Linfossarcoma versus quimioterapia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jan 18, 2005 10:23 am

Tenho algumas duvidas relativamente a isto, será que alguém já passou por esta situação????

Já tive um cão com linfossarcoma mas que teve que ser eutanasiado pq tinha tb leishmaniose. O estado dele agravou drasticamente e num curto espaço de tempo. Falou-se na altura em quimioterapia mas que não chegou a ser realizada. Por isso gostaria de saber até que ponto a quimioterapia é solução.

Fiquem bem

Sandra Albuquerque
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cucculain
Membro
Mensagens: 146
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

terça jan 18, 2005 10:35 am

Na minha opinião, a quimioterapia é um processo de tal sacrificio, que não tem cabimento fazer um cão passar por ele.
Cego é aquele que não quer ver.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jan 18, 2005 10:38 am

cucculain Escreveu: Na minha opinião, a quimioterapia é um processo de tal sacrificio, que não tem cabimento fazer um cão passar por ele.
Por falta de memoria minha nunca perguntei ao meu vet em que consistia uma quimioterapia :roll: .
Sabe em que consiste??? Sei p.ex que não dá mto mais tempo de vida a um animal, pelo menos é essa a ideia que tenho. Mas é assim tão doloroso para o animal a quimioterapia???
Agradeço desde já sua resposta
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cucculain
Membro
Mensagens: 146
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

terça jan 18, 2005 10:46 am

Já conheceu algum humano, que tivesse que recorrer a este tratamento ?
Eu já, e digo-lhe que o constante mau estar causado pela destruição massiva de células, é tal que muitos pacientes, apesar de saberem que têm uma doença mortal, muitas vezes equacionam abandonar o tratamento.
A quimioterapia, consiste essencialmente na destruição das células, com a esperança de que se destruam as células cancerigenas. O problema é que a destruição é indiscriminada, entrando todo o organismo em degradação celular.
Os humanos que aguentam este tratamento é por terem conciência do mal que têm, mas um cão não tem.
Cego é aquele que não quer ver.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jan 18, 2005 10:52 am

cucculain Escreveu: Já conheceu algum humano, que tivesse que recorrer a este tratamento ?
Eu já, e digo-lhe que o constante mau estar causado pela destruição massiva de células, é tal que muitos pacientes, apesar de saberem que têm uma doença mortal, muitas vezes equacionam abandonar o tratamento.
A quimioterapia, consiste essencialmente na destruição das células, com a esperança de que se destruam as células cancerigenas. O problema é que a destruição é indiscriminada, entrando todo o organismo em degradação celular.
Os humanos que aguentam este tratamento é por terem conciência do mal que têm, mas um cão não tem.
Tem razão essa ligação faz sentido. para tentar diminuir o tumor tb acaba por destruir celulas de defesa. e a qualidade de vida do animal é capaz de ser minima se não for pior com a quimioterapia.
Pelo que sei tb o linfossarcoma aparece em animais com alguma idade e no meu caso ( do dandy) apareceu aos 8 anos de idade. Não é nomal aparecer em animais mais jovens?? Se aparece a que se deve isso??

parecem perguntas sem nexo mas é para eu tentar alinhavar algumas incertezas que tenho ;)
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
cucculain
Membro
Mensagens: 146
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

terça jan 18, 2005 10:55 am

Siioux Escreveu: Pelo que sei tb o linfossarcoma aparece em animais com alguma idade e no meu caso ( do dandy) apareceu aos 8 anos de idade. Não é nomal aparecer em animais mais jovens?? Se aparece a que se deve isso??

parecem perguntas sem nexo mas é para eu tentar alinhavar algumas incertezas que tenho ;)
Isso é que já não sei.
Cego é aquele que não quer ver.
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

terça jan 18, 2005 1:14 pm

Sandra, o que é que provocou o linfosarcoma?
Quanto á quimio...

Embora os protocolos utilizados sejam semelhantes aos humanos, os efeitos secundários não são. Há vários cães por este mundo fora submetidos a protocolos de quimioterapia e que ganham anos de vida com qualidade. Tens facilidade em inglês? Posso enviar-te um link onde poderá tirar todas as dúvidas com pessoas que lutam diariamente contra o cancro em cães...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
sandrape
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 cadelas, 4 gatas, 1 tartaruga

terça jan 18, 2005 1:28 pm

Olá

Nem todas as pessoas reagem da mesma forma à quimioterapia. Se algumas pessoas sofrem muito, outras passam pelo processo um pouco melhor, tambem tem a ver com a intensidade e duração do tratamento, talvez com os cães se passe da mesma forma. Não é um processo horrível para toda a gente, e se a escolha é a vida ou a morte, parece preferível tentar fazer o possível para prolongar o tempo de vida.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jan 18, 2005 1:54 pm

nynf Escreveu: Sandra, o que é que provocou o linfosarcoma?
Quanto á quimio...

