Quem deve pagar pelo tratamento dos sem dono ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Devem ser os veterinários a suportar todas as despesas de quem não pode pagar?

Sim, afinal, eles não gostam de animais ?
2
5%
Não, o Estado tem obrigação de fazer um serviço de saude para animais
29
74%
Os veterinarios só pensam em dinheiro,são uns c...
8
21%

Total de votos: 39
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda out 14, 2002 3:09 pm

Olá

As perguntas são insuficientes.
Embora não estaja de acordo, fiz um x na 3ª . Porquê?
1- Porque tenho muitos cães
2-tal como no futebol o Vet é o arbito(e quando me membro das contas....).
3-porque sim

Agora a sério;

Quando perguntamos a um médico porque é que é médico ou a um electriscista porque é que é electricista ou a um juiz,etc...
A resposta é sempre; que gostamos do que fazemos e com isso ganhamos dinheiro . Ora bem isto é o que acontece com a maior parte de nós, ou pelo menos com um grande parte, trabalhamos e gostamos do que fazemos e com isso ganhamos dinheiro para o que entendermos , porque raio é que os vet, mecânicos,informáticos, criadores de cães, etc... têm que sustentar os amoques dos outros.

Se eu gosto de ter carros ou barcos , gosto porque gosto e tenho dinheiro para sustentar o meu hoby, ou é porque tenho mecânico à borla e o tipo do stand é um gajo porreiro? E o mesmo se passa com qualquer outra profissão, é normal que assim seja .

Muita gente tem hobys e pagam por eles, porque é que gente que tem por hoby tratar de animais não há-de pagar por isso.

Tenho um amigo vet que tem uma frase gira " É porreiro fazer boas acções com o dinheiro dos outros" e eu estou de acordo .

Quantos aos recibos . cada vez mais é dificil fugir aos impostos e no caso dos vet. por exemplo se eles comprarem X doses de vacinas X embalagens de seringas X embalagens de material de cirurgia é lógico que se deduza que fez N intervenções em cães , gatos ou outros animais. Quero com isto dizer ou o vet se abastece no mercado negro ou mais tarde ou mais cedo o fisco cai-lhe em cima. Custa-me entender estas questões se pago logo tenho que ( se quiser) ter um recibo . Quando estas despesas passarem a ser deduzidas no IRS(aqui temos uma causa para aprofundar) vamos ver se exigimos ou não os recibos , além de que somos sempre livres de escolher o vet que entendermos. Afinal nós somos os clientes.

Quanto aos animais vadios, estes são da reponsabilidade dos respectivos departamentos veterinários concelhios, não fazem favor tudo aquilo funciona com o dinheiro dos nosso impostos.
Além de que devemos ser (sempre) responsáveis pelos animais que cuidados ou tratamos e isso implica dar-lhes de comer vaciná-los etc.etc. pois, é muito caro, pois é....
Um abraço
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

segunda out 14, 2002 3:10 pm

1- A classe dos veterinarios sera cada vez mais questionada, quan for o desenvolvimento moral e social do nosso pais.
2-O estado paga a um veterinario para eutanasiar os animais, mas nao para tratalos.
3-As consultas veterinarias sao muito caras, e os medicamentos mais caros ainda.
4-Os veterinarios assumem um comprumisso de honra de ajudar todos os animais quando entram e terminam o curso.(todos os que tem dinheiro)
5-Nao conheço nenhum veterinario a meio da carreira que seja pobre.
6-Os veterinaris deveriam crir um fundo monetario. gerido pela ordem e financiado por todos os vet, para cobrir as despesas com animais menos afortunados.
7-Concelho: Vao a espanha a consulta e mais barata e ainda dao um passeio
8-Claro que se devem fazer pagar pelo seu trabalho, mas desculpem a ouzadia, eu pago menos de consulta que os meus caes.
9-Os vet deverao ser responsaveis, e responsabilizados criminalmente, pelo estado dos animais perdidos e abandonados , ja que como classe permanessem inertes aos factos, sendo a classe que tem mais conhecimento e poder na materia(vet podem mudar as coisas se quiserem).
10- Adoro a vet dos meus caes, ja ajudou de graça centenas de caes, que eu testemunhei.(so ganhou 100 clientes, ja que os actuais donos vao a sua clinica)
Desculpem se estou errado, e apenas aminha opiniao.
ruines
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 4:06 pm
Contacto:

