O que fazer? Estou a desesperar!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Renhau
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2004 1:46 pm

segunda nov 22, 2004 2:05 pm

Gostava de pedir a vossa ajuda para resolver um problema doméstico com a minha gatinha persa...
Eu tenho um persa macho com quase 5 meses e uma menina com quase 4 meses ambos puros. Ele é bastante grande e muito precoce e já entrou em cio começou a marcar território por todos os lados e teve de ser castrado há uma semana atrás e correu muito bem mas agora a minha menina começou a fazer cócó por todo o lado (no tapete da cozinha, no chão da casa de banho, debaixo da minha cama, etc,etc, etc). eu não entendo porque o faz, eu mudo a areia regularmente e nos intervalos das mudança (semanais) retiros os cócózitos secos com a espátula por isso não é por a areia estar suja, e nem ela tem idade para ter o cio nem uma gata costuma ter esse tipo de comportamento com o cio por isso não sei porque o faz nem o que fazer para ela parar.... Já estou desesperada com a situação.....
skylark_69
Registado: sexta nov 19, 2004 9:48 am

segunda nov 22, 2004 2:18 pm

Renhau Escreveu: Gostava de pedir a vossa ajuda para resolver um problema doméstico com a minha gatinha persa...
Eu tenho um persa macho com quase 5 meses e uma menina com quase 4 meses ambos puros. Ele é bastante grande e muito precoce e já entrou em cio começou a marcar território por todos os lados e teve de ser castrado há uma semana atrás e correu muito bem mas agora a minha menina começou a fazer cócó por todo o lado (no tapete da cozinha, no chão da casa de banho, debaixo da minha cama, etc,etc, etc). eu não entendo porque o faz, eu mudo a areia regularmente e nos intervalos das mudança (semanais) retiros os cócózitos secos com a espátula por isso não é por a areia estar suja, e nem ela tem idade para ter o cio nem uma gata costuma ter esse tipo de comportamento com o cio por isso não sei porque o faz nem o que fazer para ela parar.... Já estou desesperada com a situação.....
Adopte um rafeirito! ;)
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

segunda nov 22, 2004 2:20 pm

Li num artigo á tempos que os gatos em casa enterram as suas necessidades mas que na rua normalmente deixam-nas á vista para marcar presença e para se imporem em relaçao aos outros gatos com o cheiro (q é mto importante para eles). Nao sei se esta informaçao é correcta mas espero que haja alguem que a possa ajudar melhor.. boa sorte ;)
Renhau
Membro Júnior

segunda nov 22, 2004 2:28 pm

Eu já tive outros gatos sempre rafeiros e antes de adquirir este casal adoptei um gatinho rafeiro que na primeira oportunidade se esgueirou pela porta e fugiu deixando-me triste e desesperada a procura-lo até altas horas da madrugada....

Mas isto não tem nada haver com o que eu perguntei, o que se passa com a minha gatita acho que se poderia passar com uma gatita rafeirinha o meu problema é de comportamento e não sei até que ponto é que a raça terá influência.

Se não tem nada de construtivo para dizer não mande bocas sobre o que não sabe!
Anita_29
Membro
Registado: sexta nov 19, 2004 2:27 pm

segunda nov 22, 2004 2:37 pm

Olá Renhau:

Pois é, precisamente por ter a ver é que te fizeram esse comentário, os persas, como têm na sua herança genética muito pouco de instinto selvagem, são geralmente menos "asseados" que os europeus comuns, normalmente os rafeiros, por instinto, fazem as suas necessidades na areia, nem é preciso ensiná-los.

Por vezes os persas não fazem na areia, porque esta se encontra muit próxima da pia da comida, tens as duas coisas perto?

Fica bem
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda nov 22, 2004 3:50 pm

Boas,

Isso dos rafeiros serem asseados tem muito que se lhe diga...
A minha gatinha que morreu com PIF também me deu uns problemas assim parecidos...
Aquilo que eu fiz foi pôr uma caixa com areia no sitio onde ela fazia mais vezes cocó e mesmo xixi... :? E resultou, tinha era de fechar as portas dos quartos e só lhe deixar a sala, cozinha e casa de banho para ela, quando saía, deixava-a na cozinha e wc (que são ao lado um do outro... construções à antiga!) e ela acabou por se habituar.

Outra dica, lave a caixa SÓ com lixivia , o cheiro da lixivia é atraente para eles, já me tinham dito e eu confirmei... Ou seja, nada de detergentes com cheirinho, isso pode ser agradável para nós mas eles parecem não gostar!

