Alguém cumpre?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cumpre a actual legislação para os cães potencialmente perigosos?

Sim
13
52%
Não
12
48%

Total de votos: 25
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sexta jan 07, 2005 10:34 pm

No minimo porque vou quase sempre para zonas de campo onde podem andar soltas..
Eu faço o mesmo, prefiro sair menos vezes com os cães mas ir com eles para sitios deserticos, de gente e outros animais, onde eles possam andar à vontade. Mas o que me incomoda é que segundo a lei os cães mesmo no deserto têm que andar de açaime, trela e essa coisa toda, pois a lei portuguesa só fala em lugares publicos e não distingue entre uma zona urbana e uma seara alentejana a quilometros de qualquer casa.
Sei que, por exemplo em Espanha, a lei faz uma distinção, e os cães podem andar soltos no campo, desde que estejam controlados pelo dono: não se podem afastar mais de 50 metros do dono, em campo aberto, e 15 metros em zonas de bosque fechado e sem visibilidade.
Na França os cães tambem podem andar soltos fora das zonas habitacionais.
Aqui em Portugal quem for fazer uma travessia à serra da Estrela e levar um Rott, tem que o levar à trela até um metro e com acaime!!! Enfim!!
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sábado jan 08, 2005 3:13 am

[quote=FBC]
[quote]No minimo porque vou quase sempre para zonas de campo onde podem andar soltas..[/quote]

Na França os cães tambem podem andar soltos fora das zonas habitacionais.

[/quote]

fala de que caes? os tipo pitbull??
proibidos em locais publicos mesmo com açaimo, ( florestas e parques sao publicos 1+1=?), esta lei é de exterminio nao de controlar raças ou caes,
por lei nao deviam existir caes tipo amstaff sem pedigree, para eles sao pitbulls (= eutanasia)
encontro de donos de pitbulls?? so em sonhos
donos desses caes podem apanhar ate 6 meses de cadeia (=cadastro manchado e interdita a posse de caes da lista claro) e 10 000 euros de multa so por ter um cao mesmo que o cao seja sociavel e o dono seja pacifico, claro ainda se salvam muitos mas se eu fala-se sobre isso....
1 pequeno exemplo
ordem de expulsao- motivo passear amstaff sem trela nem açaimo
bem voces diram porque raio o cao nao tinha a trela???
ele tinha 3 meses....(nem comento)
com petiçao a favor do cao pelos vizinhos, atestaçao que o cao é sociavel
etc e apoio de varias pessoas e mesmo assim tinha de sair daquele apartamento ou o cao fora dali = eutanasiar o cao [de preferencia mas isso "nao esta escrito na lei".. mas vai dar ao mesmo]

2 exemplo ordem de explusao - motivo nao meter açaimo quando ia com o cao para marcar o territorio ....as 2 da manha e nao havia ning à volta,
so faltava acrescentarem a degradaçao de bens publicos

a policia aqui nao brinca, eu tenho sorte em morar em cidade porreira e os policias nao me chateiam muito
é pena usarem estes meios para matarem caes inocentes e ao mesmo tempo libertaram um violador ( sim aconteceu à pouco) por nao terem feito nada durante ..(raios nao me lembro do nome em portugues p) "garde a vue" o periodo de 24 ou 48 horas para ser tranferido ao tribunal expirou = soltaram um violador (nao preciso de dizer que ele voltou a violar pois nao?), este nao foi o unico caso deste tipo...
mais valia lutarem contra a delinquencia

existe um pequeno grupo que vai desafiar certos pontos desta lei mais cedo ou mais tarde( eu sou um deles)

claro que existem ums pessoas que por terem boxers ou outros caes pensam que é mania de perseguiçao, antes de esta lei passar ai em portugal era eu a falar o que muitos falam agora, disseram-me que eu era paranoico e manias de perseguiçao... mas umas pessoas demostraram-me que o que eu temia por voces aconteceu e alguns ja me devem entender melhor e se alguns acham que é paranoia...comprem um rott, pit ou staff, passeiem com eles uns meses ( ops 4? rotts? adultos? nao podem ser bebes?? ok ok ..quem é que tinha medo e falava que somos paranoicos?)