segunda out 14, 2002 3:11 pm

1- A classe dos veterinarios sera cada vez mais questionada, quan for o desenvolvimento moral e social do nosso pais.
2-O estado paga a um veterinario para eutanasiar os animais, mas nao para tratalos.
3-As consultas veterinarias sao muito caras, e os medicamentos mais caros ainda.
4-Os veterinarios assumem um comprumisso de honra de ajudar todos os animais quando entram e terminam o curso.(todos os que tem dinheiro)
5-Nao conheço nenhum veterinario a meio da carreira que seja pobre.
6-Os veterinaris deveriam crir um fundo monetario. gerido pela ordem e financiado por todos os vet, para cobrir as despesas com animais menos afortunados.
7-Concelho: Vao a espanha a consulta e mais barata e ainda dao um passeio
8-Claro que se devem fazer pagar pelo seu trabalho, mas desculpem a ouzadia, eu pago menos de consulta que os meus caes.
9-Os vet deverao ser responsaveis, e responsabilizados criminalmente, pelo estado dos animais perdidos e abandonados , ja que como classe permanessem inertes aos factos, sendo a classe que tem mais conhecimento e poder na materia(vet podem mudar as coisas se quiserem).
10- Adoro a vet dos meus caes, ja ajudou de graça centenas de caes, que eu testemunhei.(so ganhou 100 clientes, ja que os actuais donos vao a sua clinica)
Desculpem se estou errado, e apenas aminha opiniao.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

segunda out 14, 2002 7:38 pm

Ó Ruines, você ás vezes...

Cada vez mais questionado ? A sociedade é que deve ser questionada por abandonar os seus amigos de quatro patas, não a classe que os trata.

Nenhum veterinário é pobre, então são ricos ?

Paga menos na consulta que o seu cão ? Há de me dizer qual é o seu médico, não conheço nenhum privado que leve menos que 9 contos .

Os medicamentos são caros ? Sabe, queixe-se aos laboratorios, não aos veterinários...

Compromisso de honra ? E o compromisso de honra dos FDP que abandonam esse animais ??

Ir a espanha ? Com gasosa, consulta e portagens ir a badajoz ficava uma bela conta...Nem todos moram em Elvas

Os veterinários responsabilizados criminalmente pelo estado dos animais perdidos e abandonado? Sente-se bem ?. Será que foram os veterinarios que mataram o JFK e o Luther King?.

Os veterinário podem mudar o estado das coisas? Como? Os veterinarios podem mudar a mentalidade do luso TUGA ? Gostava de ver essa...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda out 14, 2002 7:51 pm

Já não é a primeira vez que refiro isto, mas alguns já se esqueceram.

Eu não pago por consultas no veterinário. Vou lá, e apenas pago o tratamento do animal. Mas não é a mão de obra (isso só em intervenções mais complicadas), é o que a vet lhe dá ou põe. Ainda hoje fui lá para ela ver os sinais do Spot (abri um tópico acerca disto), ela viu, mexeu, diagnosticou, mandou-me lá ir para o mês que vem e fui-me embora com um obrigado e boa tarde.
O ano passado ele partiu uma unha, ela teve de a retirar toda pois partiu até ao inicio, colocou uns cremes, deu-lhe um comprimido e paguei 500 escudos...

Se acham que o vet os rouba, porque não vão a outro? A não ser que estejam a gostar de ser roubados.

A minha vet só a foi após eu ter visitado três vets anteriores, e foi dela que gostei e é a ela que levo todos os meus animais (se bem que a decisão também foi influenciada por ela perceber de répteis e eu na altura tinha tartarugas).

Tenho o telemóvel dela para alguma urgencia, ela desloca-se ao local no caso de cães de empresas que estejam a guardar terrenos. Já manteve um cão internado no consultório dela e já nem me lembro do que paguei, mas não foi nada de especial. Aliás, creio que s+o paguei mesmo o soro. E nos fins de semana ela ia lá 3x para ver como ele estava.

Não acredito que ela seja a única, e mesmo que um vet cobre uma consulta, há quem cobre mais e há quem cobre menos. Procurem um que vos agrade, senão não se queixem. Por acaso é perto de minha casa, mas se fosse preciso fazia uns quantos quilómetros para ir ao vet.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda out 14, 2002 7:52 pm

Vasco V escreveu:
Os veterinários responsabilizados criminalmente pelo estado dos animais perdidos e abandonado? Sente-se bem ?. Será que foram os veterinarios que mataram o JFK e o Luther King?.

mais uma guerra? o JFK e o Luther King eram cães? :oops: :oops: :oops: :oops:

anjaazul
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça out 15, 2002 12:00 am

