acrescentar que o excesso de velocidade exponencia a probabilidade do acidente.
Shelly
"Como é possível os cães irem naqueles compartimento HORROROSOS, sem condições aos baldões pela rua fora!!!" - Se são horrorosos ou não, isso é irrelevante para a questão, pois não gosto de amarelo mas de certeza que a Shelly gosta...
Aragao
"Deixem só chamar a atenção para uma coisa. Creio que entre andar na mala do carro ou num atrelado é mais seguro para o cão estar no atrelado." - Não pense assim, a probabilidade de um atrelado ter um acidente é muito maior que a de um automóvel. Posso dizer-lhe que quando comprei o meu, passado um mês, tive um acidente com o mesmo que se deveu a um defeito de fabrico. graças a Deus que os cães não sofreram nada, apenas a instalação electrica do carro foi ao ar.
"No atrelado não terá esse problema e a ligação carro-atrelado deve absorver grande parte da energia, por tal o choque no atrelado deve ser bastante menor. " - A ligação em caso de embate, quase de certeza que parte, podendo entrar para o habitáculo.
Nel
"Mesmo esses, creio que não oferecem o suficiente conforto aos cães, especialmente em maus pisos, porque a suspenção deve ser dura " - Todos os atrelados que conheço, homologados, com peso inferior a 300kg e concebidos para o transporte de cães nem sequer têm suspenção.
Para finalizar, não há duvida que a melhor forma de transportamos os nossos cães é numa Transportadora, acontece que o nº de cães e o seu porte condiciona esta opção... para não falarmos no tipo de veiculo.
Espero ter ajudado
Tiago
"Já não é nada mau um atrelado,podia ser pior.
Tirando aqueles que levam ums tiros,pois já não servem para a caça.
Um atrelado é quase uma mansão para os cães" - Só se for para o seu cão, e mais não quero dizer!
Anavaz
"Acho uma atrocidade ver por exemplo 4 ou 5 cães dentro de atrelados de caça, sujos, sem agua e pouca ventilação faça sol ou chuva. E já agora mais uma achega há grupos de caçadores malucos que chegam a fazer viagens de 400 km sem parar, depois claro outros tantos de regresso ou seja 800km dentro duma caixa. Comidinha e aguinha só quando chegar a casa." - Fique a Sra a saber que é perferivel que o atrelado vá razoavelmente preenchido, do que sobre espaço em demasia. É uma questão de lógica. Quanto há ventilação, pode definir como consegue perceber a quantidade da mesma? Quer vir um dia destes andar no atrelado dos meus cães e quantificar a mesma? Tem espaço para si...
Quanto aos grupos de caçadores, persegue-os então para comprovar que é como diz? E até lhes controla o horário e a quantidade das refeições, não?
Nokio
"Os atrelados não oferecem condições mínimas de segurança em caso de embate, seja ele lateral ou por trás. Eu prefiro sujar o meu carro e ficar com cheiro de cão a sujeitar os meus cães a estarem tão vulneráveis no transporte. Ao menos dentro do carro sempre têm a carroçaria que absorve melhor choque em caso de acidente" - Não podia estar mais de acordo consigo, mas julgo que falta acrescentar que o excesso de velocidade exponencia a probabilidade do acidente.
Shelly
"Como é possível os cães irem naqueles compartimento HORROROSOS, sem condições aos baldões pela rua fora!!!" - Se são horrorosos ou não, isso é irrelevante para a questão, pois não gosto de amarelo mas de certeza que a Shelly gosta...
Aragao
"Deixem só chamar a atenção para uma coisa. Creio que entre andar na mala do carro ou num atrelado é mais seguro para o cão estar no atrelado." - Não pense assim, a probabilidade de um atrelado ter um acidente é muito maior que a de um automóvel. Posso dizer-lhe que quando comprei o meu, passado um mês, tive um acidente com o mesmo que se deveu a um defeito de fabrico. graças a Deus que os cães não sofreram nada, apenas a instalação electrica do carro foi ao ar.
