Contratos com criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
crazyduck
Membro Júnior
Registado: quarta dez 01, 2004 4:30 pm

quarta dez 01, 2004 5:26 pm

Alguém me pode informar se em Portugal se costumam fazer contratos com os criadores aquando da compra de um cão???

Isto é uma realidade em muitos paises da Europa e especialmente nos Estados Unidos.

Consideram importante???

Em caso de defeitos genéticos identificados em idades mais avançados, quais as hipóteses de resolução??
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta dez 01, 2004 6:12 pm

Penso que sim.

Considero muito importante, senão essencial.

Penso que depende da responsabilidade que o criador tem sobre os bichos que vende. E isso depende de personagem para personagem.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

quarta dez 01, 2004 9:45 pm

que tipo de contratos tem em mente????
poderia ser um pouco mais claro????
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta dez 02, 2004 12:11 am

...
Última edição por Golden_ em sexta fev 17, 2006 12:32 pm, editado 1 vez no total.
crazyduck
Membro Júnior
Registado: quarta dez 01, 2004 4:30 pm

sábado dez 04, 2004 5:52 pm

Em primeiro lugar concordo plenamente com o aspecto dos deveres (até no showdog.com ) o proprietário é obrigado a tratar os seus cães nas melhores condições e nas indicadas pelo seu criador.

De qualquer forma o crotacto a que me refiro tem a ver com os possiveis defeitos genéticos que o cachorro possa possuir.

Será que o proprietário ao procurar um criador não devia estar mais protegido face aos mesmos?? Será que o tal "contracto" não deveria salvaguardar eventuais deficiências do animal??

Obrigado
fmanson
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Contacto:

domingo dez 05, 2004 1:25 am

crazyduck Escreveu: Em primeiro lugar concordo plenamente com o aspecto dos deveres (até no showdog.com ) o proprietário é obrigado a tratar os seus cães nas melhores condições e nas indicadas pelo seu criador.

De qualquer forma o crotacto a que me refiro tem a ver com os possiveis defeitos genéticos que o cachorro possa possuir.

Será que o proprietário ao procurar um criador não devia estar mais protegido face aos mesmos?? Será que o tal "contracto" não deveria salvaguardar eventuais deficiências do animal??

Obrigado
Pois claro que sim amigo, só para que tenha uma ideia, qualquer que seja o problema que um cachorro tenha após a sua compra, excepto se tal for provocado por maus tratos ou má nutrição alimentar ou falta de cumprimento com o plano de vacinas e desparasitações, toda a gente tem todo o direito de exigir que o Criador assuma as responsabilidades sobre o caso. No nosso país - invariavelmente - há muitas pessoas que depois de venderem os cães, como se de CDs ou Gelados se tratasse, pura e simplesmente esquecem e atiram tudo para tras das costas. Conheço um caso recente de um amigo que foi a Aveiro a um reconhecido criador comprar um Labrador e pagou-o bem carote e ainda esta semana pagou pela segunda vez a um veterinário 500Euros por causa de uma displasia de anca e pelo que sei o criador não se digna sequer a atender-lhe o telefone, excepto da primeira vez quando teve conhecimento do que se estava a passar. Estou á espera que ele reuna todos os elementos e descrições para convidar a revista Cães e Cª e a Cães e Mascotes e até a Nossos Cães a denunciarem este caso.
Assim vai Portugal, um pé numa galera e outro no fundo do mar.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo dez 05, 2004 2:22 pm

fmanson Escreveu: Conheço um caso recente de um amigo que foi a Aveiro a um reconhecido criador comprar um Labrador e pagou-o bem carote e ainda esta semana pagou pela segunda vez a um veterinário 500Euros por causa de uma displasia de anca e pelo que sei o criador não se digna sequer a atender-lhe o telefone, excepto da primeira vez quando teve conhecimento do que se estava a passar. Estou á espera que ele reuna todos os elementos e descrições para convidar a revista Cães e Cª e a Cães e Mascotes e até a Nossos Cães a denunciarem este caso.
Assim vai Portugal, um pé numa galera e outro no fundo do mar.
e ?

O Criador é obrigado a alguma coisa?

Tivesse cuidado na escolha do criador ...

Nanci
A forma é a imagem plástica da função
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

domingo dez 05, 2004 3:00 pm

FAbarm Escreveu: e ?

O Criador é obrigado a alguma coisa?

Tivesse cuidado na escolha do criador ...

Nanci
A coisa está-se a compor... :lol: :lol: ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo dez 05, 2004 3:09 pm

Não necessáriamente M dogster.

E aqui está a razão. O criador se não existir um contrato não tem obrigações. Quanto ao caso em si, não se deve julgar pois não se sabe o que realmente se passou. Ainda me lembro de uma situação polémica com um Serra da Estrela em que disseram cobras e lagartos do criador e afinal o "dono querido" andava a deixá-lo cair pelas escadas abaixo...porque ele ainda não descia suficientemente rápido.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

domingo dez 05, 2004 3:14 pm

CasadeAnaval Escreveu: Ainda me lembro de uma situação polémica com um Serra da Estrela em que disseram cobras e lagartos do criador e afinal o "dono querido" andava a deixá-lo cair pelas escadas abaixo...porque ele ainda não descia suficientemente rápido.
:lol: :lol: Coitado do cachorro... :roll:

O meu post anterior era para a Nanci... e não tinha a ver com cães... ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 05, 2004 4:22 pm

Eu pensava que havia sempre contracto...pelo menos com aquela garantia dos 3 meses (?! já não me lembro) de que trocam o cão caso apareçam doenças e aquela garantia de que os pais não têm displasia.