PauloC Escreveu:
Parece-me que a Zita não percebeu o ponto da Florinda...
Olá,
Eu percebi perfeitamente a resposta da ZITA e concordo a 100%. A veterinária pode ser apenas alguém consciente e responsável que acha que não tem condições para ter animais em casa! Pode não ter tempo para os tratar, pode não ter condições logísticas, pode haver alguém lá em casa com problemas de saúde... etc.!
Porque é que o simples facto de ser veterinária a deveria "obrigar" a ter animais? Deveremos ter animais por piedade, ou apenas para 'dizer' que temos?Ao menos um hamster porquê?
Olá

Paulo, eu não disse em lado nenhum que um veterinário era obrigado a ter animais em casa! Só disse que achava estranho. Isto partindo do princípio (pelos visto errado) de que os veterinários gostam de animais.
Pois, se calhar a tal vet não tinha condições, se calhar alguém lá em casa tinha problemas de saúde que impediam a presença de animais. Mas ela não usou nenhum desses argumentos. Longe disso: perante a insistência dos filhos, disse que então mais valia esperar por um gato da prima não sei das quantas, cuja gata da raça qualquer-coisa (não me lembro qual) estava para ter filhotes, com pedigree e tudo. Pronto, pelos vistos o gato tinha de ter sangue azul. O gato lindo, arraçado de siamês em amarelo (quase branco puro, apenas com ligeiras marcas amarelas muito pálidas), com olhos azuis, desparasitado e com vacinas em dia que os miúdos tanto pediram à mãe para levar não era suficientemente bom para viver no palácio real onde a personagem devia viver.
Não percebi a questão da evasão fiscal. Acho que tenho o direito de optar por não pedir recibo. Sei que, sem recibo, é mais fácil fugir aos impostos. Mas cabe ao Estado fiscalizar, e não a mim. Já me contentava que o Estado apanhasse certos espertalhões que conheço que cobram IVA e ficam com ele no bolso, não pagam um cêntimo de IRS nem de segurança social, APESAR DE PASSAREM RECIBO DE TUDO O QUE RECEBEM, e ainda me chamam otária por ter os impostos em dia. E ainda aproveitam as campanhas de chipagem gratuitas para chipar o cocker que cravaram a alguém, tiram férias 4 vezes por ano, e vão sempre para o estrangeiro, enquanto eu tenho de me contentar em passar férias no casal do Marco. :evil: :evil:

Fiquem bem

Florinda
Última edição por Florinda em terça out 15, 2002 12:52 am, editado 2 vezes no total.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça out 15, 2002 12:39 am

Olá

Vou contar-lhes uma história real que me contaram ontem. Embora fuja um pouco à sondagem, está relacionada com a questão "Será que os veterinários só pensam em dinheiro?"

Uma senhora que vive num sexto andar tem um gato. Há uns dias, tinha deixado uma pequena fresta aberta para arejar a casa. O gato espremeu-se pela fresta e, quando consegiu passar para fora, com o impulso, caiu do sexto andar. Em casa só estava a filha da senhora, que tem 10 anos. A menina desceu a escada e encontra o gato imóvel e a sangrar da boca. Pensou que estava morto (estava em estado de choque). Pegou no gato e partiu à procura de um veterinário, a pé, sozinha, lavada em lágrimas. Uma senhora viu-a naquele estado, a chorar baba e ranho e toda ensanguentada com o gato ao colo, perguntou-lhe o que se passava, a menina explicou-lhe e a senhora de-lhe 30 euros para pagar a consulta. A menina continuou a andar até encontrar uma clínica veterinária (quem me contou conhece a zona e diz que a miúda se fartou de andar). Infelizmente, a menina só tinha 30 euros, e a clínica, num caso daqueles, exigia 75 euros "à cabeça". Como a menina não tinha mais dinheiro com ela, foi convidada a sair. Lá se pôs outra vez a caminho, a pé, à procura de outra clínica. Encontrou finalmente uma, mas estava fechada. Continuou a andar, à procura e finalmente encontrou uma clínica que a atendeu. O gato tem os ossos da bacia partidos (praticamente esmigalhados) e sangrava pelo ânus. Ficou a soro. Disseram que só poderia ser operado depois de sair do estado de choque. Entretanto, fizeram um "orçamento" do tratamento. Não me lembro do valor, mas era um pouco puxado para a senhora, ainda por cima tendo mudado de casa há pouco tempo, e tendo comprado os manuais escolares para a filha também há pouco tempo. Foi informar-se na Faculdade de Veterinária. Pediam-lhe de "entrada" 45 contos. Neste momento, não sei qual é o ponto da situação.

