Cadela agressiva com outras cadelas. Que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Petronila
Registado: quinta dez 23, 2004 1:38 pm

quinta dez 23, 2004 1:58 pm

Olá a todos )

Esta é a minha Nyka

Imagem

É uma cadelinha (se é que se podem usar diminutivos para falar desta princesa de 40kg P ) fillha de uma Staff americana e de um pai rafeiro muito bonito e infelizmente, desaparecido há pouco tempo, muito meiga, inteligentíssima e obediente, que nunca me deu problemas em casa, nunca roeu nada, deixou de fazer xixi em casa aos 2 meses, não é barulhenta e não me dá dores de cabeça em quase quase nada. A Nyka cresceu e conviveu com cadelas até sensivelmente aos três, quatro anos de idade, sem problemas de nenhum tipo, partilhando inclusive a mesma casa com outras cinco cadelinhas de idades e tamanhos diferentes, dormindo na mesma cama, partilhando os brinquedos, tudo. Sempre teve uma certa tendência para liderar os outros cães, mas sem mostras de agressividade de nenhum tipo, até ao momento em que, infelizmente, se envolveu numa luta com algumas delas, acabando mesmo por matar uma mais tarde. Desde essa altura, nunca mais consegui que se desse com cadela alguma. Com cães, regra geral, não há problema, até é capaz de rosnar muito de vez em quando, mas acaba por querer sempre brincadeira, agora com as cadelas, mostra sinais de grande agressividade. Isto tem condicionado a minha vida em todos os aspectos, os horários de passeio e os caminhos a fazer são estudados ao milímetro. Ultimamente tem sido ainda mais complicado porque foi operada a uma ruptura dos ligamentos cruzados e a uma artrose no joelho e não pode fazer movimentos bruscos ou fortes e é difícil mantê-la quieta se acaso vê alguma cadela no horizonte.
Não tenho possibilidade financeira para levá-la a um treinador, pois vivo sozinha e a operação e os tratamentos já são muito caros e gostava de saber se existe alguma coisa que possa fazer para tentar que ela se acalme em relação às outras cadelitas.
Alguém me pode ajudar?

Desculpem o tamanho e BOM NATAL a todos )

Petra

edit: tentei pôr imagem dela, mas não deu...
CTR
Membro
Registado: quinta ago 14, 2003 4:26 pm

quinta dez 23, 2004 3:59 pm

O meu conselho e tentar socializar mais a cadela com ela presa e dar umas boas palmadas na altura certa..mas não sei se vai funcionar :o
Petronila

segunda dez 27, 2004 10:55 am

[quote=CTR]
O meu conselho e tentar socializar mais a cadela com ela presa e dar umas boas palmadas na altura certa..mas não sei se vai funcionar o
[/quote]

hihi

Pois, essas duas já tentei, aliás, sempre que ela tem um comportamento agressivo assim, castigo-a. Palmadinhas é raro, sempre optei pelo castigo mesmo, mas quando é preciso...

Obrigado, mesmo assim :)

Já agora, um veterinário disse-me uma vez que quando uma cadela se torna agressiva com outras, não há nada a fazer, aquilo não passa. Alguém me confirma isto?
Misaka
Membro Júnior
Registado: terça dez 14, 2004 12:25 pm

segunda dez 27, 2004 2:03 pm

Eu não sou um grande entendido na matéria canina, mas será que a castração da cadela não iria ajudar? POrque razão não perguntas ao teu veternário ou envias mails a criadores. Concerteza que estes últimos tiveram experiências semelhantes já que possuem várias cadelas. E como gostam tanto de cães decerto que vão responder.
Petronila

segunda dez 27, 2004 2:14 pm

[quote=Misaka]
Eu não sou um grande entendido na matéria canina, mas será que a castração da cadela não iria ajudar? POrque razão não perguntas ao teu veternário ou envias mails a criadores. Concerteza que estes últimos tiveram experiências semelhantes já que possuem várias cadelas. E como gostam tanto de cães decerto que vão responder.
[/quote]

Olá Misaka :)

Já falei com os veterinários da princesa (que são muitos e muito bons :P) que me disseram que a castração pode não resolver nada e é uma decisão drástica da qual provavelmente me iria arrepender mais tarde, sobretudo se o efeito não fosse o desejado. Os meus cunhados, entretanto, estão a treinar a cadelita deles com um treinador na margem sul e já me falaram noutras cadelas problemáticas que frequentam as aulas, sendo que talvez essa solução me parecesse a melhor, caso tivesse condições financeiras.
É verdade que nunca tentei enviar mails a criadores, até porque não conhecia nenhum nem ninguém que me desse contactos. Como nunca pensei nessa hipótese, nem perguntei aos veterinários da Nyka se me podiam indicar.
A minha esperança quando encontrei o fórum era que alguém aqui me pudesse dar um "truque caseiro", à falta de melhor expressão, para me ajudar a lidar com esta situação. A Nyka não é propriamente cachorrinha e, ainda que esteja disposta a continuar condicionada aos horários de passeio para o bem estar físico dela e dos outros cães, sempre gostava de tentar fazer outras coisas.
É a minha primeira cadela, tenho-a desde que nasceu e sempre lhe dei tudo do bom e do melhor, mas as aulas, com toda esta coisa de ter sido operada, estão mesmo acima das minhas possibilidades...

