Forçar ou não um Akita?
Moderador: mcerqueira
Tenho um Akita há uma semana e fará no fim deste mês 4 mêses.
Pelo que li, estes cães não destroem a mobília mas precisam de pelo menos 10 minutos de exercício por dia.
No meu caso, dado que ainda está numa fase de habituação, gostava de saber se devo o forçar a ir à rua para esticar as pernas ou se devo deixá-lo esconder-se o dia todo. À noite começa a roer tudo oq lhe aparece à frente e não sei se faço bem em deixá-lo fazer oq quer o dia todo.
Falei com o criador e ele aconselhou-me a não o forçar a nada e deixá-lo habituar primeiro.
Atenciosamente,
Augusto Esteves
Pelo que li, estes cães não destroem a mobília mas precisam de pelo menos 10 minutos de exercício por dia.
No meu caso, dado que ainda está numa fase de habituação, gostava de saber se devo o forçar a ir à rua para esticar as pernas ou se devo deixá-lo esconder-se o dia todo. À noite começa a roer tudo oq lhe aparece à frente e não sei se faço bem em deixá-lo fazer oq quer o dia todo.
Falei com o criador e ele aconselhou-me a não o forçar a nada e deixá-lo habituar primeiro.
Atenciosamente,
Augusto Esteves
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Se fosse meu e já com o programa de vacinação feito... andava era para todo o lado para se sociabilizar... não são 10 minutos para esticar as patas, é ir para o café, para a feira, para ao pé de escolas, para todos os lugares onde houver gente... e não esquecer que começa a ter idade para ir para a escola de cães...
Pela sua pergunta já vi que não tem qualquer experiência, pelo que, e antes que haja um acidente, procure uma boa escola de cães, nunca esquecendo a máxima de que quem vai para a escola aprender É O DONO.
Pela sua pergunta já vi que não tem qualquer experiência, pelo que, e antes que haja um acidente, procure uma boa escola de cães, nunca esquecendo a máxima de que quem vai para a escola aprender É O DONO.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

É dificil sociabilizar na rua quando ainda não se o fez em casa. Quando disse 10 minutos foi apenas a citar o que li e não o que pretendo fazer.casadiscaes Escreveu: Se fosse meu e já com o programa de vacinação feito... andava era para todo o lado para se sociabilizar... não são 10 minutos para esticar as patas, é ir para o café, para a feira, para ao pé de escolas, para todos os lugares onde houver gente... e não esquecer que começa a ter idade para ir para a escola de cães...
Coleira em casa, para começar...
Trela na rua, para não se assustar com qualquer ruído e desaparecer.
Muita conversa... e uns 10 minutos de dedicação (Por Hora)...
Quanto ao roer - é a tal história quem roi um pedaço de pau se tiver um osso apetitoso???
Trela na rua, para não se assustar com qualquer ruído e desaparecer.
Muita conversa... e uns 10 minutos de dedicação (Por Hora)...
Quanto ao roer - é a tal história quem roi um pedaço de pau se tiver um osso apetitoso???

