Não sei o que fazer :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta dez 16, 2004 3:32 pm

Olá pessoal...

Gostaria de saber se alguém tem uma femea e um macho juntos na mesma gaiola.... é que já a alguns dias que tenho verificado que o woody morde a winkie na nuca ( e dai tudo normal) e de vez em quando tenho que separá-los pois o woody fica a tarde toda a * :oops: e eu sei que a winkie não quer pois quando ela consegue sair começa a fugir dele e a fazer aquele som quando tao nervosos e quando abro a gaiola ela salta logo para os meus braços a lamber-me. mas o que mais me custa é que ela tem a nuca em carne viva :cry: :cry: (agora já está a sarar). e agora já tenho os dois separados, um na gaiola e outro na transportadora (é grande) e depois vou alternando de maneira que eles não se encontrem. Quanto tempo vai durar isto? os vossos também são assim? é normal ser tão violento, mesmo que ela ainda não esteja em cio? o que faço? não suporto ver a winkie assim :cry:

Obigado :cry:
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quinta dez 16, 2004 3:49 pm

Olá Kahoro,

Esta é a altura do cio nos machos. No entanto, eles cobrem as fêmeas quando estas estão receptivas. Caso contrário, elas debatem-se, virando as costas para o chão e dando com as patas no focinho do macho. Poderá também acontecer que a fêmea seja muito submissa e o macho poderá interpretar isso como um sinal (acontecia com a Peludinha). Assim sendo, tens 2 hipóteses: a castração do macho ou separá-los.

O cio nos machos poderá demorar meses.

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kahoro
Membro Veterano
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta dez 16, 2004 4:08 pm

Olá Imv,

tadinha ela debate-se e muito :( entretanto vou mante-los separados. vou ponderar a questão de ir à faca :?
se o woody for castrado ele para de fazer isso? eu pensei que continuasse :roll:

Obrigado.
lmv
Membro Veterano
Registado: quarta out 22, 2003 3:37 pm
Localização: 2 Furões (Minki e Pompom) e 1 cão maluco chamado Blue :)
Contacto:

quinta dez 16, 2004 4:56 pm

Depois de castrado, passa-lhe. No entanto, não te esqueças que só o deverás fazer após ter feito 8 meses (+-), por causa de complicações de saúde que possa vir a ter num futuro próximo.

Um abraço,

Luis V.
<p>Webcam Online - <a href="http://homepage.oniduo.pt/reinodosfuroe ... lternativo - <a href="http://reinodosfuroes.no.sapo.pt">http://reinodosfuroes.no.sapo.pt</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta dez 16, 2004 7:41 pm

lmv Escreveu: Depois de castrado, passa-lhe. No entanto, não te esqueças que só o deverás fazer após ter feito 8 meses (+-), por causa de complicações de saúde que possa vir a ter num futuro próximo.
Fui hoje com o Opale fazer o reforço anual da esgana. A vet foi de opinião de lhe dar só a Nobivac Puppy DP, por ser a que menos reacções lhe poderia causar devido a vacinar só contra a Distemper e a Parvovirose, enquanto a DHPPi inclui mais a Hepatite e Influenza.
O Opale fez um furor no H.V.P quer com as empregadas, quer com os clientes, curiosos a querer informações sobre que bichinho era aquele...
Um dos pontos que conversei com a vet foi sobre a castração demasiado cedo. Os vets estão cada vez mais convencidos que o problema com as glândulas adrenais é que ao serem retiradas as glândulas sexuais muito novos, provoca que as adrenais as substituam. Ou seja, estas últimas, além das suas tarefas habituais ainda vão fazer as que competiam às outras que foram retiradas. Resulta que essa sobrecarga é que poderá ser a causa de futuros problemas.
Elsinha
Membro Júnior
Registado: segunda nov 01, 2004 4:44 pm
Localização: 1 cão, 1 melro, 2 coelhos, 4 tartarugas, 6 peixes e 2 furões

quinta dez 16, 2004 10:13 pm

Olá Kahoro,
apesar de ser muito nova nestas coisas de furanitos o que é certo é que eu tenho um macho e uma femea juntos na mesma gaiola, o que acontece é que a femea já nao tem pelo no lombo, mas nao tem feridas.
Eles já vieram juntos para mim e achei por bem nao os separar, mas noto que ele agora trinca mais nela, deve estar a entrar no cio e se calhar tambem vou ter que os separar.
Não consigo pensar em leva-lo à faca... :o
Beijinhos e furinhos de nos os tres!!!
Marli26
Membro
Registado: terça nov 30, 2004 1:34 pm
Localização: Furões-Donatello,Mina e Enzo (Xereta & Mel in memoriam e alguns Beija-Flor e hóspedes
Contacto:

sexta dez 17, 2004 12:10 am

MHZ, de vacinas podemos falar, (né Moya :lol:), já que ninguém que não seja vet pode vacinar seu proprio furão.

