Cobras do milho não se alimentam

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

pintopinto
Membro Júnior
Registado: quarta out 27, 2004 1:33 pm
Contacto:

segunda dez 06, 2004 10:50 pm

Adqueri recentemente um casal de serpentes do milho que alimentei uns dias depois (faz hoje,segunda, uma semana) com ratos bebes mas depois disso já tentei na sexta e hoje alimenta-las outra vez e elas não aceitam o comer... passam por ele sem reacção nenhuma e tambem não aceitam com uma pinça...
Já não sei que fazer!
As minhas sirtalis vêm comer numa boa...
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

quarta dez 08, 2004 2:36 am

deixa ficar lá os ratos um bocado... às vezes elas não os comem logo.
a temperatura do terrário é a ideal? deve ter 25º numa ponta e 30º na outra.
pintopinto
Membro Júnior
Contacto:

quinta dez 09, 2004 8:11 pm

Tenho tentado de tudo, se os aproximar da boca com uma pinça fogem e se lá deixar ficar muito tempo as Sirtalis comem-nos pois as Guttatas passam pelo comer, ás vezes cheiram e tudo, e não comem. Já não se alimentam á doze dias.
Agora fiz uma gaiola mais pequenina em rede e madeira que coloquei dentro do terrario só com o comer e água, vai lá ficar toda a noite a ver se alguma come.
Para quem estava habituado ás Sirtalis que são muito activas estes bichos preguiçosos são uma desilusão :x
lacerta
Membro Veterano

sexta dez 10, 2004 1:46 am

Tens as cobras todas juntas??? :o
não é muito aconselhável... :?
principalmente se não supervisionares o momento em que se alimentam, pois podem comer-se umas as outras! imagina que duas delas começam a comer o mesmo rato, cada uma por uma ponta, pode dar-se o caso de uma delas ser engolida pela outra. não é brincadeira. Há pessoas a quem isto já sucedeu! para além do risco de ferimentos causados por disputa da comida ou de território, e do contágio de doenças ou parasitas.
As minhas thayeri também deixaram de comer :? , não estou muito preocupado porque elas estão gordinhas :p mas podem estar a querer hibernar... é que apesar de as manter a uma temperatura de verão, elas estão sujeitas ao fotoperiodo natural. a minha L. alterna, pelo contrário, nunca diz que não a um ratinho... :D
pintopinto
Membro Júnior
Contacto:

sexta dez 10, 2004 1:58 pm

Não constitue perigo pois são todas de tamanho muito identico, além disso elas são muito compativeis entre sí e embora elas tentem por vezes roubar o comer da boca uma da outra (só as Sirtalis) o certo é que elas adoram estar juntas.
È frequente as Guttatas irem enfiar-se debaixo das Sirtalis quando estas estão a dormir.
O problema é que como o terrário é muito grande (tenho fotos na minha pagina) e as Guttatas são muito pouco activas é dificil conseguir leva-las a comer.
Mas já resolvi o problema: construi uma caixa de madeira e rede com 30 x 20 cm e coloquei-as lá dentro (dentro do terrario grande) com o comer e agua durante toda a noite e o assunto foi resolvido ;)
Quanto á temperatura tive que aumentar a potencia, duas lampadas de 150w para o dia e duas de 60w para a noite, para conseguir uma temperatura suficiente omogenia. Pois houve uma altura nestes dias muito frios em que todas estavam pouco activas pois a temperatura não passava dos 24/25.
captive_reptil_care
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2004 8:55 pm
Contacto:

sábado dez 11, 2004 8:06 pm

isto é o resultado de duas cobras do mesmo tamanho colocadas juntas, uma Boa constrictor imperial e e uma Python Regius a Boa comeu e depois regurgitou a Regius, estas fotos foram-me enviadas quando eu perguntei a opinião sobre colocar cobras do mesmo tamanho no mesmo terrario

http//img.photobucket.com/albums/v607/monstrinho_pt/Vollgefressen2.jpg

http//img.photobucket.com/albums/v607/monstrinho_pt/Vollgefressen3.jpg

http//img.photobucket.com/albums/v607/monstrinho_pt/Ausgewuergt2.jpg

http//img.photobucket.com/albums/v607/monstrinho_pt/Ausgewuergt1.jpg

Gostava de ver as tuas fotos, qual o enderesso da tua pagina?

