Gato branco, gato especial?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta dez 01, 2004 1:22 pm

eu não posso dizer que os gatos brancos sejam diferentes dos outros em termos de morfologia. aliás. a cinderela é muito frágil, enquanto o pinóquio é um gatarrão :lol:
mas se considerar apenas a cinderela, penso que os gatos brancos podem apresentar algumas "fragilidades" particulares. ela é branca de olho azul muito claro. sempre foi muito frágil e elegante. até acho que sem o casaquinho, ficava tipo coelho. sofre de uma otite crónica num ouvido e por vezes, aparece com os olhos cor de rosa. a vet, uma vez, disse que estavam inflamados. só a parte exterior. além disso, ela sempre foi muito sossegada. se lembrar que ela era uma gata brava, que custou imenso a apanhar mas que se adaptou, literalmente, de um dia para o outro :D
conclusão... terão os gatos brancos alguma predisposição para as doenças?
anjjazul
mary14600
Membro
Registado: domingo out 31, 2004 10:48 am

quarta dez 01, 2004 3:22 pm

eu axo que n tem nada haver por ser branco porque qualquer gato pode ser fragil e ter varias doenças por acaso conteceu que o gato era branco
quatro_patas
Membro Júnior
Registado: sexta abr 23, 2004 2:26 pm

quinta dez 09, 2004 5:45 pm

mary14600 Escreveu: eu axo que n tem nada haver por ser branco porque qualquer gato pode ser fragil e ter varias doenças por acaso conteceu que o gato era branco

Boas,

eu tenho 8 gatos brancos e adoecem tanto como os outros que não são brancos, por isso a cor nada tem a ver.
maedotobias
Membro
Registado: terça jul 13, 2004 11:05 am

quinta dez 09, 2004 6:08 pm

Este topico é mto interessante.

Fiz uma pequena pesquiza na net e encontrei que os gatos brancos de olho azul tem tendencia a serem surdos... os que tem só 1 olho azul normalmente são surdos do lado do olho azul.

A cor tb tem a ver com os Cromossomas X e Y, daí q existe poucas femeas laranjas e q os gatos machos com 3 cores para alem de serem quase geneticamente impossiveis, não podem procriar.

Teresa
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

quinta dez 09, 2004 6:58 pm

os gatos brancos tem tendencia a serem surdos (expecialmente os de olhos azuis).. mas o mmo acontece com os caes exemplo dos dalmatas.. de resto sao tao robustos como qq gato..
Tita_
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:56 pm
Localização: 1hamster 3gatos 1cao 1tartaruga 1papagaio 1chinchila

segunda dez 13, 2004 7:57 pm

nca ouvi nda disso..se e' vdd ou nao, nao sei, mas penso k n ha qlq diferença entre um gato branco e outro qlq, apenas na cor do pelo, n vejo razoes pa serem mais frageis..
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

terça dez 14, 2004 3:06 pm

Sempre ouvi dizer que os gatos brancos tinham mais tendência a adoecer do que os de outras cores. Agora, se isto tem fundamento, não faço ideia. Sei que muitos são surdos e que se queimam facilmente ao sol (tal como as pessoas com pele mais clara), pelo que se deve colocar protector solar nas pontas das orelhas.
xana_Igor
Membro Júnior
Registado: terça dez 14, 2004 3:31 pm

terça dez 14, 2004 3:44 pm

Sim, é preciso ter muuuito cuidado com os gatinhos brancos e o sol, pois pode fazer-lhes muito mal ás orelhitas e nariz!! Muito cuidado mesmo !!!
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça dez 14, 2004 7:48 pm

Sim, é preciso ter muuuito cuidado com os gatinhos brancos e o sol, pois pode fazer-lhes muito mal ás orelhitas e nariz!! Muito cuidado mesmo !!!
a mãe da cinderela tb. era toda branca. era uma gata vadia. andava sempre com as orelhas feridas. a cinderela, apesar de bebé, tb. as tinha queimadas.
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 14, 2004 8:09 pm

Olá Anja.

O gato da minha filha, o Peewee também é branco, ou por outra tem muita incidência na cor branca e o sacrista adora estar ao Sol. Já avisei a minha filha para ter cuidado com os raios Solare, então a vet lá lhe indicou o que haveria de aplicar nas orelhas e no outro dia chego lá e o palerma do gato estava a esfregar as patas nas orelhas e a lamber a pata :o . Bem... entrou em diarreia mas felizmente não foi nada grave e a Vet até pensa que nem tenha sido da pomada mas sim da alteração da ração ;).