Embora os protocolos utilizados sejam semelhantes aos humanos, os efeitos secundários não são. Há vários cães por este mundo fora submetidos a protocolos de quimioterapia e que ganham anos de vida com qualidade. Tens facilidade em inglês? Posso enviar-te um link onde poderá tirar todas as dúvidas com pessoas que lutam diariamente contra o cancro em cães...
OLá Cristina

Não sei o que provoca o linfossarcoma, sei que nos rotts é caracteristico a partir dos 7/8 anos e foi o que aconteceu com o Dandy. Mas será que só nesta idade é que aparece?? Em cães mais jovens é possivel??
POdes mandar o link sim eu dou uns toques no "ingelich" :lol: :lol:
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Lequinhas
Membro Veterano
Mensagens: 3529
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

terça jan 18, 2005 2:16 pm

Em relação à quimio o que uma vez o meu VET me disse foi que os efeitos secundários nos cães não são os mesmos que nas pessoas, como o mal estar, a queda do cabelo...nos cães isso não acontece, foi o que ele disse :roll: Lógico que deve afectar de alguma maneira os animais, não é saudável, mas se eu tivesse a certeza que daria muitos mais anos de vida ao meu animal e que o tratamento não fosse muito longo, acho que ía para a frente ;)
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

terça jan 18, 2005 3:25 pm

Aqui lhe deixo 3 links em Português. São todos bem elucidativos, mas para introdução..., é preferível começar pelo primeiro link.

http://www.vidadecao.com.br/cao/onco2.htm

http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/51


http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 2000500025

Boa sorte com o canito,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

terça jan 18, 2005 3:31 pm

Nos humanos a quimio é muitas vezes dada não com o efeito de prolongar a vida mas sim para atenuar as dores finais, que em certos locais são muito dolorosas. E, como diz a sandrape, nem todos os humanos reagem da mesma maneira. Hoje em dia já há alguns avanços em relação a esses tratamentos e por vezes a radioterapia tem melhores resultados, ou complementa a quimio.
Com a rádio consegue reduzir-se o tamanho do tumor, eliminar metástases e mesmo curar totalmente. Depois de reduzido, então se for caso disso, operam para o retirar, tornando-se assim uma operação mais fácil.
A radioterapia é um tratamento localizado, por exemplo se o tumor se encontrar na bexiga, a rádio só se aplica nesse local. A quimio é através da corrente sanguínea, por isso danifica todas as células e é preciso que o doente esteja em relativas boas condições para aguentar o tratamento.
Consoante o tipo de tumor, aplica-se um ou mesmo ambos.
Em animais, neste site explica-lhe alguma coisa em português:

http://www.vidadecao.com.br/cao/index2. ... =onco2.htm
tigris
Membro Veterano
Mensagens: 421
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça jan 18, 2005 3:40 pm

A quimioterapia é o "tratamento" de eleição do linfoma canino. Apesar de ser o tipo de cancro canino mais comum, este cancro é tido como o mais "tratável" de todos. Portanto, para quem tiver condições financeiras, seria uma pena não recorrer à quimioterapia. Os efeitos secundários não são tão acentuados como na maioria dos humanos.

Dado que infelizmente já nada pode fazer pelo Dandy, se quiser informações sobre formas de prevenir em certa medida o cancro, basta enviar-me uma mensagem privada.
Siioux
Membro Veterano
Mensagens: 2243
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça jan 18, 2005 3:47 pm

Agradeço ás pessoas os links que me deram e essa foi a minha 1ª busca ;) foi ler o que havia de linfossarcomas. Mas queria mm que alguém, que tivesse passado por isso9 me desse umas dicas.

Tenho uma amiga que tem um cão com 3 anos que eventulamente poderá ter um linfossarcoma e isto é que me deixa preocupada. pq os sites falam sempre que é possivel acontecer em animais com 7/8 anos de vida . Mas neste caso concreto estamos perante um animal adulto sem duvida mas jovem. O Dandy não teve qq hipoteses e morreu e na altura nem questionei tanto a coisa. Mas o que é certo é que cada vez há mais cassos deste tipo de tumor o que me deixa preocupada. O que leva a que isto aconteça'?
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
tigris
Membro Veterano
Mensagens: 421
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

terça jan 18, 2005 4:45 pm

É um facto que os casos de cancro canino estão a aumentar. Tanto quanto sei, não se sabe ao certo porquê. Uns dizem que terá a ver com o aumento da esperança de vida, mas a maior parte dos cancros dos quais tenho conhecimento são de cães na faixa etária dos 6 aos 8 anos... :?

No caso dos humanos, estamos perante vários factores de risco, sendo que muitos deles estão de certa forma fora do nosso controlo (o stress, a poluição, a predisposição genética, as toxinas na alimentação, os pesticidas, etc.).

No caso dos animais, são também vários os factores que, em conjunto com outros factores, podem contribuir para o aparecimento da doença. Pelo que tenho lido acerca deste assunto, devemos ter em particular atenção a dieta dos nossos animais, tentando pelo menos oferecer-lhes uma ração sem corantes nem conservantes, por exemplo. Outros factores importantes a ter em conta são o excesso de revacinações anuais e a administração excessiva de desparasitantes tópicos, por exemplo. A maioria dos donos encara a vacinação e a desparasitação como práticas normais, esquecendo-se que são procedimentos médicos e, como tal, também estão sujeitos a efeitos secundários.
Responder

Voltar para “Cães”