Leishmaniose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Fireman
Membro Júnior
Registado: segunda dez 06, 2004 12:08 pm
Localização: Rottweiler (Elfo) , Poodle Toy (Flica), Cuzada de rottweiler / Pastor belga (Luna), Gata (Fanny)

segunda dez 06, 2004 1:21 pm

Gostaria que alguém me ajudasse no seguinte :)

Depois de passar pelo desgosto de perder um casal de Dobers há uns quinze anos atrás:cry: :cry:, numa altura em que nunca tinha ouvido falar do maldito mosquito :x :Tenho agora um rott já com nove meses, que de dia está no canil, e assim que chego do emprego anda comigo e dorme em casa 8) .

Como eventualmente na epoca do mosquito ele possa ter que ficar no canil depois do entardecer :( (o que este ano consegui evitar), pesquisei na Net e perguntei à minha Vet que me indicou uns comprimidos contra vários parasitas, mas contra os mosquitos têm um curto prazo de acção :cry: :cry:

Alguém me indicou a coleira "Scalibour" que a minha Vet não tem e não encontro em lojas de produtos para animais :|

Será que haverá algum meio melhor de protecção ou alguém sabe onde poderei comprar a coleira 8)

Obrigado
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda dez 06, 2004 2:24 pm

O melhor é procurar noutras clinicas veterinárias.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

segunda dez 06, 2004 3:09 pm

De acordo com o vet dos meus cães não há protecção efectiva para a Leishmaniose.
Está em testes uma vacina que só nos proximos anos (2-3) estará disponível.
No entanto case apanhem a doença já há forma de a controlar e proporcionar ao animal alguma qualidade de vida.

A coleira de que fala encontra-se á venda nas clinicas veterinárias. Se tiver dificuldade em encontrar, posso tentar onde moro, zona de Linda a Velha - Lisboa.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda dez 06, 2004 3:16 pm

Bem, algumas das novas pipetas de tripla acção dão uma ajuda, outra coisa que poderá tambem ajudar é dar ao canito e ter por perto plantas de Citroela de Java, mas tanto quanto sei e vi na net, acho que não existe nada que proteja a 100%, infelizmente.

Quanto á coleira, bem, sempre pode fazer uma pesquiza na net, pois pode aparecer alguma loja online a vender e isso facilita as coisas.
:)
acostalobo
Membro
Registado: sexta jun 25, 2004 12:47 pm
Localização: labrador retiriever - Bolota, Weimarener - Cinza, Setter Irlndês - Sol

segunda dez 06, 2004 5:14 pm

tambem sei que o meu vet em carnaxide vende - se não achar posso sempre combinar e enviar por correio.

creio que há em duas medidas, e rondam os 25€ - é o que o meu vet aconselha tambem.

mas se fores aos vets da zona de certeza que encontras.
Goya
Membro
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

segunda dez 06, 2004 5:37 pm

o Pulvex ou o Advantix também têm uma acção contra o mosquito. é o que eu uso nos meus cães, mas tem que ser aplicado mensalmente.
Fireman
Membro Júnior
Localização: Rottweiler (Elfo) , Poodle Toy (Flica), Cuzada de rottweiler / Pastor belga (Luna), Gata (Fanny)

segunda dez 06, 2004 6:45 pm

Agradeço a ajuda.

Pelo que vi tenho que consultar outro vet.

Obrigado.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça dez 07, 2004 12:28 pm

gostava de saber quais são as zonas do país mais propensas ao tem mosquito. haverá alguma altura do ano em que seja mais frequente a sua presença?
isto não vá o diabo tece-las :cry:
anjjazul
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta dez 08, 2004 3:21 am

Quando acolhi o Zak do canil de Gaia levei-o logo ao vet. Perguntei-lhe se não era melhor fazer o teste da leishmaniose. Observou-o e disse que não havia motivos para tal e que no Norte do país hávia menos probabilidade de um cão apanhar Leishmaniose.
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

quarta dez 08, 2004 3:44 pm

Sou do Norte mas isso não impediu que o Batuta(Basset Hound) apanhasse Leshmaniose. Sei de alguns(demasiados) outros casos cá em Braga, tambem. Também usamos pulvex nos nossos.
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta dez 09, 2004 12:38 am

Infelizmente não há maneira de evitar a leishmaniose (que eu conhecia como "kalazar") a 100%... :( Mas acaba por ser como tudo na vidam«, certo? È verdade que existem tratamentos que permitem a sobrevivência do bobita e uma vida de qualidade, mas há alguns senãos...infelizmente...o bobita fica portador do agente infeccioso para o retso da vida...e esse agente é passível de ser transmitido a outros cães e a seres humanos, se o mosquito o picar e em seguida picar outro cão ou um ser humano...
Digo isto porque o meu primeiro melhor amigo, o Júpiter, contraíu Leismaniose e não pode ser tratado por minha causa e da minha irmã... :( :( . Acontece que éramos pequenitas (8 e 11 anos) e que não nos podíamos arriscar a contrair a doença que, nas crianças, só é tratável mediante um tratamento muito agressivo a que as crianças geralmente não conseguem resistir... :( Como ninguém queria ficar com um bobita com leishmaniose foi com muita dor que o meu bichinho teve de ser eutanasiado. Além de que já sofria imenso qd foi detectada a doença.
É possível manter a qualidade de vida de um bobita com leishmaniose, mas também é necessário cuidados extra para que não haja transmissão do agente infeccioso para outros cães ou crianças.
Fico contente por saber da existência de uma vacina em testes! :D Como diz o outro, mais vale prevenir do que remediar...esperemos que a profilaxia aumente e nos permita afastar esse kalazar dos nossos bobitas... :?
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta dez 09, 2004 1:06 am

Ok, parece-me que já disse uma bacorada... :oops: :oops: :oops: Li no tópico da boxer Margarida da D.Rosa que já existem meios de evitar a transmissão do agente infeccioso? Como? :oops: :oops: :oops:
Fireman
Membro Júnior

quinta dez 09, 2004 2:54 pm

Segundo consegui apurar os meses perigosos são os mais quentes pelo que é preciso maior cuidado de Maio a Outubro, entre o entardecer e o amanhecer (evitar a permanência do cão na rua), e evitar áreas com ervas ou plantas densas que abrigam o mosquito.
tedinho
Membro Júnior
Registado: terça ago 10, 2004 7:30 pm

quinta dez 09, 2004 4:48 pm

Alguem me sabe dizer quais são os sintomas da doença??? :roll:
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta dez 09, 2004 5:13 pm

Evitar também zonas de águas paradas ;)
Responder

Voltar para “Cães”