Quem deve pagar pelo tratamento dos sem dono ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Devem ser os veterinários a suportar todas as despesas de quem não pode pagar?

Sim, afinal, eles não gostam de animais ?
2
5%
Não, o Estado tem obrigação de fazer um serviço de saude para animais
29
74%
Os veterinarios só pensam em dinheiro,são uns c...
8
21%
 
Total de votos: 39
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

domingo out 13, 2002 3:57 pm

Quem deve pagar pelo tratamento dos sem dono?
Devem ser os veterinários a suportar todas as despesas de quem não pode pagar?

Para já, acho que esta questão está a ser colocada de forma habilidosa. O título do tópico é “Quem deve pagar pelo tratamento dos sem dono?” . Depois, a sondagem propriamente dita exclui a hipótese de se responder que deve ser a pessoa que leva o animal ao veterinário. Por isso não votei.
Questão habilidosa ou não, que dá controvérsia não há dúvida e é deste tipo de formulações que o fórum precisa. Há uma frase feita que diz mais ou menos isto: “Da discussão nasce a luz”.

Basicamente concordo com a resposta dada logo no início pela Elsa-Pereira. Acrescento só o seguinte: da forma como se coloca a pergunta, elas dirigem-se exclusivamente a quem não pode pagar, portanto a um relativo pequeno universo de pessoas. E quem não pode realmente pagar? Eu conheço muita gente que tem dois e três automóveis e, quando lhes convém, nunca têm dinheiro. Há outra frase feita que se aplica aqui muito bem: “Desculpas de mau pagador”...

Mas ainda admitindo que eu não tinha mesmo, mesmo dinheiro nenhum, ah, tinha que o arranjar, fosse de que maneira fosse.
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

domingo out 13, 2002 5:20 pm

eu acho que para muitos a resposta é simples. no fundo, para eles o animal não tem qualquer valor. então porque terão de pagar a sua "manutenção".
anjaazul
Zita
Membro Veterano
Mensagens: 304
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Chihuahuas

domingo out 13, 2002 6:32 pm

Florinda o que se passa consigo hoje?
Florinda Escreveu:
Mas, se querem saber, mesmo que pudesse descontar no IRS, eu não pediria recibo às minhas vets. Elas até me fazem montes de descontos, por ter muitos gatos, e só costumo pagar os tratamentos. Se calhar, poupo mais assim do que se tivesse de pagar o preço normal e depois descontasse no IRS.
pois é...passamos nós a vida a criticar governo após governo por causa da falta de de combate evasão fiscal e depois remamos a favor da maré!
Florinda Escreveu: Os miúdos bem insistiram para a mãe os deixar levar um gato, mas nada a convencia. Conversa puxa conversa, e ficámos a saber que não tinham UM ÚNICO animal em casa. Não acho normal!
eu cá acho muito normal. Isso prova que ainda há gente que não pensa nos animais como brinquedos para dar aos filhos! Depois é ver o destino que têm esses animais...
BeuBeu
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta set 26, 2002 11:22 pm
Localização: 1 cão (rafeiro) e 1 hamster

domingo out 13, 2002 6:45 pm

Parece-me que a Zita não percebeu o ponto da Florinda...

A surpresa não estava em que as veterinárias não cedessem ao pedido dos filhos em ter um gato, mas o de uma veterinária não ter um único animal em casa. Ao menos um hamster como eu também tenho!

Realmente é estranho!
arquea
Membro
Mensagens: 139
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm
Localização: 2 porquinhos da índia e 2 pássaros

