OLÁ PESSOAL!
hoje aconteceu algo muito estranho com os meus passaritos!!!
tenho um casal de periquitos juntos ha um ano, ele é mais jovem.
estão numa gaiola grande.
hoje, lembrei-me de por aquela casita de madeira que usam pra fazer ninho.
isto foi pela hora de almoço.
a tarde chego a casa e eles tem os dois os bicos e a volta destes com sangue e os poleiros também estão com sangue.
vi a femea a picar-lhe (como é habitual, pois ele está sempre a tentar chegar-se perto e ela nem sempre o tolera).
pus uma separação ao meio da gaiola e tirei a caixinha de madeira.
que mais poderei fazer?
eu queria junta-los de novo, talvez amanha ou depois, será que posso?
agradeço a vossa ajuda.
Obrigada
Sonia Cruz
Luta sangrenta entre casal da Periquitos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
- Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
- Contacto:
disputa por poleiro do ninho ou pelo ninho, ainda hà a possibilidade de incompatibilidade.
deixe-os separados alguns dias.
deixe-os separados alguns dias.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Esta história lembra-me outra em que fiquei a pensar, contada por uma vizinha.
A periquita femea dela matou à bicada o periquito macho.
Isto é normal ?
Ela tinha-os juntado há pouco tempo e, segundo ela, era só beijinhos e amor nos primeiros tempos.
Um dia chega a casa e ele está morto, cheio de sangue e ela com sangue também.
Depois disse-me que isto acontece muitas vezes...que conhece outros casos.
É verdade ?
A periquita femea dela matou à bicada o periquito macho.
Isto é normal ?
Ela tinha-os juntado há pouco tempo e, segundo ela, era só beijinhos e amor nos primeiros tempos.
Um dia chega a casa e ele está morto, cheio de sangue e ela com sangue também.
Depois disse-me que isto acontece muitas vezes...que conhece outros casos.
É verdade ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
é verdade que pôr vezes os psitacídeos têm esse comportamento.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Gostaria de saber se há alguma causa conhecida para este comportamento ou se pode ser previsto (ou prevenido) de alguma maneira.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
o comportamento é instantaneo e é apontado como uma das causas uma deficiência alimentar.
Em tempos fui criadora de piriquito e aconteceu-me o mesmo algumas vezes. Tal como o membro Alexandre disse, poderá estar associado a uma deficiencia alimentar, pelo que seria aconselhável proporcionar aos pássaros cálcio, vitaminas e papa de criação , já que pretende colocar-lhes o ninho. Por outro lado, quando os juntar, não lhe coloque desde logo o ninho (caixa de madeira), para que eles possam namorar primeiro e para que a femea fique disponível para criação. Muitas vezes, quando as femeas não estão ainda disponiveis para ser cobertas têm esse tipo de comportamento agressivo. Contudo, algumas femeas nunca aceitam determinados machos, pelo que a aconselho a juntar os pássaros numa altura em que estiver em casa para que possa observá-los, existem casos em que a femea leva a luta até ao fim, ou seja, à morte do macho.
Após juntá-los, e caso ela comece a dispensar carinhos ao macho, tal como deixa-lo coçar-lhe a cabeça, quando colocar o ninho observe-os novamente, as piriquitas não gostam que o macho entre no ninho, nem gostam que ele lhe alimente os filhotes, no caso de ela colocar os ovos e se tornar agressiva para o macho, coloque novamente o separador de imediato.
Após juntá-los, e caso ela comece a dispensar carinhos ao macho, tal como deixa-lo coçar-lhe a cabeça, quando colocar o ninho observe-os novamente, as piriquitas não gostam que o macho entre no ninho, nem gostam que ele lhe alimente os filhotes, no caso de ela colocar os ovos e se tornar agressiva para o macho, coloque novamente o separador de imediato.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
As deficiências alimentares, nomeadamente a deficiência de vitaminas ou cálcio não esta na origem destes comportamentos agressivos.
As fêmeas são por norma muito territoriais, especialmente em relação ao ninho que acham ser seu, e muito bem.
O facto de termos aves a viverem juntas há algum tempo, não é sinónimo de que sejam compativeis em termos de reprodução.
Estas situações acontecem muito raramente, mas acontecem e têm como origem ou a incompatibilidade entre o casal, uma questão territorial ou, talvez o mais dificil de resolver, uma questão de temperamento da própria fêmea.
Soluções:
Normalmente coloca-se o ninho sem que surgam este tipo de problemas, mas quando eles acontecem, o melhor a fazer é retirar o ninho de imediato.
Separar o macho da fêmea durante uns tempos (SEPARÁ-LOS DE GAIOLA)
Colocar novamente o ninho, NA GAIOLA DO MACHO.
Esperar uma ou duas semanas e colocar a fêmea NA GAIOLA DO MACHO.
Normalmente, quando se trata de uma questão territorial, esta situação costuma ser resolvida desta forma, pois é a fêmea que vai entrar no território do macho, onde já se encontra o ninho.
Se a situação, eventualmente se mantiver, a solução passará por tentar trocar de macho, para que possa perceber se é uma questão de incompatibilidade entre o casal.
Se mesmo assim a agressividade da fêmea continuar, então estou certo que se trata de uma questão comportamental da própria fêmea, situação essa muito dificil de resolver.
Existem fêmeas extremamente temperamentais, inclusivé com próprios filhotes, sem razão aparente.
Eu tenho uma fêmea com 4 anos que, é uma excelente mãe nos primeiros dias de vida das aves, no entanto, assim que os filhotes se encontram completamente emplumados, pura e simplesmente, ela, agride-os na cabeça até os matar.
