Latinhas de comida, sim ou não?
Moderador: mcerqueira
olá mais uma vez...
Tenho um persa com 6 meses que além de lindo de morrer se porta muito bem. Só come ração e muito bem e é aí que está a minha dúvida para a qual peço ajuda. Eu apetece-me muito comprar umas latinhas de comida que nas prateleiras dos hipermercados parecem chamar por mim.
Têm uma apresentação fantástica e certamente que o Martím iria adorar, mas uma vez que ele sempre comeu tão bem a ração, deverei cair na tentação de lhe dar a provar as latinhas aparentemente tão apetitosas?
Obrigado
António
Tenho um persa com 6 meses que além de lindo de morrer se porta muito bem. Só come ração e muito bem e é aí que está a minha dúvida para a qual peço ajuda. Eu apetece-me muito comprar umas latinhas de comida que nas prateleiras dos hipermercados parecem chamar por mim.
Têm uma apresentação fantástica e certamente que o Martím iria adorar, mas uma vez que ele sempre comeu tão bem a ração, deverei cair na tentação de lhe dar a provar as latinhas aparentemente tão apetitosas?
Obrigado
António
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Olá
Em equipa ganhadora não se mexe
Em equipa ganhadora não se mexe

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
- Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab
Geralmente diz-se que dar uma latinha ocasionalmente/raramente como mimo não faz mal, mas será sempre melhor falar sobre isso com o vet. E se puder comprar uma boa marca de comida de lata (a hills, RC, Iams, etc tb têm latas, são caras mas se só der de vez em quando não dói muito no bolso). Veja lá se ele não se vicia em comida de lata que depois é terrivel tirar esses hábitos.
Encontrei um site a defender com unhas e dentes a comida húmida para os gatos. Já agora a agradeço a quem conheça o assunto que comente, as afirmações que são feitas parecem ter bases sólidas mas não pude verificar as referências:
http://www.maxshouse.com/feline_nutrition.htm
Encontrei um site a defender com unhas e dentes a comida húmida para os gatos. Já agora a agradeço a quem conheça o assunto que comente, as afirmações que são feitas parecem ter bases sólidas mas não pude verificar as referências:
http://www.maxshouse.com/feline_nutrition.htm
-
- Membro Júnior
- Registado: terça set 14, 2004 9:32 am
Olá Antonio
Desde já muitas felicidades para o Martim.
Eu tb tenho um persa....que por sinal.esta sempre á espreita a ver aonde pode roubar alguma coisa.o que se torna uma dor de cabeça ..para mim
mas tb tive essa ansia de comprar umas latinhas para ele...o que informei a vet.sabe o que ela me disse....não faça isso nunca...pois vou dar-lhe um exemplo
as latinhas só fazem mal..é como se nós humanos todos os dias comece-mos concervas
..por isso António
aconcelho-o a nem passar por essas ditas prateleiras.pois é bom olhar-mos para os nossos bichaninhos e ver-mos que estão saudaveis.
e tb já agora ...são mais baratas não há duvidas nenhumas...as racões que se compram lá.mas pense que vai gastar daqui a um tempo no vet.arranje uma ração boa para o martim......no fundo ele merece
beijinhos e lembidelas do Oscar e da nina.....

Desde já muitas felicidades para o Martim.
Eu tb tenho um persa....que por sinal.esta sempre á espreita a ver aonde pode roubar alguma coisa.o que se torna uma dor de cabeça ..para mim

aconcelho-o a nem passar por essas ditas prateleiras.pois é bom olhar-mos para os nossos bichaninhos e ver-mos que estão saudaveis.
e tb já agora ...são mais baratas não há duvidas nenhumas...as racões que se compram lá.mas pense que vai gastar daqui a um tempo no vet.arranje uma ração boa para o martim......no fundo ele merece

beijinhos e lembidelas do Oscar e da nina.....

