Eu tenho um cão, o Ruan, de raça Dogo Argentino (aqueles que pertencem à categoria dos montruosos assassinos...) e no outro dia um Sr. Agente da autoridade abordou-me na rua e disse-me (eu ia com o Ruan preso) que o animal tinha de estar "atrelado e açaimado" e se eu não fosse imediatamente colocá-lo em casa que era autoada. Para além disso o Sr. Agente nem conhecia a raça, pois apelidou o meu cão de "esses, os pit bulls"...já por duas ou três vezes polícias (eu moro ao pé duma escola e por isso cruzo-me quase todos os dias com os polícias da "escola segura") se dirigiram a mim mas apenas para perguntar se eu sabia que havia legislação própria para estes cães etc etc mas nunca me disseram nada do Ruan não ter açaime.
Eu recuso-me a usar açaime no meu cão por várias razões: as pessoas por aqui andam sempre com os cães soltos e nem sempre são cães mansos, logo se o meu cão estiver preso e açaimado e vier outro bobi com más intenções como é que é?(isto já aconteceu, um pastor alemão atirou-se a mim e ao Ruan mas como não o tinha açaimado pegaram-se uns segundos e depois o outro cão afastou-se, não foi bonito mas não houve estragos);
Outra razão é que se as pessoas já se afastam dele e olham com má cara e pensam que ele é mau, imagino se ele fosse com açaime! é logo: "ai que cão mau, até tem que andar açaimado para não comer as criancinhas!"
Por último, eu sou uma pessoa responsável e reconheço que o meu cão não é muito sociável com outros cães e por isso NUNCA ando com ele solto portanto não acho necessário usar açaime e porque o bem estar do meu cão está primeiro, oponho-me à utilização desse acessório, a não ser em situações especiais, por exemplo, a minha vizinha tem um cão rafeiro (bem grande) e que não pode ver outros machos à frente (ele e o Ruan não se podem nem cheirar) e como ela tem um bébé que não pode estar sozinho em casa, vão à rua os três juntos e o cão vai solto (o que não concordo) mas leva açaime...
Queria só expressar a minha opinião em relação a esta lei. Eu penso que estou a agir bem porque só quero o bem estar do meu cão,mas estou a ser correcta? Penso que este tema não foi abordado aqui no fórum por isso gostava de saber algumas opiniões

Obrigada, muitos cumprimentos
Patrícia
Bom Natal!!

nunca me obedece, sem ser em casa. acontece que se tenho de ir com os dois ao mesmo tempo para algum sítio é uma verdadeira barafunda... portam-se os dois muito mal e o rott desobedece-me por completo
 nunca me obedece, sem ser em casa. acontece que se tenho de ir com os dois ao mesmo tempo para algum sítio é uma verdadeira barafunda... portam-se os dois muito mal e o rott desobedece-me por completo