Vai um pãozinho?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

quinta dez 09, 2004 9:18 pm

Tenho uma questão para voces, em especial para os donos e criadores de dalmatas...
O Bee, desde sempre e por aconselhamento do veterinário e tal como o dalmata que tive anteriormente, só come ração Purina ProPlan, indicada especialmente para esta raça...
E por norma as refeições, seguem a dieta... sem qualquer tipo de problema...
O problema do Bee, é o pão... adora, idolatra, "ama de paixão", chama-lhe um figo por assim dizer... aliás foi com bocadinhos de pão que lhe fui ensinando a linguagem gestual e serviu como agrado/recompensa na perfeição...
A minha questão é... será que o ocasional bocadinho de côdea lhe será prejudicial? Alguem tem conhecimento de alguma senão de dar pão aos dalmatas?
Obrigada desde já pelo o incomodo. ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta dez 09, 2004 9:26 pm

Não há qualquer inconveniente... segundo me foi contado há alguns anos por um juiz do 7º Grupo, havia um grande criador de pointers em Espanha cujo canil era alimentado quase exclusivamente a pão e não era por isso que deixava de ter vários campeões...

Atenção que estou a vender este peixe como mo venderam...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

quinta dez 09, 2004 9:38 pm

O que quer dizer quando refere "linguagem gestual"?? Fiquei curiosíssima. Está a referir-se ás ordens normais do senta, deita, aqui, anda? Ou é algo mais? Fiquei mesmo curiosa! :D :oops:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta dez 09, 2004 10:00 pm

A minha questão é... será que o ocasional bocadinho de côdea lhe será prejudicial? Alguem tem conhecimento de alguma senão de dar pão aos dalmatas?
pode ficar muito goodo. então se fôr com manteiga :D
estes dois, tb. gostam. sobretudo, enquanto tomo o pequeno almoço.
anjjazul
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta dez 10, 2004 9:21 am

Tudo que é dado em excesso é prejudicial, o pão é uma fonte calorica e uma fonte de amido, penso que dar pão uma vez por outra como goluseima nao tem mal mas dar muito pão penso nao ser muito favoravel para o cão, como todos os excessos.
anjjaazul, pão com manteiga aos canitos?? Olhe que a manteiga é muito gordurosa os seus canitos inda ficando com colesterol, a nao ser que compre manteiga light!! :D
O meu adora fiambre e queijo mas so come uma vez por ano
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta dez 10, 2004 11:02 am

Recomendo Becel Pro Active, optima para o colestrol e de baixas calorias. :lol: ;) :)
Kafeina
Membro

sexta dez 10, 2004 11:26 am

Vanadis, por linguagem gestual estava-me a referir a exactamente isso lol... o Bee é surdo e todas as ordens que aprendeu são dadas por gestos... senta, deita, vem, ali... enfim, as ordens normais que todos ensinamos aos nosso canitos, ele aprendeu só que por gestos :lol:
Ak1ra
Membro Júnior
Registado: quinta dez 02, 2004 7:50 pm

sexta dez 10, 2004 8:13 pm

Segundo me informaram noutro post:

"Bread (not white breads or anything sugar or that converts to sugar) remember the simple rule feed no WHITE colored foods!"

in http://www.treshanley.com/cic/dangerousfoods.html

O amido se não me engano transforma-se em açucar.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta dez 10, 2004 9:12 pm

Ak1ra por acaso nao sabia que o amido se transforma em açucar se assim for inda é pior que o que eu pensava. Bem o meu pai é diabetico e o medico aconselha a comer pouco pão se calhar por causa disso.
Vanadis
Membro Veterano

sexta dez 10, 2004 9:16 pm

Kafeina Escreveu: Vanadis, por linguagem gestual estava-me a referir a exactamente isso lol... o Bee é surdo e todas as ordens que aprendeu são dadas por gestos... senta, deita, vem, ali... enfim, as ordens normais que todos ensinamos aos nosso canitos, ele aprendeu só que por gestos lol
:D :D :D :D

Passou-me isso pela cvbeça, mas queria mesmo confirmar! Espectacular! A sério! :D Os meus bobis tb percebiam certas ordens dadas só por gestos, pq a ordem verbal sempre foi acompanhada por um gesto, de modo que associam logo. Mas a entoação da ordem ajuda sempre.

