aquarios

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
JCalheiros
Membro Júnior
Registado: segunda dez 20, 2004 11:15 pm

quinta dez 23, 2004 11:13 am

Bom dia e bom Natal a todos,

Vou construir casa e quero um aquario de 3 metros, aliás já incluído no projecto da casa com reforço da estrutura de suporte, com ponto de luz, ponto de água, e esgoto no local. gostava de saber se alguém me poderá ajudar sobre alguns aspectos como preços médios de mercado, tipos de filtro mais apropriado... fotos de aquários deste tamanho ou maiores, sites, são algumas dúvidas difíceis de falar nas lojas que por vezes apenas querem vender sem informar devidamente. Além de que gostava de estar alertado antecipadamente ao maior nº de aspectos possível para não ter surperesas ou dúvidas na altura da montagem.
Obrigado. Carlos
Cromo2
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 10:39 am

quinta dez 23, 2004 12:27 pm

Vamos fazer aqui o projecto para o teu aquário de sonho, incluindo preços.

Em troca tens de colocar as fotos da sua execução e conclusão.

1- O que queres colocar dentro do aquário? Ou seja é um aquário para que?
JCalheiros
Membro Júnior

quinta dez 23, 2004 2:28 pm

[quote=Cromo2]
Vamos fazer aqui o projecto para o teu aquário de sonho, incluindo preços.

Em troca tens de colocar as fotos da sua execução e conclusão.

1- O que queres colocar dentro do aquário? Ou seja é um aquário para que?
[/quote]Quanto a fotos não há problema, agora o que quero é construir um aquário comunitário onde irão habitar vários cardumes de pequenas espécies, acho que dará um efeito interessante, mais virado para a satisfação e harmonia ao observar do que a "recuperação" do valor do investimento na reprodução de apenas uma espécie...
Cromo2
Membro Veterano

sexta dez 24, 2004 12:02 am

Nesse caso podemos considerar o equipamento para um aquário de água doce com plantas que necessitem de poucos cuidados e com uma grande quantidade de peixes pequenos.

1 - P : O que queres colocar dentro do aquário? Ou seja é um aquário para que?
1 - R : Um aquário comunitário onde irão habitar vários cardumes de pequenas espécies, dará um efeito interessante. Mais virado para a satisfação e harmonia ao observar.

O aquário vai ter 3,00 m de comprimento.

2 - Qual a ideia para a Largura e Altura?
3 - Que tipo de espaço se pode deixar para o equipamento?

Notas para o ponto 3 A iluminação é por cima do aquário, mas existem as lâmpadas flurescentes e as HQI. A filtragem pode ser por filtro exterior ou atraves de um pequeno aquário feita para a função (sump).
hotrodder
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am

sexta dez 24, 2004 9:11 am

oix!
tema interessante este, cromo2 e jcalheiros adicionem-me ao vosso msn [email protected], gostava de participar nessa discussão in loco, uma vez que eu mesmo tambem penso construir um aqua de 2000l num futuro não muito longicuo

abraço e
Boas Festas
Cromo2
Membro Veterano

domingo dez 26, 2004 2:39 am

Tenho dois problemas, não sei utilizar o msn e nunca sei a que hora vou utlizar a internet. Como é uma coisa que fazo por gosto não quero impor um hora para aceder ao internet para poder conversar.

Assim proponho uma de duas soluções:

:arrow: Utilizar este tópico para os dois projectos.

:arrow: Ajudares no projecto deste amigo e abrires um tópico para desenvolver as questões especificas do teu. Afinal cada aquário a seu dono ou qualquer coisa assim.
utaka59
Membro Veterano
Registado: sábado dez 13, 2003 2:54 am

domingo dez 26, 2004 3:00 pm

bem :D 1 aquário com essa dimensão é ... 1 sonho...
assim se pode ter 1 mini oceano...

não sei se tão de acordo mas penso que o sistema de filtragem mais adequado seria mesmo utilizando um, 2º aquário numa especie de seco/humido... pk à partida com filtros exteriores terias de utilizar vários, o k poderia tirar 1 pouco a estetica do aquário...

se o vais construir ou mandar construir, (de certeza k sabes) mas nunca é demais dizer, atenção á espesura do vidro. Pra precaver acidentes.
A base do aquário tem de ser igualmente SUPER resistente.
Outro aspecto a ter em conta é a facilidade de acesso e manuseamento do aquário sempre muito importante...