Sobre a temperatura, eu estou a usar cabos de aquecimento de 75 wats e 100wats ligado a termostato digital exterior com sonda no interior do terrario e dou-me muito bem....mais alguem aqui usa cabos de aquecimento?
lacerta
Membro Veterano

domingo dez 12, 2004 4:00 pm

captive_reptil_care Escreveu: ....mais alguem aqui usa cabos de aquecimento?
Eu... :)
pintopinto
Membro Júnior
Contacto:

quarta dez 22, 2004 6:38 pm

Não consigo abrir os links das imagens. No entanto não existe imcompatibilidade entre Sirtalis e Guttatas, bem pelo contrario (como explico na minha pagina) as Guttatas procuram muito a companhia das Sirtalis para dormir e às vezes tambem o contrario.

Na minha pagina tenho um artigo intitulado "Terrários Comunitarios" onde falo sobre o assunto e onde tenho fotos. Para abrir a pagina basta clicar no botão correspondente mas fica aqui o link

[url]http://pwp.netcabo.pt/pedro65/[/url]
lacerta
Membro Veterano

quarta dez 22, 2004 7:53 pm

pintopinto Escreveu: ...as Guttatas procuram muito a companhia das Sirtalis para dormir e às vezes tambem o contrario.
É normal que isso aconteça, muitos répteis procuram o contacto com outros, quer seja para passar o Inverno (muitas vezes pelo reduzido número de locais apropriados) ou até mesmo para realizar a termorregulação, como acontece com os cágados e com alguns lagartos que se amontoam quando se expõem ao sol. Isso ajuda-os a manter ou a atingir mais facilmente a temperatura desejada. Mas isso não significa que sejam amigos, é frequente encontrar no mesmo abrigo predadores e presas, como por exemplo algumas espécies de anfíbios e de víboras.
Não quero com isto dizer que as T. Sirtalis e as P. guttatus sejam competidores directos, nem tão pouco são consideradas serpentes ofidiofagas, mas os acidentes acontecem. As tuas cobras ainda são juvenis, quando atingirem a maturidade e principalmente durante o período de reprodução podem ficar mais agressivas e territoriais.

Gostei muito do teu terrário! ;)
pintopinto
Membro Júnior
Contacto:

quarta dez 22, 2004 8:13 pm

Obrigado.
Já pensei na possibilidade de poder vir a ter algum problema com as Sirtalis na idade adulta mas como nessa altura as Guttatas serão de porte superior não creio haver grandes problemas. No entanto o terrario pode ser dividido ao meio por uma rede facilmente se houver necessidade sem que seja afectado o control da temperatura ou humidade.

As minhas serpentes, embora ainda novas, já estão com um comprimento superior a 65 cm, o que para as Sirtalis já é mais de dois terços. Exepção feita aquela Guttata que eu refiro que não aceita o comer. E com duas a mudar de pele depressa daram um pulo!

Engraçado que as Guttatas que antes preferiam o chão (debaixo das plantas) agora preferem os ramos mais altos ao lado das Sirtalis. Muitas vezes vão para aquele ramo que coloquei a escassos centimetros do tecto, cerca de 70 cm do chão.
lacerta
Membro Veterano

quinta dez 23, 2004 8:27 pm

pintopinto Escreveu:Obrigado.
Já pensei na possibilidade de poder vir a ter algum problema com as Sirtalis na idade adulta mas como nessa altura as Guttatas serão de porte superior não creio haver grandes problemas. No entanto o terrario pode ser dividido ao meio por uma rede facilmente se houver necessidade sem que seja afectado o control da temperatura ou humidade.
Olá!
Acho que as Thamnophis sirtalis é que podem estar em risco quando as P. guttatus crescerem :p !
E o tamanho não quer dizer nada, as Lampropeltis conseguem engolir cobras maiores que elas próprias.
Experimenta colocar a guttatus que não come numa caixa plástica pequena com um ratinho lá dentro, de preferência durante a noite. As cobras juvenis sentem-se mais seguras em espaços reduzidos aceitando a comida mais facilmente. Já utilizei esta técnica até com uma thayeri de um ano de idade e foi remédio santo.
pintopinto Escreveu:Engraçado que as Guttatas que antes preferiam o chão (debaixo das plantas) agora preferem os ramos mais altos ao lado das Sirtalis. Muitas vezes vão para aquele ramo que coloquei a escassos centimetros do tecto, cerca de 70 cm do chão.
As Panterophis guttatus são excelentes trepadoras que caçam aves nos ninhos, sentem-se bem nas alturas.
As minhas Lampropeltis são terrestres e de vez em quando também se empoleiram nos cabos do termómetro e da sonda do termóstato. :D
pintopinto
Membro Júnior
Contacto:

sexta dez 24, 2004 9:18 am

Quando chega a hora da alimentação o procedimento é o seguinte:

Coloco o comer das Sirtalis numa palazinha (os cartões amarelos que o PS mostrou ao Durão Barroso nas autarticas) no chão e desperto a sua atenção com movimentos das mãos junto ao comer ou mexendo nelas para se movimentarem, o cheiro depois faz o resto.