uma pequena pesquisa sobre bsl na net deve chegar

ps vejam o meu album

ps 2 desculpem a mensagem confusa
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sábado jan 08, 2005 9:05 am

E engraçado, mas cada um tem a sua maneira de ver a lei, mas como diz o Lil Bull, os policiais em França tem uma maneira bem diferente da sua, FBC, e posso lhe dizer que se você diz uma coisa dessas, interpretando a lei a sua maneira, bem que por fim acaba no posto de Policia. :o

E assim, e ha bastantes policias que não recuam em enfrengir a lei e mandar pessoas com cães (de tipo Rottweiler, mas cruzados de Labrador) registar o cão como cão potencialmente perigoso.

Isto é uma lei estupida, mas tambem não pense que as forças policias são ignorantes (cada um recebeu um caderno com as fotos de cada molosso considerado perigoso !)

Até,
SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

sábado jan 08, 2005 2:27 pm

casadiscaes Escreveu: Não use os açaimos de nylon... de preferência açaimes de funda ou em couro ou em metal... o Rott é braquicéfalo, tal como a maioria das raças estigmatizadas pela abortóide e esse açaimes justos ao focinho podem prejudicar a respiração do cão... num dia de calor podem até matar o bicho.
Muito obrigado pela informação, de facto agora estava com ideias de compraa um em couro ou de funda, mas a verdade é porque não gostava nada de ver aquela "coisa" de nylon a fechar-lhe a boca, não sabia que lhe poderia causar a morte :( e de longe quero isso.

Muito obrigado. :roll:
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

sábado jan 08, 2005 2:28 pm

repetida ;)
Última edição por SoniaWild em terça jan 11, 2005 3:28 pm, editado 1 vez no total.
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

sábado jan 08, 2005 3:15 pm

[quote=SoniaWild]
[quote=casadiscaes]
Não use os açaimos de nylon... de preferência açaimes de funda ou em couro ou em metal... o Rott é braquicéfalo, tal como a maioria das raças estigmatizadas pela abortóide e esse açaimes justos ao focinho podem prejudicar a respiração do cão... num dia de calor podem até matar o bicho.
[/quote]

Muito obrigado pela informação, de facto agora estava com ideias de comprar um em couro ou de funda, mas a verdade é porque não gostava nada de ver aquela "coisa" de nylon a fechar-lhe a boca, não sabia que lhe poderia causar a morte ( e de longe quero isso.

Muito obrigado. roll

é verdade sim
os açaimos podem ser perigosos

eu modifiquei uma de rott para amstaff, andei a cortar e a abrir espaços para a cadela respirar melhor
Última edição por lil_bull em sábado jan 08, 2005 11:04 pm, editado 1 vez no total.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado jan 08, 2005 3:18 pm

eu comprei um açaime de nylon ao max. ele andou com aquilo meia dúzia de dias. nem sei onde pará agora (o açaime). mas o cãoladrava, bebia água, etc. será o mesmo?
anjjazul
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sábado jan 08, 2005 7:46 pm

também comprei um açaime para o Max, em couro para focinhos compridos, tradicional, não lhe impede a respiração mas não permite comer nem beber.

quanto ao seu uso, já muito se discutiu aqui, eu prefiro por o açaime e ficar descansada com a segurança de terceiros.

acho muito mais justo para o meu animal o uso do açaime, de que incorrer em situações que nos possam trazer problemas, a mim e a ele.

claro q só o uso em situações especificas, mas para um dos q não são bons de assoar é uma solução.
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

sábado jan 08, 2005 8:01 pm

Neste momento não cumpro a legislação, pois dirijo-me com o registo criminal à polícia e ninguém sabe o que fazer com ele. A própria polícia não está informada, como podem exigir que as pessoas cumpram?
Já agora deem-me dicas para conseguir obter a licença.
Obrigada!!
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

sábado jan 08, 2005 9:11 pm

PapaBixos Escreveu: ... pois dirijo-me com o registo criminal à polícia e ninguém sabe o que fazer com ele.
E o que é que vai fazer à polícia?

