gato e cadela juntos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
simba
Registado: segunda abr 29, 2002 11:54 pm

quarta nov 10, 2004 9:07 pm

Gostaria que alguém me ajudasse a solucionar um problema que tenho em casa.
tenho um gato macho com 3 anos e agora adoptei uma cadela labrador de 1 ano e meio, mas o meu gato não está a aceitar esta nova realidade!
por enquanto a cadela tem ficado no terraço e o gato em casa mas gostaria que os dois se dessem bem. como hei de fazer para o meu gato aceita-la? como é feita a sociabilização entre dois animais já adultos? sobretudo quando o gato é "o dono da casa" e a cadela a "intrusa"?
entretanto o meu gato está infectado com FIV. será perigoso para ele ter contacto com outro animal que vai à rua?
por favor ajudem-me porque gostaria de fazer o melhor pelos dois.
obrigado!
ana
lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta nov 11, 2004 9:58 am

Eu tenho a situação inversa adoptei uma gata adulta qundo já tinha uma cadela adulta. No inicio também as separei depois comecei a juntá-las lentamente, mas apesar de já terem passado 3 meses as coisas ainda não correm lá muito bem. A gata sempre que a cadela passa perto dela e às vezes até a persegue, bate-lhe e bufa-lhe, a minha sorte é que a cadela vai embora s/ reagir (não sei até quando). Estou convencida que as minhas nunca vão ser grandes amigas, mas se os bufadelas diminuissem ficava contente, não é uma situação simpática.

Uma coisa importante é cortar as unha à gata. E muita paciência.

Em relação à doença da gatinha não conheço os meios de transmissão mas penso que não afecta os cães.
paulassantos
Membro
Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes

quinta nov 11, 2004 12:31 pm

Olá

Eu já tinha a Natasha quando adoptei o Felix, filho de gata de rua. Ele tinha tudo contra cães, pois no sitio onde vivia há dois cães que perseguem os gatos vadios e literalmente estraçalham-nos.
Um irmão do felix morreu assim, pouco antes de ele vir para cá.
Noprincípio a Tasha muito curiosa só queria cheira-lo e ele bufava, dava patadas e fugia.Mas poucos dias depois, e desde que a distância de segurança nã fosse quebrada, já se toleravam. Tenho uma foto dessa altura no album. Agora já está tudo bem. Quando a Tasha vem da rua ele cheira-a toda; às vezes quando os mais pequenos o arreliam, ele foge deles e vai dar umas patadas no focinho da cadela, mas sem unhas. Uma alegre familia :roll: :)
<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

quarta dez 15, 2004 9:52 am

Olá:
A minha experiencia é parecida a Becas uma cadelinha, veio para casa quando a Bibi (a gata) tinha 3 anos e é sempre assim a Bibi bufa, dá patadas a Becas cheira-lhe lambe-lhe a cara mas a Bibi nao quer saber e foje, nao se dão bem, mas agora passado quase 1 ano já a Bibi está a tolerar a Becas e estão a dar-se melhor mas acho que nunca vao ser amigas do peito, agor anunca as deixo juntas quando nao estou em casa, mas quando estou nao há problema, sabe os gatos fojem por onde querem, sobem à mesas e sentem-se seguros aí, portanto deixe-os juntos mas sempre com supervisao por perto quando sair separe-os.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta dez 15, 2004 5:47 pm

Olá!

Eu sou de opinião que os animais entendem-se melhor quando estão sozinhos, isto porque na presença dos donos há sempre um sentido de posse do animal em relação ao dono, ou seja, o ciúme!

Portanto eu se fosse a si deixava-os com bastante espaço, leia-se divisões, para os dois terem o seu território e definirem isso entre eles ;)

Eu já tive vários gatos e cães a conviverem na mesma casa e esse método deu resultado...

