Canil de Lisboa - recepção p/incineração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sábado mar 23, 2002 11:51 am

Bom dia, amigos
No dia 28 de Fevereiro tive de mandar abater um amigo de 11 anos pelo qual ainda hoje choro (sim, sou homem, e não me envergonho de o confessar)
O Idefix era um caniche de 11 anos e meio, cuja saúde se estava rapidamente a degradar e uma oclusão da uretra precipitou tudo. Não havia hipóteses de sobreviver a uma operação e manter uma qualidade de vida condizente com a sua alegria de viver... Foi com a morte na alma que tivemos de pedir a eutanásia para ele. Pelo menos deixou de sofrer, e isso em parte consola-nos.
Levámos o corpo do Id ao Canil de Monsanto para ser incinerado e nunca na vida vi tanto desprezo por aquilo que a embora a razão me diga que era apenas o cadáver de um cão, o coração não parava de dizer que eram os restos de um amigo.
Estava a chover, na recepção agarraram no saco plástico com o corpo do animal, e depositaram-no sem qualquer respeito num carro de ferro que ali estava, à chuva, como se se tratasse apenas de um qualquer e vulgar embrulho de lixo...
Não estava à espera de um funeral, mas também não estava à espera de tanta desumanidade. Esperava algum respeito que um amigo me merecia.

Queria expor este caso à direcção do canil, para que outros não sofram como nós sofremos ao ver um amigo ser tratado a nível de lixo..., Alguém me pode dizer como contactá-los??

Embora só agora me tivesse registado, tenho seguido e apreciado o vosso forum. Parabéns a todos...

Dicas
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado mar 23, 2002 1:35 pm

É extremamente desagradável ver as pessoas tratarem um animal que privou connosco e nos deu tantas alegrias como se se tratasse de um bocado de lixo, mesmo sendo somente os restos mortais do mesmo.

No entanto desiluda-se se pensa que uma carta aos responsáveis dos canil irá servir de alguma coisa. Quem lá trabalha não está com formação para ser diplomático ou ter em conta os sentimentos de quem deixa lá os animais. Limita-se a receber os animais e chega, o que não quer dizer que não gostem de animais. Alguns desses senhores que trabalham em Monsanto choram quando vêm os bichos que chegam e que são abatidos. Muito mais do que certas pessoas que lá abandonam os cães e gatos.

Em atendimento não acredito, repito, que haja melhoras o que pode falar é em termos de saúde pública. Tendo em vista a localização e animais na zona os cadáveres não devem ser deixados á vista e á mercê das intempéries mas serem armazenados em local onde não haja degradação ou que esteja isolado, o que não foi o caso. Seá por este aspecto que se deverá queixar caso o entenda.

Aproveito para esclarecer quem deseje cremar o seu cão que não é possivel cremar o animal e ficar com as suas cinzas por questões logisticas e económicas. Algumas lojas de animais prometem serviço fúnebre que não passa de levar o cão para o canil.

Tendo em vista a situação do seu cão teve a coragem de fazer o mais indicado. Quantos animais sofrem por os donos não os quererem deixar ir quando devem

Um abraço

Vasco
dicas
Membro Veterano
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

segunda mar 25, 2002 11:54 pm

Obrigado, Vasco, pelo seu interesse. A única coisa que pretendo é axactamente que não tratem como lixo os corpos que que lá são deixados para cremar, e isto sem pretender de modo nenhum que os funcionários tenham comportamento de "gatos-pingados".
Se, como você diz, puserem o cadáver do animal num sítio quaquer com alguma dignidade (pateleira, armário, compartimento), e se principalmente não o atirarem para um carro de mão em ferro, à vista e à chuva. acho que não se pode exigir mais e ninguém fica chocado. Não teria qualquer razão para queixas se assim fosse.
De qualquer modo, sabe como contactá-los?

