O que são cães dominantes? ( só para quem quiser ajudar-me )

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 2:53 pm

Já sei que ao criar este tópico me vão chamar burro, básico que não tenho pulso para cães dominantes etc, mas em todos os tópicos que abordei este tema todos tentam dar a sua opinião insultando-me, mas não me importo.

Enquanto não ficar esclarecido não descanso nem desisto.


Já me deram imensas teorias sobre o que são cães dominantes, mas conheço muitos exemplares de raças dominantes que nada condizem sobre essas mesmas teorias.


Agradeço a quem puder explicar realmente o que são estes cães ( sem insultos se for possivel )


Francisco
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 3:21 pm

:lol: :lol:

bem, eu vou procurar na net uma explicação científica e comprovada e já cá venho, ok??

juro que não o insulto!!
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 3:30 pm

E eu como bom " chatinho " vou procurar material contraditório.

Até já..................... :D :D
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 3:32 pm

NÃO ESCOLHA UM AB SE VOCÊ NÃO TEM PERSONALIDADE ASSERTIVA. Ao contrário dos seres humanos, cães não acreditam e nem desejam igualdade social. Eles vivem em hierarquias (a famosa "matilha") liderada pelo cão líder (conhecido como o cão Alfa). O cão Alfa é geralmente benevolente e amável em relação aos outros cães da matilha, sem porém NUNCA deixar dúvidas aos outros cães da matilha de que ele é o chefe e é ele quem faz as regras.

Qualquer que seja a raça, se você não assumir a liderança, o cão o irá, mais cedo ou mais tarde, sempre com conseqüência desagradáveis para os donos. Raças diferentes tem diferentes "tendências" de dominância, e mesmo dentro de uma mesma raça, entre indivíduos diferentes. Você não pode aceitar, de forma alguma, que o seu Bulldog Americano se torne o chefe da casa. Para tal você não precisa se portar como um Sargento à “moda antiga” para se impor sobre o seu AB, mas você precisa ter o temperamento calmo e assertivo de um professor primário para manter a ordem e fazer com que o seu AB nunca esqueça quem é o chefe.

Se você é uma pessoa que "todo mundo" manda (personalidade muito submissa), e/ou se você acredita que terá dificuldades de agir de forma calma e assertiva com o seu AB, então talvez seja melhor você optar por uma raça mais submissa como o Golden Retriever, Spaniel e Collie, por exemplo. No mínimo, se esse é o seu caso, e você ainda assim deseja um AB, é aconselhável que você solicite o criador para selecionar para você um cão menos dominante da ninhada.



este texto refere-se ao bulldog americano. é uma breve explicação de um site de treinadores/criadores da raça
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 3:42 pm

Quadro1


Posturas ou sinais de agressividade ou ataque eminente
Pilo-ereção
Mostrar os dentes.
Encarar de frente
Abanar apenas a ponta da cauda.
Orelhas eretas ou completamente achatadas.
Orelhas eretas e para frente, cauda elevada, reta, contato visual prolongado


Quadro 2



Posturas ou sinais de dominância
Perseguir os filhotes na ninhada.
Ficar de pé sobre o companheiro de ninhada.
Andar em círculos ao redor do companheiro de ninhada.
Empurrar com ombro ou coxa
Apoiar as patas de frente no dorso do companheiro
Ataque: pescoço e face
Urinar sobre um outro cão ou pessoa.
Rosnar, beliscar, morder
Montar
Ficar acima da pessoa
Pedir carinho colocando a pata sobre a pessoa ou qualquer outro comportamento que desencadeie a resposta do proprietário.
Bloquear acesso: passagem de quarto, corredores, etc.
Guardar comida, brinquedos e não permitir que o dono pegue.
Impedir acesso a local de brincar ou ficar


Quadro 3



Estímulos que podem provocar agressão
Mexer com ele: acordar, passar por perto, mandar sair do lugar.
Aproximar-se da comida, pessoa favorita, sua área de descanso mesmo que não se encontra nela.
Estimulado por carinhos, carícias.
Colocar ou tirar a guia.
Ser encarado de frente.
Ser reprimido.
Ser escovado, cortar as unhas, banho e tosa.
Encontro em passagens estreitas.
Repressão física ou verbal.
Ficar de pé ao lado ou sobre o animal.