Nesta história chocam-me duas coisas: o facto de não terem recebido o gato na primeira clínica, uma vez que o gato tinha dono, e acho que era perfeitamente compreensível que uma criançza de 10 anos não andasse com 15 contos; o facto de a miúda ter palmilhado o que palmilhou sem que ninguém a ajudasse, a não ser a senhora que lhe deu 30 euros. A falta de sensibilidade não é exclusiva dos veterinários.
Há também uma coisa que me espanta: exigirem o pagamento prévio. Eu só costumo pagar no fim!

Fiquem bem

Florinda
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça out 15, 2002 8:10 am

Eu penso que os vet são como todos os outros !
Há uns que só pensam me dinheiro (se calhar até gostavam muito de animaizinhos quando eram crianças ou gostam do animalzinho lá de casa) há outros que, de facto, gostam de animais e querem ajudá-los.
Já foram aqui referidos muitos casos de vet que recolhem, tratam e até assumem animais abandonados, muitos deles em situações difíceis.

Das histórias que contam, na minha rua, há vets que mandam os clientes ir lá 5 ou 6 vezes (pagando de cada vez a consulta) para fazer as vacinas que outros fazen de uma única vez.

No que me diz respeito, o Calvin chegou-me às mãos depois de limpo de carraças e pulgas, tratado de uma perna ferida, desparazitado e totalmente vacinado.Naturalmente ofereci-me para pagar todas as despesas (incluindo o hotel de cães onde esteve antes de vir para mim) e não aceitaram.

Conservo uma dívida de gratidão para com estas pessoas.
Não por mim, que posso pagar, mas pelo Calvin (pobre vadio que ele era) que foi abençoado com a ajuda desinteressada de gente boa (este último grupo é cada vez mais raro nos dias que correm).
Estas pessoas alimentam a minha fé na humanidade e nunca é demais louvá-las até porque o que fazem, fazem em silêncio, longe das câmaras e da atenção e publicidade dos media.

Quanto ao tema do tópico :
sabemos que o estado não quer fazer frente nem às despesas do SNS, quanto mais dos animais.
Eu só queria que o estado actuasse (como devia) perante as situações de evidente crueldade e abandono, que todos nós conhecemos.

Na realidade em que vivemos penso que o tratamento destes animais deveria competir às associações e ligas de defesa dos animais.
Penso que quem é sócio ou dá donativos tem essa expectativa.

NOTA : Acho indecente, como já foi contado aqui, que gente com posses recorra aos vet da UZ, para tratar dos seus animais.(aparentemente, estes são sócios para obterem tratamentos em conta).

Também penso que a pessoa (individual) que pega, pe, num cão atropelado e o leva ao vet, pagando as despesas, devia poder descontá-las no IRS.(bem como donativos e quotas pagas a às associações que referi).

Finalmente, só quero referir, que tudo o que foi dito em relação aos vet, também é verdade em relação aos médicos.(Conheço um caso de um bébé que foi operado 2 vezes - com anestesia geral - antes da idade adequada para a operação - por um cirurgião famoso na nossa praça - e cada operação custou aos pais centenas de contos. Porque terá sido ? Por causa do Guaraná ?).
Outro, bem conhecido, foi tão bem tratado pelo SNS, onde operava por tuta e meia, que emigrou para a Holanda.
Médicos por vocação ? Cada vez há menos.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça out 15, 2002 9:35 am

Desculpem lá...mas um 'gajo' mata-se a estudar no secundário para arranjar média para conseguir entrar na faculdade de veterinária, mata-se a estudar às vezes 6/7 anos para conseguir tirar o curso, endivida-se até às orelhas para arranjar um consultório e iniciar a sua actividade e depois de todo este investimento tem que trabalhar de borla???? Não cobrar honorários???? Tratar todos os animais de borla? Por obrigação moral? Mas alguém aqui trabalha de borla por obrigação moral? .... e não venham com moralismos porque se assim for todos nós temos a obrigação moral de pegar em todos os sem abrigos ( sim humanos!!! Está um agora a dormir na estação em Santo Amaro de Oeiras) ... que andam pela rua a dormir à chuva e levá-los para nossas casas..... e quantos de vocês têm um sem abrigo em casa??

Concordo com o Kroz... é frio e duro eu sei, mas tratar e garantir assistência veterinária aos cães e gatos de rua é apenas criar condições para que se reproduzam e aumentem a família de bocas de fome. Acho que o estado deve comparticipar sim, com redes de veterinarios subsidiados para tal, a esterelização dos animais de rua para impedir que sejam cada vez mais... agora.... os vets a trabalhar de borla???? Andaram a estudar para quê??? Se trabalharam e investiram em tempo, paciência e neurónios mais que 70% da população portuguesa porque não hão-de ser recompensados por isso e ganhar mais que esses 70% por cento? Inveja por ganharem tanto? Se fossem vocês a ganhar já não pensavam assim.... ou aqui recusam-se aumentos de ordenado por ser demais?

