aquaterrario para tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
mikas_1982
Registado: sexta jan 07, 2005 7:45 pm

sexta jan 07, 2005 8:43 pm

boas, comprei duas tartarugas a pouco tempo e tenho-as naqueles aquarios( s é q se pode chamar aquilo de um aquario) pequenos para tartarugas. Mas queria fazer uma coisa de jeito, com um pouco mais de agua, com agua quente, filtro. etc.
alguem pode-me dar ideias e se possivel mostrar algumas fotos.

obrigado.
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta jan 07, 2005 9:20 pm

bem, primeiro convinha saber a espécie das suas amiguinhas para ver se é necessário muita água, quente fria etc.
O que é que lhes dá de alimento? Se é só gamarus é palha... Tente saber a espécie, porque a alimentação varia consoante a espécie.

Pode começar por se mentalizar que as tartarugas vão crescer, crescer, crescer... Pode arranjar um aquário pequeno, mas quase de certeza que vai ter de ser substituido. Não sei se era aqui, mas sei de um forista que fez um aqua-terra (aqua-terrário ;) ) lindo lindo! (Jah sabes quem é, do fórum das tartarugas ;) ;) )

Primeiro faz uma plataforma seca, de fácil acesso. Pode por uma separação com vidro colado ás laterais com silicone e depois enche de terra ou areia e enterra umas plantinhas em vasos (enterra os vasos tb, para manter as raízes aí de modo a não furarem o silicone, mas é uma opção sua ;) ) Faz uma rampinha com uma casca de árvore tratada (fervida em água, mas isso alguém mais experiente pode explicar :oops: ) colando uma ponta ao chão com silicone e a outra ao inicio da parte seca, também com silicone.

A água deve ser da altura das tartarugas em pé, de modo a que elas se ponham nas patas de trás e, esticando um bocadinho de nada a cabeça, possam respirar com segurança. Pode pensar o aqua para elas já grandinhas, pondo um tronco no meio da "água" (tratado como a casca) para elas descansarem quando ainda forem pequenas. Não se esqueça que, á medida que vão crescendo vão precisando de mais água.

Estas são as bases para um bom aqua-terra, acho eu :oops: :oops: :oops:
Para fazer isto vai pecisar de um filtro para limpar a água. O termoestato tem de estar fora do alcanse das turtles para não se queimarem ou partirem a protecção e, para manter a água limpa, deve alimentá-las num alguidar com água a tapar a carapaça e esperar que defequem, o que acontece um pouco depois de acabarem de comer.

Têm de apanhar sol directo (sem vidros entre a turtle e o sol) ou com uma lâmpada de UV :oops: :?: , á venda nas boas PetShops.

Já dei as bases, os mais experientes que desenvolvam e corrijam, se necessário ;)

Boa sorte para as meninas :D
mikas_1982
Registado: sexta jan 07, 2005 7:45 pm

sábado jan 08, 2005 8:04 pm

obrigado.
ja pus mãos a obra. ;)
em relação a especie das tartarugas, ñ sei, são daquelas mais normais a venda em qualquer loja de animais.
q tipo de plantas posso por no aquario?
dps ponho aqui umas fotos quando tiver acabado.

cumps.
8siris
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 1:41 pm
Localização: 1 Tartaruga, 1 canario, 3 caes, 1 gato, Pombas, 1 peixe e Periquitos

domingo jan 09, 2005 8:47 pm

Ois eu tb tenho uma turtle a pco tmp e tb passei por uns probs......
Para ja a especie da tua turtle. Se ela for verde e amarela as riscas, corpo e carapaça entao e uma tartaruga ornamentada.
qto ao aquario eu tb tinha uma 'coisa' de plastico mas comprei um maior na ornimundo tem uns fixes o meu e de 40;20;20 e tenho 2 filtros( 1 exterior e 1 interior) elas sujam mto a agua, 1 termostato regulado para 24º , 1 termometro, 1a tartaruguinha de calcio (que e uma especie de pedra branca em forma de turtle que elimina as propriedades descalcificantes da agua), e tenho de fora 1 candeeiro com uma luz de uv.
isto tudo ficou-me por mais coisa menos coisa 50€ e para ja e durantes uns anitos vai servir agora qdo ela crescer vou comprar ou fazer um maior vou por uma foto do meu aquario no meu album e podes ir la ver e ha mais gente que tem fotos mto fixes. podes arranjar mais informações nos outro topicos de turtles que encontras aqui no forum.
cmptos e boa sorte c a tua turtle :)
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo jan 09, 2005 8:54 pm

siris elas sujam muito a água apenas quando comem e depois defecam a seguir ;)

Desde de que eu comecei a dar comer num alguidar o aqua tem aguentado bem se se sujar (dantes nem uma semana dava, porque ficava verde :p :oops: ) e assim podes interagir mais com ela. A minha agarra os sticks da minha mão :D

Boa sorte para ambas, e que tudo lhes corra bem :p
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”