"No atrelado não terá esse problema e a ligação carro-atrelado deve absorver grande parte da energia, por tal o choque no atrelado deve ser bastante menor. " - A ligação em caso de embate, quase de certeza que parte, podendo entrar para o habitáculo.
Nel
"Mesmo esses, creio que não oferecem o suficiente conforto aos cães, especialmente em maus pisos, porque a suspenção deve ser dura " - Todos os atrelados que conheço, homologados, com peso inferior a 300kg e concebidos para o transporte de cães nem sequer têm suspenção.
Para finalizar, não há duvida que a melhor forma de transportamos os nossos cães é numa Transportadora, acontece que o nº de cães e o seu porte condiciona esta opção... para não falarmos no tipo de veiculo.
Espero ter ajudado
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 3778
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Localização: Três whippets
- Contacto:
Caro Kroz
Já fiquei um pouco mais descansado. Lá no fundo, no fundo, até estamos do mesmo lado. Eu reforço a minha posição, que pelos vistos também é a sua: a velocidade moderada contribui decisivamente para a SEGURANÇA PASSIVA (das pessoas e dos cães) e foi isso que eu basicamente quis transmitir.
Eu até certo ponto compreendo a sua reacção, porque às tantas deve ter pensado que eu sou daqueles empatas que se colocam na fila esquerda a quarenta à hora com uma carrada de carros atrás; ou então daqueles que andam no "passeio dos tristes" de braço caído de fora (que tédio!) a vinte à hora com aquele ar alvar característico e com o cão de cabeça de fora. Se quer que lhe diga, abomino essas pessoas.
Um abraço
Nel
Já fiquei um pouco mais descansado. Lá no fundo, no fundo, até estamos do mesmo lado. Eu reforço a minha posição, que pelos vistos também é a sua: a velocidade moderada contribui decisivamente para a SEGURANÇA PASSIVA (das pessoas e dos cães) e foi isso que eu basicamente quis transmitir.
Eu até certo ponto compreendo a sua reacção, porque às tantas deve ter pensado que eu sou daqueles empatas que se colocam na fila esquerda a quarenta à hora com uma carrada de carros atrás; ou então daqueles que andam no "passeio dos tristes" de braço caído de fora (que tédio!) a vinte à hora com aquele ar alvar característico e com o cão de cabeça de fora. Se quer que lhe diga, abomino essas pessoas.
Um abraço
Nel
-
- Membro
- Mensagens: 152
- Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
- Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos
Tenho duas cadelas a quem não posso chamar pequenas, e garanto-vos que nunca teria coragem para as colocar num atrelado longe de mim. Qdo saem comigo vão sempre no banco de trás. Quero experimentar coloca-las na bagageira sem a chapeleira, mas como são bastante rebeldes tenho a sensação de que vão sair de lá com mta facilidade. Um atrelado transmite-me a sensação de 'falta de higiene', 'falta de espaço', 'falta de conforto'...
Eu não quero nada para elas que não queira para mim... e pergunto-me se gostava de viajar fechada numa mala, sem poder aproveitar a paisagem, sem poder pedir um carinho a quem gosto, sem poder mudar de posição???... A resposta é NÃO!!!
Carla
Eu não quero nada para elas que não queira para mim... e pergunto-me se gostava de viajar fechada numa mala, sem poder aproveitar a paisagem, sem poder pedir um carinho a quem gosto, sem poder mudar de posição???... A resposta é NÃO!!!
Carla
Fabarm, realmente para um caçador com muitos cães é dificil fugir à oplão do atrelado...
Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?
Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?
biba,
Na minha opinião os cães em carros, carrinhas,jipes, pick-up's... devem seguir as mesmas regras das pessoas, objectos,... nunca andarem soltos.
Para tal só vejo duas soluções:
-As caixas transportadoras: mas presas
-Peitoral (para evitar estrangulamento em caso de acidente) no cinto de segurança
De ambas as formas dá-lhes alguma liberdade mas em caso de acidente nunca serão "projecteis".