muito obrigada na mesma pela resposta :)

Petra
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda dez 27, 2004 2:26 pm

Petronila Escreveu: Já falei com os veterinários da princesa (que são muitos e muito bons P) que me disseram que a castração pode não resolver nada e é uma decisão drástica da qual provavelmente me iria arrepender mais tarde, sobretudo se o efeito não fosse o desejado
Porquê? Acaso está a pensar fazer criação com a cadela???? :o :o
Petronila

segunda dez 27, 2004 2:33 pm

[quote=sfigueira]
[quote=Petronila]
Já falei com os veterinários da princesa (que são muitos e muito bons P) que me disseram que a castração pode não resolver nada e é [b]uma decisão drástica da qual provavelmente me iria arrepender mais tarde[/b], sobretudo se o efeito não fosse o desejado[/quote]

Porquê? Acaso está a pensar fazer criação com a cadela???? :o :o
[/quote]

Nada disso, de modo algum. Se não fiz até agora foi por achar que não tinha condições para isso, portanto não me imagino agora a deixá-la engravidar aos seis anos de idade. Tenha calma, foi depois de pensar MUITO sobre isso (porque não é uma opção que na minha opinião se tome só porque sim) e a conselho dos veterinários que não o fiz, por razões que têm pouco a ver com o que me trouxe aqui agora. ;)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda dez 27, 2004 2:55 pm

Petronila Escreveu: Se não fiz até agora foi por achar que não tinha condições para isso,
Ah... e eu a pensar que era porque a cadela é rafeira e ia aumentar o nº de SRD que andam para aí...
Petronila Escreveu: (porque não é uma opção que na minha opinião se tome só porque sim) e a conselho dos veterinários que não o fiz
Não sei porquê...
As duas cadelas dos meus pais estão esterilizadas porque sim e porque os meus Veterinários aconselharam que sim para evitar problemas futuros, nomeadamente tumores mamários e infecções uterinas...

...Que melhor argumento?

Em relação à agressividade, nesta fase da vida da bicha, acho que já é difícil mudar-lhe o carácter... Boa sorte ;)
Petronila

segunda dez 27, 2004 4:03 pm

[quote=sfigueira]
[quote=Petronila]
Se não fiz até agora foi por achar que não tinha condições para isso,
[/quote]
Ah... e eu a pensar que era porque a cadela é rafeira e ia aumentar o nº de SRD que andam para aí...

[quote=Petronila]
(porque não é uma opção que na minha opinião se tome só porque sim) e a conselho dos veterinários que não o fiz
[/quote]

Não sei porquê...
As duas cadelas dos meus pais estão esterilizadas porque sim e porque os meus Veterinários aconselharam que sim para evitar problemas futuros, nomeadamente tumores mamários e infecções uterinas...

...Que melhor argumento?

Em relação à agressividade, nesta fase da vida da bicha, acho que já é difícil mudar-lhe o carácter... Boa sorte ;)
[/quote]

Se esterilizaram as cadelas a conselhos dos veterinários, já não foi uma decisão tomada porque sim, foi a conselho de profissionais. Os mesmos lhe dirão que existem inúmeros colegas de profissão que não são assim tão favoráveis à esterilização, a menos, é óbvio, que sejam cadelas abandonadas, em canis ou que vivam com machos e os donos não possam permitir o acasalamento. Por mais que possa parecer-lhe acertada, essa não é uma decisão consensual e, não só não deve ser tomada de ânimo leve, como não deve ser encarada como linear ou verdade absoluta.
Pessoalmente, optei por não o fazer à Nyka, que é uma cadela saudável (excepção feita a este problema na pata, que felizmente está a ser devidamente tratado.) e feliz, bem disposta, bem educada, obediente e meiga.
E não há nada no mundo que prefira a um rafeiro, não há cão de raça que me tire o gosto por um exemplar único de SRD. Tivesse eu condições para ficar com mais cães e, garanto-lhe, a Nyka teria sido a feliz mamã de quantos SRD tivesse de ser. :P Amo a minha rafeira. Para mim, é a cadela mais bonita, mais inteligente e mais amiga do Mundo inteiro, não me canso de o pensar e de o dizer, a ela e a toda a gente que priva comigo e que a conhece. =)

Em relação à idade, também pensei nisso. É possível que agora já não possa mesmo fazer nada?

Mais uma vez, obrigada.

Petra
Responder

Voltar para “Cães”