Quanto à eutanásia, já vi demasiados animais serem obrigados a viver uma vida miserável porque os donos são egoístas. Posso entender os sentimentos, mas é uma forma de egoísmo.
O meu cão era muito doente (síndroma de Cushing(???)) e estava a apagar-se. A partir dos 4 anos foi um animal que sempre inspirou muitos cuidados, o que nos ligou ainda mais a ele. Quando a vida dele não tinha qualquer hipótese de qualidade, demos-lhe o descanso merecido...
... mas creia-me, foi muito, muito difícil.
Obrigado
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mar 20, 2003 8:21 pm

A primeira mensagem do dicas...grande forista e amigo do pessoal.

Selecção nostalgia
Sioux
Membro Júnior
Registado: quarta mar 19, 2003 8:37 pm

quinta mar 20, 2003 8:54 pm

Sem duvida alguma
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quinta mar 20, 2003 9:19 pm

Dicas,

Lamento imenso pelo que sofreu, quer pela perda do seu amigo, quer pelo modo como foi tratado, pode ter a certeza que fez o que estava correcto, eu também adormeceria o meu cão caso ele estivesse em sofrimento, o mesmo não faria em relação à cremação para não passar pelo que você passou, e no entanto sou adepta acérrima da cremação para as pessoas.
Desde miuda que tenho cães e conscientemente lembro-me da morte de dois, o Snoopy e o Siegrified, não sei se é legal mas ambos estão enterrados numa quinta de familia no norte, havendo em sua homenagem um castanheiro plantado onde eles jazem. Quando o Snoopy morreu os meus pais acabavam de chegar dessa quinta com ele que já vinha muito mal, esperou que o meu irmão chegasse a casa e morreu-lhe aos pés, logo de seguida o meu pãi e irmão meteram-se no carro e fizeram 400 km para o levar para a quinta.
Espero que o meu Guzzi tenha ainda uma longa vida mas tudo farei para que possa também repousar com dignidade.

Um amigo não substitui outro no coração mas ajuda a preencher um cantinho que fica vazio na nossa vida, espero que arranje rapidamento outro idefix(sinho)
dicas
Membro Veterano

sexta mar 21, 2003 1:03 am

Bem, o menos que posso dizer é que fiquei altamente sensibilizado por o Vasco se ter lembrado da minha primeira mensagem, aparecida a 23 de Março de 2002...

Vai fazer um ano então que ando aqui pelo forum onde acabei por criar conhecimentos e amizades que me ficarão para o resto da vida!

Já fiz algures no tempo um balanço da minha passagem por aqui e quero aproveitar o reaparecimento do meu primeiro tópico para agradecer a todos os amigos, conhecidos e a todos os outros que fazem deste forum aquilo que ele é, pelo tempo e amor que têm dado a este sítio que é de todos, e particularmente no que a mim se refere, pela atenção, provas de carinho e paciência que me têm dedicado.

A todos a minha amizade, o meu "bem-hajam" e os meus

Cumprimentos

JoseLuis
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta mar 21, 2003 9:10 am

ó diquinhas.... agora até fiquei com uma lagriminha no canto do olho :|

Sabes q foste das primeiras pessoas com quem eu comecei a falar desde q comecei a frequentar o forum e continuas a ser das pessoas com quem eu melhor me dou e por quem tenho um enorme respeito!!!

Sempre disposto a ajudar e com um enorme sentido de humor.
Sei q tenho em ti um grande amigo.

E diria mais: um grande bem haja para ti dicas ;)
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

sexta mar 21, 2003 9:59 am

Bom dia, docas eu não o conheço , pois sou relativamente nova neste fórum , mas pelo que vejo é UMA OPTIMA PESSOA...

Em relação ao seu pequenote, quero-lhe dar todo o meu sentimento e apoio , acho que todos nós sabemos a sensação de perder alguém (sim alguém porque eles são alguém na nossa vida).

Quero-lhe dar os parabéns por ter tido a coragem de ter feito o correcto, e acredite que sei o quanto custa . Eu não vi a Lady a levar a respectiva injecção, mas ainda hoje "quase que morro" quando me lembro dos olhinhos dela a olhar para mim na marquesa da clinica. É muito duro...

