Como retirar o mau cheiro do chichi de gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

topooscar
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:26 pm

quinta jan 13, 2005 9:05 am

Vocês sabem como?
É que eu já tentei vários produtos mas fica sempre um bocadinho. Existe algum produto específico?

A minha gata é muito limpinha e nunca houve problemas mas agora tenho um gato, c/ algumas manias, que quando tal começa a marcar território!!! Sei que o posso castrar mas, para já, está fora de planos.

Ah! Vocês sabem se as caixas de areia tapadas, com filtros que prometem que eliminam os cheiros funcionam?!
Ando tentada a comprar uma, mas mete-me confusão imaginar os meus bichanos a fazer as suas necessidades ali fechados. E, tb não quero comprar s/ saber se dá mesmo resultado. É que ainda são caras.

Para uaiamori: agradecia que me dissesse qual o nome da loja de animais, na calçada dos barbadinhos, em Lisboa.

Passem um bom dia.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jan 13, 2005 11:45 am

Eu uso as caixas fechadas mas das maiores, as que eu gosto são umas que há no carrefour, mas as melhores, se a comprar tem é que tirar a tampa da entrada pois costuma não funcionar.
Quando limpa o areão deverá limpar não só as fezes do animal mas retirar todo o chichi pois isso provoca o cheiro. Eu faço com duas pás uma delas sem furos para não ficarem resíduos nenhuns. Pessoalmente uso só líxivia para limpar tudo, não acredito muito nos desodorizantes.
Deixo é um pouco de lixívia quando lavo as caixas antes de por a areia e quando limpo as caixas borrifo o areão também com lexívia. Há uma areia neste supermercado e no Continente, que é aglomerante que faz com que se retirem muito bem os excrementos e não ficam resíduos. Parece areia de praia tem á volta de 4 Kg e apresenta-se em embalagens de plástico. Para quem tem dois animais penso que compensa O animal só está a marcar se levantar a cauda e esguixar para a parede. Repense a castração pois a nova caixa de areia é à volta de 30 euros que é praticamente o preço da castracção de um macho. Os animais tem o estímulo hormonal, só não são como o ser humano. Portanto eu penso que se acabar com o estímulo hormonal ele passa a ser mais feliz.Ùm animal sem ser castrado sente o ímpeto de ter fêmea e se não tem acaba por sofrer mais, se se castrar deixa de sentir esse problema.
No que respeite à loja na calçada dos barbadinhos, essa loja é conhecida na calçada se for lá basta perguntar onde é a loja de animais e vet que lhe dizem logo onde é que não tenho o nª só o telefone. Se não conseguir diga que eu envio-lhe em pm o telefone.
:D :D :D
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 13, 2005 1:25 pm

Olá

Quanto ao gato eu sou de opinião que o deve mesmo castrar o mais depressa possível, já vi muitos gatos castrados tardiamente que mesmo após a castração, não perderam a mania de marcar o território... :roll:

As caixas fechadas funcionam no aspecto de espalhar a areia pelo chão fora, quanto aos cheiros, é mentira... A solução é mesmo a de adquirir uma areia perfumada, o que ajuda um pouco, ou adquirir a areia aglomerante conforme a uaimori referiu no seu post. Para mim essa não compensa pois tenho 3 gatos e tenho mesmo de mudar a areia 2 vezes por semana, senão o cheiro, mesmo retirando os cocós, é pestilento!!!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
tiki
Membro
Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario

quinta jan 13, 2005 1:59 pm

boa tarde a todos!
peço desculpa pela "ignorancia" mas borrifar a areia com lixivia não faz mal aos gatos? :|
obrigado tiki :)
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

quinta jan 13, 2005 2:57 pm

Olá,

Castrei o meu gato à coisa de duas semanas. Estava impossível de aturar, perseguia a fêmea feito tarado. Com duas semnas ainda mia um pouco pela gata, mas está mais calminho, reparei que já não deita aquele cheiro típico de macho. deixou de se "molhar" quando o escovo... :oops:

Felizmente nunca marcou território...

Quanto ao areão/liteira não sei como é daquelas fechadas... Costumo usar a areia branca que há à venda no Continente, Jumbo ou carrefour. De tudo que já experimentei, considero a melhor, dá grande vasão aos cheiros. Lógico que deve sempre limpar os cócós, rentablisa a areia...

