[quote=SandraM]
Nel, eu costumo comprar a revista Cães e Companhia, e á uns meses para trás, veio um artigo, em que explicava que os cães não amuavam ou tinham ciumes... O que pode ter acontecido no seu caso, é que o Guga, pense que o Kiko é dominante na casa... com base naquilo que li é o que pareçe! Cães quem os comprende?!

[/quote]
Perdão, houve um engano no nome da revista, que embora seja parecido é de directores diferentes... A revista chama-se "Cães e Mascotes" e não "cães e companhia". Para os que costumam comprar foi na revista n. 33, em que traz na capa um cocker spaniel de cor castanha, página 26/27/28, sendo o nome do artigo "viver com vários cães".
De inicio começa a explicar o que se deve fazer quando existem mais do que um cão em casa, e depois sim na segunda pagina fala dos ciumes donde vou retirar alguns excertos que me parecem mais importantes...
"...Não existem ciúmes nem sentimentos magoados entre os cães..." Logo segundo esta autora nunca um cão sentirá ciumes doutro...
"Outra situação que se deve ter em conta é o mito do ciúme ou inveja entre cães. O ciúme é um sentimento muito complicado com muitas emoçoes, tipicamente humano, nao tendo os cães a capacidade para o exprimentar. O que se diz que é ciúme ou é competição ou a necessidade de estabelecimento da ordem de matilha ou melhor hierarquia. Competição é o que sucede quando se está a fazer festas a um dos cães da casa e o outro se aproxima."
Foi nestes excertos que acabei de expor, que serviu de bases para dar a resposta acima trascrita, o que não significa que seja da opinião desta autora pelo contrário, sou contra, pois que explicação se pode dar, que quando estou a brincar com o meu cão, a gata tente sempre vir para o meu colo e começe a miar?!?