Alimentar cães dá multa

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

acostalobo
Membro
Registado: sexta jun 25, 2004 12:47 pm
Localização: labrador retiriever - Bolota, Weimarener - Cinza, Setter Irlndês - Sol

terça dez 21, 2004 3:23 pm

Este artigo deixou-me de boca aberta; :o realmente ....
é muito triste.

Deviam pensar em multar aqueles que abandonam estes animais; não punir aqueles que os querem ajudar.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... idCanal=10

:x :x :x
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça dez 21, 2004 5:06 pm

Bem aqui no porto é proibido alimentar pombas...
Ha com cada lei mais descabida!
acostalobo
Membro
Registado: sexta jun 25, 2004 12:47 pm
Localização: labrador retiriever - Bolota, Weimarener - Cinza, Setter Irlndês - Sol

terça dez 21, 2004 5:08 pm

Só as pombas??? Os pombos podem ser alimentados sem risco de sermos multados :lol:

só a brincar....
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

terça dez 21, 2004 6:55 pm

:oops: :roll:
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça dez 21, 2004 7:34 pm

Podem protestar, ligando para lá (262 780 100 ), enviando faxs de protesto (262 780 111) ou enviando emails para [email protected] . Caso não saibam bem o que escrever, podem utilizar o seguinte texto:

Exm.º Senhor Presidente da Câmara Municipal de Peniche,

Soube ontem, através de uma notícia do “Correio da Manhã”, que a Câmara Municipal de Peniche aprovou uma medida que pretende aplicar uma sanção de cerca de 36 Euros a quem, por compaixão e solidariedade, quiser alimentar os cães e gatos abandonados que vivem no concelho de Peniche, ajudando-os, desta forma. Se o problema do abandono de animais de companhia é já algo que envergonha Portugal enquanto país que se quer civilizado, e se a falta de resposta das autarquias para resolver este problema sem matar animais é, em rigor, um sintoma de subdesenvolvimento que urge curar, a verdade é que a notícia desta medida aprovada pela autarquia a que V. Ex.ª preside é, mais do que um sinal de incivilidade, uma cruel agressão aos animais que já foram vítimas do mal que é o abandono, assim como é uma agressão a todas as pessoas que, em justiça, se preocupam com eles.

É por esta razão que, na qualidade de cidadã/o de Portugal, escrevo a V. Ex.ª para lhe dirigir um claro e forte apelo para que revogue esta medida de imediato, permitindo que os animais abandonados sejam alimentados e procurando antes estabelecer parcerias com associações de protecção dos animais para encontrar boas soluções de adopção destes animais, atendendo ao dever moral de os proteger e à importância de, ao mesmo tempo, preservar a saúde pública e higiene urbana. Caso esta medida não seja levantada, estou, na raiz das minhas convicções e pela força da minha indignação, na disposição de me dirigir a Peniche para, com muitas outras pessoas que comigo partilham este sentimento de repulsa, fazer sentir o meu protesto de outro modo.

Crendo que V. Ex.ª acederá aos firmes apelos que aqui lhe deixo,

Aceite os meus melhores cumprimentos,

Nome:

E-mail:
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

terça dez 21, 2004 8:54 pm

deinhac...
Ja nos fez o trabalhinho todo! ;)
Essa lei assim como muitas outras parece que se abstem da realidade, chega ate a tocar o ridiculo.

Mas que interessa, sao as nossas leis e temos de obedecer senão pagamos 10% do ordenado minimo nacional.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta dez 23, 2004 12:48 pm

Mas parece que Peniche não é caso único, segundo este comentário, há mais municípios onde já é praticado. Passo a citar:

- Pedro Simões
Afinal onde está a novidade da noticia? Enquanto na Cãmara de Peniche o assunto está em discussão numa comissão criada pela Assembleia Municipal, decorrente da lei, basta consultar os sites na Internet, nas Câmaras que lá colocam os seus regulamentos, para verificar que municípios como: Lisboa, Oeiras, Valença, Cascais Alcanena, C.do Sal,Porto, Loures Mortágua, Monção,Montijo,já contêm esta norma.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta dez 23, 2004 11:39 pm