De qualquer modo, esta é uma situação que costuma ocorrer, embora que não seja com muita frequência, no entanto, tenha atenção aos comportamentos do casal porque, também existe a hipótese de esta situação estar a ser despoletada pelo macho, o que não é muito normal.
As fêmeas são por norma muito territoriais, especialmente em relação ao ninho que acham ser seu, e muito bem.
O facto de termos aves a viverem juntas há algum tempo, não é sinónimo de que sejam compativeis em termos de reprodução.
Estas situações acontecem muito raramente, mas acontecem e têm como origem ou a incompatibilidade entre o casal, uma questão territorial ou, talvez o mais dificil de resolver, uma questão de temperamento da própria fêmea.
Soluções:
Normalmente coloca-se o ninho sem que surgam este tipo de problemas, mas quando eles acontecem, o melhor a fazer é retirar o ninho de imediato.
Separar o macho da fêmea durante uns tempos (SEPARÁ-LOS DE GAIOLA)
Colocar novamente o ninho, NA GAIOLA DO MACHO.
Esperar uma ou duas semanas e colocar a fêmea NA GAIOLA DO MACHO.
Normalmente, quando se trata de uma questão territorial, esta situação costuma ser resolvida desta forma, pois é a fêmea que vai entrar no território do macho, onde já se encontra o ninho.
Se a situação, eventualmente se mantiver, a solução passará por tentar trocar de macho, para que possa perceber se é uma questão de incompatibilidade entre o casal.
Se mesmo assim a agressividade da fêmea continuar, então estou certo que se trata de uma questão comportamental da própria fêmea, situação essa muito dificil de resolver.
Existem fêmeas extremamente temperamentais, inclusivé com próprios filhotes, sem razão aparente.
Eu tenho uma fêmea com 4 anos que, é uma excelente mãe nos primeiros dias de vida das aves, no entanto, assim que os filhotes se encontram completamente emplumados, pura e simplesmente, ela, agride-os na cabeça até os matar.
De qualquer modo, esta é uma situação que costuma ocorrer, embora que não seja com muita frequência, no entanto, tenha atenção aos comportamentos do casal porque, também existe a hipótese de esta situação estar a ser despoletada pelo macho, o que não é muito normal.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 03, 2003 5:49 pm
- Localização: Pinscher Anã, Coelha Anã, Gerbos, Beta e Hamsters russos
ola PESSOAL!
logo no mesmo dia, a tarde, pus uma separação de cartão a meio da gaiola, so pro desenrasca, e retirei o ninho.
eles acalmaram, apesar do macho estar sempre a tentar ir "furar" pro lado da fêmea (penso k ele tenho ficado ferido na língua, pois pareceia ser ele a sangrar e n era visivel).
no outro dia (ontem) pelo meio dia, ja havia um burakito no cartão mesmo do tamanho que possibilitou a femea passar pro lado do macho.
desde ontem, que estão de novo juntos e sem nenhum problema.
como dantes! limparam eles mesmos os vestigios de sangue que tinham nas penas perto do bico (e eu limpei os puleiros!)
Segundo as hipóteses colocadas por vós anteriormente:
Conclúo que, terá sido a disputa do ninho pelos 2 e a colocação deste em altura inapropriada! (a femea n deve estar disponivel).
Agora brincam como habitual, apesar d'ela ser sempre um pouco agressiva, ele namora-a o tempo inteiro!!!
calcio (blocos) e frutas (papa) e comer do bom (alpista especial
n lhes falta!
Obrigada pelos conselhos e ajuda de todos e até à proxima!
Sonia Cruz
logo no mesmo dia, a tarde, pus uma separação de cartão a meio da gaiola, so pro desenrasca, e retirei o ninho.
eles acalmaram, apesar do macho estar sempre a tentar ir "furar" pro lado da fêmea (penso k ele tenho ficado ferido na língua, pois pareceia ser ele a sangrar e n era visivel).
no outro dia (ontem) pelo meio dia, ja havia um burakito no cartão mesmo do tamanho que possibilitou a femea passar pro lado do macho.
desde ontem, que estão de novo juntos e sem nenhum problema.
como dantes! limparam eles mesmos os vestigios de sangue que tinham nas penas perto do bico (e eu limpei os puleiros!)
Segundo as hipóteses colocadas por vós anteriormente:
Conclúo que, terá sido a disputa do ninho pelos 2 e a colocação deste em altura inapropriada! (a femea n deve estar disponivel).
Agora brincam como habitual, apesar d'ela ser sempre um pouco agressiva, ele namora-a o tempo inteiro!!!
calcio (blocos) e frutas (papa) e comer do bom (alpista especial

Obrigada pelos conselhos e ajuda de todos e até à proxima!
Sonia Cruz
-
- Membro
- Registado: sexta jul 11, 2003 9:54 am
3 Cadelas_ YARA, TARI, MAGUIE (falecidas)
3 cadelas Tari II, NINA e Tweety
[color=blue][/color]
Aconteceu-me também com uma fêmea. excelente poideira (6 a 8 ovos por ninhada), mas que a partir da terceira criação, começou também a agredir os filhos, já depois de eles saírem do ninho, até que acabava por os matar; quando descobri, separava-a, nessa altura, e o pai é que acabava de os criar, ou seja ensiná-los a comer. Atá que me aborreci da situação, porque como não estou todo o dia em casa, a maior parte das vezes, os filhotes, começavam a sair do ninho e lá começava a cena, novamente. Tive que a dar, mas realmente foi a periquita que mais criaçao fez, aliás a maior parte dos periquitos que tenho, são filhos dela. Agora, haverá alguém que explique este comportamento??