Raças desaparecidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta dez 29, 2004 11:28 pm

Com o cão de raça é a mesma coisa. Se uma raça desaparecer, desaparece para sempre, e com ela dezenas ou séculos de história. Rafeiros podem ser fabricados sem problemas numa, em 2, em 3 gerações. Há sempre volta atrás. Por isso, havendo restrições à posse de cães, a prioridade deve ser dada aos cães de raça.
São palavras de outra forista, Sealords neste tópico http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 7&start=30
Fiquei a pensar nisto e achei que era um bom assunto para discussão. Alguém tem conhecimento de raças que tenham desaparecido, e fotografias?
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta dez 29, 2004 11:31 pm

MMPA Escreveu:
Com o cão de raça é a mesma coisa. Se uma raça desaparecer, desaparece para sempre, e com ela dezenas ou séculos de história. Rafeiros podem ser fabricados sem problemas numa, em 2, em 3 gerações. Há sempre volta atrás. Por isso, havendo restrições à posse de cães, a prioridade deve ser dada aos cães de raça.
São palavras de outra forista, Sealords neste tópico http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 7&start=30
Fiquei a pensar nisto e achei que era um bom assunto para discussão. Alguém tem conhecimento de raças que tenham desaparecido, e fotografias?
O Fila da Terceira para citar uma raça portuguesa... o Mastim Ligeiro Espanhol, o English White Terrier, o Blue Paul da Escócia... e para picar outros foristas :lol: o perdigueiro português puro ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta dez 29, 2004 11:35 pm

Giro giro era porem fotografias e contarem um pouco a história da raça.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta dez 30, 2004 10:57 am

Vamos ver se isto corre bem:
Uma das raças será esta? (English White Terrier)

Imagem

Cão de Fila da Terceira
http://www.moloss.com/001/breed/c/c008/
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 30, 2004 12:00 pm

Mais triste ainda são as raças que vão por esse caminho ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quinta dez 30, 2004 2:54 pm

Isso também me assusta um bocado, fala-se muita das evoluções das raças...mas a raça evolui num determinado sentido isto porque os criadores querem que ela evolua assim certo?

Tenho sentido isso é a nivel dos pastores alemães de há uns anos para cá andam a ficar "esquisitos" :? , gostava mais do aspecto deles há uns 10 anos atrás, ou será que estou errado?

Bom Ano para Todos!
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta dez 30, 2004 6:34 pm

Já agora pergunto aqui pelo barbado da terceira.

Vi um em Faro, e como era parecido ao meu Snoopy (alto aí que não estou a dizer que o Snoopy é dessa raça, mas foi o cão que eu vi, ao vivo, mais parecido com ele), perguntei a raça ao dono. E ele nessa altura disse que era um Barbado da Terceira.
Agora tenho de confessar a minha ignorância :oops: porque fiquei a pensar o que diabo era um Barbado da Terceira :oops:
Só a internet é que me safou :oops: e na única fotografia decente que encontrei as parecenças já eram menores (se calhar o cão que vi não era um bom exemplar, ou já tinha mistura).

Mas o que eu acho mesmo estranho é que nunca tenha ouvido falar na raça... li na net que está quase extinta... é verdade?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 30, 2004 6:44 pm

Guida__F Escreveu: Vi um em Faro, e como era parecido ao meu Snoopy (alto aí que não estou a dizer que o Snoopy é dessa raça, mas foi o cão que eu vi, ao vivo, mais parecido com ele), perguntei a raça ao dono. E ele nessa altura disse que era um Barbado da Terceira.
Agora tenho de confessar a minha ignorância :oops: porque fiquei a pensar o que diabo era um Barbado da Terceira :oops:
Só a internet é que me safou :oops: e na única fotografia decente que encontrei as parecenças já eram menores (se calhar o cão que vi não era um bom exemplar, ou já tinha mistura).
Ligeiramente parecido com o Schapendoes, só que mais rusticos, com orelhas cortadas (pelo menos os que vi) e acima de tudo com um caracter interessante ;)

E não, não têm nada a ver com o Snoppy

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta dez 30, 2004 6:52 pm

casadiscaes Escreveu: O Fila da Terceira para citar uma raça portuguesa... o Mastim Ligeiro Espanhol, o English White Terrier, o Blue Paul da Escócia... e para picar outros foristas :lol: o perdigueiro português puro ;)
O Fila da Terceira desapareceu ?