Mais outra: Experimente pôr papel de alumínio nos sitios onde ela costuma fazer as necessidades, eles não costumam pisar esse tipo de superficies, cole com fita cola ao chão, eu fiz e resultou :lol: :lol:

Boa Sorte e não tenha problemas que um(a) gato(a) para ser menos asseado tanto pode ser puro street cat como sagrado da birmânia que o resultado é o mesmo! ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
brokenwings
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 2:44 pm

segunda nov 22, 2004 8:26 pm

Este é o artigo q li..aqui na arca! Espero que ajude

Os gatos enterram os excrementos porque são asseados
Falso. Em primeiro lugar é para eliminar o cheiro que exalam. Na realidade, se estivermos perante um gato dominante, ele NÃO ENTERRARÁ os seus excrementos, deixando-os bem à vista para marcar território. O facto dos nossos gatos enterrarem tão bem os excrementos revela o quanto eles se sentem subordinados em relação a nós. Acham-nos fisicamente mais fortes e sabem que controlamos o seu modo de vida (especialmente porque somos nós que lhes fornecemos o seu alimento). Quando um gato deixa as fezes por enterrar é sinal que algo está errado. Pode ser uma questão de auto-afirmação, dominância em relação a outro animal lá em casa ou pode ter aversão ao material absorvente que existe no caixote.
Renhau
Membro Júnior

terça nov 23, 2004 10:59 am

Já cheguei à conclusão depois do que li aqui e depois de conseguir falar com a minha vet que prvavelmente foi a mudança de areia para uma perfumada que levou a este comportamento. Vou hoje adquirir areia da antiga para repor a situação e esperar que tudo se resolva....

Muito muito obrigada a todos que se deram ao trabalho de pesquisar e explorar as possibilidades causadoras deste problema que tanto me tem incomodado :x ... e que espero ver agora resolvido.... :lol:

Amanha ou depois dou notícias.... ;)
Anita_29
Membro

quarta nov 24, 2004 11:31 pm

Ò Renhau, pois é!!!

Os gatos muitas vezes não gostam nada dos cheiros que para nós são agradáveis!!!!

Se for isso tens de ter em atenção de hoje em diante não lavares a "casa de banho" do gatito com algum produto que tenha cheiro (tipo ajax perfumado).

Espero mesmo que seja isso, é que é de facto uma situação aborrecida!!

Fica bem ;)
Renhau
Membro Júnior

quinta nov 25, 2004 10:12 am

Então não querem ver que depois de eu mudar a areia a minha pequenita se portou lindamente mas hoje de manhã deu-lhe para fazer outra vez asneiras num dos sítios onde já tinha feito?
Se calhar quando eu limpei o produto não eliminou para eles o cheiro mas apenas para o nosso olfacto fraquito.... Agora já não sei se realmente foi da areia ou se é algum tipo de comportamento estranho.....
Lá vou eu ligar outra vez para a vet.... MAs se entretanto alguém tiver mais algma sugestão :?
Anita_29
Membro

quinta nov 25, 2004 11:59 am

Olá Renhau:

Decididamente então foi da areia, o que aconteceu agora é que a tua bichinha ainda detectou o cheiro do local onde tinha feito anteriormente e voltou a fazer.... Sugiro que limpes as zonhas onde ela fazias as "asneiras" com produtos específicos que compras nas lojas da especialidade e que são repelentes para os nossos bichinhos (ou então coloca lá casca de laranja) para ela não voltar lá a fazer, depois disto, de certeza que ela identificará perfeitamente qual é a sua casa de banho ;)

Fica bem
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça dez 28, 2004 2:36 am

Os persas não são menos asseados que os outros gatos... Os meus bébés persas mal saem da caixinha vão imediatamente à areia. Nenhum persa , europeu , abissínio, etc são porcos, nisso são todos os gatos iguais, são todos limpos. Se mudam o comportamento é porque alguma coisa não está bem, lhes desagrada e manifestam-se dessa forma
1º Limpa os cocos e os chichis também retira? senão o faz passe a fazê-lo . Incline a caixinha da areia e retire toda a areia que tem xixi, repita o mesmo para o outro lado,é fácil com ajuda de duas pás , uma pequenina daquelas que vem nas caixas e outra norma mas em tamanho pequeno. Uma empurra e a outra apanha.
2º experiemente a colocar um pouco de líxivia no fundo, os gatos adoram o seu cheiro.
3ª Experimente a mudar de areia , há uma no Carrefour e Continente que tem à volta de 4 kg, vem numa embalagem de plástico, parece areia de praia é aglomerante, eles adoram, dura muito tempo e está sempre limpa.
4º Os gatos não gostam de fazer xixi e coco na mesma caixa experimente a colocar outra caixa. Experimente e veja se resulta
:roll: :roll: :D
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

terça dez 28, 2004 11:19 pm

Existem produtos de diversas marcas em Pet-Schops, que são "repelentes" para os gatos (o cheiro não lhes agrada). Tanto servem para deixarem de fazer as necessidades onde não devem como para, por exemplo, pararem de afiar as unhas naquele teu sofá preferido.

A Friskies tem um produto chamado Deolit (desodorizante para a areia) com um perfume extraido da valeriana, que de facto atrai os gatos. Eu sempre compro o de tampa castanha, é o que os meus mais gostam.

Se você usa as areias comuns (das marcas mais baratas), terá de trocar no máximo a cada 3 dias (você tem dois gatos!). Eu não compro das areias caras. Eu também tenho 2 gatos que usam o mesmo caixote. Compro a areia da marca Carrefour e, apesar de ser barata, posso trocá-la a cada 5 ou 6 dias. :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”