Uso do sal

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
isaguiar
Membro Júnior
Registado: quinta dez 23, 2004 9:35 pm

sábado dez 25, 2004 9:50 pm

É comum aconselharem dissolver sal na água para tratar peixes doentes. Gostava que me explicassem porquê, qual a quantidade a usar e em que casos se usa.

Obrigada pela ajuda!
Cromo2
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 10:39 am

domingo dez 26, 2004 2:52 am

Para compensar a ausências dos sais minerais na água é porque por exemplo no caso dos guppies dão-se melhor em água um pouco salobra.

Além disso um pouco de sal na aguá mata muitas bacterias nocissas ou melhor parasitas dos peixes.
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

segunda dez 27, 2004 12:08 pm

oix!
o sal utiliza-se como medida profilactica ou como tratamento. tambem certos peixes como os guppies são peixes de água salobra, isto é, dão-se melhor em águas com algum sal.podes colocar sal na água do saco de transporte aquando da compra de novos peixes para impedir que levem doenças para o aquario. ATENÇÃO, certos peixes (coridoras e plecos) NÃO suportam sal.
podes utilizar o sal da seguinte maneira, uma colher de sopa de sal de cozinha por cada 15 litros de água do aquario. 1º dissolves o sal e só depois é que adicionas o sal á água NUNCA adiciones sal em pedra.
em caso dos sacos de transporte tiras água do aquario para um copo, dissolves o sal (1/2 colher de sopa or exemplo) e adicionas ao saco, assim eles vão-se ambientar À temperatura e À água do aquario.
abraço
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

quarta dez 29, 2004 7:21 pm

hotrodder Escreveu:
ATENÇÃO, certos peixes (coridoras e plecos) NÃO suportam sal.
Não sei se concordo com esta tua opinião!! Tenho 18 corydoras e um pleco, e ... digamos que são bombardeados com sal, e nunca me morreu nenhum por causa disso. Aliás nem desfaço o sal, coloco directamente no akuário!!

Quem não gosta muito de facto são as plantas, mas enfim!!

Maria
<p><strong>MaRiA</strong></p>
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

quinta dez 30, 2004 11:23 am

oi pekixa!
eu ja usei varias vezes sal, sempre com bons resultados (talvez, porque secalhar até morreu agum peixe, e eu não pus as culpas no sal), mas a minha experiencia não esta baseada no uso de sal com coridoras, ja usei com um pleco (na altura tinha 2, um deles morreu, por acaso nem nunca culpei o sal, apenas a escrever estas linhas eu penso que possa ter sido o sal, antes tal coisa nunca me tinha passado pela cabeça, pois quando os introduzi o meu aquario tinha doença e estavam-m a morrer varios peixes). mas eu digo que não se deve usar sal com coridoras e com plecos porque ja li em varios sites que estes peixes não suportam sal, não é por experiencia propria. não quero vir para aqi dizer que o sal é bom (eu obtive bons resultados) e depois morrem peixes as pessoas, não quero que a culpa seja minha. em www.aquariofilia.net esta a haver uma discussão identica e dizem pa não usar com coridoras nem plecos, não sei porquê, só li que não se devia

beijito
Para mudares o mundo come&ccedil;a sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Responder

Voltar para “Peixes”