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Esqueça o que leu. Se quer ter um bom akita com um caracter equilibrado siga imediatamente os conselhos do Gonçalo. E estableça uma ligação forte com o animal.Ak1ra Escreveu:É dificil sociabilizar na rua quando ainda não se o fez em casa. Quando disse 10 minutos foi apenas a citar o que li e não o que pretendo fazer.casadiscaes Escreveu: Se fosse meu e já com o programa de vacinação feito... andava era para todo o lado para se sociabilizar... não são 10 minutos para esticar as patas, é ir para o café, para a feira, para ao pé de escolas, para todos os lugares onde houver gente... e não esquecer que começa a ter idade para ir para a escola de cães...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Segundo sei, ossos não é o mais aconselhável para um cão. Acredite que de brinquedos para roer ele não tem poucos.crazyduck Escreveu: Quanto ao roer - é a tal história quem roi um pedaço de pau se tiver um osso apetitoso???![]()
Devo então força-lo a ir à rua mesmo que esteja totalmente assustado?nynf Escreveu:Esqueça o que leu. Se quer ter um bom akita com um caracter equilibrado siga imediatamente os conselhos do Gonçalo. E estableça uma ligação forte com o animal.Ak1ra Escreveu:É dificil sociabilizar na rua quando ainda não se o fez em casa. Quando disse 10 minutos foi apenas a citar o que li e não o que pretendo fazer.casadiscaes Escreveu: Se fosse meu e já com o programa de vacinação feito... andava era para todo o lado para se sociabilizar... não são 10 minutos para esticar as patas, é ir para o café, para a feira, para ao pé de escolas, para todos os lugares onde houver gente... e não esquecer que começa a ter idade para ir para a escola de cães...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Akira, onde comprou esse Akita? Não é normal os cachorros serem assim tão medrosos...o que diz o criador? Já falou com ele?
Deve colocar-lhe uma coelira para ele se habituar, e andar um pouco á trela com ele dentro de casa. Arranje um brinquedo que ele adore e brinque muito com ele, fale muito com ele, e recompense-o muito.
Depois pode começar a trazê-lo á rua. Se ele mostrar medo simplesmente pare de andar mas ignore o canito, nada de festinhas e de tadinho. Mal ele acalme e se sente ou deite, faça uma festa (uma!! não são 230 mil) e retome a marcha. Aja assim os primeiros dias e depois diga como estão as coisas a correr.
E vá a uma escola de treino. É o melhor sitio para sociabilizar correctamente o seu cão e um bom treinador poderá dar-lhe dicas preciosas para a educação do cão e para a sua própria educação canina.
Deve colocar-lhe uma coelira para ele se habituar, e andar um pouco á trela com ele dentro de casa. Arranje um brinquedo que ele adore e brinque muito com ele, fale muito com ele, e recompense-o muito.
Depois pode começar a trazê-lo á rua. Se ele mostrar medo simplesmente pare de andar mas ignore o canito, nada de festinhas e de tadinho. Mal ele acalme e se sente ou deite, faça uma festa (uma!! não são 230 mil) e retome a marcha. Aja assim os primeiros dias e depois diga como estão as coisas a correr.
E vá a uma escola de treino. É o melhor sitio para sociabilizar correctamente o seu cão e um bom treinador poderá dar-lhe dicas preciosas para a educação do cão e para a sua própria educação canina.
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm
olá,
Acho que realmente deve seguir os concelhos do Gonçalo.
O meu quando já tinha o programa de vacinas completo, não parava em casa.
Ia comigo á feira da Sr. da Hora ou de Custóas, para se habituar ao barulho e a estar ne meio de muita gente, levava-o para a festa do Sr.de Matosinhos, ia para todo o lado. e recebia festas e miminhos de toda a gente e gostava. (o macaco)
Só há uma coisa que ele tem mesmo muito medo,é de foguetes. Quando ouve um foguete fica em panico, nem sabe onde se meter. E quando estamos longe da casa é complicado, tenho que me ajoelhar e abraça-lo para ver se ele fica mais sossegado, mas mesmo assim é complicado, porque ele treme por todos os lados. Este é o unico medo que ele tem e que não sei como tirar. Mas de resto está tudo bem.
Por isso, rua com o cão, toca a passear á trela,muito passeio (sem exagero claro) só lhes fazem bem.
Susana
Acho que realmente deve seguir os concelhos do Gonçalo.
O meu quando já tinha o programa de vacinas completo, não parava em casa.
Ia comigo á feira da Sr. da Hora ou de Custóas, para se habituar ao barulho e a estar ne meio de muita gente, levava-o para a festa do Sr.de Matosinhos, ia para todo o lado. e recebia festas e miminhos de toda a gente e gostava. (o macaco)
Só há uma coisa que ele tem mesmo muito medo,é de foguetes. Quando ouve um foguete fica em panico, nem sabe onde se meter. E quando estamos longe da casa é complicado, tenho que me ajoelhar e abraça-lo para ver se ele fica mais sossegado, mas mesmo assim é complicado, porque ele treme por todos os lados. Este é o unico medo que ele tem e que não sei como tirar. Mas de resto está tudo bem.
Por isso, rua com o cão, toca a passear á trela,muito passeio (sem exagero claro) só lhes fazem bem.
Susana
Hoje levei-o à rua pela 1ª vez....não sei se têm esta expressão, mas ela tremia como varas verdes. Era do barulho dos carros, era de qualquer barulho. A grande diferença que notei foi que em casa tornou-se mais "esperta", a andar de um lado para o outro, a pedir festas, ...
Boas Augusto
Então a traquina quer devorar as cadeiras.
É normal, dentinhos a caminho da muda e tal, mas quando um dos nossos caros colegas foristas mencionava ossos, referia-se aos de pele de Vaca e de Bufalo, estes sim são bons e sem riscos de maior para os canitos.
Eu no meu caso, ainda que me tenha custado um pouco, lá acabei por ter de usar Tabasco (molho de malaguetas, bem forte)., é que o Fang apesar de ter bolas, ossos e tudo mais, preferia o rodapé, logo, teve de ser.
Contudo não vá já para a solução radical, compre os tais ossos de pele e depois logo se vê, possivelmente irá resolver.
Bem, se ela está em casa faz apenas uns dias, deixe-a âmbientar-se, tambem não é por uns dias que a sociabilização sofrerá o que quer que seja, agora cuidado com os abusos, não a deixar fazer o que lhe dá na gana, pois isso é um mau caminho.
Por muito que custe, se ela abusar, dê-lhe uma palmadinha no nariz, acompanhado da palavra "NÃO", ou então um forte abanão no pescoço, acompahada da dita palavra.
A escola de canitos é sempre positiva, se avançar por esse procedimento, ficará sem duvida a ganhar e muito com isso.
Tenho uns dados a dar-lhe, mas já envio por PM.
Logo que tenha foto, a "malta" agradece.