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Olá!
Para já muitas felicidades para o novo residente que certamente lhe irá trazer muitas alegrias, e dores de cabeça também
Quanto às latas eu também sou de acordo que só se deve dar de vaz em quando e como um mimo. Contudo, eu fui obrigada durante uns tempos a dar comida de lata ao meu gato e só mesmo de lata, isto porquê, porque ele é castrado e como tal, as vias urinárias têem tendencia a ser mais estreitas e ele criou "pedras" nas vias urinárias... "Pedras", ou melhor, cristais esses, que não saíam pelas vias normais e não permitiam que ele urinasse. Ele teve de andar a tomar antibiótico e por sorte, porque eu descobri a tempo, não necessitou de uma intervenção cirúrgica, apesar de essa hipótese ter sido considerada pelo vet. Resultado, andou uns tempos que só podia mesmo comer comida húmida para ajudar a desfazer os cristais, se fosse a ração seca piorava a situação...
Mas isto foi um caso pontual, por norma acho que se deve dar ração seca e 1 lata por mês
:p por miminho!!!
Boa sorte!
Xuga
Para já muitas felicidades para o novo residente que certamente lhe irá trazer muitas alegrias, e dores de cabeça também

Quanto às latas eu também sou de acordo que só se deve dar de vaz em quando e como um mimo. Contudo, eu fui obrigada durante uns tempos a dar comida de lata ao meu gato e só mesmo de lata, isto porquê, porque ele é castrado e como tal, as vias urinárias têem tendencia a ser mais estreitas e ele criou "pedras" nas vias urinárias... "Pedras", ou melhor, cristais esses, que não saíam pelas vias normais e não permitiam que ele urinasse. Ele teve de andar a tomar antibiótico e por sorte, porque eu descobri a tempo, não necessitou de uma intervenção cirúrgica, apesar de essa hipótese ter sido considerada pelo vet. Resultado, andou uns tempos que só podia mesmo comer comida húmida para ajudar a desfazer os cristais, se fosse a ração seca piorava a situação...
Mas isto foi um caso pontual, por norma acho que se deve dar ração seca e 1 lata por mês