Aqui no Brasil, a vacinação ocorre da seguinte forma

Extraido de http://www.petsuper.com.br/orientacaoferret.htm
VACINAÇÃO O Ferret deve ser vacinado contra duas doenças: a Cinomose e a Raiva. O único profissional habilitado para examinar e vacinar seu animal é o Médico Veterinário.
A Cinomose é transmitida pelo cão e é 100% fatal em Ferrets. O Ferret é também aproximadamente 200 vezes mais sensível à infecção pelo vírus da Cinomose que o cão. Esse vírus tem capacidade de ficar no ambiente em condições de causar a doença por alguns meses. NÃO LEVE SEU FERRET PARA PASSEAR ATE QUE ELE ESTEJA COM SEU ESQUEMA DE VACINAÇÃO COMPLETO. CONSIDERA-SE O ESQUEMA COMPLETO 30 DIAS APÓS A ÚLTIMA DOSE DE VACINA.
Seu filhote já recebeu uma primeira dose de vacina contra cinomose nos Estados Unidos, por volta da 6a semana de idade. Para mantê-lo saudável, É IMPERATIVO que você continue o esquema vacinal junto a seu veterinário da seguinte forma:
10a semana de idade = 2a dose da vacina contra Cinomose;
14a semana de idade = 3a dose de vacina contra Cinomose;
18a semana de idade = 4a dose de vacina contra Cinomose;
20a semana de idade = vacina contra Raiva;
Revacinar anualmente contra Cinomose e contra Raiva.
A vacina contra Cinomose que seu Ferret receberá NÃO É A MESMA UTILIZADA PARA A IMUNIZAÇÃO DE CÃES! NÃO VACINE SEU FERRET COM VACINAS POLIVALENTES PARA USO EM CÃES! A vacina recomendada é a monovalente, produzida a partir de vírus vivos modificados avianizados. Esta vacina é produzida somente pela Fort Dodge Saúde Animal®: Galaxy C ou duramune D.
A vacina contra raiva que seu Ferret receberá é a Rabisin® da RhodiaMerieux®. E uma vacina inativada e é a única aprovada para uso em Ferrets disponível no mercado.
NÃO PERMITA QUE SEU FERRET RECEBA VACINAS DIFERENTES DAS MENCIONADAS AQUI!
O Ferret também é suscetível ao vírus da gripe humana. Evite o contato de seu animal com pessoas gripadas, principalmente se seu animal for jovem: nesta idade, a doença pode ser fatal

Isto no Brasil, agora nem sei se esgana é o mesmo que cinomose.

Outra coisa MHZ, sei que a Moya já me respondeu que só agora estão a compilar dados, mas era fundamental ter contato com as pessoas que criam furões há decadas, nem que fosse para caça, os que jamais foram castrados, para saber em que condições e com quantos anos morreram.

Eu concordo com sua vet, pois eu mesma tenho essa suspeita, de que a castração, a falta de função hormonal sobrecarregue outros orgãos.

Aos que pensarem porque os cientistas, nada disseram até hoje sobre isso, lembrem do aspecto comercial que impera no mundo. Em paises como o Brasil se os furões não vierem castrados eles não entram, ou seja se documentarem isso, estaram perdendo o :evil: US$ :evil:

Marli
MHZ
Membro Veterano

sexta dez 17, 2004 2:36 am

Marli,

O nosso calendário de vacinas é diferente do vosso, assim como as vacinas. Pode lê-lo neste link:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11889
Mas já há vacinas próprias para ferrets e vocês aí, em princípio, não deveriam ter problemas em obtê-las. Isso implicaria muito menos riscos com choques anafilácticos.

E sobre cardiomiopatia , o forista LordOfRings colocou algumas informações, bem no fundo da página:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=13564

E aqui também me parece que há muito boas informações sobre eles:

http://www.ferretuniverse.com/health/cardiomyopathy.asp

E esgana é o mesmo que cinomose.
E os furões usados para a caça duram poucos anos. A alimentação que lhes dão é má, sopas de pão com leite e ovos. E quando deixam de servir para os coelhos, muitos donos matam-nos.
Alguns vets estão a pensar que a alimentação que têm dado aos furões domésticos, não tem sido a melhor para eles. E será também um motivo a acrescentar à tendência que eles têm em fazer neoplasias. Estima-se que nos E.U cerca de 50% dos furões têm câncer.
O estudo que li diz que eles na natureza comem essencialmente carne (proteína animal) e gordura. Ou seja têm uma alimentação constituída por um alto nível de proteínas ANIMAIS e gorduras e baixo em carbohidratos e fibras. E as rações que utilizam têm muitas vezes alto teor de proteínas mas de origem VEGETAL e altos valores de carbohidratos e fibras.
E além disso, os seus donos oferecem-lhes muitos prémios ricos em açúcar (carbohidratos). Que além do mais lhes provoca cáries.
Os carbohidratos são necessários na ração deles devido a serem os processadores dos croquetes secos mas junto com os prémios, excedem os valores que eles deveriam ter.
Por outro lado eles têm um cólon curto, apresentam uma reduzida capacidade de absorção e não têm cego, o que dificulta o processamento dos carbohidratos mais complexos.
E pensam que uma dieta alta em carbohidratos, estimula a produção de insulina por parte do pâncreas e consequentemente favorece o aparecimento de insulinomas.
Por outro lado níveis elevados de fibras podem provocar inflamações gástricas que pode induzir a outros tipos de cancro.
E elevados níveis de minerais também lhes são prejudiciais porque podem causar urolitíase (pedras nos rins).
E este estudo chega à conclusão que a base da alimentação deles é um factor muito importante e recomenda que os principais ingredientes sejam de origem Animal, com alta quantidade de proteína e baixa em carbohidratos e fibras.
Recusa completamente ração de cães.
Pelo que pude perceber, os alimentos mais recomendados, são:
Wysong Archetype I; Mazuri Ferret Diet, Wysong Archetype II, Innova feline
cebolinha_girl
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 8:59 pm

sexta dez 17, 2004 9:30 am

Kahoro os Woody ainda nao tem os 8 mesinhos ainda teras de esperar mais um mesinho :roll: enquanto isso sera mesmo conveniente mante-los separados ou em vez de ir o Woody esterilizavas a Winkie.. possivelmente vou "fazer" a esterilização á minnie para que eles possam andar sempre juntinhos e o cheirinho diminua ;) os narizinhos das maes sao tramados :roll:
Beijinhos e as melhoras da Winkie
MHZ
Membro Veterano

sexta dez 17, 2004 10:49 am

Cebolinha girl

Esterilizar só a menina não vai chegar porque no cio o macho vai querer montá-la mesmo assim (parece que eles não são esquisitos... :p ) e acaba por a magoar.
Kahoro
Membro Veterano
Contacto:

sexta dez 17, 2004 11:09 am

MHZ Escreveu: Esterilizar só a menina não vai chegar porque no cio o macho vai querer montá-la mesmo assim (parece que eles não são esquisitos... :p ) e acaba por a magoar.
pois é só a winkie não dá, e o woody era dois em um = cheiro + cio ...

sim eu sei que só depois dos 8 meses (eu sou uma mãmã muito consciente :) ) , talvez lá pa fevereiro. entretanto vou mante-los separados. mas quando os solto pela casa, solto-os juntos, pois o woody fica demasiado ocupado a redecorar a casa com as borrifadelas especiais :lol: :lol: e a winkie sempre tem mais espaço pa fugir ;)
obrigado pela a ajuda :D
Elsinha
Membro Júnior
Registado: segunda nov 01, 2004 4:44 pm
Localização: 1 cão, 1 melro, 2 coelhos, 4 tartarugas, 6 peixes e 2 furões

quinta dez 30, 2004 10:59 pm

Oi pessoal e seus peludinhos!!!
Pois é acho mesmo que o Jordan entrou no cio, está cada vez mais agressivo e territorial, já o separei da Sasha, mas quanto tempo irá isto durar? Poderei voltar a juntá-los novamente? É que eu não queria castrar o Jordan, pois esperava que lá para 2006 pudesse ter peludinhos pequeninos.

Beijinhos e furinhos da malta cá de casa!!!
MHZ
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 11:35 pm

Parece que eu com o Opale sou uma sortuda. Nem em cio ele fica agressivo. Lá marcar território, dessa não escapo...
Eu tenho ideia que o cio do Opale costuma parar breve mas o Imv diz que o cio deles não para tão cedo. E ele é que tem experiência em criação de furanitos, logo...
O melhor mesmo é rodearmo-nos de cheirinhos. ;)
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta dez 31, 2004 12:00 pm

Olá!

O Diego ainda não entrou em cio e continua junto com as meninas. Não se mostra agressivo, embora às vezes tente montar quer uma quer outra (e a Nina está está esterilizada, daí ser fácil verificar que para eles é-lhes indiferente a fêmea estar ou não receptiva). No entanto, estas "montadelas" são simbólicas, típicas do meninão, e são mais brincadeira que outra coisa - pelo menos por enquanto. De resto, a Nina e a Dotty aderem à brincadeira, rolando de costas e mordendo também, e acabam os três numa bola de pêlo reboluda!
Nenhuma delas tem marcas de dentinhos no pescoço. Por enquanto considero-me uma sortuda, pois cio é coisa que ainda não passou por cá, e tudo corre dentro da maior normalidade.
Talvez contribua para isso o facto de os meus pequenos viverem ao ar livre, apenas com a luz do dia.
Seja como fôr, já está preparada uma gaiolona para mudar as meninas assim que seja necessário.
Responder

Voltar para “Furão”