A forense Pauline colocou este tópico a pedir ajuda :
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=21044
Eu entrei em contacto com a pessoa e vim a saber isto :
No dia 8 de manhã encontrámo-lo abandonado no Samouco-Alcochete, quando passeávamos os nossos 2 cães.
Trazia a perna direita envolta em ligaduras. Queria aproximar-se de nós.
à tarde voltámos a encontrá-lo.
No dia 9 voltámos a verificar que continuava perdido e decidimos recolhê-lo na nossa garagem. Verificámos que a ligadura estava ainda limpa, bem como o pelo, o que indicava ter sido abandonado um ou 2 dias antes.
Nesse dia fomos com ele ao Veterinário ao Montijo. As ligaduras foram retiradas. Tinha uma cicatriz de operação à perna, ainda com os pontos. O veterinário retirou os pontos e radiografou-o. Confirmou-se que fora operado poucos dias antes ao fémur fracturado. Tinha uma cavilha metálica inserida, mas como andou abandonado e sem repouso, a cavilha deslocara-se e o osso quebrado estava completamente móvel.
Dado não ter condições para operar, o veterinário encaminhou-nos para o Hospital Veterinário.
Fomos imediatamente para lá. Foram feitas novas radiografias e exames. Ficou internado e foi de novo operado dia 15. A operação consistiu na reconstituição do fémur bastante danificado. Foi-lhe colocada nova cavilha e os fixadores, que serão retirados logo que o tecido ósseo se recomponha.
Teve alta na sexta feira, dia 18. Porém, como o no penso e nas ligaduras surgiram manchas de sangue, voltámos com ele ao hospital no sábado de manhã. Os veterinários acharam por bem voltar a interná-lo para um melhor acompanhamento.
Está a recuperar bem. Visitamo-lo todos os dias. Fica radiante quando aparecemos.
De acordo com os veterinários que o têm acompanhado, poderemos trazê-lo ainda esta semana, dado que já não tem febre e a cicatrização está a correr muito bem.
Uma outra questão:
Lamentavelmente e com muita pena nossa, não podemos mesmo ficar com este animal. Não obstante, só o daremos após totalmente curado e com a garantia de que será bem tratado pelos novos donos. É um animal muito meigo e educado. Merece um dono igual.
Claro que as todas despesas do seu tratamento serão suportadas por nós.
Posto isto o Jonas é um cão lindissimo como podem ver pelas fotos e merece um dono especial, tão especial como o Jonas. Peço que divulguem esta situação e tentar mudar alguma coisa na vida deste animal, para melhor.
Zé Margarido (tel. 96 34 55 608)
Cá vão as fotos:



Grata pela atenção
Sandra Albuquerque