Confirme-me se este é o cão de que fala:

http://www.molosserdogs.com/modules.php ... t&tid=1334

.
Guida__F
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 7:12 pm

CindelP Escreveu:
Ligeiramente parecido com o Schapendoes, só que mais rusticos, com orelhas cortadas (pelo menos os que vi) e acima de tudo com um caracter interessante ;)

E não, não têm nada a ver com o Snoppy

Nanci
Olhe está a ver 8) :p os rafeiros já utrapassaram os cães de raça :lol: :lol: 8) :p :lol: O Snoopy tem já orelhas tão pequeninas ;)
(o pêlo é quedisfarça)
Já é menos artificial que o outro 8) :lol: 8) :lol:
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta dez 30, 2004 8:00 pm

[quote]Vamos ver se isto corre bem:
Uma das raças será esta? (English White Terrier)

[/quote]

Olá... efectivamente a foto que apresenta aparenta ser de um White English Terrier. Uma das raças primitivamente utilizadas para o cruzamento com o (antigo) Bulldog Inglês para originar o Bull-And-Terrier. E mais tarde, novamente cruzado com o Bull-And-Terrier (entre mais outras raças) e que mais tarde originaram o Bull Terrier.

Outra raça (inglesa) extinta de que apenas tive referências, até hoje, é o "Turnspit". Tanto quanto consegui apurar, o "Turnspit" era um cão que existiu na Inglaterra até o séc. XVIII e cuja a única funcionalidade seria a de andar durante horas e horas num "poço", redondo, para fazer girar o espeto no qual assavam as grandes peças de carne nas enormes lareiras das mansões senhoriais de então. A mesma fonte indica que o "Turnspit" era considerado como "a forma mais baixa da sociedade", sendo inclusivamente considerado inferior a outros cães de então.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 30, 2004 8:09 pm

Guida__F Escreveu: Olhe está a ver 8) :p os rafeiros já utrapassaram os cães de raça :lol: :lol: 8) :p :lol: O Snoopy tem já orelhas tão pequeninas ;)
(o pêlo é quedisfarça)
Já é menos artificial que o outro 8) :lol: 8) :lol:
Mas alguem disse que o outro não tem orelhas pequenas?
Guida__F
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 9:06 pm

CindelP Escreveu:

Nanci
Qual é o objectivo de cortas as orelhas a um cão que já tem as orelhas pequenas? :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Sinceramente pensava que as cortavam porque eram grandes :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 30, 2004 9:52 pm

Guida__F Escreveu:
CindelP Escreveu:

Nanci
Qual é o objectivo de cortas as orelhas a um cão que já tem as orelhas pequenas? :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Sinceramente pensava que as cortavam porque eram grandes :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
Mais uma vez Guida... só prova que não quer aprender... o Barbado da Terceira, tal como o Fila de S. Miguel e o Bouvier da Flandres são boieiros e como tal mordem baixo para não atingirem os uberes das vacas... um dos riscos deste tipo de mordedura é terem as orelhas pisadas pelo que se cortam as mesmas...

Todos os cortes de que se falam são funcionais... eu sei, é algo que essa cabecinha autista não consegue entender... mas faça um esforço... a arca em geral agradece.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 30, 2004 9:55 pm

PauloSantos Escreveu:
casadiscaes Escreveu: O Fila da Terceira para citar uma raça portuguesa... o Mastim Ligeiro Espanhol, o English White Terrier, o Blue Paul da Escócia... e para picar outros foristas :lol: o perdigueiro português puro ;)
O Fila da Terceira desapareceu ?

Confirme-me se este é o cão de que fala:

http://www.molosserdogs.com/modules.php ... t&tid=1334

.
Yep... houve uma tentativa de recuperar a raça feita pelo André Oliveira, mas penso que ficou tudo em águas de bacalhau... em termos práticos podemos dizer que a raça está extinta...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”