Boa sorte!
Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
O meu teco definitivamente não come latinhas. Porquê? As razões são muitas. Têm uma vantagem, são saborosas. É como levar uma criança ao Mcdonalds. Depois as desvantagens, são um alimento pobre (estes alimentos têm aprox. 15 a 20 nutrientes, enquanto a uma (muito) boa ração seca tem cerca de 50), paga-se uma fortuna por uma mistura de 90% de água, ou seja, apenas 10% é alimento, os dentes apodrecem, as fezes são terríveis, o comedouro fica imundo, etc. Quando o teco veio cá para casa eu não sabia nada de alimentação. Mas com o tempo interessei-me bastante pelo assunto e informei-me bem. Deixei de dar latinhas e após duas semanas eu tinha outro gato em casa, literalmente! O pêlo, o aspecto, as fezes, tudo. Era outro. O teco também tem problemas urinários, e também percebi que os vet não receitam comida, o que me deixou bastante zangada. Então que receitam os vets? Receitam as viagens deles, os brindes e descontos que os fabricantes lhes dão. Um vet devia ser imparcial, isto é, devia vender saúde! Mesmo que isso significasse dizer que não aos negócios milionários com que os fabricantes de comidas os aliciam. Portanto a realidade é chocante e tive que aprender a escolher por mim, pois parecia-me ser a única com vontade de ter o meu gato vivo o mais tempo possível. E foi o que fiz, felizmente neste momento ele come um alimento especial para problemas urinários, que é dum fabricante que descobri que não vende páginas nas revistas, não vende brindes, não vende pratrocionios em feiras nem viagens aos vets, vende saúde, que é o que eu quero comprar, disso eu tenho a certeza!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Olá!
Estou de acordo com a opinião de que dar comida húmida como um mimo uma vez ou outro não faz mal.
Eu também tenho uma gatinha persa e por regra dou-lhe ração Royal Canine para gatinhos. Mas 2 ou 3 vezes por mês, dou-lhe
um pacotinho de comida húmida da Whiskas como um mimo. Também dou-lhe de vez em quando leite especial para gatos da Whiskas. Por enquanto, não tive quaisquer problemas com a gata e ela fica tão contente quando vê que é uma comida diferente.
Estou de acordo com a opinião de que dar comida húmida como um mimo uma vez ou outro não faz mal.
Eu também tenho uma gatinha persa e por regra dou-lhe ração Royal Canine para gatinhos. Mas 2 ou 3 vezes por mês, dou-lhe
um pacotinho de comida húmida da Whiskas como um mimo. Também dou-lhe de vez em quando leite especial para gatos da Whiskas. Por enquanto, não tive quaisquer problemas com a gata e ela fica tão contente quando vê que é uma comida diferente.
Não sou grande defensora de provérbios e detesto chavões, mas acredito que a sabedoria popular muitas vezes acerta, apesar de noutras ser absolutamente primária. Precisei de orientações, como toda a gente, e tomei para mim a máxima que diz «não faças aos outros o que não gostares que te façam a ti». E tomei-a para os meus gatos, porque quis. À gata nunca ofereço ração húmida e ela só come uns bocadinhos que encontra deixados pelo gato: ela nunca ma pede. O gato pede todos os dias e comecei por dar-lhe quantidades insignificantes para ele ficar satisfeito, mesmo com pouco. A base da alimentação dele é uma boa ração seca.
Gosto de satisfazer o meu gato e não quero tirar-lhe uma coisa que lhe dá tanto prazer na vida. Também não quero que ele encurte a vida por irresponsabilidade minha. Então continuo a nutri-lo com ração seca e compenso-o com afagos, brincadeira e ração húmida de boa qualidade que tb se vende nos mesmos sítios onde há a seca. Se não houver, encomendo.
Gosto de satisfazer o meu gato e não quero tirar-lhe uma coisa que lhe dá tanto prazer na vida. Também não quero que ele encurte a vida por irresponsabilidade minha. Então continuo a nutri-lo com ração seca e compenso-o com afagos, brincadeira e ração húmida de boa qualidade que tb se vende nos mesmos sítios onde há a seca. Se não houver, encomendo.
Anims, não poderia estar mais de acordo. Acho que a assertividade é sempre a forma de estar mais correcta de estar na vida. 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
há tempos, suspeitou-se que o pinóquio tivesse cristais. o vet aconselhou, apenas a que ele mudasse para uma ração específica. tb, me disse que esse problema tanto acontece em gatos que só comem ração, como os que ingerem comida de lata ou ambas. depende da constituição do bicho.Ele teve de andar a tomar antibiótico e por sorte, porque eu descobri a tempo, não necessitou de uma intervenção cirúrgica, apesar de essa hipótese ter sido considerada pelo vet. Resultado, andou uns tempos que só podia mesmo comer comida húmida para ajudar a desfazer os cristais, se fosse a ração seca piorava a situação...
dos meus, há uns que gostam muito dessa comida, outros nem ligam. conclusão, já não compro há bastante tempo. a kitty que era uma maluquinha , ficava logo com diarreia.
anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
Olá:
pelos visto eu sou a unica a ter uma ideia contrária, a minha Bibi come as duas a ração seca e as latinhas as quais compro de várias qualidades nos hipers. À noite dou-lhe sempre uma lata e de dia come sempre ração seca da Royal Canin ou da Purina Pro Plan que são optimas mas isso nao invalida que nao coma a ração humida que ela gosta e nao lhe faz mal nenhum o cóco sai igual e o pêlo fica bonito na mesma. Eu dou-lhe sempre à noit euma saqueta.
pelos visto eu sou a unica a ter uma ideia contrária, a minha Bibi come as duas a ração seca e as latinhas as quais compro de várias qualidades nos hipers. À noite dou-lhe sempre uma lata e de dia come sempre ração seca da Royal Canin ou da Purina Pro Plan que são optimas mas isso nao invalida que nao coma a ração humida que ela gosta e nao lhe faz mal nenhum o cóco sai igual e o pêlo fica bonito na mesma. Eu dou-lhe sempre à noit euma saqueta.
<p>Bibi eTeddy</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta dez 31, 2003 4:12 pm
biboquinhas não és a única não, eu dou aos meus dois gatos Royal Canin Persa alternada com RC para esterrelizados e dia sim dia não dou-lhe comida húmida. Isto aconselhado pelo meu vet.
Ele disse-me que faz falta a comida húmida para, se não me engano, eles não terem problemas de rins.
Ele disse-me que faz falta a comida húmida para, se não me engano, eles não terem problemas de rins.
[color=orange][/color]
Bem...Sou um pouco leiga sobre este assunto, pq tenho o Bruce a 3 meses e estou fascinada pelo mundo felino, aos poucos estou me familiarizando e pesquisando.
Quero dizer que estou super feliz com ele e se alguém quiser me mandar e-mails e dicas vou adorar!!!
Hoje ele chegou da clínica onde foi castrado, ainda está GROG...rs
Mas segundo a veterinária a ração umida não faz mal nenhum, desde de que seja apenas um complemento da ração seca, que possui muito mais nutrien tes necessários para a saúde do pet.
Sem contar que no verão se torna um pouquinho complicado, pois se não for comida na hora, logo fica azeda e as moscas já avançam...Então dou a ele umas 2 ou 3 vezes no mês para agradá-lo.
Abraços a todos.
Viviane Rocha
[/img]
Bem...Sou um pouco leiga sobre este assunto, pq tenho o Bruce a 3 meses e estou fascinada pelo mundo felino, aos poucos estou me familiarizando e pesquisando.
Quero dizer que estou super feliz com ele e se alguém quiser me mandar e-mails e dicas vou adorar!!!
Hoje ele chegou da clínica onde foi castrado, ainda está GROG...rs
Mas segundo a veterinária a ração umida não faz mal nenhum, desde de que seja apenas um complemento da ração seca, que possui muito mais nutrien tes necessários para a saúde do pet.
Sem contar que no verão se torna um pouquinho complicado, pois se não for comida na hora, logo fica azeda e as moscas já avançam...Então dou a ele umas 2 ou 3 vezes no mês para agradá-lo.
Abraços a todos.
Viviane Rocha