Olá

Pessoalmente acho que as pessoas que alimentam, irresponsávelmente, os animais vadios deviam cumprir pena de prisão efectiva.
É mentira que estejam a ajudar os animais, antes estão a contribuír para que o problema se alastre sem controlo.
Pena, que esta seja mais uma postura municipal para não ser levado à prática.
Se realmente querem ajudar os bobis levem-nos para casa e cuidem deles, ou se não podem agrupem-se e partilhem as despesas , não é só dar os resto aos babalus e negar-lhes os cuidados médico sanitários há que assumir, também, as responsabilidades civicas e cíveis, inerentes a terem cães com responsabilidade.
Se não têm vida para isto procurem uma assossiação de protecção aos animais e voluntariem-se.
O resto é treta de Natal!
Um abraço
AcTiOnGiRl
Membro Veterano

sexta dez 24, 2004 8:38 pm

gary Escreveu: Olá

Pessoalmente acho que as pessoas que alimentam, irresponsávelmente, os animais vadios deviam cumprir pena de prisão efectiva.
É mentira que estejam a ajudar os animais, antes estão a contribuír para que o problema se alastre sem controlo.
Pena, que esta seja mais uma postura municipal para não ser levado à prática.
Se realmente querem ajudar os bobis levem-nos para casa e cuidem deles, ou se não podem agrupem-se e partilhem as despesas , não é só dar os resto aos babalus e negar-lhes os cuidados médico sanitários há que assumir, também, as responsabilidades civicas e cíveis, inerentes a terem cães com responsabilidade.
Se não têm vida para isto procurem uma assossiação de protecção aos animais e voluntariem-se.
O resto é treta de Natal!
gary,
permita-me que discorde, penso que cada um deve fazer pelos animais aquilo que pode.
Se nao os pode trazer para casa ao menos que lhes de comer.
É a minha opiniao

FelizNatal
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado dez 25, 2004 11:17 am

Esta é uma das vezes em que concordo com o gary. Alimentando os animais vadios só estamos a parpetuar o problema. Quem não os pode ter nem pode (ou quer) unir-se com outras pessoas para os ajudar um a um só está a fazer com que mais animais vadios apareçam e com que aqueles que existem tenham um prolongado sofrimento. Ou acham que os restinhos de massa do jantar servem para alimentar todos os desgraçados de uma rua? (não não é só um cão ou um gato. São como os sem-abrigo: só aparecem quando ninguém vê)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado dez 25, 2004 1:08 pm

Pois é, de um lado fala a razão e do outro o coração...
Complicado de resolver...
Por esse motivo é que nós estamos a pedir que a legalização dos furões seja feita logo à partida com a obrigatoriedade do microchip, registo dos donos e que a sua perda, transacção ou doação, seja comunicada, evitando deste modo que aconteça o abandono fácil deles tal como acontece actualmente com os cães e gatos.
Porque com estes o problema é agora muito complicado de resolver, ainda mais num país sem dinheiro.
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

segunda mar 14, 2005 2:02 pm

ladyxzeus Escreveu: Alimentando os animais vadios só estamos a parpetuar o problema.
Desculpem ir buscar este tópico que já é um pouco antigo, mas não pude de deixar escrito a minha opinião.

Não é alimentando animais vadios que estamos a prepetuar o problema, mas sim, não tomando medidas anti-natalistas e sanções para quem abandona o animal. Se num pais existe um excesso de habitantes não os vamos deixar morrer à fome, pois não? Mas apostar na educação e medidas anti-natalistas.
As câmaras deviam apostar sobretudo em educação e depois tentar esterelizar o maior numero possivel de vadios. Aí sim! não apareceriam mais vadios.
Eu acho que o maior problema são os nascimentos entre os vadios. Se pudermos evitar isso, com certeza uma grande parte dos vadios deixaram de existir.

(foi só a minha opinião, acho que ninguém gostava de morrer à fome :roll:, pois não?)

ha... e um cão vadio com fome pode-se tornar muito perigoso.. eu que o diga :?
msrmarisa
Membro
Registado: quarta fev 12, 2003 1:31 am

domingo mai 29, 2005 11:35 pm

Olá a todos
Penso que só o facto de alimentar os animais, não vai resolver o problema,tem que se pensar que dando alimento a esses animais vai fazer com que esses mesmos animais ali permaneçam, e com esses viram muitos mais...depois vem o problema das femeas, se nao forem esterilizadas, o que acontece, mais caes para o local.
Acho que a camara devia sim promover campanhas para esterilização desses animais, com ajuda de veterinarios e os proprios populares, e podiam assim tratar tambem de animais doentes, e promover tambem a adopçao de alguns...só assim se resolvia o problema.
É que o facto de alimentar só esses animais, vai trazer muitos outros problemas indesejaveis á saude publica, como o aparecimento de ratos e até ratazanas.(isto devido a premanecerem no local)
Eu falo isto porque no local onde os meus avós moram, existem inumeros animais abandonados, e o problema foi esse mesmo. As pessoas alimentavam e a comida ficava no local, por vezes viamos ratazanas a comer a comida dos caes, era horrivel! Até atacavam os pobres bichos, muitos andavam mordidos nas caudas, por causa delas...
Primeiro as pessoas quiseram chamar o canil para abater os caes, o que para mim era impensavel, juntei um grupo de amigos para tentarmos sensibilizar as pessoas, visto que ja tinham alimentado posteriormente os animais e retribuindo algum afecto, resultado, todos se juntaram e pagaram veterinario, vacinas etc.(o veterinario ajudou tambem), e no final muitos foram adoptados, as cadelas estao esterilizadas, foram desparazitados, e ja nao constituem perigo publico. A alimentaçao é colocada a horas e retirada posteriormente, no fim ja nao havia ratos no local...
Em Valongo, por exemplo os animais vao ser esterilizados numa nova clinica veterinaria que se dispunibilizou para isso.