domingo out 13, 2002 7:22 pm

Já por diversas vezes me interroguei sobre este assunto. E se um cão abandonado fosse atropelado? Quem teria o dever legislativo de lhe pagar os tratamentos? O dever moral é indiscutivel mas infelizmente todos nós sabemos que grande parte das pessoas que atropelam animais nem sequer saem do carro para ver o estado do animal.
Imagine-se que alguém com bom coração mas sem posses o recolhia e o levava ao veterínário.Quem pagava a conta? O veterinário? E quantas vezes a situação que eu acabo de descrever não acontece? É o veterinário que tem de pagar tudo? Mas porquê se nem sequer é ele que tem a culpa? Se os veterinários fizerem esse tipo de consultas, operações e ainda medicarem todos os animais de graça como é que depois comia e pagava as contas? O melhor seria dedicar-se à graciosa profissão de arrumador de carros porque aí sim teria dinheiro para comer (e se calhar ainda recebia mais dinheiro do que como veterinário).
Não concordo de todo que os veterinários só pensem em dinheiro e que devam arcar sozinhos com os tratamentos dos animais que não têm dono. Iam rapidamente à falência. Todos nós gostamos de animais e todos nós os ajudamos consoante as nossas posses, mas temos a nossa profissão e o nosso sustento que nos permite fazer tais coisas. Os veterinários também têm de ter o seu ganha-pão.
Quando é só uma consulta para ver se o animal está bem, até concordo, mas operações e medicamentos custam dinheiro.
Acho que se o Estado dá rendimentos mínimos a quem não quer fazer nenhum (conheço muitos casos assim), dá casas a pessoas que precisam tanto dela que a alugam por preços exorbitantes, gasta rios de dinheiro em obras públicas que não dão em nada (caso metro na praça do comércio), porque é que não cria um serviço de saúde veterinária gratuito para estes casos? Já para não falar na criação de leis verdadeiramente eficazes para a protecção dos animais. E já agora, porque é que as despesas do veterinário não podem ser deduzidas no IRS? Os meus animais também fazem parte do agregado familiar...
Enfim, este discurso todo só para explicar porque é que eu não concordo que os veterinários tenham de pagar os tratamento dos animais sem abrigo. E às pessoas que acham que eles têm essa obrigação gostaria de fazer uma pergunta: Deixariam o vosso emprego para se dedicarem exclusivamente ao tratamento dos animais abandonados? Eu adorava poder deixar, mas depois onde é que eu ia arranjar dinheiro para tratar deles?
Beijinhos a todos.
Lúcia Miguel
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo out 13, 2002 7:28 pm

Oi Vasco!

Não respondo à sondagem pois as opções não se enquadram com a minha resposta.

Na minha opinião, ninguém deve suportar os custos com os animais de rua, nem mesmo o estado.
O vet não, e as razões são óbvias e já foram dadas. Quanto ao estado, este não deverá pagar esses gastos, pois como se sabe quem é de rua e quem tem dono? Muito provávelmente irião uns espertinhos dizer que tinham encontrado um cão na rua ferido, precisamde ajuda, esta é dada e depois "adoptam" o animal.

Há sempre um entre cem pessoas (ou mais, não sei) que adora dar de comer a cães de rua e tratar deles. Ora, essa pessoas podia levar todos os cães de rua ao vet, que o estado cobrava, então os cães andavam todos felizes, em todo o lado e cada vez eram mais. Para além de acasalarem todos contentes e terem sempre o tratamento adequado, isto podia "ajudar" alguns a abandonar os seus cães, pois como iam ser tão bem tratados e com direito a vet público...

Para os que não têm dinheiro, dirijam-se a uma associação de apoio a cães, eles saberão o que fazer, mesmo que não fiquem depois com o animal.


Em relação ao vet ter ou não animais em casa, o que tem a ver uma coisa com a outra? Já não basta os que tem no consultório...

Ou um médico não pode viver sózinho? Ou um domador de leões tem de ter um no seu apartamento? ... por aí fora...
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo out 13, 2002 8:11 pm

Pois, Nel e Kroz a minha sondagem estava envenenada. A resposta mais correcta é exactamente a inexistente. Mas como uma parte das pessoas que vai a um veterinario com animais sem dono assume que o veterinário é o responsável por pagar TUDO, sempre quis saber os argumentos dessas pessoas. Vi que 5 delas responderam á "armadilha" mas nem uma soube dar uma razão fundamentada.
Será a resposta "porque sim"?
BeuBeu
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta set 26, 2002 11:22 pm
Localização: 1 cão (rafeiro) e 1 hamster

domingo out 13, 2002 8:19 pm

Desculpe lá Vasco mas eu fundamentei a resposta. Pode é não gostar, mas houve várias pessoas que escolheram a 3ª opção, que você que colocou à escolha.

Bernardo
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo out 13, 2002 8:31 pm

Bernardo

Se ALGUNS veterinários não passam recibo isso não é argumento para dizer que os veterinários ( CLASSE) só pensam em dinheiro.

Sei de dois policias presos por corrupção e não digo que todos os policias são corruptos. Isso é generalização, não é argumento mas quero mesmo entender se me der razões que provem que a classe veterinária é como considera, só pensar em dinheiro e porquê acha isso... Acho é pena que dos 5 que responderam só você deu a cara aqui o que me leva a crer que os outros 4 respoderam no gozo ou não pensam.
BeuBeu
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta set 26, 2002 11:22 pm
Localização: 1 cão (rafeiro) e 1 hamster

domingo out 13, 2002 8:41 pm

Vasco,

Mas a maioria não passa recibo! Houve mensagens atrás que também o disseram, acho que foi a Florinda ou o Nel ou os 2. Fica um bocado esquisito dizer que mais ninguém o disse ou que quem deu resposta diferente estava a brincar.

