Ajuda a criadores....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FAbarm
Membro Veterano
Mensagens: 1348
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça dez 21, 2004 12:08 pm

Eu acho que antes de se escrever o que quer que seja, se deveria ter o cuidado de fazer uma certa pesquisa.

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

terça dez 21, 2004 12:08 pm

Olá,

Concordo essencialmente com o que o PauloC disse. Já sabemos que não é por se fazer esse aviso que se eliminam todos os potenciais donos irresponsáveis, mas é a obrigação do criador, se este for conscencioso, fazer esse alerta. Eu conto-lhe o que se passou comigo...

Quando contactei a primeira vez o criador que me vendeu o meu cão, a primeira pergunta que ele me fez foi "O senhor é casado?". Eu, tal como agora dogueargentino pensa, também não vi qual a relevância ou a pertinência da questão. Mais tarde, porque felizmente estabelecemos uma relação de forte amizade, perguntei-lhe o porquê dessa tal questão.
"Se não fosses casado não te tinha vendido o cão. Sei que não é isso que impede de ele ir parar sabe-se lá a que mãos mas, teoricamente, as probabilidades de um Bull ir parar a lutas é menor se o proprietário for casado. Há a família que se apega ao cão. As crianças que gostam dele. É mais dificil porque há uma toda família que se apega ao animal."

A questão é que nem todas as raças, pelas suas características, se adequam a qualquer pessoa. Não sejamos ingénuos ao ponto de defender, por muito que gostemos da raça X que é um cão como qualquer outro. Isso não é tão linear assim. Raças como a do meu, dos do PauloC ou a que aparente optou por vir a ser a do seu cão, são cães que, nas mãos erradas, pode efectivamente tornar-se potencialmente perigosos. A educação que se dá ao animal é reflectida no seu comportamento e os "estragos" provocados por um Bull Terrier mal-educado são infinitamente superiores ao de um Pinscher com o mesmo comportamento.
Pela mesma razão os cuidados de segurança que deverá ter se tiver uma espingarda pressão de ar em casa são diferentes daqueles que tem de haver se a arma que tiver for uma Glock 9mm semi-automática.

Não considero que os cuidados de qualquer espécie tomados por criadores de certos tipos de cães sejam fomentadores de uma maior estigmatização dos mesmos por parte da sociedade. Antes pelo contrário. São uma demonstração da responsabilidade e civismo de quem vende e de quem adquire um cachorro que é perfeitamente consciente do animal que se trata. A melhor forma de se combater a imagem negativa que hoje existe é a de fomentar essa tal responsabilização de todos.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 12:26 pm

eu cá acho das duas uma:

-ou está a gozar a fingir que não entendeu as respostas

-ou é muito básico

(desculpe lá mas é a ideia que está a dar, depois de tanta teclada ainda não entendeu?9
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 1:16 pm

Sou básico.

Não tenho a vossa cultura acerca do mundo canino.Peço desculpa por estar inscrito numa arca onde só as pessoas com alto nivel de inteligencia se podem inscrever.


Tenho pena de apesar de:
- não ser treinador,
- não ter capacidade de ter um dogue argentino como um inteligente forista me questiounou
- não ser criador.


Apesar desta minhas deficiencias, ainda ( e apenas só com pesquisas e leituras ) tive capacidade de educar ( se bem que basicamente ) vários cães ao nivel de obediencia sendo alguns deste exemplares de raças que vocês os especialistas acham que são muito más e dominantes ( gosto da palavra dominante pois reflecte a inteligencia das pessoas que a utilizam)


Sabem o que é um cão dominante???
( sou básico não se esqueçam )

É um cão ao qual faltou educação e disciplina.

Já lidei com pastores alemães, 1 rottweiler e labradores e sabem o que vos digo.

Comigo todos se portaram da mesma maneira, mas como já me disseram sou burro e básico.


