CHIN atacou palmeira!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Dragoon
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2004 1:10 pm

sexta dez 24, 2004 1:59 pm

Ok o meu chin shan atakou a palmeira será mau para ele? é que comeu um pouco de uma folha e a palmeira é um pouco resinosa, mais uma coisa; alguns sites dizem que se pode dar couve mas outros dizem que é melhor feno e alfafa o k acham ?
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

sexta dez 24, 2004 3:29 pm

Não convém soltar as chin em sítios onde possam comer algo q lhes faça mal...
A chinchila não é exactamente o mesmo q um gato, e mesmo assim há plantas q são venenosas, para os animais ou mesmo para crianças, ex: as pointsettia ( estrelas do natal ) e as diffenbachia ( umas com folhas verdes grandes pintalgadas de branco ).

Claro q acontece acabarem por comer alguma coisa q não devem. Há uma das minhas q nunca se deixa apanhar, e acontece ficar solta de noite. Moral da história, anda a chatear os hamsters e os porquinhos, come-lhes a comida...
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Dragoon
Membro Veterano

sexta dez 24, 2004 4:25 pm

e quanto a deixar comer couves?
sahara
Membro Veterano

sábado dez 25, 2004 11:51 am

As chinchilas só devem comer a sua ração própria para elas!
Podem facilmente ter problemas intestinais.
Nada de couves!

Uma vez por semana uma passa de uva ou uma ameixa seca. São as guloseimas permitidas.
Dragoon
Membro Veterano

domingo dez 26, 2004 12:14 am

ok entendido nada de couve
cktc
Membro Júnior
Registado: domingo fev 29, 2004 12:07 pm

segunda dez 27, 2004 7:50 pm

Olá,

A sahara tem razão ao dizer que há que ter muito cuidado com a alimentação das chinchilas.

Fundamentalmente, só se deve dar alimentação própria para chinchilas, que normalmente é em granulado e que, [i]"de acordo com os fabricantes"[/i], contém todas as propriedades necessárias para uma chinchila saudável.

No entanto, como esse tipo de comida é liofilizado, deve-se também dar palha de alfafa, como complemento.

O que no meu caso tem dado muito bom resultado, tem sido o seguinte: normalmente misturo 1 kg de comida liofilizada com 1 kg de preparado de muesli de frutos secos, que compro no LIDL e as minhas adoram... Além de se poupar um bocadinho, creio que o muesli tem bastante mais propriedades do que a comida liofilizada.

Só tem que se ter cuidado para que o mesli não contenha nada à base de citrinos ([b]É UM VENENO PARA AS CHINCHILAS[/b]).

Fica bem e disfruta da tua chinchila.
Dragoon
Membro Veterano

segunda dez 27, 2004 9:55 pm

neste momento tou a tentar ensiná-la a vir a minha mão é tão cansativo fazer embuscadas para ela entrar na gaiola e ter de a agarrar de supresa acho que não devia fazer isto mas senão o fizer nãoi a posso soltar porke não há meio de agarra-la hoje finalmente consegui comprar a areia e as passas só vejo e areia por todos os lados da gaiola dele se tar a chafurdar nela
bem
eu vou deixando duvidas:
ela molhou-se um bocadinho no pelo por causa do bebedouro devo escovar ou alguma coisa assim??
cktc
Membro Júnior

terça dez 28, 2004 8:34 pm

Boas,

Umas pinguinhas de água do bebedouro não lhe devem fazer mal. Senão as minhas já teriam morrido há muito.

A não ser que se molhe uma parte consideravel do corpo, não tem problema, principalmente porque apenas com umas pingas, não deve chegar sequer a molhar a pele devido ao pelo ser tão denso.

No entanto, há que ter muito cuidado com a água. Também devido ao tipo de pêlo, a chinchila tem muita dificuldade em secar, pelo que arrefece muito rápidamente e pode apanhar uma pneumonia, o que é fatal.

Caso ela se molhe muito, deve tentar secá-la o melhor possível com uma toalha e mantê-la quentinha. Não use secador devido ao calor excessivo assim como o barulho que a pode deixar em stress.

Quanto à areia, como é que colocou a areia? Dentro de uma banheira própria para chinchilas?

Cumps,
Dragoon
Membro Veterano

quarta dez 29, 2004 5:10 pm

não num pratinho fundo tive de improvisar porke não havia banheras pa chinchilas porkê vai dar alteração no resultado?
sahara
Membro Veterano

quarta dez 29, 2004 6:36 pm

Pratinho fundo? Isso é pequeno.
Eu também improvisei, mas convém q seja um recipiente alto e maior para ela rebolar...
Dragoon
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 3:32 pm

como o chão da gaiola tem divisórias eu puus no chão e ela tem mais do que espaço
cktc
Membro Júnior

sexta dez 31, 2004 2:11 pm

Boas,

Os resultados em relação à utilização do pratinho fundo são os que puseste em cima. Ou seja, areia por todos os lados.

Para improvisar, enquanto não compras uma banheira própria para chinchilas, o melhor que me consigo lembrar é uma caixa de sapatos, que se coloca todos os dias e se volta a retirar passados 15-20 minutos.

Aliás, nem se deve deixar a areia permanentemente na gaiola, mais ainda se a mesma não estiver coberta, pois corre-se sempre o risco das chinchilas urinarem na areia o que para além de não proporcionar uma limpeza adequada, ainda pode ter implicações em termos de saúde.

Cumps,
cktc
Membro Júnior

sexta dez 31, 2004 2:12 pm

Boas,

Os resultados em relação à utilização do pratinho fundo são os que puseste em cima. Ou seja, areia por todos os lados.

Para improvisar, enquanto não compras uma banheira própria para chinchilas, o melhor que me consigo lembrar é uma caixa de sapatos, que se coloca todos os dias e se volta a retirar passados 15-20 minutos.

Aliás, nem se deve deixar a areia permanentemente na gaiola, mais ainda se a mesma não estiver coberta, pois corre-se sempre o risco das chinchilas urinarem na areia o que para além de não proporcionar uma limpeza adequada, ainda pode ter implicações em termos de saúde.

Cumps,
Responder

Voltar para “Exóticos”