Bjs,
uaimori
Membro Veterano

quinta jan 13, 2005 4:53 pm

Tiki, a lixivia é das únicas coisas que não faz mal aos gatos eu não digo ensopar mas borrifar um pouco. a líxivia mata todos os germens é um desinfectante muito poderoso.
Quanto as caixas serem fechadas ou abertas, é natural que não se note tanto o cheiro, mas concordo com a texuga não faz uma diferença radical. Considero no entanto que são mais higiénicas e agradáveis.
Relativamente á areia eu também uso da perfumada á qual jundo á aglomerante para não ser tão cara. O facto de não ter dado muita importância é que alguns gatos são muito sensíveis ao cheiro e muitas vezes se a areia for demasiado perfumada ou se usar desodorizante os gatos deixam de ir à areia e por isso não o referi.
Texuga há uma areia que se compra nas lojas de animais que realmente é um preço exorbitante, mas esta que eu refero custa á volta de 4 euros e realmente compensa se pensarmos na relação trabalho/preço/limpeza.
Eu também limpo os meus areões duas vezes por semana e apesar de parecer falta de logica referir que se devem tirar o chichis é, porque já vi muitas vezes, que as pessoas se queixam em situações idênticas e verifiquei que retiravam só os cócós e só quando mudavam os areões é que retiravam os chichis e, foi por isso que o referi. Este é uma das razões porque muitos gatos passam a fazer fora do areão e os cheiros se tornam mais intensos.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jan 13, 2005 5:04 pm

uaimori Escreveu: Eu também limpo os meus areões duas vezes por semana e apesar de parecer falta de logica referir que se devem tirar o chichis é, porque já vi muitas vezes, que as pessoas se queixam em situações idênticas e verifiquei que retiravam só os cócós e só quando mudavam os areões é que retiravam os chichis e, foi por isso que o referi. :D :D :D
Eu já usei dessa areia e também tirava os xixis, não é assim tão ilógico ;) O xixi fica numa bola de areia e tira-se como se tira um cócó.
Mas que conversa de M#$%&... :lol: :p :p 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jan 13, 2005 5:42 pm

Ouvi noutro fórum um criador sugerir a uma pessoa que tivesse o gato durante algum tempo sozinho num quarto com uma caixa com areia e outra caixa nem nada. Diz que passado algum tempo eles se habituam a ir marcar na caixa vazia, muito mais fácil de limpar que o resto da casa... Depois é só deixar sempre uma caixa vazia ao lado da areia. Sinceramente não sei se resulta mas a informação veio de alguém que sabe.
Na minha perspectiva acho melhor sobre vários aspectos castrar os gatos, mas você é que sabe.
O Capuccino marcou território durante algum tempo. O que eu fazia era limpar o locar esguichado primeiro com alcool. Dizem que há tb um detergente com uma enzima especifica para digerir a urina de gato mas cá era impossível de encontrar. Depois de limpar muito bem com alccol punha um spray para tirar cheiros. Depois disso punha um spray repelente para tentar que ele não voltasse a marcar (eles têm tendência a repetir os sítios). Como entretanto ele foi castrado essa fase passou, felizmente. lembro-me que na altura lavar o chão com uma solução de água e vinagre tb parecia que desodorizava um bocadinho o ambiente.
Outra coisa que se pode fazer é tentar descobrir as causas da marcação de território, por exemplo, o Capuccino muitas vezes marcava porque via outro macho no quintal. Pedi à minha vizinha para prender o gato dela e ele ultrapassou isso (entretanto as hormonas tb se devem ter reduzido).
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta jan 13, 2005 6:20 pm

Quanto ao comportamento do gato, parece-me que tem bons conselhos acima. Eu, pessoalmente, nunca tive desses problemas porque sempre tive fêmeas.
Relativamente às caixas de areia, tenho uma fechado e nem por nada a trocaria por uma aberta. Para habituar a minha gatinha a usá-la, inicialmente deixei-a sem a tampa, depois coloquei a tampa mas tirei a porta e por fim pus a porta e ela adaptou-se perfeitamente. No meu caso, para além de evitar que a areia se espalha, a caixa não deixa escapar quaisquer cheiros. E atenção que o meu marido tem muito bom olfacto e está sempre pronto a queixar-se! Não sei se é do tipo de caixa, do local onde está, da areia que utilizo ou da própria urina da gata. De qualquer forma, acho que vale a pena investir.
Já agora, uso areia aglomerante da marca Continente (à vendo em embalagens de plástico), tiro o cocó e o chichi de dois em dois dias e ponha areia nova uma vez por mês. Tem resultado na perfeição.
tiki
Membro
Registado: terça dez 14, 2004 5:55 pm
Localização: 2 bulldogs franceses 1 persa 1 gata srd ,peixes tropicais,1tartaruga e um canario

quinta jan 13, 2005 6:32 pm

obigado pela dica da lixivia,vou começar a usar :lol: :lol: :lol:
Mbarroso
Membro
Registado: terça abr 22, 2003 10:46 am
Contacto:

quinta jan 13, 2005 7:54 pm

A alimentação pode ajudar, segundo a experiencia de uma cliente minha, as rações com extracto de yucca, não só reduzem o cheiro das fezes como tambem da urina, coisa que desconhecia.
topooscar
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 6:26 pm

sexta jan 14, 2005 9:23 am

Não me fiz entender....