Eu, por saber o que o gato gosta, sempre dei tanto a ração seca como a húmida.
Tive uma gata que morreu com 20 anos - começou a comer ração seca somente aos 8 (adaptou-se lindamente). Lamentavelmente os 8 primeiros anos fizeram com que os seus dentes ficassem com muito tártato. Quando mandei fazer a limpeza dos dentes (porque ela não comia direito devido à dor) ela tinha 15 anos e perdeu, na limpeza, quase todos os dentes, restando-lhe somente 1 molar e os 4 caninos. Mesmo assim ela voltou a comer ração seca e húmida.
A esta altura estou com dois gatos e informei-me bastante sobre a melhor alimentação. Os vets portugueses aconselham a comida seca. Porém, os vets alemães, aconselham tanto a ração seca como a húmida. A ração seca por causa dos dentes e por ser mais completa em termos de nutrientes. A ração húmida porque os gatos em geral têm a tendência de beber muito pouco, tendo muitas vezes problemas de cálculos renais (não só os gatos esterilizados!).
Conforme foi-me indicado por um vet alemão e alguns amigos que residem na Alemanha e que têm gatos, dou a ração húmida só à noite (todas as noites) e deixo a ração seca disponível 24 horas por dia.
Boa sorte com os seus ronrons
Tive uma gata que morreu com 20 anos - começou a comer ração seca somente aos 8 (adaptou-se lindamente). Lamentavelmente os 8 primeiros anos fizeram com que os seus dentes ficassem com muito tártato. Quando mandei fazer a limpeza dos dentes (porque ela não comia direito devido à dor) ela tinha 15 anos e perdeu, na limpeza, quase todos os dentes, restando-lhe somente 1 molar e os 4 caninos. Mesmo assim ela voltou a comer ração seca e húmida.
A esta altura estou com dois gatos e informei-me bastante sobre a melhor alimentação. Os vets portugueses aconselham a comida seca. Porém, os vets alemães, aconselham tanto a ração seca como a húmida. A ração seca por causa dos dentes e por ser mais completa em termos de nutrientes. A ração húmida porque os gatos em geral têm a tendência de beber muito pouco, tendo muitas vezes problemas de cálculos renais (não só os gatos esterilizados!).
Conforme foi-me indicado por um vet alemão e alguns amigos que residem na Alemanha e que têm gatos, dou a ração húmida só à noite (todas as noites) e deixo a ração seca disponível 24 horas por dia.
Boa sorte com os seus ronrons

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am
é isso que faço Nickie dou uma saqueta à noite e de dia tenho sempre a ração seca disponível que é o que ela come sempre e a saqueta deixo durante a noite e ela às vezes come tudo outras vezes come só metade o que lhe apetece,mas sei que ela gosta e nao lhe quero tirar esse prazer.
Mas os dentes nunca tinha pensado isso a Bibi já tem 5 anitos acham já ser necessário fazer uma destartarização?
Mas os dentes nunca tinha pensado isso a Bibi já tem 5 anitos acham já ser necessário fazer uma destartarização?
<p>Bibi eTeddy</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>