Quadro 4

Atitudes que indicam dominância para um cão
Sinais de Alarme
Seu animal jamais olhou "com cara feia "para você?
Ele jamais teve um expressão dura no olhar?
Você deixa de fazer determinadas coisas, porque eliciam rosnados ou mostrar os dentes? Por exemplo: mexer na comida, tirar do sofá, passar por cima dele, tirar do lugar onde ele está dormindo ou deitado.
Você arruma desculpas para o comportamento agressivo dele? Tipo: isso vai passar com a idade?
Você acha que ele é seguro, exceto com determinadas pessoas e circunstâncias. (quando ele rosna para o veterinário você acha que isto é problema do veterinário. Você também ainda acha que é perfeitamente normal ele não gostar do profissional.?
Ele já mordeu, pelo menos uma vez, por que foi um acidente, porque ele estava assustado, porque estava nervoso.
Você sempre diz: em geral ele é tão bonzinho, quando ele agride ou você
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 3:44 pm

ANAFIL
pode encontrar em qualquer raça um cão dominante, mas normalmente as raças dominantes são as raças de médio e grande porte, cães fortes e descendentes de cães com passado em lutas com touros, de trabalhos árduos, (e muitas outras coisas) utilizados pela sua coragem e força

lordcao.com - Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o cão dominante não é necessariamente o cão fisicamente maior, mas sim o mais justo e que possuiu uma liderança nata. Aquele que briga na hora certa mas recompensa quando tudo anda bem. Não raro encontramos cães pequenos dominando os maiores da mesma casa.


Concordo consigo em todos os pontos. Neste é o único que discordamos. O porquê de as raças maiores é que são consideradas dominantes.

Apenas nisso.
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 3:46 pm

Quando pensamos na agressividade canina tendemos vê-la como uma ameaça eminente. Imaginamos um animal correndo em nossa direção, os dentes afiados prontos a fazerem um estrago extremamente dolorido que poderiam, até mesmo culminar com nossa morte. Nos sentimos ameaçados por um animal considerado o melhor amigo do homem e que deveria manifestar agressividade somente dentro de um contexto adequado e principalmente sob controle do proprietário.

Para pensar os contextos nos quais este comportamento normalmente ocorre devemos tentar imaginá-lo numa situação natural original, como quando o cão ainda era um animal selvagem vivendo da caça, formando matilhas, se reproduzindo e criando seus filhotes. Tal como o LOBO, o mais provável ancestral do cão doméstico. Para o lobo a agressividade é um componente chave de uma série de contextos.

Quais são estes contextos?

Lúdico: o filhote apresenta muitas vezes, durante seu crescimento, comportamentos que para o proprietário, parecem ser agressivos. Na verdade tais comportamentos, na maioria das vezes está associado ao brincar de brigar que prepara o filhote para encontros agonísticos que estabelecem sua dominância ou submissão, configurando sua vida futura social.

Social: Aqui a agressividade determina a hierarquia das relações através da dominância e da subordinação entre pares de indivíduos. Quando olhamos para a matilha como um todo observaremos que o resultado é uma hierarquia não linear de dominância.

Uma vez que, para o cão, o homem e sua família passaram a ser membros da matilha, será com eles que estabelecerá a hierarquia por relações de dominância e subordinação. Nesse sentido o melhor é que o proprietário seja o dominante, uma vez que é ele quem ditará as regras. Ser dominante significa ter atitudes. Para algumas pessoas talvez este tipo de afirmação possa não soar bem, mas não podemos esperar do cão uma atitude igualitária. Não podemos esquecer do processo civilizatório por que passamos e o quanto reprimimos nossas manifestações instintivas. A chave para a compreensão deste tipo de agressividade está na análise, sob a perspectiva canina, das relações que se estabeleceram entre os membros de uma família. Nesse sentido o cão estabelecerá seu lugar de acordo com a atitude de cada um e se utilizará da comunicação através da linguagem corporal típica.

Os cães com tendência dominante apresentam desde filhote sinais indicativos. Podemos prevenir as conseqüências dessa natureza através da aplicação de testes e posterior direcionamento da educação do filhote.

A manifestação de agressividade por dominância de cães em relação a pessoas pode ser vista no quadro posturas e sinais de dominância

Territorial: Este contexto diz respeito ao estabelecimento dos espaços de ocupação do cão como indivíduo ou na matilha. Este espaço varia de acordo com as circunstancias. Por exemplo: mesmo quando um cão está passeando na rua uma área de aproximadamente um metro, um metro e meio ao seu redor ou ao redor dele e de seu dono podem ser considerados espaço territorial.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

terça dez 21, 2004 4:36 pm

dogueargentino Escreveu:
ANAFIL
pode encontrar em qualquer raça um cão dominante, mas normalmente as raças dominantes são as raças de médio e grande porte, cães fortes e descendentes de cães com passado em lutas com touros, de trabalhos árduos, (e muitas outras coisas) utilizados pela sua coragem e força

lordcao.com - Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o cão dominante não é necessariamente o cão fisicamente maior, mas sim o mais justo e que possuiu uma liderança nata. Aquele que briga na hora certa mas recompensa quando tudo anda bem. Não raro encontramos cães pequenos dominando os maiores da mesma casa.