Enquanto aos filtros se quizeres posso te dizer os diferentes importadores em portugal. p
Para entrares em contacto com eles, eles te devem saber dizer os detalhes de preços e as melhores lojas... esta ultima parte apenas por
(PM) Privat Mensage, derivado aos Ossos do oficio...

que grd projecto :D
JCalheiros
Membro Júnior

domingo dez 26, 2004 10:50 pm

[quote=utaka59]
bem D 1 aquário com essa dimensão é ... 1 sonho...
assim se pode ter 1 mini oceano...

não sei se tão de acordo mas penso que o sistema de filtragem mais adequado seria mesmo utilizando um, 2º aquário numa especie de seco/humido... pk à partida com filtros exteriores terias de utilizar vários, o k poderia tirar 1 pouco a estetica do aquário...

se o vais construir ou mandar construir, (de certeza k sabes) mas nunca é demais dizer, atenção á espesura do vidro. Pra precaver acidentes.
A base do aquário tem de ser igualmente SUPER resistente.
Outro aspecto a ter em conta é a facilidade de acesso e manuseamento do aquário sempre muito importante...

Enquanto aos filtros se quizeres posso te dizer os diferentes importadores em portugal. p
Para entrares em contacto com eles, eles te devem saber dizer os detalhes de preços e as melhores lojas... esta ultima parte apenas por
(PM) Privat Mensage, derivado aos Ossos do oficio...

que grd projecto D
[/quote] Quanto á estrutura vai ser construida de raíz incluída na casa, ou seja os pilares de suporte do aquário que vão ser 8 "nascem" da própria placa da casa que também irá ser reforçada na área do aquário. Quanto a filtragem estava a pensar num 2º aquario situado por baixo do 1º sem se ver pelo parte da frente. Até p+or acaso tinha pensado em divivir o actual que tenho de 120x50x65 para o efeito mas ainda não decidi esta parte. Muito sinceramente espero que seja uma "pequena" maravilha... podem chamar os nomes que entenderem mas é um desejo que espero conseguir realizar. Obrigado por me aturarem...
Continuo a contar convosco (caso estejam interessados, claro) para dicas ajudas e dúvidas, que naquilo que sei, estou disposto aajudar.
JCAlheiros
hotrodder
Membro Veterano

segunda dez 27, 2004 11:21 am

oix!
para filtro podes colocar o teu aquario de 1,20m, transformando-o numa sump, ou como tu lhe chamas um seco-humido, dessa maneira podes fazer upgrades À filtragem bastando para isso comprar umas bombas novas. não te esqueças que deves ter varios pontos de saida de água no aquario, de modo a esta ter bastante movimentação e não se acumularem porcarias no fundo. a saída para a sump podes fazer uma coluna seca, deste modo não tens que te preocupar com inundações caso falhe a electricidade.ja agora podias colocar as medidas com que pensas fazer o aquario, para calcular a litragem, isto vai ser indispensável para saber o volume de água a ase movimentado
o meu infelizmente não vai passar do papel tão rapido, por motivos profissionais (ainda não sei o que vou fazer da vida quando acabar o curso, e muito menos para onde vou), mas vai ser feito em madeira e terá À volta de 2000l de água. quero fazer um amazonico com vista à procriação de peixes, discos, neons e loricarideos. adoro aquarios, mas sou mais virado para a bricolage como podem conferir no meu aquario, adoro montar, por isso fiz o fundo a 3 diensões.
este para mim é um dos temas mais interessantes pois adoro é a parte da montagem (além do resto porque o aquario ja me fez prescindir da televisão no 4º)
abraço
Cromo2
Membro Veterano

quarta dez 29, 2004 12:31 am

Desculpa JCalheiros estou sem perceber. O aquário apoia-se em 8 pilares????

Coloca uma imagem retirada do programa de desenho com a dimensão do espaço e dimensão do aquário.

