Início
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo mai 04, 2003 10:57 pm
Olá.
Este natal tive a felicidade de receber um modesto aquário de 15L. Finalmente vou poder dar início a um passatempo que anseio à mais de um ano.
Montei ontem o aquário, e como não pretendo recorrer a produtos químicos vou fazer o ciclo até finais de Janeiro.
Tenho previsto para depois dessa data a aquisição de 5 guppys (duas fêmeas e três machos), e para mais tarde um par de colisas ou limpa-vidros (sei que não gostam de viver sozinhos).
Gostaria também de adequirir uma pequena planta, que pretendo colocar no aquário dentro de aproximadamente duas semanas. É aqui que reside a minha dúvida (apesar de gostar também de saber a vossa opinião acerca do meu plano). Devido às pequenas dimensões do aquário, e porque sei que as plantas podem alterar significativamente a qualidade da água, gostaria de saber que espécie me aconselham.
Um abraço e votos de feliz natal.
Este natal tive a felicidade de receber um modesto aquário de 15L. Finalmente vou poder dar início a um passatempo que anseio à mais de um ano.
Montei ontem o aquário, e como não pretendo recorrer a produtos químicos vou fazer o ciclo até finais de Janeiro.
Tenho previsto para depois dessa data a aquisição de 5 guppys (duas fêmeas e três machos), e para mais tarde um par de colisas ou limpa-vidros (sei que não gostam de viver sozinhos).
Gostaria também de adequirir uma pequena planta, que pretendo colocar no aquário dentro de aproximadamente duas semanas. É aqui que reside a minha dúvida (apesar de gostar também de saber a vossa opinião acerca do meu plano). Devido às pequenas dimensões do aquário, e porque sei que as plantas podem alterar significativamente a qualidade da água, gostaria de saber que espécie me aconselham.
Um abraço e votos de feliz natal.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta out 27, 2004 1:33 pm
- Contacto:
Existem umas que parecem as folhas dos malmequeres, hygrophila difformis, que é muito bonita e robusta, propria para um aquario novo por ser pouco exigente, mas necessita de uma boa iluminação.
Coloca tambem uma Cabomba caroliana, são uns paus com umas folhas que parecem as agulhas dos pinheiros, mas estas plantas são mais sensiveis embora não devas ter problemas.
As plantas não alteram a agua negativamente, pelo contrario: ajudam muito na manutenção visto "comer" os produtos toxicos para os peixes.
Quando as folhas começam a estragar-se corta-as com uma tesoura e retira-as do aquario. não as deixes a apodrecer dentro de agua porque aí sim, estragam a qualidade da agua.
Coloca tambem uma Cabomba caroliana, são uns paus com umas folhas que parecem as agulhas dos pinheiros, mas estas plantas são mais sensiveis embora não devas ter problemas.
As plantas não alteram a agua negativamente, pelo contrario: ajudam muito na manutenção visto "comer" os produtos toxicos para os peixes.
Quando as folhas começam a estragar-se corta-as com uma tesoura e retira-as do aquario. não as deixes a apodrecer dentro de agua porque aí sim, estragam a qualidade da agua.
Só um pequeno concelho quanto a escolha de peixes, os gupies é melhor comprar mais femeas do que machos, pois os machos passam a vida atras das femeas assim não massacram tanto a mesma femea criando stress nela, e também não te aconcelho colisas pois o aquario é muito pequeno
-
- Membro Júnior
Oi.
Obrigado pelas dicas dos gupies e das plantas. Quanto às colisas, eu estava a pensar em ter uma equipa de limpeza no aquário. Mas ter apenas uma colisa está fora de questão porque sei que se dão mal sozinhas. Ter muitos peixes em apenas 15 litros também não é solução. Que ideas me podem sugerir? Os limpa-vidros dão-se bem sozinhos?
Um abraço.
Obrigado pelas dicas dos gupies e das plantas. Quanto às colisas, eu estava a pensar em ter uma equipa de limpeza no aquário. Mas ter apenas uma colisa está fora de questão porque sei que se dão mal sozinhas. Ter muitos peixes em apenas 15 litros também não é solução. Que ideas me podem sugerir? Os limpa-vidros dão-se bem sozinhos?
Um abraço.
Tu deves estar a confundir os corydoras com colisas! Os colisas são peixes labirinto como os betas tambem fazem ninho de bolhas e nadam na superficie, os corydora é que são limpa fundos, ou seja comem a comida que vai para o fundo do aquario. procura imagens das duas especies na net para tirares as duvidas. os limpa vidros não se dão mal sozinhos nem convem ter mais do que um num aquario pequeno senão pode não ter comida que chegue,que são as algas, mas podes sempre comprar comida propria
-
- Membro Júnior
Olá.
Tens razão Ricardo. Estava-me a referir a corydoras e enganei-me. Estive a informar-me, e devido às pequenas dimensões do meu aquário decidi-me pela seguinte configuração:
3 gupies (duas fêmeas e um macho)
2 corydoras (o limpa vidros cresce demasiado)
2 elodea densa (uma presa ao fundo e outra ramada a flutuar)
Digam-me o que acham, tendo em conta que o aquário tem aproximadamente 15L.