Um canito surdo perfeitamnete adaptado é, para mim, um espectáculo e mais uma vez a confirmação de que não é por faltar um sentido que o animal (humanos incluidos) fica mais diminuido! Pena que o mundo esteja cheio de preconceituosos que associam limitação a atraso ou "dali já não se faz nada, coitadinho"! :D Que bobi! Ficará sempre na minha memória! :D :oops: :oops: :oops: (entusiasmei-me...sorry...:oops: :oops: )
Ak1ra
Membro Júnior
Registado: quinta dez 02, 2004 7:50 pm

sexta dez 10, 2004 10:40 pm

AcTiOnGiRl Escreveu: Ak1ra por acaso nao sabia que o amido se transforma em açucar se assim for inda é pior que o que eu pensava. Bem o meu pai é diabetico e o medico aconselha a comer pouco pão se calhar por causa disso.
É uma ideia que tenho...pode estar completamente errado e estar a fazer confusão :oops:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado dez 11, 2004 10:34 am

AcTiOnGiRl Escreveu: Ak1ra por acaso nao sabia que o amido se transforma em açucar se assim for inda é pior que o que eu pensava. Bem o meu pai é diabetico e o medico aconselha a comer pouco pão se calhar por causa disso.
Há já muitos anos que ouço dizer que não é conveniente dar pão aos cães porque lhes dá cabo dos olhos e contribui para cegueira prematura.
Há muitos mitos sobre cães e este poderia ser um deles, mas aqui há um fundo de verdade, quando o pão é dado em quantidades grandes ou diariamente.
O pão favorece a diabetes e uma das consequências da diabetes é exactamente a tendência para a cegueira.
Por isso, à cautela, eu nunca dou pão aos meus cães e, muito menos açúcar e, muito menos ainda, gorduras de qualquer espécie.
Durante algum tempo temperei a ração com óleo e/ou azeite para eles a aceitarem melhor, mas presentemente nem isso faço.
A Becel é apenas uma gordura péssima disfarçada e, quando ingerida, o colesterol até bate palmas :lol:
Fiambres, queijos, enchidos de toda e qualquer espécie, doces, são tudo venenos. E cuidado também com as guloseimas que se vendem por aí. Para serem tão apetitosas, algo de duvidoso devem conter na sua composição...
Kafeina
Membro

sábado dez 11, 2004 12:09 pm

Vanadis, tem toda a razão... durante imenso tempo ouvi na rua o"coitadinho é surdo!?" acompanhado de um tom condescendente que me tirava do sério... e o mais que consigo fazer, ainda hoje e cada vez mais, é controlar-me e dizer "coitadinho, pq!? é tão ou mais feliz que muito cão que ouve".
A unica limitação é q não pode passear sem trela, coisa que a mim me custou de inicio, já que estava habituada, no inverno (ou na época baixa), a levar o meu cão para uma praia vazia e deixa-lo esticar as pernas à vontade... De resto é "tão ou mais cão que muito 4 patas que anda por aí!" lol :lol:
E tem razão a entoação ajuda muito nas ordens, mas a capacidade de adaptação é grande... o Bee pode não sentir a entoação mas ve e associa as "caras feias" que acompanham uma ordem ou o ar simpático q vem com um "Parabens".

Nel, para a esclarecer, o pão não é pão branco é pão de centeio ou integral, que é o que se come por casa, já que também há problemas de diabetes por cá... e não leva nada dentro nem manteiguinha becel, nem fiambre, nem queijo, nada.... "pãozinho au natural" lol :lol:
Vanadis
Membro Veterano

sábado dez 11, 2004 4:09 pm

Qto ao pão já foi tudo dito, ;) .

Qto ao bobita, mais uma vez fico super-feliz pela coragem de tratar um ser que apenas perdeu um sentido como um ser completo, nunca como um "coitadinho pobrezinho". É como diz, a capacidade de adaptação é uma coisa espantosa. O que se perde num sentido, ganha-se noutro, ;). A expressão corporal tornou-se a audição do seu canito, qd se trata de "escutar" o que o dono lhe diz. Qual coitadinho...aposto que bicho mais feliz não existe! ;) E esperto! ;) Pq a situação potencia o desenvolvimento de uma esperteza diferente, ;). O seu canito faz aquilo que eu chamo "trabalho de detective", ;).

Desculpem o entudiasmo, mas fico sempre contentíssima da vida qd constato situações como esta, em que o bobita (seja canito, passarito ou humanito, :D :lol: ) não é tratado como inferior ou desgraçadinho só pq lhe falta um sentido. Parabéns pela coragem de se adaptar ao seu bobita e de o ajudar a adaptar-se sem fazer dele um verdadeiro coitadinho (pq esses tb existem, derivados do tratamento de pobrezinho que lhes foi/é dado).

:D :D :D :D :oops: :oops:
-firmuga-
Membro
Registado: sábado ago 14, 2004 5:19 pm
Localização: 1 cão - Golden Retriever; 2 tartarugas de faces rosadas
Contacto:

segunda dez 13, 2004 11:23 am

Eu costumo dar pão ao meu cão... Ele adora... Mal houve o barulho da caixa onde está o pão vem logo a correr... :lol: Ele adora pão e fruta... São as perdições dele...
Não é um Dálmata, é um Golden Retriever, mas acho que neste caso não deve haver diferenças... :roll:
Mas, já ouvi dizer que o pão faz mal aos cães, por causa do fermento (acho)...
Responder

Voltar para “Cães”