Quanto aos brancos...eu noto (pode ser ideia minha...) que são bem maiores que os outros. Pelo menos por estes lados... todos os que vejo de cor branca são uns monstrinhos muito interessantes... :D :lol: .

O Peewee está quase com 7 kilos e não é gordo. É possante, enorme. Ainda só fez 7 meses e não é castrado ;) .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano

terça dez 14, 2004 8:19 pm

quanto ao tamanho, depende. o pinóquio, quando o abandonaram, tinha uns 3 meses. pensei que já fosse adulto :oops: hoje, é um gatarrão :lol: a cinderela é uma princesinha, não muito pequena, mas sempre esguia, apesar de esterelizada. noto que anda sempre com os olhos inflamaDOS. SERÁ IMPRESSÃO MINHA?
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça dez 14, 2004 8:28 pm

anjjazul Escreveu: noto que anda sempre com os olhos inflamaDOS. SERÁ IMPRESSÃO MINHA?
Pode ser, pode não ser... :? Tem de ir vendo, atempadamente...

E lá vamos nós ao Peewee...foram 81€ numa consulta veterinária, medicamento e análise da tão famosa "lágrima" (normal :evil: ) que de normal não tinha nada... está com uma conjuntivite e a análise da lágrima é para determinar que tipo de colírio e antiibiotico deve ser aplicado pois os antibioticos anteriores de nada resultaram... :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Blixa
Membro
Registado: domingo mai 04, 2003 10:57 pm

sexta dez 17, 2004 8:33 pm

Os gatos brancos, além de mais propensos a queimaduras solares, têm tendência a sofrer de uma anomalia do sistema imunitário, chamada granuloma eosinofílico.
Quanto à surdez, devo dizer que conheço mais de 10 gatos brancos (de origens diferentes) e apenas um é surdo. Nenhum tem olhos azuis. Isso de gatos com olhos de cores diferentes só serem surdos do lado do olho azul nunca ouvi falar. Acho estranho.

Gatos machos tricolores são tão possíveis como mulheres hemofílicas. Apenas porque são uma característica associada ao sexo. São raríssimos, mas existem. As gatas amarelas (cor também associada ao sexo) já foram mais raras do que agora (pelo menos, cada vez vejo mais gatas amarelas). Para haver surgir um macho tricolor, basta haver uma colónia pequena com muitos cruzamentos consanguíneos. Claro que tem de haver gatas tricolores na colónia.
anjjazul
Membro Veterano

sexta dez 17, 2004 10:07 pm

têm tendência a sofrer de uma anomalia do sistema imunitário, chamada granuloma eosinofílico
:?: :?: :?:
a joana teve um granuloma debaixoda língua. não sei se é a mesma coisa. era siamesa
anjjazul
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça dez 28, 2004 12:39 am

Olá sou nova aqui e ja me fartei de dar bitaites mas realmente apesar de achar que nunca iria escrever em foruns, houve algumas situações em que não resisti e esta é uma delas.
Os gatos brancos são exactamente iguais a todos os outros... em tudo. A situação da surdez é a seguinte: todos os gatos brancos poderão ser surdos de olhos cobre ou de olhos azuis. O gene da surdez está normalmente associado ao gene da cor do pêlo. No entanto há muitos gatos brancos em que essa associação não existe, pois por qualquer razão já foi despistada. De qualquer forma, se os dois progenitores forem brancos surge esse risco. Eu tenho 4 persas brancos e nenhum deles é surdo, já aconteceu, que sem a minha autorização o meu macho branco cruzou uma fêmea minha branca e nenhum dos bébés nasceu surdo, mas á que evitar esse cruzamento, pois a probabilidade é maior. Se um dos progenitores for de outra cor normalmente não nascem surdos. penso que uma das razões de se dizer que os gatos brancos de olhos azuis nascem surdos é porque para nascer um gato de olhos azuis normalmente têm que se cruzar dois persas brancos e, aumenta-se aí a probabilidade de nascerem surdos. Mas há gatos brancos de olhos azuis e de olhos cobre surdos , mas também os há sem serem surdos.Realmente os gatos mais claros como é dito por alguns foristas são mais sensíveis ao sol. Uma curiosidade: o gato de pêlo branco esconde sempre em termos de decendência outra côr que normalmente se manifesta por uma mancha na cabeça dessa côr que transmite e, que desaparece com o tempo , normalmente na primeira muda de pêlo. Espero ter contribuido, com algo novo e tem sido muito divertido escrever neste fórum. Estou a ficar um pouco forumdependente... :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”