Bernardo
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

domingo out 13, 2002 8:53 pm

Ok, é um ponto de vista, respeito-o Mas gostava de deixar um áparte. Um veterinário que não passe recibo e venha com a historia de que paga mais o IVA está a fazer duas coisas:
1-Ilegalidade ao fugir ao pagamento de impostos
2-Concorrência desleal aos colegas que dizem os preços a quem pergunta, já com iva incluido pois se ele dizm que é mais barato e´por ser vigarista. Mas mais uma vez não generalizo para a classe.

Aliás não são só os veterinários, praticamente toda a gente de todas as profissões faz isso, por vezes acho que sou parvo por ser honesto mas ao menos durmo tranquilo.

E quem é que acha que deve pagar o tratamento dos abandonado? Quem os encontra ou os veterinários ?

Cumprimentos

Vasco
BeuBeu Escreveu: Vasco,

Mas a maioria não passa recibo! Houve mensagens atrás que também o disseram, acho que foi a Florinda ou o Nel ou os 2. Fica um bocado esquisito dizer que mais ninguém o disse ou que quem deu resposta diferente estava a brincar.

Bernardo
koliga
Membro
Mensagens: 186
Registado: segunda ago 26, 2002 8:27 pm
Localização: 1 gata; 1 agaporni Roseicolly; peixes

domingo out 13, 2002 9:12 pm

Eu votei no "Não, o Estado tem obrigação de fazer um serviço de saude para animais", pois afinal pagamos tanto ao Estado (e somos tantos a pagar!), e como muitos de nós sabemos eles é que se atam com muito do dinheiro... (Quanto ganha um funcionário do Estado?? O que é que este faz a mais que muitas pessoas que trabalham honestamente e têm salários minimos??)
Mas enfim, não entremos por aí... Se fossemos a ver o que é justa neste mundo... oh...
No entanto tenho consciência, tal como o KROZ disse, e que acho que tem toda a razão:
KROZ Escreveu: isto podia "ajudar" alguns a abandonar os seus cães, pois como iam ser tão bem tratados e com direito a vet público...
O problema está na sociedade em que vivemos, em cada unidade (pessoa), hoje em dia contam-se pelos dedos, quem não se aproveita de tudo e de todos... (e não me excluo, também tenho os meus pecados...)

Enfim, é uma boa pergunta. Uma pergunta que pode dar muita volta, mas uma coisa é certa, nós como seres racionais acho que temos o dever de ajudar os animais, seja o Estado, seja os vets, seja as pessoas em si. Um animal é dependente, o homem não...
Por Exemplo:
Eu como animal racional, posso ir à despensa, comer qualquer coisa, porque tenho fome. O animal não, o animal não consegue abrir o frigorifico buscar a lata e meter no comedouro e comer - É dependente.
Eu como animal racional, se não tiver dinheiro para comer, tenho remédio, vou trabalhar para ganhar para comer. O animal não - É dependente.
Eu como animal racional, posso escolher se me apetece ter filhos agora ou não. O animal não sabe se pode ou deve trazer mais pequenos ao mundo, segue simplesmente o intinto. Então a culpa de haver mais animais por haver procriação mesmo não tendo condições é deles?

Agora sim, a pergunta "Quem deve pagar pelo tratamento (ou pela existência) dos sem dono ?"

P.S. - Desculpem se fui um pouco extensa, e se vos fiz perder no discurso. Posso não estar certa nas coisas que disse... aceito opiniões...
BeuBeu
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta set 26, 2002 11:22 pm
Localização: 1 cão (rafeiro) e 1 hamster

domingo out 13, 2002 9:18 pm

Por acaso acho que as profissões que mais fogem ao fisco são os restaurantes e os veterinários. Quando queremos fazer qualquer obra já vem tudo com IVA e quando o meu pai pede sem IVA dizem-lhe que não podem fazê-lo. Os médicos de gente também passam sempre recibo por causa do IRS. Os veterinários é que são poucos os que passam recibo.
Concordo plenamente consigo que os veterinários que passam recibo estão a ser roubados pelos colegas. A culpa é dos Governos que não deixam deduzir os custos no IRS, não percebo porquê.
O tratamento aos abandonados devem ser pagos por aqueles que os encontrem. Se por acaso o veterinário quizer dar um desconto isso já é um acordo que quem o encontra terá de fazer com o veterinário. Em todo o caso esse desconto negociável, só tem lógica ser dado na primeira vez que a pessoa que encontrou o cão o leva ao veterinário.

