Como sabem construí um terrario para as minhas serpentes bastante grande, 133 x 75 cm por 80 cm de altura (podem ver detalhes na minha pagina web) e tenho lá 2 Sirtalis e 2 Guttatas mas acho que exagerei!
Aparentemente tudo está ok, elas demonstram gostar dele e por norma refugiam-se nos muitos troncos que por lá coloquei, no entanto estou a constactar que estão a tornar-se muito selvagens. Antes, no terrario mais pequeno, vinham facilmente ao comer assim que o lá colocava e eram facilmente apanhadas e manuseadas e agora nem ligam para o comer que fica por lá a secar e se tento apanha-las ou dar-lhe o comer com uma pinça fogem a uma velocidade louca!
AS Guttatas, embora seja necessario apanha-las e coloca-las junto ao comer ainda se mantêm relativamente mansas mas as Sirtalis andam completamente selvagens.
A unica coisa que mudou na vida delas foi o terrario e embora no principio eu achasse que era uma questão de habito o certo é que cada vez se tornam mais esquivas e dificeis de alimentar. Acho que o espaço demasiado grande pode vir a tornar-se num problema para a sua manutenção.
Querem dar alguma opinião?
O Tamanho certo do terrario de serpentes!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta out 27, 2004 1:33 pm
- Contacto:
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm
Bem… se o que querias era observa-las em condições próximas às do seu habitat natural, conseguiste.
Não me parece que o tamanho do terrário seja muito exagerado, tendo em conta que se trata de um terrário comunitário, e que as cobras ainda vão crescer um bocado.
Recentemente fiz um terrário para uma Cobra-real-mexicana, uma espécie que atinge 1m de comprimento (mais frequentemente entre 70 e 90 cm) com 70cm de comprimento 35cm de largura e 40cm de altura.

Não me parece que o tamanho do terrário seja muito exagerado, tendo em conta que se trata de um terrário comunitário, e que as cobras ainda vão crescer um bocado.
Recentemente fiz um terrário para uma Cobra-real-mexicana, uma espécie que atinge 1m de comprimento (mais frequentemente entre 70 e 90 cm) com 70cm de comprimento 35cm de largura e 40cm de altura.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta out 27, 2004 1:33 pm
- Contacto:
Acabei hoje de construir 3 terrarios mais pequenos, 70 x 40 por 45 altura onde coloquei as Sirtalis juntas num e as Guttatas separadas nos outros.
Vamos ver a sua agressividade e o aceitamento do comer. As Sirtalis estão super selvagens pois não só fogem como mordem no seu manuseamento mas as Guttatas continuam mansas.
Alimenta-las tambem estava a ser trabalhoso: uma Guttata era só colocar a cabeça junto ao rato que comia sem largar a minha mão e tudo mas a outra continua a não comer (nem na jaula pequena que fiz para esse respeito) e as Sirtalis tinha que andar a dar-lhes com uma pinça pois se colocasse o comer no chão ignoravam-no.
Vou ver como se comportam agora e, se achar necessario, recoloco-as no grande quando forem adultas -- pro ano.

Vamos ver a sua agressividade e o aceitamento do comer. As Sirtalis estão super selvagens pois não só fogem como mordem no seu manuseamento mas as Guttatas continuam mansas.
Alimenta-las tambem estava a ser trabalhoso: uma Guttata era só colocar a cabeça junto ao rato que comia sem largar a minha mão e tudo mas a outra continua a não comer (nem na jaula pequena que fiz para esse respeito) e as Sirtalis tinha que andar a dar-lhes com uma pinça pois se colocasse o comer no chão ignoravam-no.
Vou ver como se comportam agora e, se achar necessario, recoloco-as no grande quando forem adultas -- pro ano.

-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 11, 2004 8:55 pm
- Contacto:
As serpentes [u]jovens[/u] também é aconselhavel espaços mais pequenos e nalguns casos opacos tipo caixas de plastico pois ao não verem o que se passa cá fora stressam menos e tambem porque é mais facil manter a temperatura e humidade.Quanto á alimentação muitos criadores aconselham a ter um espaço fora do terrario só para alimenta-las para elas não associarem a abertura do terrario á entrada de comida e confundirem a mão com alimento, eu alimento dentro do terrario e nunca tive problemas, lavo é sempre as mãos antes de manusear qualquer serpente por causa dos cheiros que possa ter e claro depois tambem é aconselhavel mas por causa de Salmonelas etc.