Cinema: Elefantes de ‘Alexandre, O Grande’
De actores a heróis
A força bruta dos seis paquidermes constitui uma ajuda preciosa para as equipas que buscam sobreviventes e cadáveres em Phuket
Os seis elefantes utilizados pelo realizador norte-americano Oliver Stone no seu mais recente filme, o épico ‘Alexandre, O Grande’, estão a prestar uma preciosa ajuda nas operações de limpeza e busca de sobreviventes do maremoto asiático, em Phuket, na Tailândia.
Perante a destruição massiva provocada pela tragédia, as ‘estrelas’ da película têm sido o melhor substituto dos veículos de quatro rodas, porque conseguem chegar a zonas onde os camiões não podem passar, visto que, em alguns locais, o solo está ainda demasiado mole e muitas estradas e pontes foram destruídas.
“Os elefantes estão habituadas a andar na floresta e, para eles, passar por caminhos obstruídos ou alagados não representa qualquer dificuldade”, explicou um dos treinadores dos animais, Laitonglian Meepan.
Graças à sua força bruta, estes animais conseguem levantar árvores e escombros, com cordas amarradas ao seu gigantesco corpo, permitindo às equipas de salvamento resgatar sobreviventes, ou simplesmente içar veículos e estruturas submergidas, trazendo à superfície centenas de cadáveres. Além disso, conseguem transportar, de uma só vez, dezenas de corpos para as morgues locais.
Desde que foram salvos por uma organização internacional, estes seis paquidermes habitam numa reserva de vida selvagem situada na cidade tailandesa de Ayuthaya (a 800 quilómetros de Phuket).
Antes disso, porém, estiveram quase a ser abatidos pelas autoridades tailandesas por, alegadamente terem atacado seres humanos. Agora, juntam--se ao Homem para uma das mais duras tarefas: ajudar os vivos e enterrar os mortos. (Mais noticiário sobre a catástrofe nas págs. 4 a 7),
elefantes úteis
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 1258
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos