Eléctrico do Porto...........vulgo "metro"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça nov 30, 2004 4:05 pm

Pois, mas o paulo que repare que aqui não se trata de uma avaliação exagerada de alguem, mas sim um tipo que garantia que os canitos que vendia iam ser como os pais, ou seja, "bichinhos" de 100kg.

Claro que tal coisa é mpossivel, mas enfim, ´foi só para dar uam ideia dos disparates que se encontra por aí. :lol:

Cá para mim o gajo estava a pesar o bicho com as patas do dono tambem em cima da balança e nem deu po isso. ;) :lol:

Agora uma coisa é certa, já vi um Rott, bem mais corpolento do que todos os outros, foi em Setembro ultimo em viseu, junto ao centro comercial que tem ring de patinagem, era enorme.

Agora se não era de raça pura , bem, isso não sei, morfologicamente não aparentava qualquer diferença dos demais exemplares. :roll:

:)
maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

terça nov 30, 2004 4:13 pm

Segundo as regras do Metro do Porto...

4 Transportes de Objectos e Animais
O transportes de objectos e animais só é autorizado a bordo do Metro nas condições que se seguem:
• O acesso das bicicletas só é admitido pela porta traseira, sendo o seu proprietário responsável por qualquer acidente provocado pela mesma.
• Salvo autorização especial escrita, reservada a casos excepcionais (cães guias), apenas são admitidos a bordo dos veículos do Metro do Porto os animais domésticos de pequeno porte que viajem dentro de um cesto.

in: http://www.metrodoporto.pt/frame-regrasdeutilizacao.htm

E o Artigo 11º de http://www.metrodoporto.pt/anexos/Condicoes_Gerais.pdf

Artigo 11.º
[Volumes portáteis, bagagens, animais e velocípedes admitidos nos veículos]
1. Aos passageiros é permitido transportar, gratuitamente, objectos portáteis [volumes de mão], salvo o disposto nas
alíneas n] e o] do número 2 do artigo 4.º.
2. É permitido aos passageiros transportar, gratuitamente, animais de companhia, desde que devidamente encerrados
em caixa, gaiola, cesto ou outra embalagem apropriada, que possa ser transportada como qualquer volume de mão.
3. De acordo com a legislação em vigor podem ser transportados, gratuitamente, os cães-guias acompanhantes de
passageiros invisuais.

4. O transporte de velocípedes é autorizado de Segunda-Feira a Sábado nos horários compreendidos entre as 10:00
horas e as 17:00 horas e entre as19:00 horas e as 24:00 horas, bem como nos Domingos e feriados a qualquer hora.
5. O acesso dos velocípedes ao veículo apenas é permitido pela porta traseira e só serão admitidos quatro velocípedes
por veículo, com a condição de não prejudicar o conforto dos restantes passageiros.
skylark_3
Membro Júnior
Registado: sexta out 08, 2004 5:32 pm

terça nov 30, 2004 4:27 pm

direitos e deveres? tem uma piada do catano. atão agora um gajo q n tem carro nao pode ter um cão de raça grande?
discriminação!!!!!!! cães grandes é so pa ricos com $ para ter carro.
hipocritas.
e os cães prigosos?? já toda a gente pode ter???

deixemse de tretas

tadinhas das aborboletinhas :lol: :lol: :lol:
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

terça nov 30, 2004 4:45 pm

Apenas tenho conhecimento, por experiência da minha filha, do que sucede no Metro de Lisboa. Mas, com calma, talvez se consiga fazer o mesmo no Porto; não conheço o do Porto. A lei do Metro de Lisboa é igual à do Metro do Porto. Em Lisboa, devido a estar omisso o modo de transporte dos cães médios e grandes, eles aceitam que eles viagem com trela e açaime (dizem que consideram ser o modo legal de qualquer cão transitar em espaços públicos) pagando o bilhete. Os riscos do cão viajar com os passageiros é do dono que tem de assegurar que ele se vai comportar bem com tanta gente junta.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça nov 30, 2004 9:15 pm

só mesmo em portugal. ser preciso uma transportadora para levar um cão nos transportes publicos. em qualquer país civilizado, basta o açaime. enfim... com tantos requisitos...depois queixam-se dos abandonos.
os animais de 4 patas incomodam na praia, no restaurante, no café, etc. mas os de 2 patas entram em todo olado. irra :roll:
anjjazul
jacaranda
Registado: domingo out 03, 2004 11:19 am

terça nov 30, 2004 9:19 pm

[quote=anjjazul]
só mesmo em portugal. ser preciso uma transportadora para levar um cão nos transportes publicos. em qualquer país civilizado, basta o açaime. enfim... com tantos requisitos...depois queixam-se dos abandonos.
os animais de 4 patas incomodam na praia, no restaurante, no café, etc. mas os de 2 patas entram em todo olado. irra :roll:
[/quote]

Anja... as leis surgem, regra geral, porque as epssoas comportam-se de forma indigna e tornam necessárias as ditas...

Infelizmente.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça nov 30, 2004 9:27 pm

Anja... as leis surgem, regra geral, porque as epssoas comportam-se de forma indigna e tornam necessárias as ditas...
será sempre esa a razão? sremos mesmo feios, porcos e maus? eu até acho que sim. muitos :p msas os outros são sempre os bonzinhos da fita?
em locais públicos, os meus cães só são notados porque ocupam espaço. mas já foram proíbidos de entrar em certos sítios, enquanto era autorizada a entrada a bêbados confessos. feitios :roll:
anjjazul
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

terça nov 30, 2004 11:24 pm

anjjazul Escreveu: só mesmo em portugal. ser preciso uma transportadora para levar um cão nos transportes publicos. em qualquer país civilizado, basta o açaime. enfim... com tantos requisitos...depois queixam-se dos abandonos.
O problema é que, quando os de "2 patas" não têm educação, os seus companheiros de "4 patas" também não a têm e como tal a realidade é que incomodam.

Quantas vezes já não assistimos a pessoas que vão para a praia com o belo do cãozinho, deitam-se ao sol e deixam o bichito por sua conta. Ora este, vai aproveitando a liberdade e faz um xixi aqui, outro acolá e mais outro na toalha do vizinho.

No meio disto quem é o porco e o irresponsável ? O cão ? não, é o dono. Mas infelizmente por um, pagam todos.

Por outro lado, temos que respeitar o espaço dos outros e não podemos obrigar ninguém a conviver com os nossos animais ou a partilhar os nossos hábitos.

Já assisti a situações em que pessoas entram dentro dos cafés com os seu cãezinhos completamente imundos, desrespeitando por completo o direito que assiste aos outros a não querer partilhar aquele espaço com um animal.

Na questão dos transportes publicos já temos uma situação diferente, pois na minha opinião e face à integração que existe do cão na sociedade, deveria ser permitida a circulação destes nos referidos transportes, desde que devidamente acondicionados de forma a não causar incómodos aos restantes passageiros.

Acho que o grande problema passa essencialmente pela educação dos donos e pela velha questão de que, independentemente da raça, nem todos podem/devem ter um cão.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
fmanson
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Contacto:

terça nov 30, 2004 11:56 pm

Oi pessoal, antes demais só queria felicitar as opiniões de alguns mas quero também deixar claro que me lembrei deste tópico porque eu por acaso até tenho automóvel mas conheço muita gente que não tem e como tal acho um pouco absurdo que não se possa transportar os nossos amigos, porque graças ao meu trabalho, já visitei Espanha, França, Italia, Alemanha, Austria, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Suiça, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Escócia, Inglaterra, etc e arredores e sinceramente em todos estes países já pude ver S. Bernardos, Pastores Alemães, Galgos, Bullmastiff e até Dogues (bordeaux, alemães, argentinos) nos tranportes públicos. Realmente alguém falou atrás e é bem verdade se calhar o problema nem tá nos animais e sim nos humanos.
Bem perto da minha casa posso verificar que há pessoas que consideram os seus animais muito limpos porque não fazem nada dentro de casa, mas quando fazem na rua não se dignam a apanhar a porcaria, se calhar por vergonha, agora imaginem o "metro" aliás o eléctrico a transportar pessoas com esta mentalidade.
Pena é que por uns pagam todos e normalmente quem paga é quem não tem culpa, neste caso até os cães são descriminados por causa dos donos.
De qualquer maneira, apesar de eu ter carro, ás vezes não compensa ir de carro passear e não gosto particularmente de passear os meus animais de carro, como tal acho que seria interessante possibilitar os portugueses e as portuguesas de transportar os seus amigos de quatro patas no - talvez um dia - "metro" aliás eléctrico.
skylark_3
Membro Júnior
Registado: sexta out 08, 2004 5:32 pm

quarta dez 01, 2004 12:01 am

fmanson Escreveu: possibilitar os portugueses e as portuguesas
onde é k eu já ouvi isto camarada carvalhas :?:

avante avante :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
fmanson
Membro
Contacto:

quarta dez 01, 2004 12:19 am

Saiu-me :lol: :lol: :lol: :lol:
acho que de tanto os ouvir, é que no estrangeiro só se ouve musica pimba e politicos a falar, ando a apanhar-lhes o jeito :oops:
anjjazul
Membro Veterano

quarta dez 01, 2004 12:46 am

eu por acaso até acho que em portugal, os animais não devem andar de transportes públicos. tomara haver espaço para os humanos, se bem que haja muito animal perigoso a andar de metro :p
tal não seria na hora de ponta, o desgraçado do bobi, encurralado naquela multidão. cão meu não põe lá a pata mesmo que permitido. pelo menos, enquanto as coisas forem como são.
anjjazul
fmanson
Membro
Contacto:

quarta dez 01, 2004 11:52 pm

Isso é preconceito amiga. Lembre-se, OS ANIMAIS SÃO NOSSOS AMIGOS.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 02, 2004 11:51 am

Eu sinceramente como proprietária de uma S.Bernardo altamente "babosa", compreendo as duas partes desta questão.

Ou seja, por um lado ninguém está livre de ter uma avaria no carro e deixar de poder transportar o seu animal no seu próprio veículo. Do outro também compreendo que a falta de civismo é a principal causadora destes problemas...

Se eu quisesse levar a minha menina no autocarro, compreendo que seria incómodo para muita gente nomeadamente os pêlos, inevitáveis, e ,para alguns donos que não fazem como eu que é andar com uma toalha de rosto na mochila para limpar a baba de 5 em 5 minutos, sujeitar os restantes passageiros a levar com ela pelos casacos, calças, e o que passar junto da boca. Mesmo eu limpando com muita frequência, se ela se decidir sacudir é melhor sair da frente ou então segurar-lhe a cabeça e dizer para se sacudir mais tarde :lol: :p que normalmente é o que eu faço!

Mas claro, eu falo da minha e contra mim, pois também certamente me daria jeito poder levá-la no autocarro ou no metro para qualquer lado.

Também já vi uma vez no metro em Lisboa um senhor com o seu rafeiro arraçado de labrador, no metro... E ninguém lhe disse nada, portanto daí concluo que, das duas uma, ou ninguém viu 8) ou é permitido aqui em Lisboa! :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta dez 02, 2004 12:36 pm

Bem, este país precisa de evoluir e as excessivas proibições em termos de poder levar animais para certos locais publicos ou transportes é bem exemplo do atraso deste pais á beira mar plantado. :(

Vamos lá ver se isto muda, mas é bem verdade que uma boa parte da população corresponde á velha designação "Feios Porcos e maus", e depois todos pagam por isso. :)
Responder

Voltar para “Cães”