Se é para registar um cão que não seja perigoso ou potencialmente perigosos (as diats raças), basta-lhe ir à Junta de Freguesia da área de residência e apresentar o boletim de vacinas (atenção à vacina da raiva em dia) e pagar as taxas em vigor.

Caso então seja uma raça potencialmente perigosa, é que tem que anexar ao acima referido, seguro do animal, registo do microchip e o seu registo criminal. Além de ainda ter que preencher uma declaração que em princípio a Junta já terá e será só completar com os dados.

Não sei se me esqueci de algo... :?
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

domingo jan 09, 2005 7:41 pm

Amigos Lil-Bull e Pedro-adr
Não estou a falar da atitude da policia, estou a falar da lei
Uma vez li uma pergunta de um leitor numa revista francesa que perguntava se tinha que usar açaime num Rott quado praticava canicross e a resposta foi que não porque essa lei não se aplicava em zonas não habitadas. Se é verdade ou não, não sei.
Em Espanha os cães podem andar soltos no campo desde que controlados pelo dono
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

domingo jan 09, 2005 7:50 pm

Amigo Francisco,

Claro que ha excepções, e numa prova desportiva para cães como o canicross, é evidente que o cão não pode usar açaime :o

Por exemplo, na segurança privada, somos uma excepção tambem, pois ainda podemos treinar com cães, como o Dogo Argentino, ou o American Staffordshire, que portanto estão prohibidas de participar nas provas de ring, RCI, Campagne e Mondioring em França (treino ao ataque prohibido em todo territorio francês).

Não misture tudo, mas faça cuidado porque os policias tem sempre que dizer com essa lei de 99, e é melhor ter o açaime consigo no caso que eles lhe peçam.

Até,
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

segunda jan 10, 2005 3:27 pm

[quote=Ladybird]
[quote=PapaBixos]
... pois dirijo-me com o registo criminal à polícia e ninguém sabe o que fazer com ele. [/quote]

E o que é que vai fazer à polícia?

Caso então seja uma raça potencialmente perigosa, é que tem que anexar ao acima referido, seguro do animal, registo do microchip e o seu registo criminal. Além de ainda ter que preencher uma declaração que em princípio a Junta já terá e será só completar com os dados.

Não sei se me esqueci de algo... :?
[/quote]

O caso refere-se sim a uma raça potencialmente perigosa. registei os cães na junta de freguesia e nada me foi pedido para registar o cão, a não ser o boletim de vacinas. Os cães em causa têm seguro há mais de um ano, têm microchip e eu já levantei o registo. Espanta-me a Junta de freguesia nada ter pedido.
Por tudo isto julguei que seria uma outra entidade (julguei eu , a Polícia), a passar-me uma autorização de posse deum animal de raça potencialmente perigosa.
O que faço agora? Dirijo-me novamente à junta de freguesia a alertá-los do erro?
Obrigada pela ajuda! ;)
tauros
Registado: terça jul 13, 2004 11:40 pm

terça jan 11, 2005 9:01 pm

NAO VEJO NESSECIDADE DO AÇAIMO NOS MEUS CAES VISTO QUE NAO SAO AGRESSIVOS COM NINGUEM.TENHO STAFF´S ENTRO EM EXPOSIÇOES E NUNCA OS VEJO COM AÇAIME......LOGO NAO CUMPRO A LEI abraço cesar lemos
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jan 11, 2005 9:44 pm

tauros Escreveu: NAO VEJO NESSECIDADE DO AÇAIMO NOS MEUS CAES VISTO QUE NAO SAO AGRESSIVOS COM NINGUEM.TENHO STAFF´S ENTRO EM EXPOSIÇOES E NUNCA OS VEJO COM AÇAIME......LOGO NAO CUMPRO A LEI abraço cesar lemos
Cesar, não escreva em maiúsculas que é má educação na net, é considerado estar a gritar...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”