Também sou da opinião que deveria arranjar outro amiguinho, pois como disseram não substitui nem preenche o vazio, mas conforta um bocadinho, é claro que provavelmente tera de levar o seu tempo ( eu levei cerca de 1 ano) e depois arranjei cão e gato ( ambos abandonados, pois assim parace que ainda conforta + pois parece eles são-nos + gratos)

Pense nisso ...
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta mar 21, 2003 4:25 pm

Ó Dicas...

Sabes que eu sou piegas demais para ler este tipo de coisas...

E pronto já estou para aqui com as lagrimas nos olhos feita parva...

Mas olha amigo, tu também fazes muita falta por aqui, já és dos que também fazem "parte da mobilia"... por tudo aquilo que tens sido e pela atenção que tens tido conosco, sempre de um modo positivo(falo por mim e por algumas pessoas que sei que gostam muito de ti também)... Portanto este forum não somos so nós, és TU também!!!! e acredita que com muito gosto te digo isto... :D

Sobre o teu canito, podes querer que sei o que é isso, porque eu também já tive que "por a dormir" companheiros meus e pareçe que nos arrancam um bocado! Nem sabes como lamento o que te aconteçeu... mas enfim uma vez também me fizeram o mesmo no canil... Até deram pontapés á caixa para a levar para dentro, visto que era um cão grande e eles quase não podiam com a caixa... mas enfim, é neste país que vivemos...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

terça mar 25, 2003 9:33 pm

Pois é. já fez um ano que o dicas "aterrou" no Fórum e marcou um estilo, pelo menos para mim e para os que gostam dele ;)!!!

Pena é que o Fórum não seja sempre um bom local para "voar"... por vezes sopram muitos ventos contrários! ;)

Dicas, volta, eatás "aperdoado"!!! :lol: :lol: :lol: Fazes aqui muita falta! :p

:lol:
;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça mar 25, 2003 9:50 pm

Olá

Eu não podia deixar de dar aqui um ar da minha graça, tratando-se de um amigo por quem tenho um grande respeito e admiração.
O dicas é oportuno, sabe dizer as coisas em devido tempo, sabe brincar sem magoar ninguém e é um amigo. Daqueles verdadeiros, o que é raro nos tempos que correm.
Pois, mas tem um grande defeito. Participa pouco no fórum.

O Vasco tem destas coisas. Chamar este tópico para primeiro plano. Também estás de parabéns.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

terça mar 25, 2003 11:36 pm

É raro participar no fórum de cães por só ter gatos; no entanto este assunto toca a todos os animais e a todos os donos.
É pena que conforme foi dito, não haja nada a fazer para alterar o tratamento dado a um animal falecido no canil de Monsanto. Aproveito para perguntar se o Dicas chegou a enviar alguma mensagem ao canil.

Entretanto, tenho a ideia de ter lido numa outra mensagem, alguém elogiar um canil do Porto, por o tratamento a um falecido animal ser bem mais digno na incineração. Quase chego a pensar que se me morrer alguma das minhas gatas, me dirijiria antes ao Porto (não tenho nenhum familiar com quintal onde as pudesse enterrar).
Caneco
dicas
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 12:42 pm

Aproveito para perguntar se o Dicas chegou a enviar alguma mensagem ao canil.
Não, caro amigo, não cheguei a enviar. Penso ainda hoje que não seria por conseguir que um funcionário levasse uma reprimenda (se o conseguisse...) que iria alterar fosse o que fosse. Uma mudança na atitude dos funcionários teria de ser feita por sensibilização e isso, neste país, parece ser uma matéria rara.

No entanto, testemunhos mais recentes atestam melhores serviços da parte do canil/gatil, pelo que é de esperar que algo tenha mudado. Apraz-me muito se assim for porque não é um momento fácil para ninguém ir entregar o corpo de um amigo.

Quando me voltar a suceder o mesmo tenciono voltar a dirigir-me ao canil, não creio que a minha experiência e a da Joana sejam a regra. Sucedeu...

Quanto ao resto do pessoal... vocês querem comover-me???

Cumprimentos

JoseLuis
Responder

Voltar para “Cães”