Cumprimentos
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 1:56 pm

não é preciso estar chateado...

eu não sou treinadora (sou nas horas vagas e na carolice a ensinar dá a pata, senta e essas coisas básicas)

não sou criadora

tenho uma cadela dominante (embora o termo seja para si discutível) e teimosa e tenho conseguido "domá-la"



agora responda-me, acha que domar leões é para qualquer um?
claro que não, é preciso sangue frio para entrar na jaula, é preciso saber e ter coragem!!


ter um caniche (que também tem as suas manias, a minha tiquinha era muito refilona) em casa não é a mesma coisa que um cão dominante, e já foi dito muitas vezes porquê!


o cão dominante e de porte grande é uma arma para quem quiser!!!
se acha que não, está enganado. e se já lida com cães há muito tempo para que é que continua a fazer perguntas para as quais sabe a resposta, porque nunca aceita opiniões diferentes!


experimente ter um serra da estrela no quintal, não lhe prestar atenção, fazer umas festinhas e deitar comida, exprimente não o ensinar a respeitar as suas ordens e pode-lhe acontecer como a um conhecido meu que levou uma dentada no peito do seu cão (a passar a adolescência) quando lhe ía fazer festinhas. o cão desse senhor a partir daí não o deixava entrar no portão da casa e teve que ir para o quintal do sogro e ficar amarrado. nunca mais o soltaram (preferiram isso a abatê-lo).
o cão vive na matilha e tem que saber que o chefe não é ele, mas sim o dono, senão um dia vai-se aperceber da sua força e testar com o dono quem é o mais forte. os cães fazem isso atacando, mordendo os outros da matilha.
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 2:14 pm

Anafil

Apesar de ser leiga na matéria como eu até deve saber que um cão pode ser extremamente dominante sem ser agressivo não sabe?

Como eu tambem disse, e da pouca experiencia que tenho, nenhuma raça pode ser considerada mais dominante que outra ( até posso estar errado, mas é a minha opinião certo? ), pois um cão que geneticamente seja possivelmente dominante, tendo a educação necessária passam-lhe as manias enquanto um cão que não tenha essas caracterisitcas se pode tornar dominador.


Tudo passa pela educação.


Corrijam-me se estou errado.

Por ir agora adquirir um DA tenho estado na presença de muitos animais desta espécie e digo-lhes que não tenho receio nenhum deles e sempre que pergunto aos donos qual a educação que lhes deram muitos me dizem que nunca os treinaram, nunca lhes bateram e entretanto são submissos aos donos nunca tendo tantado impor-se aos donos.


É óbvio que um dia podem tornar-se violentos por alguma razão mas no dia a dia são muito amistosos.

Desculpem ir agora escrever em CAPS

COMO É QUE CÃES ASSIM SÃO CONSIDERADOS DOMINANTES? EXPLIQUEM-ME POIS NÃO PERCEBO ( devo ser mesmo básico )


Francisco
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 2:41 pm

não percebe porque continua a insistir em não pensar!!!!!


será assim tão difícil de entender o significado da palavra dominante quando aplicada neste contexto?

cão dominante: cão de personalidade forte, com instinto forte de guarda dos seus e da sua casa, cão que na ausência do dono não é tão amistoso assim..., cão teimoso, cão de carácter forte e inabalável, cão corajoso, cão de nervos de aço.

pode encontrar em qualquer raça um cão dominante, mas normalmente as raças dominantes são as raças de médio e grande porte, cães fortes e descendentes de cães com passado em lutas com touros, de trabalhos árduos, (e muitas outras coisas) utilizados pela sua coragem e força.
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 2:49 pm

[quote]anafil
cão dominante: cão de personalidade forte, com instinto forte de guarda dos seus e da sua casa, cão que na ausência do dono não é tão amistoso assim..., cão teimoso, cão de carácter forte e inabalável, cão corajoso, cão de nervos de aço. [/quote]

Eu assumirei a minha burrice quando você me explicar pois continua a andar à roda do tema sem explicar nada
A sério juro por tudo que não estou a ser irónico


Expliquem-me por favor

Todas estas caracteristicas que me tentou passar pelos olhos não se aplicam a alguns cães que conheço das raças denominadas dominantes
Anafil como vê nem todos os cães dominantes no fundo o são.

Podem chamar-me burro que não me chateio, mas ao menos expliquem-me e mostrem que são inteligentes.


Inscrevi-me nesta arca para tentar perceber um pouco mais dist mas só sou insultado em como sou burro e básico.

