Será cega????

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Elsinha
Membro Júnior
Registado: segunda nov 01, 2004 4:44 pm
Localização: 1 cão, 1 melro, 2 coelhos, 4 tartarugas, 6 peixes e 2 furões

sexta dez 31, 2004 1:27 pm

Olá a todos,
estou triste, acho que a Sasha pode ser cega ou pelo menos vê muito mal! Estava à pouco a dar-lhe um pouco de cenora cozida (que eles amam) e pela primeira vez ela lambeu-me os dedos sem querer trincar :D só que entretanto a cenoura caiu, mesmo aos pés dela e ela andou doida à procura e só a encontrou devido ao faro.
Eu olho nos olhos dela e não vejo nada, será que ela já vinha assim e eu não reparei :oops: , ou terá sido derepente? Será alguma doença? Eu tenho vou com eles ao vet esta semana, mas podem dizer-me o que pensam disto!!! :cry:
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta dez 31, 2004 2:16 pm

Os furões não têm grande visão e a visão de perto é péssima. Vêem melhor ao longe. Orientam-se bem pelo olfacto. O meu (um albino) quando a comida cai ao chão também faz o mesmo, parece um tolinho a procura dela.
No entanto, há um gene- o de Waardenburg- que é o que define a cor branca. E se dois furões com o mesmo gene acasalarem, as crias poderão ser cegas ou surdas. Nestes casos, não se aconselham a acasalar furanitos com problemas.
E por vezes furões mordedores, são-no por serem surdos. Nestes casos a educação deles tem de ser diferente.
Mas podem aparecer-lhes cataratas ao longo da vida e tanto quanto eu sei, não há nada a fazer.
Uma vez que vai ao vet aproveite e não se esqueça de verificar as vacinas (presumo que lhos venderam com o certificado das vacinas) e de ver o problema de falta de pêlo da Sasha. Não descure esta parte porque pode ser um problema de glândulas adrenais.
Não devemos nunca marcar reuniões com outros furanitos, nem levá-los a passear, se não tivermos as vacinas em dia.
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

sábado jan 01, 2005 3:47 am

Olá Elsa,

Os meus às vezes também costumam ser assim. Mesmo quando está na minha mão eles não vem muito bem em que parte está ;)

Uma vez também pensei que o Woody fosse cego mas só de um olho, pois ele parecia que tinha o olho parado e chorava. afinal era impressão minha e chorava porque estava meio constipado.... mas às vezes ainda parece que tem os olhos tortos.... lolol.... acho que é quando está um pouco com sono!!!

Jinhos
Responder

Voltar para “Furão”