Açaime: Sim ou Não?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta dez 23, 2004 10:05 pm

Façam como eu e com os meus rafeiros bué dos perigosos: açaime na mão, quando há problema põe-se o açaime, quando não há serve de pochette. ;)
bullie Escreveu:Já tive experiências semelhantes, de passear o Gaspar (sempre preso, pois também não é lá muito amigo de outros cães cuja a estatura seja maior à dele) e este ser atacado por outros cães que estavam com os donos mas soltos. Mas como as raças em questão (Boxer e Akita Inu) não estão incluídas na lei... para as pessoas todos os cães dessas raças são "santinhos" e uma "paz de alma"... (Akitas "paz de alma"... tem graça que ainda não vi nenhum... o que não quer dizer que não os haja!)
Nenhuma das raças que refere é uma "paz de alma". Quando não estão bem sociabilizados, arre que se faz tarde. Mas o akita (que é o único que conheço com a mínima profundidade para poder opinar) é, naturalmente, um cão sereno. É muito dominante para outros machos e, quando não sociabilizado correctamente, tem-se ali um problema. Normalmente o "ódio" bentre um macho akita e outro qualquer é instantâneo, mas perfeitamente controlável quando se tem pulso firme. Provavelmente só conheceu os akitas meio-descontrolados que andam por aí...
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta dez 23, 2004 10:20 pm

Eu pessoalmente sou contra andar com cães soltos em sitios com movimento, ou seja, na iminencia de aparecer a qualquer momento um outro cão, um idoso ou uma criança.
O meu cão por exemplo, um boxer, ele é super obediente, so que se estiver solto e vir um cão a reacção dele é ir a correr feito doido, nem sequer me ouve, o mesmo com uma criança, adora-as so que os pais ficam assustados. Eu pessoalmente nao uso açaime no meu, mas so o solto em sitios abandonados e que eu conheça á priori.
Em relação aos açaimes, considero que os donos dos cães que se incluem na abortoide deviam se fazer acompanhar pelo açaime, pela simples razão de apanhar uma pessoa mesquinha, e olhem que ha muitas, e fazerem o habitue que é chamar a policia.

Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sexta dez 24, 2004 12:18 am

[quote=Budgerigar]
....
Já o disse e repito, não concordo com o uso de açaime por diversas razões, no entanto, tenho a obrigação e responsabilidade de zelar pelos meu cães, como tal, de modo a evitar problemas, existem determinadas situações em que eles usam açaime.
[/quote]

finalmente alguém com quem estou solidária.

por um lado a abortoide, por outro o chavão da perigosidade do dono, a segurança até que parece nem ter qualquer importância.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado dez 25, 2004 2:30 pm

eu só usaria açaime em caso de necessidade. o max, por exemplo, quando vai preso e vê outros cães, passa-se. fica possesso e tenta morder o que estiver à mão. normalmente a carlota, mas eu tb. já fui atingida. andou com açaime durante uns tempos e melhorou. mas era logo ouvir comentários - és mau :evil: coitadinho, andas amordaçado :evil:
para gente estúpida, não há pachorra. por estas bandas, os cães andam soltos e ao deus dará. mas estes grunhos decidem m... com os meus cães que andam presos . é porque fazem xi-xi contra os pneus dos carros, etc, etc. sem falar na carlota que é a maior pachola, mas já ferrou um vizinho nas pernas :evil: :evil: :evil:
anjjazul
Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

sábado dez 25, 2004 7:01 pm

Pois é, chego à conclusão que o melhor é ir à rua com o Ruan e levar o açaime na mão, caso seja necessário...mas continuo convicta que é muito injusto ser obrigatório andar SEMPRE com ele colocado.

Agora por falar nisto, ontem aconteceu uma coisa engraçada...como muitos de vocês devem ter, eu também tenho daqueles vizinhos que...prontos...são daquelas pessoas a que se tem de dar "disconto"...eu ia na rua com o meu cão e passei assim a uns seis ou sete metros deles e eles (são um casal e tem três cãezitos miniatura,não sei a raça, penso serem rafeiros) começaram a murmurar que as pessoas não cumprem a legislação, açaime p'áqui, açaime p'áli e bssss bsss bsss...falavam um com o outro, mas assim o suficiente alto para eu ouvir...eu fingi que não ouvi e segui caminho.

Dei a volta ao prédio e volto-me a cruzar com eles mas passei bem pertinho...bem, os cães deles (que estavam presos, vá lá...) completamente doidos, a ladrarem, aos saltos, a rosnarem, histéricos mesmo. O meu cão nem ai nem ui (ele também não passa cartão a cães mais pequenos que ele) e eu perguntei aos senhores se realmente achavam que era o meu cão que precisava dum açaime...nem responderam como é óbvio.

Cheguei a casa e tinha as orelhas a ferver!! (hehe tou a brincar)
Claro que as coisas não são assim tão simples, porque os animais têm sempre reacções diferentes, como nós, mas é realmente injusto a maneira como as coisas estão feitas, mas enfim nem vou entrar por esse caminho porque é estar sempre a bater na mesma tecla (não quero com isto dizer que o melhor é baixar os braços, claro que não!)

Obrigada e muitos cumprimentos
bem, agora que já passou o natal, bom ano para todos!
Patrícia
Responder

Voltar para “Cães”