Não é ao mau cheiro da caixa de areia. Mas, por exemplo, de um tapete, estofos, etc.

Quanto á caixa de areia é outro assunto. Eu também mudo a areia todas as semanas (e desinfeto a caixa) e limpo diariamente todos os cócós. Aliás se durante a noite eu ouvir algum dos meus bichanos na caixa ponho-me a pé para ir limpar!! Manias de gente!
Não uso areia perfumada porque me desaconselharam. Os meus dois bichanos são 2 persas (macho + fêmea) lindos e que eu cuido o melhor que sei. E, como sabem os persas são gatos muito sensíveis pelo que não uso qq produto sem conhecer as verdadeiras conseqências.

Quanto a castrar, nem pensar para já...
Gostava de ter 1/2 ninhadas. Mas a minha gata (Nina) é muito mimada e não se adapta c/ qq pessoa/gato. Já o Oscar é um adolescente maluco e tresloucado. Vamos lá ver se funciona.

Ah! Uaiamori agradecia que me desse o telefone da loja de an. é que eu não sou de Lisboa, nem de perto.

Obrigado a todos. E, tenham um bom dia.
uaimori
Membro Veterano

sexta jan 14, 2005 3:11 pm

Toposcar, já lhe enviei a pm , como já verifiquei que é excepção as minhas pm chegarem, agradecia que me confirma-se.
Quanto á questão , se realmente é marcação penso que não hà nada a fazer, só mesmo fazer aquilo que o hecep e muito bem aconselhou.
Normalmente os gatos marcam por exemplo num sítio determinado, por exemplo um tapete,... deixe-lhe esse tapete ser o seu tapete de marcação de estimação e vá lavando,... é o que lhe posso dizer.
Se realmente são persas a opção que tomou relativamente à areia perfumada foi certa, pois hà alguns tipos de areia que estes gatos podem ser mais sensíveis, para além do que referiu ficam com as patinhas todas manchadas.
No que respeita as ninhadas só o quero alertar que as persas não fazem o parto sózinhas, não é a primeira vez que eu puxo um gato cá para fora. têm que saber depois o que fazer aos bébés, saber tirar o liquido amniótico do bébé que a maior parte das vezes é normal terem dentro . Se não fizer isso é mais normal que os bébés morram do que sobrevivam.
Nunca mais me esqueço, um veterináro a quem tive que recorrer num momento de aflição numa cesariana de uma gata, (pois não consegui ir à minha vet), não me deixou fazer a reanimação dos bébés e ele fez tão bem que os bébés morreram todos. Depois se as coisas não correrem bem, tem que saber bem qual o momento em que não pode esperar mais e ir imediatamente para o vet. Digo isto, só para saber naquilo que se vai meter.

Espero ter ajudado um pouco dentro daquilo que sei.
:D :D
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sexta jan 14, 2005 4:12 pm

DEsculpem mais uma vez ....e também eu......estar a insistir na questão da lixivia....mas sempre me disseram que nem o chão se deve lavar com lixivia pois os gatos ao pisarem podem ficar c feridas nas patas...... :? tem certeza que a lixivia não faz mal aos gatos??? não ha problema de borrifar a areia com um pouco deste desinfectante??? é q isso seria optimo..... ;)

Obrigada
uaimori
Membro Veterano

sexta jan 14, 2005 4:56 pm

Oh lindinha, tenho gatos contacto hà muito com pessoas que tem gatos e têm experiência em gatos também hà muito. Hà muito tempo,que sempre uso a lixívia, perguntei à vet confirmou-me a lixívia é um desinfectante único, mata fungos vírus bactérias, etc , por causa do cloro. Sabe que o fungo da tinha se estiver espalhado pela casa, pois é um esporo, das unicas coisas que acaba com ele é a lixívia? Eu até as caminhas deles lavo com lexívia, quando é o caso, com aquela para as cores. Como sei que não é perigosa lavo a minha casa só com lexívia, não lavo com detergentes com amoniaco e cheirosos, pois esses sim, são perigosos; se eles colocarem as patinhas no chão molhado e depois as lamberem podem morrer. E depois eles adoram o cheiro ao ponto de ser estimulante e ser um incentivo quando muitas vezes fazem fora do caixote,... Aliás não se deve limpar com lexívia um sítio onde eles marquem exactamente para eles não marcarem lá outra vez. De qualquer forma se duvida, pergunte ao seu vet pois ninguém melhor que ela para lhe tirar essa dúvida.
Responder

Voltar para “Gatos”