Se o seu cão não é daqueles que "come gatos ao pequeno almoço" acho que não vai haver problemas, eles evitam os conflitos, não são como nós os humanos ;)

Boa sorte

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
lecas
Membro Veterano

quinta dez 16, 2004 9:39 am

Olá

Isso é o que faço c/ as minhas e nunca houve problemas. Estou convencida que nem se juntam.
biboquinhas
Membro Veterano

quinta dez 16, 2004 11:13 am

Eu nunca os deixava sozinhos sem supervisão, a Becas como tem a mania de correr atrás da gata, para brincar é certo, mas isso só provoca medo à gata e assim nunca se chega a lado nenhum, com supervisão podemos ralhar com a cadela e nao permitir que ande atrás da gata. a gata pode apanhar medo à cadela e isso nao quero.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lecas
Membro Veterano

quinta dez 16, 2004 11:46 am

Olá

No meu caso é a gata que bate na cadela e ela ignora-a.

Nos primeiros tempos, também as deixei separadas quando não estavamos em casa e depois comecei a deixá-la por periodos pequenos de tempo que fui aumentando. Mas tenho consciência que se calhar nunca se vão dar bem, em relação à cadela que tenho desde de bébe e que foi criada c/ um gato sei que se dá bem c/ eles, agora a gata que adoptei recentemente, já adulta não sei o seu passado e não me pareceu justo ter a cadela fechada quando estava habituada a ter casa toda aberta.

Nestes 3 meses que deixo tudo aberto às duas nunca houve n/ um arranhão.

Como espero ter as duas muitos anos comigo, podem não se amar mas vão ter aprender a suportar-se.

Mas claro que cada caso é um caso.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 16, 2004 12:03 pm

biboquinhas Escreveu: Eu nunca os deixava sozinhos sem supervisão, a Becas como tem a mania de correr atrás da gata, para brincar é certo, mas isso só provoca medo à gata e assim nunca se chega a lado nenhum, com supervisão podemos ralhar com a cadela e nao permitir que ande atrás da gata. a gata pode apanhar medo à cadela e isso nao quero.
Na minha modesta opinião, e por experiência falo, isso é a pior coisa que se pode fazer a um animal, ralhar em benefício de outro... Claro que não estou a falar em casos de agressão forte e feia! Mas os pequenos arrufos elas sabem resolver sozinhas, e acredite, não é o ficar totalmente sem supervisão, tente por exemplo desaparecer da vista deles mas ficar a espreitar por uma janela por exemplo... sempre sem ser vista para que não existam ciúmes de parte a parte ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
biboquinhas
Membro Veterano

segunda dez 20, 2004 4:09 pm

se eu deixo a cadela sozinha ela vai logo para cima da cama e enxota a gata da cama, nunca a deixa estra sossegada num sitio, se a gata está no meu colo a cadela vai lá e faz com que a gata se vá embora do meu colo para ela lá ficar, agora já vão ficando as duas no meu colo uma na ponta do pés a a outra na outra ponta, a cadela tb tem a mania de ir à areia do wc da gata e comer cóco se lá houver fazer asneiras enfim. Eu acho que se deve ralhar sim se uma delas fizer asneira, nem a cadela deve enxotar assim a gata (há espaço para as duas na cama prq nao podem conviver as duas), nem a gata de arranhar a cadela se nao tem motivos para isso, só de a cadela chegar ao pé a gata já bufa e lhe lança a pata, nesta situação nao há condições para as deixar sozinhas sem supervisão isso nunca só iria piorar as coisas, a meu ver e na minha situação especifica.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Flora
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 2:02 pm
Localização: 3 gatos(Pirilampo,Jasmim e Nina) e 3 peixes(Shizuka,Silver e Preta)
Contacto:

terça dez 21, 2004 4:35 pm

bem, eu ja tive um caso parecido... mas ao contrario.

neste caso o meu cao é que era o "dono da casa" e a minha gata é que era a "intrusa".

eles ao principio andavam á bulha, mas a minha gata nao saia da casota e o meu cao so rosnava e mostrava os dentes...

agora a relaçao entre eles e de submissao(os gatos para o cao).

tive um outro caso mas de amizade.

neste caso em vez de ser uma gata era um gato. um dia o Oliver perdeu-se e o bobby encontrou-o ferido e trouxe-o para casa.

nestes dois casos nenhum dos "individuos" apresentavam doenças.

no seu caso eu acho que era melhor perguntar ao vet.
Responder

Voltar para “Gatos”