Bernardo
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

domingo out 13, 2002 10:44 pm

Parece-me que a Zita não percebeu o ponto da Florinda...
Olá,
Eu percebi perfeitamente a resposta da ZITA e concordo a 100%. A veterinária pode ser apenas alguém consciente e responsável que acha que não tem condições para ter animais em casa! Pode não ter tempo para os tratar, pode não ter condições logísticas, pode haver alguém lá em casa com problemas de saúde... etc.!
Porque é que o simples facto de ser veterinária a deveria "obrigar" a ter animais? Deveremos ter animais por piedade, ou apenas para 'dizer' que temos?Ao menos um hamster porquê?

Um Veterinário é um profissional. Pode gostar muito de animais e esforçar-se para ajudá-los, mas a sua profissão é a sua vida, o seu rendimento e o seu futuro! É ali que está o seu comer, o seu vestuário, a sua casa, o seu automóvel, etc. Não me choca que os veterinários sejam humanos, como o resto de nós, e que desejem que o seu carro seja um bom carro e a sua casa uma boa casa, e ter outros objectos de sonho!! porque não!! Nós podemos e eles não?!!
De certeza que nunca lá chegariam ( a esses sonhos) a dar borlas ou a facilitar tratamentos a TODAS as pessoas que lá fossem para tratar animais abandonados!
Estou mesmo a ver como seria recebida entre os trabalhadores por contra de outrém, a ideia de um dia de trabalho todos os meses cujo rendimento seria para ajudar os pobres...pois, pois!

Os veterinários não têm obrigação nenhuma de cuidar dos problemas que compete ao Estado cuidar!

Cada um deve ser responsável pelas coisas que toma a SEU cargo. Se alguém decide ajudar um animal, deve ser capaz de fazê-lo. Sozinho ou exigindo apoio a quem de direito! Não é a passar o problema para outros que se resolvem problemas.... assim, também eu!

Quanto às facturas.... eu devo ter é 'azar' porque já andei com os meus cães em mais de 10 veterinários diferentes e a mim nunca nenhum me deixou de passar factura e me 'ofereceu' o 'desconto do 'IVA'.... azares....!! E olhem que se calhar até aceitava o desconto! Por vezes acho que o dinheiro que pagamos de IRS todos os meses me dá 'moral' mais que suficiente!! Olho para onde ele é gasto e penso que nisso é que não há moral nenhuma!

Abraços
Paulo C.

P.S. - Adorei esta, está perfeita: "Deixariam o vosso emprego para se dedicarem exclusivamente ao tratamento dos animais abandonados?"
ruines
Membro
Mensagens: 148
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Localização: PIT BULL Dobberman
Contacto:

segunda out 14, 2002 3:06 pm

1- A classe dos veterinarios sera cada vez mais questionada, quan for o desenvolvimento moral e social do nosso pais.
2-O estado paga a um veterinario para eutanasiar os animais, mas nao para tratalos.
3-As consultas veterinarias sao muito caras, e os medicamentos mais caros ainda.
4-Os veterinarios assumem um comprumisso de honra de ajudar todos os animais quando entram e terminam o curso.(todos os que tem dinheiro)
5-Nao conheço nenhum veterinario a meio da carreira que seja pobre.
6-Os veterinaris deveriam crir um fundo monetario. gerido pela ordem e financiado por todos os vet, para cobrir as despesas com animais menos afortunados.
7-Concelho: Vao a espanha a consulta e mais barata e ainda dao um passeio
8-Claro que se devem fazer pagar pelo seu trabalho, mas desculpem a ouzadia, eu pago menos de consulta que os meus caes.
9-Os vet deverao ser responsaveis, e responsabilizados criminalmente, pelo estado dos animais perdidos e abandonados , ja que como classe permanessem inertes aos factos, sendo a classe que tem mais conhecimento e poder na materia(vet podem mudar as coisas se quiserem).
10- Adoro a vet dos meus caes, ja ajudou de graça centenas de caes, que eu testemunhei.(so ganhou 100 clientes, ja que os actuais donos vao a sua clinica)
Desculpem se estou errado, e apenas aminha opiniao.
Responder

Voltar para “Cães”