AVISO: NÃO LEVEM OS VOSSOS CÃES À PRAIA NOS PRÓXIMOS DIAS
Moderador: mcerqueira
Segundo um cientista, entrevistado na SIC, haverá a possibilidade de que os efeitos do maremoto que afectou a Ásia cheguem à Costa Portuguesa nos próximos dias.
Não será especificamente um maremoto mas, poderão surgir vagas de até quatro metros no meio do mar calmo.
Se os levarem à praia certifiquem-se que ficam bem longe do mar, o qual deve ser continuamente vigiado.
Não será especificamente um maremoto mas, poderão surgir vagas de até quatro metros no meio do mar calmo.
Se os levarem à praia certifiquem-se que ficam bem longe do mar, o qual deve ser continuamente vigiado.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
obrigada pelo aviso 

São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Que fixe...vou já buscar a prancha..
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
E eu? posso ir também?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Segundo o que acabei de ouvir na televisão, as ondas provocadas pelo sismo já deram a volta ao planeta, mas sempre pelo emisfério sul e foram atingir, pelo lado contrário a Antartida e a Nova Zelândia, sem no entanto causas estragos (pelo menos que eu saiba).
Isto deu numa das estações do Cabo acho que foi a Sky News.
Assim penso que não subirá para o emisfério norte... mas atenção que eu não percebo nada disto

Isto deu numa das estações do Cabo acho que foi a Sky News.
Assim penso que não subirá para o emisfério norte... mas atenção que eu não percebo nada disto

Bem, estava previsto mau tempo aqui na ilha, muito vento para hoje e ondas que poderiam oscilar entre 4 a 5 metros, pelo menos foi o que foi dito. A protecção civil efectivamente deu o alerta.
Espero que não seja nada de grave, é que isto depois das imagens horriveis qe passaram na TV, um tipo fica logo em alerta.

Espero que não seja nada de grave, é que isto depois das imagens horriveis qe passaram na TV, um tipo fica logo em alerta.

Agora imagina o meu caso, que estou numa cidade que ficou completamente coberta pela água no maremoto que se seguiu ao terramoto de 1755.
Mas não te preocupes, que as ondas de 4/5 que estão previstas para ai, são normais e qualquer coisa que venha será mais no estilo das vagas que costumam aparecer no norte do continente e que ás vezes arrastam pescadores que estavam nas praias ou nas rochas para o mar. E como aí está mau tempo, se vier alguma coisa ninguém vai reparar.
O que tu te deves preocupar é com vulcão que existe nas Canárias e que se entrar em errupção pode provocar um grande maremoto que pode atingir a Europa e os Estados Unidos no outro lado do Oceano....
.... e nesse caso... todos os que vivemos junto ao mar podemos estar em grandes sarilhos.
Mas não te preocupes, que as ondas de 4/5 que estão previstas para ai, são normais e qualquer coisa que venha será mais no estilo das vagas que costumam aparecer no norte do continente e que ás vezes arrastam pescadores que estavam nas praias ou nas rochas para o mar. E como aí está mau tempo, se vier alguma coisa ninguém vai reparar.
O que tu te deves preocupar é com vulcão que existe nas Canárias e que se entrar em errupção pode provocar um grande maremoto que pode atingir a Europa e os Estados Unidos no outro lado do Oceano....
.... e nesse caso... todos os que vivemos junto ao mar podemos estar em grandes sarilhos.
Por muito credível que fosse o senhor da SIC parece-me ser um bocado exagerado a existência de vagas grandes a chegar á praia.
Embora o fundo maritimo da nossa costa seja relativamente plano, isso pode ser que ajuda a uma ondas um pouco maiores, mas se elas se sentirem será em alto mar e quando chegarem á costa devem vir já muito "diluídas"
Se este fenómeno fosse cá é que era o "caraças" enquanto eles lá têm um fundo marítimo bastante acidentado "montanhas" o nosso cá é lisinho e isso seria o fim de muita cidade costeira!
Espero que isto nunca aconteça, rezem para que isto vá abanando aos poucos, pois a tensão será libertada suavemente, se a nossa falha que até é muito activa, mas que se mexe aos poucos, se ela porventura um dia der um abanão valente deus nos valha e todos os santos, incluindo a N.S. de Fátima!
Embora o fundo maritimo da nossa costa seja relativamente plano, isso pode ser que ajuda a uma ondas um pouco maiores, mas se elas se sentirem será em alto mar e quando chegarem á costa devem vir já muito "diluídas"
Se este fenómeno fosse cá é que era o "caraças" enquanto eles lá têm um fundo marítimo bastante acidentado "montanhas" o nosso cá é lisinho e isso seria o fim de muita cidade costeira!
Espero que isto nunca aconteça, rezem para que isto vá abanando aos poucos, pois a tensão será libertada suavemente, se a nossa falha que até é muito activa, mas que se mexe aos poucos, se ela porventura um dia der um abanão valente deus nos valha e todos os santos, incluindo a N.S. de Fátima!
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
Pois, talvez, mas como eu se estabelecer uma linha recta de casa para o mar fico a 200metros dele, enfim, preocupo-me bastante.
Agora claro, tambem me recordo das imagens da Avenida do Mar que passaram na TV faz uns bons anos, em que estava tudo cheio de lama por todo o lado e claro, aquilo foi uma mera amostra do que poderia ter sido, portanto...