Ou então quais as dimensões do aquário.

Exemplo de funcionamento de sump:
Imagem

Vou colocar algumas fotos retiratas de www.mwgagaleria.com , se quizer pode procurar mais fotos para ter ideias:

É alguma desta soluções que quer fazer:

1 - Imagem

2 - Imagem

3 - Imagem

4 - Imagem

5 - Imagem

6 - Imagem

Aguardo resposta as minhas perguntas a bold
Cromo2
Membro Veterano

quarta dez 29, 2004 12:37 am

É isto não é?

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

O João Ramos é apenas meu conhecido e sinceramente não vou liguar aos direitos de autor. Se não quizerem vossas fotos com publicas porque colocar um site online. Não o conheço Domingos nem o Diogo e como não vejo mal nas fotos e podem ajudar outra pessoa não as vou retirar.
Como disse antes nãos vós conheço e como posso vir a conheçer... não retirei as fotas mas ficaram mais pequenas
:lol: :lol: :lol:
Última edição por Cromo2 em quinta dez 30, 2004 11:59 pm, editado 1 vez no total.
hotrodder
Membro Veterano

quarta dez 29, 2004 11:06 am

oix!
cromo2 :arrow: o aquario que o jcalheiros quer construir penso que seja de agua doce, por isso não ira precisar de refugio. fica aqui este forum com bastantes ideias DIY muito boas com aquarios bastante grandes 2000l e até 5000l.

http://www.cichlid-forum.com/phpBB/view ... sc&start=0

é só procurar que tem aí muitas ideias. eu por mim queria construir um identico a este que esta no link, com quakquer coisa como 3000l de agua, para fazer um amazonico de modo a tentar aproximar-me o mais possivel de um biotopo, com vista a reproduç~ºao de varias espécies, etc.
espero que este topico não morra
abraço
Para mudares o mundo começa sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Cromo2
Membro Veterano

quarta dez 29, 2004 11:51 pm

Imagem

As fotos que coloquei foram enviadas pelo João Ramos ( o tal que alguns me confundiram e por isso me trataram mal aqui) e também pedi informações sobre aquários do genero da foto que coloquei no inicio desta mensagem.
Ele explico-me um pouco como funciona a montagem e manutenção de aquários feitos com outros materiais sem serem em vidro.
Sinceramente gostei da ideia, embora pela explicação seria preferivel fazer em contraplacado de cofragem conforme segue a foto:
Imagem

Ou então esse material que fica bonito com tinta epoxy por dentro como na foto:
Imagem
A melhor solução para o teu caso é um aquário feito em betão ou em tijolo revestido por material a prova de água e com um vidro a frente. Podes ver essa solução e receber mesmo explicações sobre pormenores no Aquário Vasco da Gama.
Infelizmente o João não volta a Arca de Noé, mas por outro lado ainda bem porque é teimoso e pensa que tem sempre razão (desculpa se veres isto, mas sabes que é a minha opinião).
pekixa
Membro Veterano
Registado: quinta out 23, 2003 9:18 pm

quinta dez 30, 2004 12:55 am

Infelizmente o João não volta a Arca de Noé, mas por outro lado ainda bem porque é teimoso e pensa que tem sempre razão (desculpa se veres isto, mas sabes que é a minha opinião).

Estamos em época festiva, e até com um assunto interessante, mas tenho mesmo que dizer isto:

MAS QUE "GANDA" LATA, OH CROMO!!!!!:evil:

Maria
<p><strong>MaRiA</strong></p>
hotrodder
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 11:36 am

oix!
a tinta de epoxi é quase sempre utilizada em aquarios de madeira. nesse caso talvez não tenha sido porque o dono fez um fundo a 3D com o qual cubriu o aquario. a tinta epoxi serve para proteger o aquario, uma vez que a fibra de vidro estala. neste caso com o fundo 3D não foi preciso porque o mesmo é feito de esferovite e protege.
esse do tubarão esta demais, mas infelizmente muito vazio para o meu gosto, falta-lhe decoração.

abraço
Para mudares o mundo come&ccedil;a sempre por fazer aquilo em que acreditas.
Responder

Voltar para “Peixes”