Há que haver bom senso....mesmo nas questões morais e éticas, obviamente que é uma actitude bonita e louvável um vet que oferece os seus préstimos para ajudar uma família sem posses a tratar um animal... mas daí a ter obrigação de fazê-lo e ser apelidado de FDP se não o fizer vai um grande passo e tinhamos que começar por questionar se a família devia ter adoptado o animal sem ter condições para tal ....

Para aquelas pessoas que responderam que os vets são uns grandes c... e que a argumentação usado foi ' porque estava essa opção na sondagem'..... porque matas-te? Porque sim....

A minha vet cobra honorários e faz muito bem porque trabalha 7 dias por semana e está sempre contactável quanto é preciso.... a qualidade tem um preço.... em tudo!!!
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 15, 2002 10:18 am

Um outra questão, que não tem directamente a ver com o assunto. Segundo li a multa por abandono de animais pooderá ir até 700 cts. Mas qtas pessoas já pagaram ou foram multadas neste âmbito?????

Isto foi retirado da página da LPDA

« PENSE BEM ANTES DE TOMAR QUALQUER ATITUDE; O ABANDONO É PUNIDO COM MULTAS QUE VÂO ATÉ AOS 700.000$00.

ABANDONAR UM ANIMAL É UM ACTO DE COBARDIA E DE CRUELDADE;

PARA ALÉM DE TODO O SOFRIMENTO QUE CAUSA AO ANIMAL É TAMBÉM UM ATENTADO À SAÚDE PÚBLICA:

SEJA UM DONO CONSCIENTE E RESPONSÁVEL.

ANTES DE ADQUIRIR UM ANIMAL LEMBRE-SE QUE ELE NÃO È UM BRINQUEDO DESCARTÁVEL.

UM ANIMAL É UM SER VIVO QUE NECESSITA DE CUIDADOS E DE AFECTOS. APRENDA A CONHECER OS ANIMAIS E VERÀ QUE GANHARÁ UM BOM E LEAL AMIGO »
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 15, 2002 10:24 am

Já me estou a imaginar a entrar numa clinica de estetica para fazer uma plástica:

- Venho fazer uma plastica, não tenho dinheiro, mas afinal os Sres gostam de pessoas não é'???
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça out 15, 2002 4:16 pm

olá
eu felizmente que tenho encontrado vets que primeiro olham para o animal e depois para a "minha carteira".
gastei uma pipa de massa com o serafim. eles disseram que o importante era ele ficar bom e eu pagaria conforme pudesse. felizmente que não foi preciso. mas já tem sido. os dois últimos anos dos velhotes foram passados quase semana sim semana sim na clínica. isto com o tratamento regular à insuficiência renal do pantufa e uma maleita esporádica em qualquer um dos outros, dá por vezes uma conta jeitosa. mas nesses caso, lá vou pagando.... mesmo na uz, onde não sou cliente habitual, ao perguntar que pilula devia dar uma gata, um vet propos-me operá-la e eu pagar quando pudesse.
é evidente que ninguém tem de fazer isto. é uma solução de compromisso que me tem ajudado. assim, nunca encontrei nenhum vet à porta da igreja a pedir esmola, eu nunca fui presa por ter de assaltar um banco e nunca tive nenhum animal morto por falta de tratamento.
são opiniões, a menos de facto, que só os ricos possam ter animais.
anjaazul
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 15, 2002 4:36 pm

anjaazul
O Rafa no ano passado tambem apanhou um fungo numa pata, e, foi mais ou menos esse tempo que esperei pelo resultado.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

terça out 15, 2002 4:39 pm

Anja concordo contigo na questão das facilidades de pagamento..que nunca se deve negar auxilio seja a quem for ( pessoa ou animal ) por uma questão de dinheiro, e que esta mesma questão deve ser a última coisa em que se pensa..... agora daí a achar que os vets têm a obrigação moral de prestar auxílio de borla a todos os animais que lhe aparecem é descartar a responsabilidade toda para os vet's ..... se é lindo ser bom Samaritano porque não o somos todos e não apontamos o dedo apenas aos vet's? Se encontrar um cão magoado na rua e o levar ao vet não vou a contar que seja o vet a arcar com as despesas.... pago eu tudo. O que espero do vet são as tais facilidade de pagamento, compreensão para o problema e tratamento adequeado para o caso... o resto vê-se depois...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Responder

Voltar para “Cães”