Agora claro, tambem me recordo das imagens da Avenida do Mar que passaram na TV faz uns bons anos, em que estava tudo cheio de lama por todo o lado e claro, aquilo foi uma mera amostra do que poderia ter sido, portanto...

Deveriam de olhar para o mapa primeiro e ver tudo o que há para percorrer até cá!Guida__F Escreveu: Segundo um cientista, entrevistado na SIC, haverá a possibilidade de que os efeitos do maremoto que afectou a Ásia cheguem à Costa Portuguesa nos próximos dias.
Uma coisa são ondas sismicas que se propagam e por sua vez podem criar deslocações de massas de água, outra coisa é o estado do tempo como vento, chuva, sol ...
Penso que as pessoas estão a misturar toda esta informação.
Para chegar cá e fazer "estragos" de modo a alarmar as pessoas, essas ondas sismicas que provocam estas deslocações de massas de água teriam de andar de um lado para o outro tipo bola de bilhar, efectivamente isso acontece mas também se dissipam, por isso acho que vou ficar a lareira para me aquecer!
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
Estou mais longe que isso e num ponto relativamente alto em relação mar. Mas segundo reza a história, em 1755 esta zona (que na altura não era habitada) tambem foi apanhada, pois sabe-se qual foi o lugar onde as águas pararam.Moca32 Escreveu: Pois, talvez, mas como eu se estabelecer uma linha recta de casa para o mar fico a 200metros dele, enfim, preocupo-me bastante.![]()
![]()
Mas olha esses 200 metros são directos, ou o mar tem de subir alguma falásia?
É que conta onde estás, mas também conta a altitude.
Em relação ao facto de haver um sismo aqui...
... que tal irem controlando a actividade sismica:
http://www.meteo.pt/sismologia/sismos.html
Por outro lado segundo o que disseram na televisão, o risco existe, mas é menos agora que o sismo da Ásia permitiu à placa onde estamos libertar pressão acomulada.
Aliás quando olharem para o mapa do site é melhor que vejam muitas bolinhas vermelhas pois quer dizer que a pressão está continuamente a ser libertada. Enquanto se não existirem quer dizer que a pressão está a acumular-se e preparando-se para explodir num sismo maior.
Se quiserem ter acesso às fontes que as televisões andam a utilizar:
http://www.usgs.gov/
As televisões andam a consultar esta página deste site:
http://wwwneic.cr.usgs.gov/neis/bulletin/bulletin.html