periodo de ibernaçao das tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
tiagof_99
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2004 9:56 am

sábado jan 08, 2005 2:56 pm

ola!!!
eu recebi como prenda de anos, uma tartaruga (ainda no Verao), ahora começou o Inverno e ja a alguns meses (mais ou menos 2) que ele nao come, e esta muito pouco activa, sei que faz parte do periodo de ibernaçao, mas tenho medo que ela morra :oops: :oops: :oops:

por isso queria que voces me dissesem quanto dura o periodo de ibernaçao, e convenserme de que ela nao vai morrer(se ela nao correr risco de morrer)...

muito obrigado!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo jan 09, 2005 8:50 pm

elas hibernam até vir o tempo quente. Pode por um termoestato no aqua para a água aquecer e ela acordar, ou podes deixá-la, mas como anda o tempo agora não sei... Um sol radioso em Janeiro não me parece muito normal :roll:

A minha veio para mim um dia depois do Natal (meu dia de anos :roll: ) e não comeu nada até acordar de vez, quando o tempo aqueceu. Cheguei a pensar que ia morrer, mas safou-se bem e agora esté enorme.

Tem calma e opta: ou a deixas continuar a dormir sossegada ou aqueces a água e a pões ao sol, mas cuidado com as mudanças de temperatura para ela não se constipar (o aqua da minha fica o ano todo na rua (só teve dentro de casa quando era bebe) e nunca ficou doente. Dou-lhe sempre de comer e ela come sempre...

Se a tua morrer agora é só se estiver muito doente ou sem reservas, o que é dificil se tu a alimentaste bem desde o Verão (espero que a alimentação dela seja mais do que gamarus :roll: )

Boa sorte ;)
tiagof_99
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2004 9:56 am

segunda jan 10, 2005 8:22 pm

pois... a alimentaçao dela é so camaroes(aqueles que se vendem, tambem lhe pos 1 vez ou duas um pouco de alface)... quanto as reservas, ela tem +/- 5cm (so a carapaça), ainda é pequena...vamos ver se passa bem o primeiro inverno em minha casa.

ja agora, elas "acordam" em que mes???

queria agradecer a todos os que me ajudaram e tambem ao antoniocatela que me mandou uma mensagem.

uma curiosidade: Quantos cm tem as vossas tartarugas???
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

terça jan 25, 2005 12:40 pm

Não lhe dês só camarões, muito menos dakele secos que se vendem nos hipermercados. Dá-lhe antes dakeles sticks acinzentados que são bem melhores.
Já arranjaste um aquário para ela? Ou tens nakelas ilhotas horríveis de plástico?
Elas começam a despertar quando tempo começa a aquecer, mas se achares k já está a dormir há muito tempo...tipo finais de fevereiro..põe-na em água morninha par a acordar gentilemente..nada de mudanças bruscas.
A minha no primeiro ano cresceu quase até 16 cm, se nao me engano...só sei k esticada num aquário de 60 cm a cabeça quase que saía para fora... tambem era muito comilona, e o aquário tinha termoestato o que ajuda a desenvolver...mas podem crescre bastante,depende do espaço que tenham e alimentação.

Boa sorte.
8siris
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 1:41 pm
Localização: 1 Tartaruga, 1 canario, 3 caes, 1 gato, Pombas, 1 peixe e Periquitos

quinta jan 27, 2005 8:24 pm

mudanças bruscas resultam em constipações o que e mau 1 termostato e uma lampada de uv (luz do sol e melhor) vao tirar a tua turtle desse estado de hibernação e transforma-la numa comilona a minha tem dificuldade em comer os sticks pois estes sao duros e ela ainda e pequena mas os sticks amolecem na agua e ela come bem n a habitues a comer so camarões pq isso n lhes faz nada se kiseres podes comprar o guia das tartarugas domesticas que bastantes inf sobre hibernaçao , doenças etc.
cmptos e boa sorte
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”