MHZ, de vacinas podemos falar, (né Moya

), já que ninguém que não seja vet pode vacinar seu proprio furão.
Aqui no Brasil, a vacinação ocorre da seguinte forma
Extraido de http://www.petsuper.com.br/orientacaoferret.htm
VACINAÇÃO O Ferret deve ser vacinado contra duas doenças: a Cinomose e a Raiva. O único profissional habilitado para examinar e vacinar seu animal é o Médico Veterinário.
A Cinomose é transmitida pelo cão e é 100% fatal em Ferrets. O Ferret é também aproximadamente 200 vezes mais sensível à infecção pelo vírus da Cinomose que o cão. Esse vírus tem capacidade de ficar no ambiente em condições de causar a doença por alguns meses. NÃO LEVE SEU FERRET PARA PASSEAR ATE QUE ELE ESTEJA COM SEU ESQUEMA DE VACINAÇÃO COMPLETO. CONSIDERA-SE O ESQUEMA COMPLETO 30 DIAS APÓS A ÚLTIMA DOSE DE VACINA.
Seu filhote já recebeu uma primeira dose de vacina contra cinomose nos Estados Unidos, por volta da 6a semana de idade. Para mantê-lo saudável, É IMPERATIVO que você continue o esquema vacinal junto a seu veterinário da seguinte forma:
10a semana de idade = 2a dose da vacina contra Cinomose;
14a semana de idade = 3a dose de vacina contra Cinomose;
18a semana de idade = 4a dose de vacina contra Cinomose;
20a semana de idade = vacina contra Raiva;
Revacinar anualmente contra Cinomose e contra Raiva.
A vacina contra Cinomose que seu Ferret receberá NÃO É A MESMA UTILIZADA PARA A IMUNIZAÇÃO DE CÃES! NÃO VACINE SEU FERRET COM VACINAS POLIVALENTES PARA USO EM CÃES! A vacina recomendada é a monovalente, produzida a partir de vírus vivos modificados avianizados. Esta vacina é produzida somente pela Fort Dodge Saúde Animal®: Galaxy C ou duramune D.
A vacina contra raiva que seu Ferret receberá é a Rabisin® da RhodiaMerieux®. E uma vacina inativada e é a única aprovada para uso em Ferrets disponível no mercado.
NÃO PERMITA QUE SEU FERRET RECEBA VACINAS DIFERENTES DAS MENCIONADAS AQUI!
O Ferret também é suscetível ao vírus da gripe humana. Evite o contato de seu animal com pessoas gripadas, principalmente se seu animal for jovem: nesta idade, a doença pode ser fatal
Isto no Brasil, agora nem sei se esgana é o mesmo que cinomose.
Outra coisa MHZ, sei que a Moya já me respondeu que só agora estão a compilar dados, mas era fundamental ter contato com as pessoas que criam furões há decadas, nem que fosse para caça, os que jamais foram castrados, para saber em que condições e com quantos anos morreram.
Eu concordo com sua vet, pois eu mesma tenho essa suspeita, de que a castração, a falta de função hormonal sobrecarregue outros orgãos.
Aos que pensarem porque os cientistas, nada disseram até hoje sobre isso, lembrem do aspecto comercial que impera no mundo. Em paises como o Brasil se os furões não vierem castrados eles não entram, ou seja se documentarem isso, estaram perdendo o

US$
Marli