Pensava que as pessoas estavam dispostas a ajudar mesmo que a grande esforço , mas só vejo é chamarem os leigos de burros, mas tambem não sabem esclarecer ninguem.
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 3:08 pm

pronto, eu não o chateio mais, você tem razão, os cães são todos amorosos, não há cães dominantes e todos os treinadores e estudiosos de psicologia canina, estão todos errados.

por isso não há mais nada a acrescentar, apenas: boa sorte
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 3:11 pm

La está você com o seu mau feitio

Quem sou eu para pôr em causa os estudiosos? NINGUEM

Agora tambem os estudiosos não são ninguem para pôr em causa que conheço cães das raças denominadas dominantes que nada têm a ver com essa descrição que me deu há bocado.


É apenas aí que quero chegar....


Francisco
anafil
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: segunda jun 09, 2003 5:17 pm
Localização: cadela boxer

terça dez 21, 2004 3:16 pm

ai, ai,

mas isso é como tudo na vida, homem de Deus!!!!


há caniches meigos, outros mais dominantes;

há boxers meigos, mas dominantes também


dominante não é sinónimo de agressivo nem de cão que ataca qualquer um!!!


há crianças meigas e outras mais refilonas (como lá em casa uma é só meiguice e a outra teimosa)


já não sei o que lhe dizer, está-se a esgotar a fonte... :roll:
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

terça dez 21, 2004 3:20 pm

Olá,

dogueargentino, desculpe que lhe diga mas parece-me que está a incorrer num erro que, por vezes, pode ser crasso - está a generalizar. Vamos por partes...

Apesar de nos cães de raça termos a vantagem, sobre os SRD, de podermos saber minimamente ou em traços gerais, saber o que contar, não nos podemos esquecer que cada cão é um cão. Ou seja, além das próprias características genéricas comportamentais que são mais ou menos generalizadas em cada raça, cada indíviduo de determinada raça tem o seu caracter e comportamento singular.

A dominância de um determinado cão (um cão dominante) não é definida pela educação que este recebe ao longo da sua vida. Esse é um factor que é inerente ao próprio individuo em si. Normalmente entende-se como um cão dominante aquele cujo o seu comportamento perante os da sua própria espécie é tendencionalmente dominador. O cão quer-se invariavelmente impor-se aos seus semelhantes. Não tem que ver com a questão da agressividade.. esse é um outro ponto.

O meu cão não teve nenhum tipo de educação especial. Tem aquela que, considero, qualquer dono minimamente com bom senso, tenta incutir ao seu cão. Perante mim, e restantes membros da família é submisso, assim como com outras pessoas fora do circulo familiar que ele conhece desde pequeno. Contudo, porque essa sua característica é-lhe inata, é extremamente dominante perante qualquer cão (macho ou fêmea) que se encontre com ele. Imediatamente a sua reacção é a de impor a sua prevalência na hierarquia que, naquele momento, se apresenta.

Desde pequeno, nas brincadeiras que tinha, por exemplo com o seu irmão de ninhada, se via claramente o temperamento/caracter dominante de um sobre o outro. Nunca admitia ficar ele debaixo do irmão por exemplo! Isso não tem que ver com a sua educação. É o seu caractér individual.

Agora afirmar que um cão dominante é aquele ao qual faltou educação e disciplina, desculpe que lhe diga mas está redondamente enganado.

[quote]Por ir agora adquirir um DA tenho estado na presença de muitos animais desta espécie e digo-lhes que não tenho receio nenhum deles e sempre que pergunto aos donos qual a educação que lhes deram muitos me dizem que nunca os treinaram, nunca lhes bateram e entretanto são submissos aos donos nunca tendo tantado impor-se aos donos.[/quote]

Como lhe disse, cada caso é um caso. Apesar de submisso perante a minha família como atrás lhe disse, devido ao tal caracter individual que ele possuí, não poucas vezes tenta em brincadeiras desafiar a minha autoridade (só a mim, porque me vê como o elemento dominante dentro da família). Um exemplo: apesar de saber desde o início que lhe é proíbido mexer nos nossos sapatos, TODOS OS DIAS, ele provocatóriamente passa à minha frente com um sapato (e reparem!) sempre MEU na boca. Gosta de tentar desafiar a minha autoridade porque lhe é inato esse seu caracter dominante. Se eu não o travasse, não lhe impuse a minha autoridade acima, possivelmente hoje, seria ele a mandar lá em casa. Imagine o que seria ter um Bull Terrier com 37 kgs a ser o membro dominante da casa... era, aí sim, meio caminho andado para um cão que poderia tornar-se eventualmente perigoso para todos.

