Pequinês

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pequinês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: drummondville

Responder
Cookies
Membro Veterano
Registado: quinta out 14, 2004 4:14 pm

quarta dez 29, 2004 10:59 am

Bom dia
Gostaria de saber em que idade o pêlo do Pequinês fêmea atinge o crescimento total

Obrigado :lol: ;)
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

quinta dez 30, 2004 1:38 am

Bem :? ...
Esta é uma questão sem dúvida um pouco controversa.
Depende da idade do exemplar e do tipo de pelo a que se refere e também do clima.
Esta é também uma questão que deveria colocar junto do criador ao qual adquiriu o exemplar, pois sem duvida saberia como responder mais justificadamente a sua questão.

De qualquer modo tentarei ser explicativo de modo a poder ajuda-lo.
Antes de mais, gostaria de fazer uma chamada de atenção sendo que a pelagem varia de exemplar para exemplar, e que as características dos pais a nível de pelagem, têm tendência a ser semelhantes nos filhos. Viu os pais do cachorro em questão?

Os exemplares da Raça pequinês passam por várias transformações, sejam elas corporais ou de pelagem.
Ora a pelagem está sempre em crescimento, dai que quando a mesma é muito comprida tenha de ser aparada, a fim do cão não pisar a mesma quando em andamento.

A pelagem de cachorro, geralmente mais fina e fofa semelhante a flocos de algodão, cresce até aos 5 meses, tendo uma ligeira interrupção até aos 6. Isto acontece porque aos 6 meses começa-se a revelar a pelagem de adulto.

A pelagem de cachorro entra numa fase de queda, vêm-se alguns amontoados de pelo a sair com mais facilidade, algo que se pode prolongar até aos 10 meses se não for devidamente cuidada.
É aconselhável o cardar da pelagem se necessária aos 7 meses a fim de remover toda a pelagem morta, deste modo a pele é oxigenada e permite um crescimento mais saudável na pele.

Com o tempo a pelagem de adulto vai-se revelar fazendo um capote (capa) que irá cobrir os ombros do corpo na sua totalidade e compondo a juba.
Relativamente até quando está a crescer, é uma questão à qual não lhe posso responder visto o crescimento ser contínuo.

O que lhe posso dizer é que a pelagem estará "composta", mais apresentável, quando a mesma chegar ao chão cobrindo as patas, isto na juba. A idade aproximada para que a pelagem esteja devidamente composta varia de exemplar para exemplar, mas geralmente aos 16 ou 18 meses a pelagem está devidamente apresentável e composta.
No entanto varia também do tipo de tratamento que a pelagem tem, depende também do tipo de pelo, se seco se oleoso, e sem duvida que depende também das origens do exemplar.

Gostaria de fazer uma chamada de atenção fase ao facto do nosso clima quente, não ser uma ajuda para que a pelagem se mantenha devidamente comprida. Logo é possível que a mesma pelagem não cresça de uma forma abrupta como possivelmente esperado.

De qualquer modo se está a aguardar a melhor altura para expor o cachorro em Show, o meu conselho é começar após os 6 meses de idade, isto porque mesmo com uma pelagem incerta, o pequinês é avaliado não só pela sua pelagem mas sim pela sua morfologia.

Mais que isto não sei que lhe responder. Espero ter ajudado.

Gostaria de lhe pedir que colocasse se possível uma fotografia do seu cachorro no nosso álbum e que fosse dando novidades referente ás aventuras dele.

;) Miguel
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

quinta dez 30, 2004 1:40 am

Falhou-me uma chamada de atenção :oops: :oops:

As fémeas são menos providas de pelo que os machos. Dai que é possivel que a mesma não tenha uma pelagem tão comprida.
Mesmo assim em exemplares de grande qualidade a mesma apresenta-se até ao chão.
<p><a href="http://drummondville.tripod.com">http://drummondville.tripod.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Cookies
Membro Veterano
Registado: quinta out 14, 2004 4:14 pm

segunda jan 03, 2005 10:06 am

Obrigado.

A minha cadelinha a Cookie tem o pêlo muito suave e fofo, resumindo é uma fofura e muito safada, tem uma alegria contagiante e uma teimosia só vista.

Logo que possa vou pôr uma foto da Cookie, que é uma beleza, quando a comprei era preta e cinza, com o crescimento ficou beje e agora estao a aparecer pêlos pretos é muito engraçada.

:lol:
Responder

Voltar para “Pequinês”