Para as Guttatas, como não me ligam nenhuma (posso mexer e fazer o que quizer no terrario que nem levantam a cabeça) ponho o comer dentro de uma caixa de paredes de madeira e chão e tecto de rede com 20x30 cm por 10cm de altura e coloco-as lá dentro. Uma delas chega a comer logo ainda na minha mão, não sendo preciso po-la lá dentro, ou nos proximos 5/10 minutos, mas a outra chega a estar 24 horas que não come. Cheira o comer mas não dá o bote. Ela está doente pois já veio assim ( só comeu uma vez dois dias depois de chegar) embora não apresente sintomas exteriores de doença. Chegou a estar tão magra que se via as partes de lado da barriga para dentro mas desde que comecei a forçar a sua alimentação já está com um aspecto normal, no entanto está cada vez mais dificil de leva-la a aceitar o comer porque como já tem mais forças dá mais luta. Como parece estar em recuperação vou continuar a forçar a alimentação até que ela acabe por aceita-la naturalmente, ou morra!

Tenho agora uma Sirtalis que não come, embora com fome! ficou com algo preso entre as gengivas e os dentes que criou um alto que deve doer. Já lhe retirei isso com um fosforo mas ainda deve doer, no entanto essa não me preocupa (desde que não crie nenhuma infecção) pois está bem gordinha. É o que faz as cobras não usarem palitos :lol:
lacerta
Membro Veterano

sexta dez 24, 2004 1:02 pm

A alimentação forçada stressa muito os animais. Quanto maior o stress menor a probabilidade de voltar a aceitar a comida. Se ela já está gordinha porque é que não lhe dás um tempinho? Podias coloca-la num terrário separado, num sitio calmo, esperar uma semana ou duas e então voltar a oferecer comida.
pintopinto Escreveu:Tenho agora uma Sirtalis que não come, embora com fome! ficou com algo preso entre as gengivas e os dentes que criou um alto que deve doer. Já lhe retirei isso com um fosforo mas ainda deve doer, no entanto essa não me preocupa (desde que não crie nenhuma infecção) pois está bem gordinha. É o que faz as cobras não usarem palitos lol
Pois, esse é um dos inconvenientes dos terrários naturalistas. Numa caixa com papel absorvente como substrato isso nunca aconteceria ;). Se fez um alto é natural que já tenha infectado, convém que seja tratada rapidamente antes que alastre a toda a cavidade bucal.

Boa Sorte!

Feliz Natal!!! :D
pintopinto
Membro Júnior
Contacto:

sexta dez 24, 2004 9:00 pm

È possivel usar algum desinfectante que não cause problemas se ingerido para desinfectar a boca?

Agua-oxigenada ou elixir para os dentes (tatum verde), bocagel, talvez?
Ou existe alguma coisa à venda nas casas das especialidade? Para os peixes existe remedios para quase tudo mas repteis não se vê nada.
captive_reptil_care
Membro Júnior
Registado: sábado set 11, 2004 8:55 pm
Contacto:

sexta dez 24, 2004 10:51 pm

Betadine diluido para feridas exteriores não faz mal na maior parte dos repteis, talvez betadine oral diluido mas não apliques com cotonete que pode deixar fios de algodão e aumenta a infecção, mas se está com um alto tantum-verde não chega, com agua oxigenada tem de se ter cuidado porque queima demasiado os tecidos e não desinfecta.
Mas acho que se for aplicado só na ferida alcool etilico arde mas se não ingerido ou espalhado por toda a boca mal não deve fazer, mas isto são só suposições, nunca tive qualquer tipo de problema destes felizmente.

Pode é ser muito stressante para a cobra a aplicação dos medicamentos e pode deixar de confiar em ti durante algum tempo, mas o importante é curar essa feridita para volta a comer sozinha, que alimentação forçada só em ultimo ultimo caso mesmo, que pode ser tão traumatico que certas especies ficam com medo de comer entram em anorexia e podem morrer.

Não coneces nenhum veterinario de repteis que te possa dar algum conselho mesmo por telefone?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”