Já agora, os gupies têm por hábito comer os ovos que depositam? E como é que é feita a fecundação? É como a dos os Kingios?
Um abraço,
Tens razão Ricardo. Estava-me a referir a corydoras e enganei-me. Estive a informar-me, e devido às pequenas dimensões do meu aquário decidi-me pela seguinte configuração:
3 gupies (duas fêmeas e um macho)
2 corydoras (o limpa vidros cresce demasiado)
2 elodea densa (uma presa ao fundo e outra ramada a flutuar)
Digam-me o que acham, tendo em conta que o aquário tem aproximadamente 15L.
Já agora, os gupies têm por hábito comer os ovos que depositam? E como é que é feita a fecundação? É como a dos os Kingios?
Um abraço,
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
oix!
os guppies não depositam ovos, eles são viviparos, os filhotes nascem ja formados da barriga da mãe, no entanto eles são alimento facil para os demais peixes, incluindo as mães e pais.como planta podes por tambem riccia, é uma planta flutuante e os alevins(filhotes) podem-se abrigar melhor.
abraço
os guppies não depositam ovos, eles são viviparos, os filhotes nascem ja formados da barriga da mãe, no entanto eles são alimento facil para os demais peixes, incluindo as mães e pais.como planta podes por tambem riccia, é uma planta flutuante e os alevins(filhotes) podem-se abrigar melhor.
abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am
Oi,
Na verdade, o aqua. parece-me um pouco pequeno para tantos peixes, não te esqueças que a esses 25l ainda vais descontar o espaço ocupado pelo equipamento e pelo areão, certo?? digo isto pq depois também vais ter os alevins de guppy e podes contar ai com 20 ou 30 por cada femea,
Os guppyes não po~em ovos, os alevins já nascem desenvolvidos :p
PJ
Na verdade, o aqua. parece-me um pouco pequeno para tantos peixes, não te esqueças que a esses 25l ainda vais descontar o espaço ocupado pelo equipamento e pelo areão, certo?? digo isto pq depois também vais ter os alevins de guppy e podes contar ai com 20 ou 30 por cada femea,
Os guppyes não po~em ovos, os alevins já nascem desenvolvidos :p
PJ
Os corydora não tem a mesma função de os limpa vidros, os corydora alimentam-se da comida que se deposita no fundo do aqua, os limpa vidros alimentam-se de algas, existem peixes que se alimentam de algas, por exemplo os otto, estes não crescem muito mas são um ouco agrassivos, depois existem uns parecidos com os ottos que são mais pequenos ainda mas não sei o nome, depois tens sempre os caracois para tratar das algas
-
- Membro Júnior
Olá.
Mas os caracois não dão também um tratamento nas plantas? É capaz de ser uma mistura explosiva, ou não?
Mas os caracois não dão também um tratamento nas plantas? É capaz de ser uma mistura explosiva, ou não?
-
- Membro Veterano
dos caracois que conheço, e ja tive 5 ou 6 variedades diferentes, apenas um comia as plantas (pomacea canaliculata) os outros uns comiam algas (pomacea bridgesi, neritina zebra, neritina natalensis), outros eram detritivoros (physeas, melanoides), estes ultimos enterram-se no areão ajudando desta maneira a areja-lo. tambem ja tive planorbis, sobre estes não te posso dizer grande coisa, pois infelizmente não se reproduziram antes de serem comidos, mas ja ouvi dizer que podem comer plantas, no meu aquario isso não aconteceu.
os caracois são bonitos e ajudam na manutenção do aquario, chegando a colmatar falhas nossas (ex:excesso de comida).
podem por vezes ser inesteticos, se em grandes quantidades, mas eles só se reproduzem se hover comida em abundancia, logo grandes quantidades significa uma anomalia das condições do aquario que os caracois estão a corrigir. se eles não existirem os detritos podem-se tornar excessivos, e claro, toxicos, com as devidas consequencias que isso acarreta
espero ter ajudado
abraço
os caracois são bonitos e ajudam na manutenção do aquario, chegando a colmatar falhas nossas (ex:excesso de comida).
podem por vezes ser inesteticos, se em grandes quantidades, mas eles só se reproduzem se hover comida em abundancia, logo grandes quantidades significa uma anomalia das condições do aquario que os caracois estão a corrigir. se eles não existirem os detritos podem-se tornar excessivos, e claro, toxicos, com as devidas consequencias que isso acarreta
espero ter ajudado
abraço
-
- Membro Veterano
oix!
axo as elodeas muito grandes para um aquario de 15 litros.
eu ia mais com riccia, glosso, musgo e feto de java.
abraço
axo as elodeas muito grandes para um aquario de 15 litros.
eu ia mais com riccia, glosso, musgo e feto de java.
abraço
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.