"Valongo já tem um novo centro veterinário e com características inéditas. Os animais vadios vão passar a ser esterilizados para conter a sua reprodução.

O número de animais capturados na rua tem vindo a aumentar bastante nos últimos anos, o que leva Fernando Melo, presidente da Câmara de Valongo, a falar em perigo para a saúde pública. A castração dos animais antes de serem dados para adopção tem como objectivo "diminuir o número de animais vadios e sobretudo a propagação de doenças.”

O antigo canil disponibilizava cães para adopção que, em muitos casos, eram novamente abandonados pelos donos. Para um melhor controlo deste tipo de situações, o novo centro vai colocar "micro-chips" de localização nos animais adoptados e seguir de perto a forma como são tratados por quem os acolhe. “Vamos ter que fazer um regulamento, mas nós queremos responsabilizar os proprietários dos animais", garante Fernando Melo.

O presidente da Câmara diz que continuará a ser garantido apoio veterinário aos animais que encontrem uma nova casa. "Sempre que se justifique", o novo centro vai fornecer igualmente vacinações mais baratas. Em declarações à agência Lusa, Fernando Rodrigues, veterinário responsável pelo centro, salientou que "muitas vezes as pessoas querem desfazer-se do animal porque está doente mas, depois de o vermos, podemos dizer-lhes: Não, isto é curável. Não é preciso estar a abandonar o animal".

Este novo centro veterinário tem mais de trezentos metros quadrados - mais duzentos que o antigo canil municipal - e oferece melhores condições aos animais sem abrigo de Valongo."

Era uma medida que todas as camaras podiam tomar, evitava-se muita coisa!!!

Cumprimentos
Marisa Ribeiro
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

segunda mai 30, 2005 10:44 am

Boas!

Relativamente ao que aqui tem sido discutido, a minha opinião é a seguinte:

- Por muita pena que possamos sentir pelos animais, a irresponsabilidade de alimentar os animais, só está a contribuir para que se crie uma habituação promovendo a criação de matilhas de cães vadios. Tal situação, uma vez que os cães começam a viver num estado semi-selvagem, coloca em perigo a integridade física das pessoas para além das doenças que acarreta para pessoas e animais. Acho que a melhor contribuição, uma vez que as Câmaras estão empenhadas em resolver o problema, e a lei a isso as obriga, é denunciarem na Câmara Municipal a presença de cães vadios a fim de ser promovida a sua recolha para canis municipais, conforme está previsto na actual legislação.

- Relativamente ao abandono dos animais, a lei já prevê punição, só que é muito difícil provar a quem pertencia o animal antes de ser abandonado, a não ser que haja alguma denúncia e quem denuncia queira dar a cara como testemunha, pois, caso contrário, os responsáveis continuarão a ficar impunes. Lá para o ano de 2008, quando todos os cães serão obrigados a ser identificados através do microship, talvêz seja mais fácil identificar os responsáveis ou irresponsáveis pelo abandono de animais.

- Só mais uma coisa. Abandono de animais não se refere só aos abandonados na via pública. Quem tem animais em casa e não os têm em condições de alojamento, higiene, alimentação, etc. também é considerado abandono aos olhos da actual legislação. Coraborem contra os irresponsáveis e crueis para com os animais denunciando estas situações. Dêem a cara. Não é só fazer críticas que não levam a lado nenhum.

Um Abraço!

Álvaro Mano
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 30, 2005 10:50 am

apmao Escreveu: - Só mais uma coisa. Abandono de animais não se refere só aos abandonados na via pública. Quem tem animais em casa e não os têm em condições de alojamento, higiene, alimentação, etc. também é considerado abandono aos olhos da actual legislação. Coraborem contra os irresponsáveis e crueis para com os animais denunciando estas situações. Dêem a cara. Não é só fazer críticas que não levam a lado nenhum.
Um Abraço!

Álvaro Mano
;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”