Então a traquina quer devorar as cadeiras.

É normal, dentinhos a caminho da muda e tal, mas quando um dos nossos caros colegas foristas mencionava ossos, referia-se aos de pele de Vaca e de Bufalo, estes sim são bons e sem riscos de maior para os canitos.
Eu no meu caso, ainda que me tenha custado um pouco, lá acabei por ter de usar Tabasco (molho de malaguetas, bem forte)., é que o Fang apesar de ter bolas, ossos e tudo mais, preferia o rodapé, logo, teve de ser.
Contudo não vá já para a solução radical, compre os tais ossos de pele e depois logo se vê, possivelmente irá resolver.
Bem, se ela está em casa faz apenas uns dias, deixe-a âmbientar-se, tambem não é por uns dias que a sociabilização sofrerá o que quer que seja, agora cuidado com os abusos, não a deixar fazer o que lhe dá na gana, pois isso é um mau caminho.
Por muito que custe, se ela abusar, dê-lhe uma palmadinha no nariz, acompanhado da palavra "NÃO", ou então um forte abanão no pescoço, acompahada da dita palavra.
A escola de canitos é sempre positiva, se avançar por esse procedimento, ficará sem duvida a ganhar e muito com isso.
Tenho uns dados a dar-lhe, mas já envio por PM.
Logo que tenha foto, a "malta" agradece.

Olá Augusto
Você esqueceu-se de dizer que mora na Madeira e que o cão foi para aí na passada sexta-feira, no porão do avião.
Está com 4 meses de idade, já têm a percepção do medo assumido, bem como já não esquece o dia anterior durante a noite como acontece com os cachorros até aos dois meses.
Viveu até sexta feira de manhã com a mãe e uma irmã, depois tudo mudou na vida dele, agora é preciso dar-lhe tempo para se habituar á nova vida.
Nos Akitas isto é normal, de-lhe tempo não o force e vai ver que daqui a algum tempo terá um excelente Akita.
Um abraço
H.Rúbio
Você esqueceu-se de dizer que mora na Madeira e que o cão foi para aí na passada sexta-feira, no porão do avião.
Está com 4 meses de idade, já têm a percepção do medo assumido, bem como já não esquece o dia anterior durante a noite como acontece com os cachorros até aos dois meses.
Viveu até sexta feira de manhã com a mãe e uma irmã, depois tudo mudou na vida dele, agora é preciso dar-lhe tempo para se habituar á nova vida.
Nos Akitas isto é normal, de-lhe tempo não o force e vai ver que daqui a algum tempo terá um excelente Akita.
Um abraço
H.Rúbio
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não admira que o animal esteja assustado! Akira, quando se procura ajuda deve-se contar a historia completa... a separação da familia e uma viagemd e avião são momentos stressantes e assustadores para um cachorro...village Escreveu: Olá Augusto
Um abraço
H.Rúbio
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
nynf Escreveu:
Não admira que o animal esteja assustado! Akira, quando se procura ajuda deve-se contar a historia completa... a separação da familia e uma viagemd e avião são momentos stressantes e assustadores para um cachorro...

Pois coitadinho do animal, depois de um dia atribulado como esse até eu tinha medo de sair à rua...

Tenha muita calma, muita paciência e especialmente muito AMOR para dar a esse bichinho fôfo

Bom Natal
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Pois, daí eu ter dito que o canito só estava em casa do dono fazia apenas uns dias.
O Avião deixa-os bastante medrosos, eu acho que é a exposição ao ruido excessivo, quer no embarque quer na chegada, o meu tambem estava bastante assustadisso quando chegou e veio comigo.
O Avião deixa-os bastante medrosos, eu acho que é a exposição ao ruido excessivo, quer no embarque quer na chegada, o meu tambem estava bastante assustadisso quando chegou e veio comigo.

Devo então esperar que se mostre mais ambientada à casa para depois começar a levá-la à rua? Fiz esta pergunta apenas por ela mostrar-se um pouco agitada quando acorda das suas sestas, e sendo um animal já com um tamanho e peso consideráveis pensei que lhe fizesse mal estar tanto tempo parada.
É de frisar que ela já está totalmente habituada com as pessoas cá de casa, saltando a pedir festas e brincadeira.
É de frisar que ela já está totalmente habituada com as pessoas cá de casa, saltando a pedir festas e brincadeira.