Jordania Escreveu:
Tenho muita pena pelo que acontece nas Pet Shops brasileiros, mas umas das causas pelo elevado preço e pelo que diz, e pelo facto de não haver concorrência, a isto acrescentamos a intervenção cirúrgica, o chipe e o registo.
Eu não concordo que a causa do elevado preço do furão seja a intervenção cirurgica, microchip ou registo.
Andei a vaguear pela net em busca de conhecimento de causa e de acordo com alguns sites encontrei a seguinte informação:
1º Todos os ferrets vendidos pela marshall são castrados e microchipados. Estes procedimentos são feitos pelos médicos da marshall o que torna muito barato o serviço, desculpem a expressão, pois é sempre a andar (contando que devem ter bastantes femeas e cada pode ter até +- 14 crias a dois cios por ano (ou mais

). se forem 10 femeas dá o total de 280 crias; pelo que deve ser mais pois o mercado assim o pede - infelizmente!)
http://www.petcocruelty.com/lab.html
2º Mesmo que fossem castrados e microchipados fora da fazenda marshall os custos e média seriam os seguintes:
USA
castrar: $100 = 75 euros
microchipar: $20 = 15 euros
(tendo em conta que muitas organizações fazem estes serviços de graça ou com uma pequena ajuda)
Brasil
castrar: R$50 = 14 euros
microchipar: R$20 = 6 euros
(se de alguma forma fugi muitos aos valores reais digam-me pff)
3º A marshall exporta ferrets bébés e produtos em quantidades um tanto ou quanto grandes não só para o brasil como para o canada, italia, japão, méxico e corea. Se contarmos com o custo do transporte e formos pela a idea mais lógica, então o japão e a corea estariam a vender ferrets ao preço do ouro!!!
No méxico um ferret custa em média $2.000 (pesos) = 140euros e na itália custa em média 100euros. Acho que já deu para reparar que o furão não aumenta o preço com os km ou mesmo milhas que viaja.
3º Pegando nos exemplos do mexico e italia, ambos os paises para além de importarem, também tem como nós uma "comunidade furónica" que cria furões. Resumindo.... daí o preço dos ferrets não subir. E na italia existe mesmo "criadores" (como nós temos para os cães/gatos) e ferrets com pedigree (pois...esses já devem ser mais carotes...no sê!).
4º Por isso eu concluo que o que se passa no brasil é apenas não haver nenhum concorrente que possa fazer frente a estes preços disparatados. Sinceramente não sei se o Ibama cobra nalgum aspecto um IVA ou coisa parecida.
e agora só por curiosidade:
fui aos classificados do brasil e aqui está alguns preços de cães/gatos de raça:
labrador: R$ 400 = 112 euros
rottweiler: R$ 300 = 84 euros
yorkshire: R$ 420 = 117 euros
pastor alemão: R$ 200 = 56 euros
pitbull: R$ 150 = 42 euros (não deve ser muito famoso por lá)
golden: R$750 = 210 euros
dogue alemão: R$ 800 = 224 euros
persas: R$ 300 = 84 euros
cavalo: R$ 1.500 = 419 euros (lolol... foi só um anuncio, por isso devem se ter enganado nas virgulas... mas nunca se sabe!!!!)
e agora compara-se o valor em média de um furão: R$ 1.000 = 280 euros
(fiz a escala de conversão neste site:
http://www.oanda.com/convert/classic
se fiz mal, digam-me sff)
e ainda conheci uma nova raça oficial de pastores alemães brancos
Elsinha:
Obrigado pelo teu exemplo. era mais ou menos isso que eu queria dizer. obrigado!
Ines_faria:
lolol..... e eu há muito tempo que estou á procura de um mini velho e no entanto comprei uma papagaia de 400 euros que é o preço do carro
Acho mesmo que quando se ama mesmo os animais e não se é de todo pobre, consegue-se sempre alguma coisa para eles, nem que seja só amor