quarta dez 08, 2004 3:58 pm
Ai, caramba entre FAQ's, links e veterinários, lá vamos nos:
FAQ: Perguntas Freqüentes
(Tradução e adaptação autorizada do FAQ da Ferret Central)*
O meu ferret está com sobrepeso (ou magro demais)? O que posso fazer?
Ferrets possuem diversos tamanhos e formatos corporais. Um macho adulto saudável normalmente pesa algo entre 900 grama até 2,25 quilogramas, enquanto uma fêma pode pesar entre apenas 340 g até 1,1 kg. Ferrets, especialmente os machos, costumam engordar até 40% no inverno, peso que é perdido novamente na primavera. Alguns ferrets são mais "fofinhos" que outros. Quando você passa a sua mão ao longo do corpo, deverá sentir os músculos tremendo um pouco, e ser apto a sentir as costelas, mas estas não deverão ficar aparentes e o ferret não deverá passar uma sensação de magrelo. Pequenos "pneuzinhos" são comuns no inverno. Se ele parecer muito mole, ou tiver um formato muito parecido com uma pêra, ele pode estar com sobrepeso, ou simplesmente músculos fracos por falta de exercício.
Gordo demais
Se você acredita que o seu ferret está acima do seu peso ideal, tenha certeza que ele não tem alguma condição de saúde que o deixa parecer gordo. Se o peso não estiver distribuído uniformemente, especialmente se você sentir uma massa grande ou várias massas pequenas no abdôme, o ferret pode ter um baço aumentado. Ele também pode apresentar algum problema cardíaco, causando a retenção de líquido no abdôme. A não ser que tenha certeza que o único problema é excesso de peso, leve-o para um veterinário para diagnóstico, apenas para garantir.
Se o ferret estiver com sobrepeso, ele precisará comer uma ração menos energética e ter mais exercício. Para reduzir a quantidade de calorias consumidas, misture a ração de ferret com uma parte de ração de gato de boa qualidade (não use a ração indicada para filhotes) ou a ração "Totally Ferret for Older Ferrets", que possui uma formulação menos energética, própria para ferrets mais velhos. Você vai ter que manter os níveis de proteína e de gordura na ração altos, mas não no máximo. Misture a outra ração gradualmente, para melhorar a aceitação. Logicamente terá que reduzir ou suprimir os prêmios açucarados, e aqueles formulados para aumentar o apetite (Furo-Vite, Flavor-Vite, FerretVite, etc.). Para aumentar o exercício, assegure-se que ele não está passando muito tempo na gaiola, especialmente porque muitos ferrets passam a comer quando estão entediados. Brinque com ele o máximo que puder, especialmente brinque de pegar. Se ele gostar de sair, leve-o para passear mais seguido.
Bom, o Donatello ate o 5 mês teve um crescimento normal de peso. Quando Mina chegou comendo só da Vitacraft e ele aderiu, começou a engordar muito rápido, em contra-partida também era inverno.
Minha Vet reclamou, o chamou de gordo, e mandou cortar o Furotone.
E mesmo assim ele continuou a ganhar peso.
Eu só me preocupei quando ele mudou os hábitos, parou de pular da cama, e de subir nela, e qualquer corridinha, já deitava, virando tapetinho, e quase nao estava mais entrando no tubo thru-way.
Como as brincadeiras normais não faziam efeito, programei um extra, que era deixa-lo subir e descer as escadarias do prédio (3 andares) 1 ou 2 vezes ao dia, e provoca-lo para correr e pular mais.
O efeito desses exercicios era que ele se cansava e ia dormir sem comer, pois normalmente enchia a pança e tirava uma soneca, como já consegui 60 grs a menos, pretendo continuar, pois a outra opção era diminuir a quantidade de ração disponivel para ele comer.
Minha veterinária ficou de me enviar um artigo sobre ração de gatos para Ferrets, pelo que ela me disse não é aconselhavel, quando o receber, repasso ao forum.
E + um favor, eu marquei a opção de receber mensagens desse tópico, mas não estou recebendo, entrei pra espiar, e vi as mensagens, tem algo mais que tenha que fazer.
Abraços
Marli