Todos os cães, de qualquer raça podem ter um caracter dominante. Independentemente da sua educação. Agora a educação deve ser dada de acordo com o cão e o seu caracter em questão. No caso de um Bull Terrier dominante, logicamente que em qualquer situação ele tem de entender que a minha dominância, enquanto dono, sobrepõem-se à sua. E em casos extremos, ele tem de entender que eu (dono) tenho em qualquer circunstância mais força do que ele.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 3:22 pm

é o que eu lhe digo cara anafil....


podemos estar aqui o dia todo que pelos vistos não chegamos a lado nenhum.

Eu sei existem grandes estudos acerca da dominancia dos cães mas agora veja la isto.


para se chegar a uma determinada conclusão tiveram que conviver quem sabe com imensos exmplares de raças .


Se para estudar por exemplo o pitbull pegassem em cães que nunca foram educados, nunca tiveram contatco com ninguem não será óbvio que o estudo iria ser completamente diferente se pegassem na mesma raça mas com exemplares bem educados, bem tratados, habituados a conviver com crianças e outros animais??

A minha ÚNICA discordância acerca disto da dominância é simples e somente a que não se pode generalizar a raça mas sim o exemplar.

Eu sei que posso não estar a exprimir-me da melhor maneira mas como sabe pelas pavras é bem mais dificl do que falando ao vivo.


Mas tentem perceber o que quero dizer...


Francisco
dogueargentino
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta dez 09, 2004 12:17 pm

terça dez 21, 2004 3:28 pm

[quote]Bullie

O meu cão não teve nenhum tipo de educação especial. Tem aquela que, considero, qualquer dono minimamente com bom senso, tenta incutir ao seu cão. Perante mim, e restantes membros da família é submisso, assim como com outras pessoas fora do circulo familiar que ele conhece desde pequeno. Contudo, porque essa sua característica é-lhe inata, é extremamente dominante perante qualquer cão (macho ou fêmea) que se encontre com ele. Imediatamente a sua reacção é a de impor a sua prevalência na hierarquia que, naquele momento, se apresenta.

Desde pequeno, nas brincadeiras que tinha, por exemplo com o seu irmão de ninhada, se via claramente o temperamento/caracter dominante de um sobre o outro. Nunca admitia ficar ele debaixo do irmão por exemplo! Isso não tem que ver com a sua educação. É o seu caractér individual.

Agora afirmar que um cão dominante é aquele ao qual faltou educação e disciplina, desculpe que lhe diga mas está redondamente enganado.
[/quote]


Bullie você já me deu alguma ajuda com isto que escreveu ( até que enfim alguem ajuda )

Pelo que percebi o seu cão é submisso para os donos mas dominante para outros animais certo?

Então acha bem que se diga que quem não tem experiencia com cães dominantes não os deve ter???

Então em que escalão acha que o seu cão deve estar??

Dominante ou submisso?

Acho que é dificil e é aì que quero chegar, mas como tenho se calhar uma maneira " fatela " de pensar ainda ngm me conseguiu fazer perceber realmente do que isto se trata.


Francisco
Bullie
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Localização: Bull Terriers
Contacto:

terça dez 21, 2004 3:45 pm

Olá,

Tem talvez que ver com a forma como se exprime, que possivelmente induziu quem o leu em erro.

O meu cão é claramente um cão dominante. Quanto a pessoas que não têm qualquer experiência com cães (atenção! nenhuma experiência), um cão dominante não é o mais aconselhável para começar. É lógico que isto não é taxativo. Quanto a mim é, tão ou mais importante que isso, o caracter da pessoa que vai educar o cão. A experiência é um precioso auxiliar para saber como reagir mediante determinadas situações que lhe ocorrerão ao longo da vida do animal.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Responder

Voltar para “Cães”