Eu acho - realmente já não me lembro - que nós fizémos um contrato desse género quando comprámos a Zorra.

Trata-se de um contrato de compra e venda - as condições podem ser quaisquer umas que as partes acordarem.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo dez 05, 2004 5:02 pm

Já agora ocorre-me uma dúvida, a actividade de criador de cães de raça está regulamentada nalgum lado ? Eu, como comprador, esperaria que sim, ou pelo menos gostaria que sim.

Têm sido recorrentes as questões colocadas aqui à volta do assunto "que tipo de garantias tem o comprador de cães", e este tópico é mais um exemplo disso, o certo é que nada mais vi ainda do que respostas recheadas de boas práticas, ou de conselhos do tipo "vão e vejam com os vossos próprios olhos".

Penso que o mercado é demasiado grande para funcionar de uma forma desregulada, mas enfim, parece não haver, pelo menos por parte dos criadores que aqui "postam", vontade de mudar o "status quo" actual.

Como já compartilhei com alguém, trata-se de uma forma artesanal de trabalhar (de modo nenhum quero dizer que o artesanato não gera bons produtos, antes pelo contrário) mas que, dada a dimensão do mercado, cria alguma apetência para de repente aparecerem empresas que criem amargos de boca aos pequenos criadores.

Ou os mesmos evoluem para algo do género cooperativo, ou se não me engano, daqui a uns anitos, não muitos, terão de procurar outra actividade.

Penso eu de que.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo dez 05, 2004 8:49 pm

Meu caro, o problema é que qualquer um que queira pode tirar uma ninhada.

Tal como se fôr ao Algarve vê toda a gente a vender laranjas na estrada... Que garantias tem ?

E vemos aqui na arca exemplo disso mesmo de gente que fica enxofrada se lhes sugerem que não criem sem saber no que se mete, pôem-se logo a dizer que os outros têm medo da concorrência e que o cão tem direito ao truca-truca... etc.

Os criadores de vão de escada servem é para os médicos-veterinários ganharem dinheiro...

Já os romanos diziam caveat emptor, no entanto os compradores não se acautelam, os cães são comprados e depois vão perguntar como os tratar...aliás...basta ver a maior parte das quetsões aqui colocadas...os ditos "criadores" não sabem sequer responder `s quetsões de quem lhe compra.

Eu pessoalmente deixa-me com tristeza receber emails de pessoas que compram Dogues Alemães a perguntar qual a melhor ração, se cresce muito, se também vendemos Grand Danois porque têm um Dog :o Alemão, qual a longevidade, se devem dar cálcio, se devem dar leite... e depois quando digo que o melhor por razões óbvias ( O criador não se descartar por eles seguiem indicações de outra pessoa) será falar com quem vendeu o cão recebo respostas como "fulano não sabe" ou "não o consigo contactar" .

Quanto ao que o ModdyBlue diz de os criadores que se acautelem ou são corridos do mercado... que seja... Eu não crio para ganhar dinheiro, crio por prazer, quando deixar de ter prazer na criação , acabo...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo dez 05, 2004 9:51 pm

CasadeAnaval Escreveu: Quanto ao que o ModdyBlue diz de os criadores que se acautelem ou são corridos do mercado... que seja... Eu não crio para ganhar dinheiro, crio por prazer, quando deixar de ter prazer na criação , acabo...
O que seria uma pena. Não desejo nem a si nem a ninguém tal sorte.

Mas o consumidor não é parvo, e se continuar a ser enganado como por vezes infelizmente é, a "gama alta" (a que procura cães de raça)poderá procur refugiar-se em instituições que lhe ofereçam garantia, liberdade de escolha, serviço pós-venda (leia-se rações, banhos,tosquia, veterinário, treino, reprodução acompanhada, acessórios, hotelaria, etc.), e então se for tudo "one stop shop" e de boas marcas, não sei não.

E quanto à concorrência dos "vãos de escada", perdoar-me-á a analogia, mas isso também acontece nos automóveis, e mesmo assim o mercado chega para todos, há clientes para tudo.

Claro que esta minha opinião vale o que vale, se eu soubesse fazer futurismo provavelmente já teria ganho o euromilhões.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo dez 05, 2004 10:42 pm

Por mim é igual ao litro...

Diga-me um criador aqui que viva de criar cães ? Todos podem deixar de criar e viver a sua vida. Você parte do principio de quer andamos a viver à conta de criar cães... está errado.

Criamos por prazer e ponto final. :)
Moody_Blue Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Quanto ao que o ModdyBlue diz de os criadores que se acautelem ou são corridos do mercado... que seja... Eu não crio para ganhar dinheiro, crio por prazer, quando deixar de ter prazer na criação , acabo...
O que seria uma pena. Não desejo nem a si nem a ninguém tal sorte.

Mas o consumidor não é parvo, e se continuar a ser enganado como por vezes infelizmente é, a "gama alta" (a que procura cães de raça)poderá procur refugiar-se em instituições que lhe ofereçam garantia, liberdade de escolha, serviço pós-venda (leia-se rações, banhos,tosquia, veterinário, treino, reprodução acompanhada, acessórios, hotelaria, etc.), e então se for tudo "one stop shop" e de boas marcas, não sei não.

E quanto à concorrência dos "vãos de escada", perdoar-me-á a analogia, mas isso também acontece nos automóveis, e mesmo assim o mercado chega para todos, há clientes para tudo.

Claro que esta minha opinião vale o que vale, se eu soubesse fazer futurismo provavelmente já teria ganho o euromilhões.
Responder

Voltar para “Cães”