Até que ponto é que o lop nos dá garantias de que o cão é filho de quem dizem ser?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta dez 15, 2004 11:52 pm

turquesa Escreveu: compra-se um cão com lop e no lop vem a descendência do cão.O que eu pergunto é quem nós prova que o cachorro é efectivamente filho daqueles campeões?
.Infelizmente aqui em portugal,os lops baseam-se na palavar dos criadores enquanto que na Alemanha já se exigem testes de paternidade e maternidade aos bebés e aos pais,avós e bisavós para se poder efectuar o registo.

Agora pergunto,temos alguma garantia de que o cachorro descende daqueles progenitores,além de um simples papel?
:?:
Antes de mais, o que vem no LOP é a ASCENDENCIA e não a descendencia do cachorro.
Em segundo lugar, os testes de parternidade, de DNA estão disponiveis em Portugal há muito tempo, ninguém está e para os fazer, quando o que as pessoas só querem é cães ao preço da chuva, e para além do mais, quando o proprio CPC tb não quer saber disso para nada.
A verificaçãode ninhadas, limita-se a registar se a mãe é a cadela reportada e o numero de cachorros reportado é o que está na ninhada e nada mais.
Em terceiro, Tem a certeza do que diz? Que na Alemanha só se registam cachorros com testes de paternidade? Pais, avós etc....? Uhm... nunca tal ouvi.
Depois, quem cria de forma séria, não tem que esconder quem são os pais da ninhada nem fazer falcatruas.
Garantias, só mesmo com o tal DNA e mesmo assim, não é a 100 p.c.

Isabel
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta dez 17, 2004 12:52 am

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 16, 2006 10:36 am, editado 1 vez no total.
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta dez 17, 2004 12:16 pm

anafil Escreveu: na Alemanha não são para brincadeiras, livra.

devia ser assim, exigir o exame de DNA para ter o lop definitivo, era meio caminho para acabar com as aldrabices de gente sem escrúpulos.
Mas também tem de se lembrar que nesse país

1. os clubes de raça certificam 1º os reprodutores, que teem obrigatoriamente de passar em testes veterinários e provas de carácter e/ou de trabalho, antes de serem classificados como tal

2. os reprodutores apenas podem efectuar "x" cobrições anuais (machos) e "y" ninhadas durante a vida completa (fêmeas), sob penalidade de tudo o que saia fora desses parãmetros não ser registado pela canina

3. as cobrições devem certificadas/registadas com testemunho de delegados dos clubes de raça

4. as ninhadas são inspeccionadas num prazo após o parto, por delegado da canina, que marca (não sei se com chip ou tatuagem) cada cão

5. existe um mapeamento dos códigos genéticos em base de dados, que permite a certificação da progenitura

Claro que esta organização atingiu-se após décadas de trabalho em prole da canicultura, muita responsabilidade e vontade dos envolvidos.
Os custos são elevados, por isso é que os preços de uma simples cobrição por vezes excedem, na Alemanha, o custo de um cachorro cá no nosso "rectângulo" ....

Em Espanha a raça Bullmastiff já está a trabalhar bem, no encaminhamento deste tipo de controles, mas apenas uma criadora o faz de forma sistemática e rigorosa...

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

sexta dez 17, 2004 12:30 pm

amigo Mário, posso tratá-lo por amigo?

os alemães são disciplinados por natureza, eu já lá estive duas vezes, e as diferenças são abismais, chega uma altura em que nos sentimos indígenas... é verdade. os latinos têm muita coisa boa a absorver dos povos mais evoluídos, temos que encarar a verdade.

a descrição que me fez só demonstra uma coisa, a importância que a raça, a definição de raça, tem para eles. deu-me a ideia que a preservação da raça enquanto características específicas é o mais importante. e deviamos pensar nesse exemplo.

vamos ver se os nossos canicultores começam a absorver alguma informação... pode ser que daqui a uns anos...
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta dez 17, 2004 2:33 pm

anafil Escreveu: amigo Mário, posso tratá-lo por amigo?

...os latinos têm muita coisa boa a absorver dos povos mais evoluídos, ...
....vamos ver se os nossos canicultores começam a absorver alguma informação... pode ser que daqui a uns anos...
estás à vontade... quem vem por bem ....e gosta de cães ... e se esses mesmos canitos são boxers :lol:

todos temos a aprender uns com os outros ... e olha que nem tudo é perfeito na deustchlandia ..... por lá, há uns anitos, saíu legislação restritiva à posse de cães de determinadas raças (como cá, estás a ver??).
Foi ver MILHARES de cães saudáveis e sem problemas comportamentais a serrrrrem levados pelos seus donos para abate, só por serem das tais raças classificadas como "potencialmente perigosas".
Isto foi documentado (filmado e fotografado) e não estou a inventar. Imaginem contentores à porta de clinicas vets, cheios a deitar por fora de corpos de cães eutanasiados ... com filas à porta, muito disciplinadas, à espera da vez... :evil: :evil:

Penso que o cumprir cegamente (sig heil!!!!) com imbecilidades legislativas em nada abona sobre a inteligência social de algumas das nossas sociedades, ditas mais evoluídas. Já houve guerras mundiais, e não só, com essa justificação : mandaram e eu fiz .....

enfim... felizmente não estou a ver os latinos a seguirem esses exemplos...

Um abração
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
anafil
Membro Veterano
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm

sexta dez 17, 2004 3:23 pm

pois é!

a moeda tem duas faces!

aqui no nosso portugal temos mesmo que nos valer da honestidade das pessoas e ter sorte para a encontrar.

mas também só é enganado quem deixa, já ouvi aqui muito relato que demonstra isso!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado dez 18, 2004 3:14 am

anafil Escreveu: mas também só é enganado quem deixa,
E quem gosta...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”