Há uma excepção as "mini" vans tipo: clio, saxo, ibiza,... em que se for um cão grande a mala tem pouco mais espaço que uma caixa transportadora e estão legalmente separadas do espaço das pessoas.
Na minha opinião os cães em carros, carrinhas,jipes, pick-up's... devem seguir as mesmas regras das pessoas, objectos,... nunca andarem soltos.
Para tal só vejo duas soluções:
-As caixas transportadoras: mas presas
-Peitoral (para evitar estrangulamento em caso de acidente) no cinto de segurança
De ambas as formas dá-lhes alguma liberdade mas em caso de acidente nunca serão "projecteis".
Há uma excepção as "mini" vans tipo: clio, saxo, ibiza,... em que se for um cão grande a mala tem pouco mais espaço que uma caixa transportadora e estão legalmente separadas do espaço das pessoas.
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 7062
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
- Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO
Eu, lamento dizer, ainda não tenho cinto de segurança para a cachorra.
Mas vou tratar disso.
Penso que houve, em tempos, um tópico aqui, sobre esse assunto.
De qualquer maneira, o meu cão vai comigo, no banco detrás.
O Calvin ia e a Zorra tambem há-de ir.Mas nunca cheguei a fazer qualquer viagem com eles.
O máximo que fiz com o Calvin, foi Caxias-Guincho, pela autoestrada que, para mim, é mais segura que a estrada (pe, a marginal).
O Calvin não gostava de andar de carro.Ia sempre deitadinho, com ar de sacrifício.
A Zorra (com ela o máximo que já fiz foi ir ao vet) é cachorrinha e até agora tem ido ao meu colo (o meu marido guia).
Mas é óbvio que vou ter de tratar de um cinto para ela no banco detrás.
Cresceu imenso neste último mês.
Mas vou tratar disso.
Penso que houve, em tempos, um tópico aqui, sobre esse assunto.
De qualquer maneira, o meu cão vai comigo, no banco detrás.
O Calvin ia e a Zorra tambem há-de ir.Mas nunca cheguei a fazer qualquer viagem com eles.
O máximo que fiz com o Calvin, foi Caxias-Guincho, pela autoestrada que, para mim, é mais segura que a estrada (pe, a marginal).
O Calvin não gostava de andar de carro.Ia sempre deitadinho, com ar de sacrifício.
A Zorra (com ela o máximo que já fiz foi ir ao vet) é cachorrinha e até agora tem ido ao meu colo (o meu marido guia).
Mas é óbvio que vou ter de tratar de um cinto para ela no banco detrás.
Cresceu imenso neste último mês.
Kroz
"Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?" - Os atrelados geralmente além do encaixe normal, têm um cadeado que também se liga ao automóvel, de forma a haver uma dupla segurança.
Quanto ao capotamento, desconheço qq mecanismo, mas se a velocidade for respeitada, a possibilidade de acontecer parece-me remota.
Tiago
"Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?" - Os atrelados geralmente além do encaixe normal, têm um cadeado que também se liga ao automóvel, de forma a haver uma dupla segurança.
Quanto ao capotamento, desconheço qq mecanismo, mas se a velocidade for respeitada, a possibilidade de acontecer parece-me remota.
Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Existe um outro sistema de segurança usado nas caravanas. Creio que também se pode aplicar nos atrelados.
Quando referia o capotamento, era em caso de colisão.
Quando referia o capotamento, era em caso de colisão.
FAbarm Escreveu: Kroz
"Sabe se alguns caçadores usam algum sistema de segurança para o atrelado nunca se desprender ou capotar em caso de acidente (desde que o carro não capote)?" - Os atrelados geralmente além do encaixe normal, têm um cadeado que também se liga ao automóvel, de forma a haver uma dupla segurança.
Quanto ao capotamento, desconheço qq mecanismo, mas se a velocidade for respeitada, a possibilidade de acontecer parece-me remota.
Tiago