Concordo consigo em todos os pontos. Neste é o único que discordamos. O porquê de as raças maiores é que são consideradas dominantes.

Apenas nisso.
Essa questão tem a ver com a funcionalidade das raças... animais criados para defenderem um território (cães de guarda) ou para matarem presas (terriers) têm de ser animais assertivos em que a hierarquia da matilha não é uma peça fundamental... é importante nos cães de tiro ou nas matilhas de caça, pois um bom lider vai realçãr e sublimar toda a equipa...

As raças maiores como sejam os cães de guarda de rebanho e os cães de guarda, são animais que normalmente trabalham sozinhos ou com um condutor... a relação social é mais alfa (dono) beta (cão), ou seria num mundo ideal... o problema é que com a humanização crescente que fazemos dos cães estamos a chegar ao rídiculo que já acontecia nos cães de companhia em que quem manda é o cão...

Quando se recomenda que o dono tenha que ser uma pessoa de pulso firme, normalmente é porque a média dos exemplares da raça tem um indice de dominância alto e que a relação com os donos vai sofrer uma fase de "quem pode mais"... que tem de ser sempre o dono... quando não é o caldo está entornado... e se isto pode ser muito chato com um caniche de 5 kg imaginem com um S.Bernardo de 80 kg...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 4:42 pm

eu não o diria melhor


os cães fofinhos, amiguinhos e que dormem na cama do dono podem a qualquer momento dar-lhe uma dentada se o dono se armar em mandão e o contrariar!!

e fazê-los entender isto??? :o
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 21, 2004 4:44 pm

anafil Escreveu: eu não o diria melhor


os cães fofinhos, amiguinhos e que dormem na cama do dono podem a qualquer momento dar-lhe uma dentada se o dono se armar em mandão e o contrariar!!

e fazê-los entender isto??? :o
Já dei um exemplo desse género num outro tópico, só não me lembro qual... :oops:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça dez 21, 2004 6:29 pm

anafil Escreveu: eu não o diria melhor


os cães fofinhos, amiguinhos e que dormem na cama do dono podem a qualquer momento dar-lhe uma dentada se o dono se armar em mandão e o contrariar!!

e fazê-los entender isto??? :o
É muito feio andar a generalizar sabe .... e deixe lá de se armar em esperta.

Os cães n ficam dominantes enquanto sao amiguinhos, dormem aqui ou ali ... se causam problema é pura e simplesmente por burriçe do dono. ponto final
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
sometimes
Membro
Mensagens: 59
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

terça dez 21, 2004 7:47 pm

Este tópico está altamente, estou a aprender qualquer coisa.

Agora supondo que há dois machos em casa, eles vão lutar pelo lugar de Beta?? Tendo em conta que o Alfa é o dono. Ou entre eles o Alfa é o cão dominante e nós donos somos tipo os semi-deuses??

E quando um cão macho, não aceita ao pé de si nem as cadelas da casa?? É comportamento dominante??
Tenho um cão assim, mas, para as pessoas da casa não tem nenhum comportamento dominante, pelo contrário.
pedrobaleia
Membro Veterano
Mensagens: 1258
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quarta dez 22, 2004 8:01 am

E quando um cão macho, não aceita ao pé de si nem as cadelas da casa??
será um problema de sexualidade???? :o :lol: :lol: :lol:
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

quarta dez 22, 2004 10:30 am

anafil escreveu:

eu não o diria melhor


os cães fofinhos, amiguinhos e que dormem na cama do dono podem a qualquer momento dar-lhe uma dentada se o dono se armar em mandão e o contrariar!!

e fazê-los entender isto???



É muito feio andar a generalizar sabe .... e deixe lá de se armar em esperta.

Os cães n ficam dominantes enquanto sao amiguinhos, dormem aqui ou ali ... se causam problema é pura e simplesmente por burriçe do dono. ponto final





:o :?: :?: :?:


desculpe lá, mas por acaso entendeu alguma coisa do que eu escrevi???

parece-me que tomou uma ironia como uma afirmação! não há paciência
Responder

Voltar para “Cães”